quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Orelhões brasileiros terão internet, GPS e lista telefônica.

Orelhão - Van Heber/Creative C
Orelhão - Van Heber/Creative Commons

Esquema deverá funcionar em 900 mil pontos telefônicos do Brasil.


Em meio à crise com as operadoras, a Anatel aparece com um projeto paralelo que, pelo menos no papel, é uma boa notícia. A agência apresentou, nesta quarta-feira (08/08), em audiência em Brasília, planos de revitalização dos orelhões brasileiros, incluindo o acréscimo de novos recursos, como internet.

A ideia é disponibilizar Wifi nos telefones públicos, que podem ser utilizados por smartphones, tablets ou qualquer aparelho que funcione com internet sem cabo. Além disso os orelhões também deverão ter GPS e listas telefônicas.

Em entrevista à Veja, a conselheira da Anatel Emília Maria Silva Ribeiro Curi revela que o objetivo é ter mais de 900 mil pontos com acesso à internet no país.

Outro passo deverá ser a revitalização dos orelhões, constantes vítimas de vandalismo e falta de manutenção. Segundo Emília, o movimento deverá acontecer por meio de obras de arte ou ainda abrindo espaço para publicidade.

“Hoje em dia, usa-se menos os telefones públicos, mas ainda se usa. Não podemos esquecer que essa é a forma de comunicação mais barata que existe. Mas claro que, com a popularização do celular, deixou de ser prático usar um orelhão, principalmente pela falta de manutenção e pelo vandalismo constante”, diz a conselheira à revista.

No Rio de Janeiro a experiência já começou. A Oi, dona de aproximadamente 75% dos orelhões do país, tem sido a responsável pela implantação da tecnologia na capital carioca.

A cobrança do sistema poderá ser feita por meio de senha e paga por cartões de crédito ou até mesmo moedas comuns. Esse modelo ainda está em estudo sob consulta pública.

Em Nova York é gratuito
Paralelamente à notícia da Anatel, na última semana as cabines telefônicas de Nova York passaram a oferecer Wifi gratuitamente. O projeto já está funcionando em 13 orelhões, mas, daqui a dois anos, quando as companhias tiverem que renovar suas licitações pelos telefones públicos, o número deve aumentar.

No Brasil, quando começar a funcionar plenamente, o sistema só dará internet paga.
Do: Olhar Digital.



Operação conjunta resulta na maior apreensão de aves silvestres do ano.



Operação conjunta resulta na maior apreensão de aves silvestres do ano

Uma operação realizada na última terça – feira (07), por policiais da Companhia de Policiamento do Meio Ambiente – Cipoma, em conjunto com policiais do Grupamento Tático Itinerante – GATI do Batalhão de Polícia Rodoviário - BPRv da Polícia Militar de Pernambuco - PMPE, resultou na apreensão de 2.000 aves silvestres e na prisão de um homem identificado como Dergival Bezerra da Silva, de 45 anos, acusado de prender e fazer uma grande distribuição ilegal de pássaros.
Inicialmente, as diligências foram realizadas na CEASA onde foi feito um cerco para tentar localizar e capturar o maior Bio-traficante da Região Metropolitana do Recife de aves silvestres. Dergival Bezerra, só foi encontrado em sua residência, em companhia da sua esposa, identificada como Maria José da Silva Bezerra. Em um dos quartos da residência, foram encontradas as 2.000 aves, das espécies papa-capins, galos de campina, patativas, azulões e bico de veludo.
O casal foi encaminhado a Delegacia de Polícia do Meio Ambiente – DEPOMA, onde foram tomadas as devidas providências. As aves foram encaminhadas ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis - IBAMA em Casa Forte, para os cuidados necessários e em seguida serem reintroduzidas ao seu habitat natural.
O Comandante da CIPOMA, major Gildo Tomé, orienta que outras denúncias ambientais em geral poderão ser feitas pelos números: 31811700 e 31811701, onde todas serão devidamente verificadas e atendidas de acordo com os rigores da lei. Ainda foi informado pelo comandante, que outras Operações também para combater crimes ambientais, CVLI e CVP, continuarão e deverão ser intensificadas nos próximos dias, sendo que todo o Estado de Pernambuco será contemplado com tais ações.
Da: SDS/PE

Polícia Civil conclui inquérito que apurou morte de jovem em Araçoiaba.


 A Polícia Civil de Pernambuco informa a conclusão do inquérito policial que investigou a ocorrência envolvendo a vítima Jucemar Celestino da Silva, de 22 anos, que morreu em decorrência dos disparos que teriam sido efetuados por policiais militares que coibiam uma denúncia de perturbação do sossego, na avenida João Pessoa Guerra, em Araçoiaba, no mês de maio deste ano.

 De acordo com as diligências e as ouvidas feitas pelo delegado Adyr Almeida, responsável pela apuração, o disparo que atingiu o rapaz partiu da arma particular do sargento Joselito Liete Brandão. O policial, juntamente com outros dois militares, atendiam uma denúncia de som alto advindo dos carros de pessoas que comemoraram a final do campeonato pernambucano de futebol na praça de eventos, em Araçoiaba.

 Segundo o delegado, na ocorrência, um sujeito que teria se negado a abaixar o somfoi detido pelos policiais, fato que gerou uma discussão entre os militares e o suspeito. O infrator começou a incitar a população contra a conduta das autoridades. A população, revoltada com a atitude dos policiais, que também apreenderam o som do veículo, começou a jogar pedras e cadeiras na guarnição.

 Foi então que os policiais começaram a disparar suas armas de fogo para cima, conforme o que foi apurado nos 25 depoimentos realizados no inquérito policial. Jucimar Celestino da Silva, que estava comendo pastel, após sair de um culto evangélico, foi atingido por um disparo de arma de fogo na cabeça, falecendo poucas horas depois já no hospital da restauração.

 O delegado Adyr Almeida concluiu pelo indiciamento do sargento Joselito Brandão, incurso no crime de homicídio qualificado por impossibilidade de defesa da vítima. Já os outros dois militares que estavam na ocorrência vão responder pelo crime de disparos de arma de fogo. O inquérito foi remetido nesta quarta-feira (08), ao Ministério Público Estadual, que deverá aceitar o indiciamento e fazer a acusação à justiça ou pedir mais diligências policiais.
Da:PCPE.

Governador anuncia investimento de R$ 22,4 milhões para incentivo ao uso de bicicletas.

 Além disso, também assinou a ordem de serviço para a construção de dois novos terminais de integração no estado. 

 O governador do estado, Eduardo Campos, anunciou na tarde desta terça-feira (07), na sede provisória do governo, no Centro de Convenções, em Olinda, o investimento de R$ 22,4 milhões no Programa Pedala PE, projeto de incentivo ao uso de bicicletas. Além do detalhamento das ações do programa, na ocasião, o gestor também assinou a ordem de serviço para a contrução de dois novos terminais de integração na Região Metropolitana.


 O Pedala PE prevê a criação de 100 quilômetros de ciclovias nos corredores de tráfego do BRT, bicicletários nos terminais de integração e também nos terminais de embarque e desembarque de passageiros do plano de navegabilidade do Rio Capibaribe. 

 O programa ainda compreende incentivos fiscais para as fábricas de bicicleta que se instalarem no estado. Durante o evento, o governador também informou que será feito um Plano Diretor de Cicloviários para estudar a demanda do transporte.


TERMINAIS:

 Os dois novos terminais de integração serão feitos em Abreu e Lima e em Joana Bezerra, no Recife.

Do: Pernambuco.com.

Unidade móvel para diagnóstico de câncer de mama em Abreu e Lima.


 A partir da proxima segunda, dia 13, a Prefeitura Municipal de Abreu e Lima vai contar com mais um aliado para o diagnóstico precoce do câncer de mama.

  A Secretaria Municipal de Saúde coloca à disposição da população exames de mamografia em todos os Postos de Saúde com o apoio de uma unidade móvel com capacidade para  realizar 80 exames profiláticos na detecção precoce do câncer de mama, com o projeto Amigo do Peito.

  “Até o final do ano, pretendemos visitar todos os bairros de Abreu e Lima. 

 A unidade vai ficar em frente dos nossos PSFs (de acordo com o cronograma abaixo, apenas de agosto) oferecendo este novo serviço para a saúde da mulher”, conta a secretária municipal de Saúde, Mônica Vasconcelos.


DiaLocal  
13   de agostoPSF   Caetés 1 A e B
14   de agostoPSF   do Centro 1
15   de agostoPSF   Planalto
16   de agostoPSF   Timbó
20   de agostoPSF   Desterro
21   de agostoPSF   Caetés II
22   de agostoPSF   Centro II
23   de agostoPSF   Fosfato
27   de agostoPSF   Jaqueira
28   de agostoPSF   Matinha
29   de agostoPSF   Embriões
30   de agostoPSF   Cha de Cruz (Zona Rural)

Mais informações 81. 3541-8603  3542-2213, secretaria municipal de Saúde de Abreu e Lima.
Da: Prefeitura.

Entrega de Título de Posse, em Abreu e Lima.


 O prefeito de Abreu e Lima, Flávio Gadelha, entrega nesta quinta, 09 de agosto, Permissão de Uso Especial Para Fins de Moradia (título de posse) à 47 famílias, após conclusão dos procedimentos instaurados na Secretaria de Assuntos Jurídicos do Município. 

 A solenidade será às 18 horas, no auditório da Escola Municipal Professor José Francisco de Barros, Avenida Duque de Caxias, s/n, Centro de Abreu e Lima. As famílias contempladas residem em vários bairros do município.

Dia: 09 de agosto de 2012, às 18horas.

Local: Auditório da Escola Municipal Profo. José Francisco de Barros. Avenida Duque de Caxias, s/n, 

Centro de – Abreu e Lima.
Da: Prefeitura.