terça-feira, 12 de novembro de 2013

As duas obras do século.

Por Michel Zaidan, sociólogo
 A  ruidosa e midiática gestão do atual governador do estado de Pernambuco ficará conhecida na história por duas obras que, por si mesma,  são bastante eloquente sobre o espírito público desse governante "soi de si" socialista. A construção da chamada "Arena Pernambuco" e o presídio particular de Itaquitinga, destinado a abrigar os detentos de Itamaracá.
 
 Qualquer  cidadão pernambucano menos desavisado pode ajuizar da relevância social (e o custo público) desses grandes empreendimentos.

 Ambos foram financiados pelo Banco dos órfãos e desvalidos da República, também alcunhado de Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social  (BNDES), através de um instrumento intitulado: Parceria Público-Privada (PPP), ou capitalismo sem risco, quer dizer, se o empreendimento não produzir o lucro esperado, o BNDES garante o retorno líquido e certo. Ambos são destinados a uma forma de gestão particular.

 A Arena Pernambuco foi entregue ao Náutico Futebol Clube, que com os seus 3 mil torcedores,  não obtém a renda necessária. Daí o governador ter obrigado os demais clubes de futebol (Santa Cruz e Sport) a fazerem pelos menos 2 ou três jogos  na Arena, sob a ameaça de não serem contemplados com o programa da renúncia fiscal chamado "Todos pela Nota",  mal denominado de "educação fiscal". 
 O caso do presídio de Itaquitinga é mais emblemático do estilo de gestão do gestor estadual. Configura-se como uma transferência de responsabilidade, no que diz respeito à custódia e integridade física dos detentos, para a iniciativa privada, como aliás vem sendo feito  com a saúde e a educação. 
 Vai chegar o dia em que até a segurança pública e a cobrança de impostos serão terceirizadas no estado de Pernambuco. Prioridade mesmo é a eleição do governador à Presidência da República, objetivo a que tudo deve servir e ser subordinado.
 
 Quando do início da primeira gestão estadual, o dirigente público fez uma reunião em sua ampla residência, no bairro de Dois Irmãos , para a qual convidou especialistas em política de segurança pública. Falou da situação das duas polícias, da dificuldade em encontrar um nome adequado para dirigi-las e apresentou, já naquela oportunidade, a ideia da privatização dos presídios, como solução do problema carcerário no estado.  
 Certamente influenciado pelo modelo norte americano, o governador ouviu as críticas de especialista ao modelo carcerário privado e foi aconselhado a transformar as delegacias da Polícia Civil em órgãos de prestação de serviço público à comunidade: e a  desmilitarizar a polícia militar.

 Infelizmente, essas e outras sugestões - apresentadas nesse encontro - foram jogadas na lata de lixo. E o gestor fez exatamente o contrário daquilo que ouviu ou fingiu que ouviu:  vai privatizar o sistema carcerário, às custas do erário público, e a nossa  gloriosa força policial foi transformada em mera força de repressão a cidadãos dignos e inocentes, pelo simples fato de protestarem contra a má gestão do governador.
 
 Os pernambucanos vão se lembrar desse estelionato  eleitoral no dia da eleição para presidente da República. A propaganda insidiosa e falsa  produz resultados de curto prazo, mas os efeitos e as consequências danosas de uma péssima  administração são duradouras  o bastante para refrescar a memória dos eleitores.
Do: Blog do Jamildo.

Juiz eleitoral cassa mandato de prefeito e vice de Araçoiaba.

  Em sentença expedida no último dia 29 de outubro, o juiz eleitoral Marco Aurélio Mendonça da Araújo, da comarca da Igarassu, julgou procedente a ação de impugnação de mandato eletivo movida contra o prefeito de Araçoiaba, Joamy Alves de Oliveira (PDT), e o vice-prefeito, Antônio Fernando Galdino Borges (PSB), acusados de compra de votos nas eleições do ano passado.

  O magistrado recomenda a cassação dos diplomas dos acusados e torna-os inelegíveis, “haja vista restarem beneficiados pela interferência do poder econômico e da corrupção no resultado do processo eletivo de 2012”. Joamy e Antônio de Maria Rita estão, portanto, proibidos de se candidatar a qualquer cargo eletivo pelo período de oito anos.

  O juiz determina, ainda, remessa de cópia dos autos processuais ao Ministério Público Eleitoral e ao Ministério Público do Trabalho “para adoção das providências que reputarem pertinentes”. Os acusados ainda podem recorrer da sentença.

Do: Blog do Jamildo.

Paulista fará campanha para combate a tuberculose.

 Além de ação educativas em escolar municipais, o projeto dará

 oportunidade aos moradores que queriam realizar os exames 

gratuitamente.


 A Secretaria de Saúde do Paulista dará início nesta terça-feira (12), a Campanha de Controle da Tuberculose 2013. A finalidade do projeto é diagnosticar novos casos da doença na cidade. 

  Ações educativas serão realizadas em vários bairros do município. As atividades terão início as 8h e a população ganhará exames gratuitos. A iniciativa é fruto de parceria entre os governos municipal e estadual, no sentido de incrementar a dinâmica de busca ativa para prevenir o aparecimento de novos casos.

  O cronograma de atividades também engloba palestras em estabelecimentos de ensino da rede pública e nas unidades de saúde da cidade. Nesta quinta-feira (14), às 14h, os alunos da Escola Municipal Cássia Carolina, em Maranguape I, terão a oportunidade de conhecer melhor as maneiras de se prevenir contra a Tuberculose. 

  Exames de baciloscopia serão disponibilizados no local. O trabalho, que segue até o dia 21 deste mês nas comunidades do município, conta com o apoio dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS).

 As pessoas que forem identificadas com a doença devem procurar as unidades de saúde mais próximas da residência. Os postos referência no tratamento da enfermidade são os Centro de Saúde Manoel Caldas, em Arthur Lundgren I, e a Policlínica Willian Nascimento, no Conjunto Beira Mar, Janga.

Do: JC Online.