segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Liberdade para mais um peixe-boi.

 Filhote órfão se juntará, dia 14 de novembro, a outros 12 animais soltos em Porto de Pedras. 

 

Verônica Falcão.

 / Foto: Rodrigo Lôbo/JC imagem

Foto: Rodrigo Lôbo/JC imagem

Dia 14 de novembro, mais um peixe-boi marinho mantido em semi-cativeiro no Rio Tatuamunha, em Alagoas, será libertado. Fontinho, filhote órfão da espécie, se juntará a outros 12 animais soltos no local, em Porto de Pedras, que até 1998 não contava com exemplares da espécie, ameaçada de extinção.

O biólogo Iran Normande explica que no local havia um hiato da distribuição dos peixes-bois. “Com a ação, estamos integrando populações existentes ao Sul de Pernambuco com as do Sul do Alagoas. Assim garantimos maior variabilidade genética, aumentando as chances de sobrevivência”, diz o coordenador da base de Alagoas do Centro Mamíferos Aquáticos, do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Um curral construído numa camboa – braço de rio cercado de mangue – no estuário do Tatuamunha serve de abrigo para os recém-chegados dos oceanários do CMA-ICMBio da Ilha de Itamaracá, no Grande Recife. Até por volta dos três anos, quando ocorre o desmame e estão aptos a voltar para a natureza, os órfãos vítimas de encalhe nas praias do Nordeste são mantidos nos tanques abastecidos com água do mar.

No curral, com Fontinho, estão há cerca de seis meses Sereno, Açu e Pintado. “Em 14 de novembro, além da soltura de Fontinho, vamos lançar a pedra fundamental do centro de visitantes do CMA em Alagoas”, anuncia Iran.

Do lado de fora do cercado, outros 12 peixes-bois – três fêmeas e nove machos – se alimentam de folhas e algas e se deslocam tranquilamente nas águas límpidas do estuário do Rio Tatuamunha, que integra a Área de Proteção Ambiental Costa dos Corais, unidade de conservação federal.


Os bichos são a principal atração turística da região. A atividade, disciplinada com base num Termo de Ajustamento de Conduta celebrado entre os Ministério Público Federal e o ICMBio, conta com 45 condutores cadastrados para guiar os visitantes.

“Para não perturbá-los, o barco não tem motor e as pessoas não podem nadar”, avisa a presidente da Associação Peixe-boi, Tertuliana Flávia Rego. As atividades de ecoturismo receberão o apoio das Fundações Toyota do Brasil e SOS Mata Atlântica, por meio de convênio assinado com o ICMBio.

Uma das ações favorecidas será o programa de educação ambiental desenvolvimento na localidade pelo Instituto BiomaBrasil. “Já capacitamos 45 professores da rede pública. Eles recebem informações sobre o mangue e os animais”, informa o coordenador da entidade, Clemente Coelho Júnior.

Ao todo, o rio recebeu 24 peixes-bois, alguns morreram e outros migraram e acabaram se juntando a grupos nativos da costa nordestina. O primeiro deles, Aldo, foi reintroduzido em 1998. Inicialmente sozinho, desenvolveu o que os pesquisadores chamam de comportamento reprodutivo estereotipado. É que Aldo, na ausência de fêmeas para copular, acabava se masturbando atracado a barcos que trafegam pelo Tatuamunha. “Como peixes-bois aprendem observando os adultos, outros machos adotam o mesmo comportamento, que não é registrado nos animais nativos”, diz Iran.



Galeria de imagens

Mais um peixe-boi será devolvido ao seu habitat em novembro
Legenda
Anteriores
  • Foto%3A%20Rodrigo%20L%F4bo/JC%20Imagem
  • Foto%3A%20Rodrigo%20L%F4bo/JC%20Imagem
  • Foto%3A%20Rodrigo%20L%F4bo/JC%20Imagem
  • Foto%3A%20Rodrigo%20L%F4bo/JC%20Imagem


Especialistas alertam para planejamento nas vias expressas pedagiadas.

 Técnicos dizem que projetos devem evitar choques, como na proposta de pedágio dentro do Recife.

 As vias expressas são muito necessárias da perspectiva econômica. Mas os técnicos defendem que elas precisam ter harmonia com o conjunto da região metropolitana. A questão não é tão simples. Um exemplo é o projeto ainda em estudos de criar uma via expressa às margens do Rio Capibaribe, dentro do Recife. 

 Nesse caso, deve-se observar que nas margens do mesmo rio são previstos “parques lineares”, faixas verdes com equipamentos públicos para uso por pedestres e ciclistas. É preciso debater ainda como o transporte coletivo seria beneficiado.

 O projeto dentro do Recife é a Rota Capibaribe–Ramal da Copa, que pelo rascunho original começaria no Bairro da Torre, no final da Avenida Beira-Rio, e seguiria às margens do Capibaribe rumo à Cidade da Copa, em São Lourenço da Mata. “As bordas do rio são preciosas. São espaços para um respiro da cidade, para uso das pessoas. Fazer uma via expressa ali pode matar aquela área. Urbanismo é coisa séria. É preciso pensar a cidade no conjunto”, afirma o presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Pernambuco (CAU-PE), Roberto Montezuma.

 José Mário Cavalcanti, presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-PE), diz que é favorável a áreas pedagiadas dentro da cidade para restringir o transporte individual.

 Nesse caso, afirma, ônibus devem ser prioridade e ter o pedágio bancado pelo governo para não aumentar o preço das passagens. “Para isso, também é preciso oferecer transporte público de qualidade”, enfatiza Cavalcanti.

 O projeto, uma possível parceria público-privada (PPP), foi revelado pelo JC há pouco mais de uma semana. A Odebrecht Transport entregaria os resultados dos estudos neste sábado, mas pediu adiamento para o próximo dia 21 de abril.

 Outro projeto de concessão é para revitalizar a Ilha de Itamaracá, um novo caminho pelo Janga. “Existe uma simpatia muito grande do governo com esse projeto. Não é que vai sair de todo jeito. Mas ele ligaria o Janga a Itamaracá e também desafogaria a BR-101, com um grande efeito social e econômico”, comenta Lauro Gusmão. 

 O projeto da PPP é estudado ao mesmo tempo por duas empresas, Galvão Engenharia e Andrade Gutierrez. Cada uma propõe um traçado, com estimativas diferentes de custo. “Os estudos podem ou não virar realidade. No final do dia, a decisão é do governo”, ressalta Lauro Gusmão.

Do: JC Online.

 

Suspeito de assalto morre atropelado ao fugir de vítimas que tentou roubar em Cruz de Rebouças.

 Um homem suspeito de assaltos morreu atropelado na noite desta segunda-feira (22) ao fugir de possíveis vítimas revoltadas pela tentativa de roubo em uma parada de ônibus.

 Everaldo Ramos da Silva, de 35 anos, tentou roubar um grupo de pessoas que esperava ônibus no Km 47 da BR-101, sentido Recife/Cruz de Rebouças, próximo ao Hotel Night Love.

 O homem fingiu estar armado e quando perceberam que ele não estava, muitos correram para pegá-lo. Ao atravessar a rodovia, o suspeito foi atingido por um caminhão caçamba.

 Após a perícia, o corpo de Everaldo Ramos será encaminhado ao Instituto de Medicina Legal (IML).

Do: Diário de Pernambuco.

Projeto de ocupação da orla de Itamaracá em debate.

 O projeto de ocupação da orla marítima da Ilha de Itamaracá será debatido em uma audiência pública na Câmara dos Vereadores de Itamaracá, no bairro do Pilar, às 9h30, no próximo dia 31. 

 A iniciativa foi da promotora de Justiça Rejane Strieder e terá participação do comitê gestor do Projeto Orla, responsável pela implementação do Projeto Praia Livre – Praia de Todos.

 A expectativa é explicar para a população como funciona o ordenamento do uso e ocupação da orla marítima do município e também identificar as necessidades dos moradores e comerciantes

 Representantes do Conselho Municipal de Meio Ambiente, da Câmara de Vereadores e de Associações Comunitárias também deverão participar. Para participar, os interessados devem fazer inscrição com a secretária da audiência, assim como os representantes das organização convidadas.


Do Diário de Pernambuco.

Mulher espanca filha de três meses e é presa em Igarassu.

 

Imagem: TV Jornal.
 
 Uma mulher de 36 anos foi presa depois de ser acusada de espancar a filha de três meses, em Igarassu, no Grande Recife. Além da bebê, ela tem outros seis filhos. Um deles, um menino de 4 anos, também pode ter sido vítima da mulher, que é alcoólatra.

As crianças foram encaminhadas para o Conselho Tutelar de Paulista. A mulher foi autuada por maus-tratos e por agressão, sendo conduzida para a Colônia Penal Feminina do Recife.
Da: TV Jornal

 

Quatro detidos por tráfico de drogas.

 Além de dois adolescentes, ainda foram detidos Marcos Aurélio e Gusthavo de França.


Expedito Lima/Folha de Pernambuco
Policiais apreenderam armas, maconha e crack.

 Neste domingo (21), dois adolescentes foram apreendidos após serem flagrados comercializando entorpecentes próximo à comunidade do Tururu, que fica no Janga, no Paulista, Região Metropolitana do Recife (RMR). Na mesma ocorrência policial, foram detidos Marcos Aurélio da Silva e Gusthavo Henrique Pedrosa de França.

 Policiais da Companhia Independente de Policiamento com Motocicletas (CIPmoto) receberam informações de que haveria uma festa na localidade e que havia venda de drogas. Os agentes encontraram o adolescente de 14 anos traficando e perceberam que ele estava armado. Após detê-lo, os policiais chegaram aos outros suspeitos. Com os quatro, foram encontrados 31 papelotes de maconha, 15 pedras de crack e dois revólveres calibre 38.

 A equipe da CIPmoto conduziu os suspeitos até o Plantão da Delegacia do Paulista. Lá, Marcos Aurélio da Silva Nascimento, Gusthavo Henrique Pedrosa de França e os dois adolescentes foram autuados em flagrante por tráfico de entorpecentes. Marcos e Gusthavo já estão à disposição da Justiça, no Centro de Observação e Triagem Everardo Luna (Cotel), enquanto que os adolescentes foram conduzidos à Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase).

Da: Folha PE.