quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Moradores sofrem com mau cheiro exalado pelo chorume dos caminhões de lixo.


Vizinhos reclamam do odor que toma conta da rua

Moradores do Loteamento Katarina Gadelha, área central de Goiana, Mata Norte de Pernambuco, denunciaram ao Blog do Anderson Pereira o cheiro insuportável do chorume que escorre dos carros de lixo da Brásfort, empresa de limpeza urbana contratada pela Prefeitura de Goiana.

Segundo o relato dos denunciantes, além do forte odor, os veículos da empresa são estacionados em frente as garagens da vizinhança, "além da fedentina, ficamos presos em casa, pois eles colocam os caminhões em frente à nossa garagem. Tenho um familiar que é enfermo e se necessitar sair com o carro, não podemos. É uma vergonha e uma falta de respeito", falou a aposentada Edilene de Souza.

O segurança Valdemir Rabelo Alcantara disse que a empresa Brásfort mesmo possuindo espaço interno, os compactadores e caminhões ficam a noite inteira em via pública, deixando os moradores sob o forte mau cheiro do chorume que escorre dos veículos, "Quando saímos de nossas casas temos que usar 'máscaras' improvisadas para suportar o mau-cheiro. Já comunicamos aos funcionários da empresa, mas de nada adiantou. Esses problemas vem causando transtorno à nós e ao fluxo de veículos. Estamos indignados com o descaso dos gestores da empresa", criticou.

O chorume é uma substância líquida resultante do processo de putrefação (apodrecimento) de matérias orgânicas. O líquido é muito encontrado em lixões e aterros sanitários. É viscoso e possui um cheiro muito forte e desagradável (odor de coisa podre) e tem alto potencial de contaminação.

Do: Blog do Anderson Pereira.

Itapissuma deve receber o segundo parque da FIAT.


   A chegada do polo automotivo ancorado pela Fiat, em Goiana, na Zona da Mata Norte tem gerado uma verdadeira disputa entre os municípios da região. Muitos querem se beneficiar de alguma forma do desenvolvimento prometido com a chegada da montadora e as dezenas de empresas da cadeia, que deverão se instalar por lá. Previsto anteriormente para ser erguido em Igarassu em um terreno de 110 hectares (ha), o segundo parque de sistemistas (supply park 2) deverá ir para a vizinha Itapissuma.

  O projeto deve abrigar em torno de 40 empresas fornecedoras, em uma área de mais de três mil hectares. O terreno, segundo o prefeito de Itapissuma, Cláudio Xavier, pertence à usina São José com que o Governo do Estado está conversando. “A área específica para o empreendimento eu não sei, mas é um terreno bom e estratégico, afinal ele faz limite com Goiana, justamente na parte de trás da Fiat. Soube que além das empresas serão erguidas construções imobiliárias”, declarou.

  Itapissuma já vive a expectativa de crescimento econômico com a construção do polo cervejeiro que está previsto para ser inaugurado em abril do próximo ano. A ideia de ter também um importante complexo industrial do setor automotivo tem animado os gestores da cidade. “A informação ainda não foi oficializada, já tivemos uma conversa inicial e agora estamos aguardando que o Governo do Estado finalize o processo que está em andamento. 

  Pediram para esperar”, revelou o prefeito. Por meio de nota enviada pela assessoria de Comunicação, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Sdec) informou que o terreno em Itapissuma ainda está sendo prospectado. “O Estado ofereceu algumas áreas e a Fiat está analisando”.

  Como ainda não há área escolhida, “ainda não temos como informar tamanho nem valores”, diz o texto. A notícia da possibilidade de perder o supply park 2 da Fiat pegou a administração de Igarassu de surpresa, que também estava tentando levar para a cidade a nova unidade do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). 

   De acordo com a assessoria de Comunicação do município, o prefeito Mário Ricardo “desconhece essa informação”. A Fiat foi procurada pela reportagem, mas até o fechamento desta edição a assessoria de Comunicação não enviou nenhuma resposta.


Do: Blog do Anderson Pereira.

Durante briga, pescador é morto com facada no peito em Ponta de Pedras.


ATENÇÃO! HAVERÁ A SEGUIR IMAGENS DO LOCAL DA OCORRÊNCIA.
SÃO CENAS FORTES E NÃO DEVEM SER VISTAS E NEM COMPARTILHADAS POR MENORES E PESSOAS SENSÍVEIS

  Em briga generalizada, homem é morto com uma facada no peito, na noite desta segunda-feira (17), no Loteamento Culandi, em frente a uma igreja evangélica, na praia de Ponta de Pedras, município de Goiana, Zona da Mata Norte de Pernambuco. O pescador Ernandes Pereira da Silva Filho, de 37 anos, estava em frente a um circo, quando foi surpreendido por um indivíduo armado com uma faca peixeira, sendo golpeado no lado esquerdo do tórax.

  A vítima foi socorrida por populares para o Hospital Regional Belarmino Côrreia, no município, onde não resistiu aos ferimentos e morreu. Segundo a polícia, o autor do crime, o Sandro Carlos Basilio da Silva (foto abaixo), vulgo "Negão", conseguiu fugir. Ele também possui um mandado de prisão em aberto, pois encontra-se fugado de uma penitenciária, desde 2006.

O corpo do pescador foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML), no Recife.

Participaram da ocorrência, Cb Elias, Cb Bento, Cb Ezequiel e Sd João Batista.

A 16ª Delegacia de Homicídios de Goiana está à frente do caso.


ATENÇÃO! HAVERÁ A SEGUIR IMAGENS DO LOCAL DA OCORRÊNCIA.
SÃO CENAS FORTES E NÃO DEVEM SER VISTAS E NEM COMPARTILHADAS POR MENORES E PESSOAS SENSÍVEIS

Sandro Carlos Basilio da Silva, vulgo "Negão"



Do: Blog do Anderson Pereira.