quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Em Igarassu, até o Prefeito foi vítima da falta de material básico para atendimento ao público no Hospital Municipal.

 Sem perceber, assessoria do Prefeito Mário Ricardo (PTB)


 faz foto dele fazendo exame PSA. E mostra profissional 


coletando o sangue sem portar luvas.



  
  Muitas têm sido as denúncias de falta de medicamentos nos postos de saúde
 do Município de Igarassu, RMR. Até mesmo medicamentos de uso contínuo
 que a Prefeitura não deveria permitir faltar, como remédios de pressão e diabetes.
 No entanto, também há reclamações da falta de materiais básicos como
 seringas, garrotes, esparadrapos e outros. Fato este que, embora o Governo
 conteste, é evidenciado em uma foto que o Prefeito orgulhosamente postou
 em seu perfil no Facebook. 

 Inspirado na campanha do Novembro Azul, no que se refere à motivação
 dos homens realizarem exames de prevenção do câncer de próstata, Mário
 Ricardo posa para foto fazendo o PSA no Hospital da Cidade. Entusiasmado
 para mostrar que a Secretaria de Saúde está fazendo um trabalho belíssimo
 na Campanha (palavras do Prefeito), a assessoria se distraiu e registrou na
 foto a profissional coletando o sangue sem portar luvas (um procedimento
 padrão de recomendação do Ministério da Saúde e exigência do Ministério
 do Trabalho, segundo profissionais de saúde e segurança do trabalho consultados).

  O fato tem repercutido chamado a atenção das pessoas que já visualizaram
 a postagem nas redes sociais. O que despertou interesse de internauta a
 procurar a Redação do Jornal PE da Gente para participar a notícia.

Do: Jornal Pernambuco da gente.

Ciclofaixa da insegurança.


  O que deveria ser um espaço de segurança para quem anda de bicicleta transformou-se em local de infrações e risco. Sem sinalização e sem fiscalização, a ciclofaixa do bairro do Janga, em Paulista, é sinônimo de perigo. 

  Motos e cinquentinhas circulam livremente na área. Na semana passada, um desses ousados pilotos seguia na contramão, por volta das 14h30, e atropelou uma ciclista. Ela caiu e sofreu várias escoriações pelo corpo. 

   A faixa se estende do Bompreço até a ponte do Janga. Nesse trecho, não há alertas ou placas indicativas. À noite, é ainda mais arriscado, porque a iluminação não é boa. Moradores pedem que a prefeitura corrija as falhas e faça o serviço completo.

Do: JC Online.

A missão de Enfrentar o aquecimento.


   Na última reunião do Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema) do ano, realizada ontem em Surubim, no Agreste, o secretário estadual de Meio Ambiente, Carlos André Cavalcanti, aproveitou para fazer um balanço das atividades desenvolvidas pela Semas desde que foi criada, em março de 2011. Ele avaliou que houve avanços, com a elaboração de políticas públicas conectadas, e enxerga as alterações do clima como o principal desafio a ser enfrentado pelo Estado, considerado extremamente vulnerável pelo Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC).

“   Precisamos antecipar o processo de adaptação da sociedade a essas alterações”, afirma o secretário. Segundo dados do IPCC, a temperatura no semiárido nordestino pode aumentar 5 graus até o fim do século, causando tremendo impacto na agricultura. “Nossos órgãos de pesquisas terão que desenvolver sementes mais resistentes ao calor e à falta de chuva.”

   Entre as medidas para mitigar os efeitos dessas mudanças já em curso, o secretário cita a criação de unidades de conservação, especialmente na caatinga. “Antes da Semas, não havia nenhuma nesse bioma. Hoje temos seis”, comenta, apontando o Refúgio de Vida Silvestre Tatu Bola, reserva de 110 mil hectares no Sertão do São Francisco, como destaque. Também citou o programa Caatinga Sustentável, que está mapeando as áreas mais vulneráveis para elaboração de políticas públicas específicas.

  O projeto Noronha Carbono Neutro é mais uma tentativa de combater o aquecimento global, neutralizando as emissões de dióxido de carbono da ilha num espaço de cinco anos. “O PE no Clima vai monitorar essa redução. A ideia é apresentar o primeiro balanço no evento de 2015”, adianta Carlos Cavalcanti. Sobre outro grave problema ambiental, a erosão marinha, ele anuncia que já está sendo feito o projeto executivo da engorda do mar de Maracaípe, litoral Sul, e de Itamaracá, no litoral Norte, para combater os efeitos na costa.

  O secretário disse que o grande desafio da Semas, agora, é fazer com que todos esses projetos e políticas se transformem em ação. “Criamos as unidades de conservação, mas elas precisam de plano de manejo e de gestão para prosperar”, exemplificou.

Do: JC Online.

Alunos de escolas da rede estadual vão para a final da Olimpíada de Língua Portuguesa.

  Estudantes são de unidades da Região Metropolitana do Recife e do Interior do Estado.


  Estudantes de escolas públicas pernambucanas se classificaram para a etapa final da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro. A competição terá seu desfecho nos dias 16 e 17 de dezembro, em Brasília. Os alunos selecionados estudam na Escola Estadual Antônio Correia de Araújo e nas Escolas de Referência em Ensino Médio (Erem) Antônio Alves de Araújo, Alberto Augusto de Morais Pradines e Severino Farias.
   Na ocasião, serão premiadas as vinte melhores produções textuais de cada categoria da olimpíada, como poema, memórias, crônicas e artigos de opinião. Para chegar à etapa nacional, os concorrentes tiveram seus textos avaliados em etapas municipais, estaduais e regionais.
   Na categoria “memórias literárias”, classificou-se o estudante Lucas André, 13 anos, da Antônio Correia de Araújo, em Camaragibe. Em “poema”, Gustavo Messias, 12, também da Antônio Correia, já está entre os 38 melhores autores da competição.
   No gênero “artigo de opinião”, dois textos a chegaram à final. Um produzido pela aluna Iara Maria Fonseca da Silva, da Erem Alberto Augusto de Morais Pradines, localizada em Itamaracá, e o outro de autoria de Josivaldo José Lima da Silva, da Erem Severino Farias, em Surubim.
Da: Folha PE.

Presídio sem esgoto.


  O presidio de Igarassu não possui estação de tratamento de esgoto e desde o inicio de suas atividades está despejando seus dejetos no Rio Tabatinga.

   Segundo agricultores residentes próximo a Unidade Prisional o esgoto escore em grande quantidade para dentro do rio. 

   Pela segunda vez estamos encaminhando esta reclamação ao Governo do Estado. 

Do:Fernando Melo - Igarassu / PE

Lixo no manguezal.


  O Canal de Santa Cruz possui uma rica biodiversidade aliada a uma enorme área verde que engradece a paisagem do litoral norte pernambucano. 

  Entretanto o vasto manguezal da região vem sendo utilizado como deposito de lixo e uma infinidade de especies estar ameaçada pela poluição. 

  As pessoas ainda não aprenderam a respeitar o meio ambiente e estabelecer uma convivência pacifica. 


Do: Fernando Melo - Igarassu / PE.

Vila Velha comemora festa da padroeira Nossa Senhora da Conceição‏.

Nos dias 7 e 8 de dezembro acontecerá tradicional Festa da Imaculada Conceição, padroeira de Vila Velha – Itamaracá. A procissão com a imagem da santa sairá, às 17h percorrendo a comunidade de Vila Velha. 
A igreja em homenagem Nossa Senhora da Conceição é sede da primeira feitoria, oficialmente instalada no Brasil por Cristovão Jaques em 1526. A Vila de Nossa Senhora da Conceição (atual Vila Velha) foi, por mais de dois séculos, um ponto muito importante para instalação de portugueses nas terras brasílicas e das suas lutas contra as investidas francesas e holandesas, atraídos pelo potencial econômico da cana-de-açúcar. 
Os shows acontecem a partir das 20h, em Vila Velha.

PROGRAMAÇÃO RELIGIOSA:

Dia 08/12 – (segunda-feira)
7h- Missa
10h- Missa
16h- Missa
17h- Procissão com a imagem da santa

PROGRAMAÇÃO PROFANA:

Dia 07/12 – (Domingo)
20h – Forrozão Olhar Fatal
22h – Neno Show

Dia 08/12 – (Segunda-feira)
20h- Banda Magnos
22h – Swing do Amor
Da: Prefeitura.