segunda-feira, 12 de março de 2012

Caminhada em homenagem ao Dia Internacional da Mulher.






 Na tarde da última quinta-feira (08/03), centenas de pessoas percorreram as ruas da Ilha, na caminhada em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. A Caminhada foi organizada pela Prefeitura da Ilha de Itamaracá, através da Secretaria Municipal da Mulher.

 A concentração aconteceu em frente ao restaurante Bem Amado, em Jaguaribe e seguiu em direção à Praça João Felipe de Barros, no Pilar, ao som da orquestra de frevo, que acompanhou todo o percurso.

 Estudantes de escolas estaduais e municipais participaram da homenagem, com cartazes e faixas com palavras de alerta para o combate a violência contra a mulher e de mensagens de exaltação ao gênero feminino, pelas inúmeras conquistas alcançadas no país, nos últimos anos.

 O evento contou com a participação do Prefeito da Cidade, Rubem Catunda, "Rubinho", que parabenizou as mulheres pelo seu dia e falou da importância das mulheres em seu governo. "As mulheres em nosso governo, vem recebendo lugar de destaque com a criação da Secretaria das Mulheres, pois as reconhecemos como parte importante no processo de desenvolvimento de Itamaracá", comentou.

 Em seu discurso, no final da caminhada, a Secretária Municipal das Mulheres, Claudete Maria, falou da importância histórica do dia 08 de março, da determinação e da coragem das mulheres na luta pelos direitos de igualdade. "Hoje é um dia, em que homenageamos todas as mulheres, porém jamais podemos esquecer o seu significado de luta por melhores condições", disse.

 A Secretária lembrou, ainda, que a Ilha de Itamaracá é um dos poucos municípios da região a ter, efetivamente, uma secretaria das mulheres, "Hoje, as mulheres da Ilha de Itamaracá, tem representação feminina para defender os seus direitos em qualquer lugar do país e do mundo", completou.

 Para encerrar as comemorações do dia, um show foi realizado para o público feminino com a participação das artistas: Anjinha do Coco, Cibele do Cavaco e as Conchitas, na Praça do Pilar.
Fonte: Prefeitura.

Projeto aproxima prefeitura das comunidades.






  Prefeitura da Ilha de Itamaracá inova mais uma vez e aproxima as secretarias municipais das comunidades, levando ações até a população.Todas as sextas-feiras, a partir de 09 de março, uma localidade será atendida pelo Projeto Prefeitura nas Comunidades.

 O objetivo é levar ações desenvolvidas por diferentes secretarias até as comunidades para atender a demanda local, resgatar valores, e proporcionar bem-estar.

 As secretarias de educação e cultura, políticas sociais, turismo, infraestrutura, segurança cidadã, mulher e um espaço jurídico participam do projeto.

 Assim, sem sair do local onde moram, moradores são beneficiados com atendimento e ações gratuitas como corte de cabelo, retirada de documento, aferição de pressão e testes de glicemia, balcão com assistência jurídica, orientações sobre a Lei Maria da Penha, inscrição para cursos, limpeza de rua e capinação, informações preventiva da defesa civil, entre outros. 

Dona Maria aprovou a ideia: "Eu fiz o teste de glicemia pela primeira vez. Se fosse para eu ir atrás, talvez, eu nao fizesse o teste, aqui está bem pertinho da minha casa".
Fonte: Prefeitura.

Funcionários da Prefeitura de Goiana, participam de curso do Tribunal de Contas do Estado.

  Membros da coordenadoria do Controle interno, secretários e dois servidores representantes de cada secretaria e autarquias de Goiana, participaram até esta sexta-feira, de um curso oferecido pela Escola de Contas Públicas Barreto Guimarães do Tribunal de Contas de Pernambuco. 

    O curso “Controle Interno na Administração Pública”, foi realizado no Cine Polytheama e orientou os servidores sobre a importância do Controle interno Municipal. 

   O curso foi ministrado pelo auditor do Tribunal de Contas, André Ricardo Batista que abordou temas como : Formas de Controle da Administração Pública, Licitação e Aquisição de bens e serviços. 

 Após participar das aulas, os servidores estão aptos a auxiliar o Controle Interno municipal na sua função em identificar falhas e erros em atos administrativos e com isso reduzir o tempo para sanar essas problemas. 

A opção em realizar o curso em Goiana e não na Escola de Contas, foi uma forma de reduzir gastos e garantir um número maior de participantes. Após a última aula, na sexta-feira, os servidores receberam os certificados de conclusão.
Fonte: Prefeitura.

Secretaria de Administração de Igarassu, tem novo endereço.



  A Secretaria de Administração de Igarassu está atendendo em novo endereço, pois o prédio onde funcionava o órgão passa por reformas, visando prestar melhor atendimento aos servidores públicos e a população.

Novo endereço:

  Avenida Joaquim Nabuco, nº 122, Centro
Referência: em frente à Secretaria de de Viação e Obras.
Fonte: Prefeitura.

Homem tenta assaltar mulheres e é morto com golpe de tesoura.

Um comparsa conseguiu fugir levando um celular.

Um desconhecido foi morto com golpe de tesoura quando tentava assaltar duas mulheres, na madrugada desta segunda-feira (12), na rua do Hospício, bairro da Boa vista.

Segundo informações da polícia, os dois homens, que estavam armados com uma tesoura, tentaram assaltar as duas mulheres em plena via. Um dos homens conseguiu fugir levando o celular de uma das delas, porém o outro não teve a mesma sorte e acabou sendo mortopelas mulheres.

De acordo com as informações, elas teriam reagido ao assalto entrando em luta corporal com o criminoso que acabou sendo ferido fatalmente no tórax.

As mulheres foram até o Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP)0 informar à polícia o ocorrido. Elas foram ouvidas e irão responder o processo em liberdade.
Fonte: Folha PE.
 

 

No Recife, PM apreende 252 aves e prende 3 homens por crime ambiental.

Desse total, 100 pássaros chegaram mortos à sede do Ibama.
Suspeitos vão pagar multa e responder ao inquérito em liberdade.

   Três homens foram detidos e 252 pássaros foram apreendidos no bairro da Madalena, no Recife, em uma operação da Companhia de Policiamento do Meio Ambiente (Cipoma) e do Grupo de Apoio Tático Itinerante (Gati) da Polícia Militar. As capturas aconteceram na madrugada deste domingo (11) e os animais foram entregues à equipe do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) pela manhã.
Aves apreendidas no Mercado da Madalena, no Recife (Foto: Divulgação / Cipoma / Polícia Militar)Aves foram apreendidas no Mercado da Madalena, no Recife (Foto: Divulgação / Cipoma / Polícia Militar)
 
A operação foi realizada no Mercado da Madalena, onde existe uma feira de venda de animais. O primeiro a ser detido foi um homem de 50 anos que, segundo a PM, comercializava as aves na feira e na casa dele, no mesmo bairro. Ele teria denunciado os outros dois suspeitos, de 23 e 36 anos. "Eles estavam sendo investigados pelo Cipoma há pelo menos dois meses e fizemos a operação porque soubemos que estava chegando um carregamento grande de pássaros", diz o capitão Lúcio Flávio, responsável pela operação.

De acordo com triagem realizada na sede do Ibama, os policiais apreenderam 49 galos de campina, 38 patativas, 31 papa-capim, 5 guriatãs, 1 salta caminho, 2 chorões, 3 sanhaços, 22 canários e 1 cancão. Além desses, outras 100 aves acabaram morrendo devido aos maus-tratos sofridos nas gaiolas onde estavam. Os animais sobreviventes vão ficar de quarentena e receber a medicação necessária, até que possam ser soltos novamente.

Os três suspeitos foram levados à Delegacia da Várzea, onde foi registrado um termo circunstanciado de ocorrência, por ser um crime de menor potencial ofensivo. Eles vão responder em liberdade pelo crime de manter em casa aves silvestres. Além disso, vão pagar uma multa que varia de R$ 500 a R$ 5 mil, estabelecida pela Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH).
Aves apreendidas no Mercado da Madalena, no Recife (Foto: Divulgação / Cipoma / Polícia Militar)Quando PM entregou aves ao Ibama, técnicos descobriram que 100 delas haviam morrido (Foto: Divulgação / Cipoma / Polícia Militar).
Fonte: G1/PE.