sexta-feira, 10 de julho de 2015

IML: sujeira e corpos jogados à imundice.

Restos mortais em sacolas ao ar livre e falta de estrutura são apenas alguns dos problemas do local.

3 / 9
Comparar cenários cinematográficos de filmes de terror a atual estrutura de necropsia do Instituto de Medicina Legal (IML) do Recife não é nenhum exagero. Restos mortais em sacolas ao ar livre, couro cabeludo de cadáveres pelo chão, corpos guardados sem os devidos cuidados e falta de estrutura são apenas alguns dos problemas do local. As denúncias partiram de policiais civis, como forma de protesto, na quarta-feira (8). Os servidores estaduais pediram melhores condições de trabalho e reajustes salariais.
Antes da reportagem do Portal LeiaJá entrar no setor de necropsia, o vice-presidente do Sindicato dos Policiais Civis de Pernambuco (Sinpol-PE), Rafael Cavalcanti, já alertou: “Vocês precisam ter estômago pra entrar lá! Não há condição digna de trabalho para nossos trabalhadores”. De acordo com Cavalcanti, a situação dos servidores do IML é uma das mais precárias da categoria. “O IML não passa por uma reforma há bastante tempo. Só nesta semana aconteceram várias quedas de energia elétrica. Os servidores trabalham em meio a corpos em estado de putrefação”, denunciou o vice-presidente do Sinpol.
Na sala de necropsia, nossa reportagem encontrou um piso molhado, focos de lama, sangue nas mesas, couro cabeludo espalhado pelo chão, além de problemas no teto e nos aparelhos usados pelos legistas. Na mesa da sala de raio-x, por exemplo, a falta de higiene também é notável. Existe lama e o equipamento apresenta fiação exposta. Na câmara fria, onde os corpos ficam guardados a baixa temperatura, existem sujeira e sangue por toda a parte.
Segundo um servidor que atua no IML que não quis se identificar, os objetos utilizados para os exames nos corpos são arcaicos. Facas do tipo peixeira, cabos de madeira, serras, linha usada em pipas e até haste de guarda chuva viram ferramentas de trabalho durante os exames. “Essa é a condição de trabalho que estamos submetidos. É desumano trabalhar no IML”, disse o servidor. Confira o vídeo:
Em entrevista à TV Globo, a gerente geral da Polícia Científica de Pernambuco, Sandra Santos, afirmou que o Governo de Pernambuco já possui recursos para iniciar reforma nas unidades (Recife, Caruaru e Petrolina) do IML ainda neste ano. “Nós estamos trabalhando para operacionalizar essas reformas. Ontem, eu tinha uma equipe de engenheiros visitando o IML e já monitorando quais as áreas a gente vai começar essas reformas”, declarou a gerente. Sandra Santos também informou que existe a previsão da realização de um concurso público para a Polícia Científica, cujo edital ainda não foi divulgado. “Nós teremos 316 vagas distribuídas para todos os cargos”, garantiu Sandra Santos.        
De acordo com os policiais civis em protesto, até o final desta quarta-feira, os serviços de necropsia e consequentemente liberação dos corpos estão suspensos, por causa da paralisação de 24 horas da categoria. até o momento, tudo se normaliza na quinta-feira (9). Até o início desta tarde, os policiais realizaram um ato em frente ao IML, no bairro de Santo Amaro, área central do Recife. 
Do: Leia Já.

Escolas técnicas oferecem mais de 3500 vagas.


images
As escolas técnicas estaduais abriram inscrições para o preenchimento de 3.510 vagas para cursos nas modalidades de estudos subsequentes, para alunos que já terminaram o ensino médio. O processo de inscrição segue até o dia 16 de julho, exclusivamente pela internet – clique aqui para se inscrever. A prova será realizada pela Secretaria de Educação do Estado.
Do total de vagas disponíveis, 70% são oferecidas a estudantes de escolas públicas. Elas estão distribuídas entre as 23 Escolas Técnicas Estaduais em 21 municípios. As provas estão marcadas para acontecer entre os dias 20 e 27 de julho. Serão cobrados conhecimentos em língua portuguesa e matemática em questões de múltipla escolha. O resultado será divulgado no próximo dia 30.
As oportunidades são para os cursos de administração, manutenção e suporte de informática, redes de computadores, segurança do trabalho, logística, eletrotécnica, entre outros. As aulas começam no dia 19 de agosto.
Do: DP.

Homem mata mulher, deixa outra ferida e sequestra criança em Pau Amarelo.

Suspeito foi preso no início da tarde desta sexta-feira. Criança ainda está desaparecida.


Um homem foi preso, no início da tarde desta sexta (10), suspeito de matar uma mulher, ferir outra e sequestrar uma criança de dois anos. O caso aconteceu em Pau Amarelo, no município de Paulista, Região Metropolitana do Recife. O auxiliar de pedreiro Washington Gusmão Ferraz Júnior, de 33 anos, nega a autoria dos crimes.
A criança ainda não foi localizada e policiais do 17º Batalhão realizam rondas por Pau Amarelo, Marinha Farinha e Janga à procura do bebê. Um helicóptero da Secretaria de Defesa Social (SDS-PE) auxilia nas buscas.
À polícia, Washington disse que bebeu pela manhã e depois pediu uma enxada a um morador da área para prestar serviço em uma construção. O suspeito foi encontrado perto da casa das vítimas. Ele estava com um arranhão no pescoço.
Moradores informaram que o auxiliar de pedreiro foi visto com a criança nos braços, mas quando foi capturado, ele já não se encontrava com o bebê e não soube dizer o que aconteceu com ele.
Vítimas
Janaina Rodrigues Azevedo, de 39 anos, morreu no local e o corpo foi encaminhado para o Instituto de Medicina Legal (IML). A irmã dela, Raquel Rodrigues Azevedo, de 31 anos, ficou ferida e foi encaminhada para o Hospital Miguel Arraes, em Paulista.

Da: Folha PE.