sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Terror no Pilar, Itamaracá.


 Dois casais são Roubados dentro de casa, na Avenida Beira Mar, próximo ao bar de Doda.

 Dois casais de veranistas estavam em sua casa de praia, na Avenida Beira Mar, no Pilar, quando três Homens, dois deles armados com revolver, com suas camisas encobrindo seus rostos, invadiram a casa e foram logo dizendo "quem correr vou estourar" colocaram as vítimas para dentro da casa e fecharam a porta, um dos ladrões, pegou uma mulher pelo pescoço, colocou uma arma na sua cabeça e disse que não iria machucar ninguém e queria apenas os pertences das vítimas, depois pegou a outra mulher e mandou-a encontar na parede e calar a boca, após mandou os dois homens deitarem no banheiro, ainda perguntaram se havia policiais na casa e se havia alguém armado e quantas pessoas estariam naquela casa, depois fugiram levando os objetos das vítimas e tomando destino ignorado.
Fonte: PCPE.

Festa do Bom Jesus dos Passos é comemorada com buscada e atrações musicais.





Neste final de semana, a Igreja de Jaguaribe, em parceria com a Prefeitura da Ilha de Itamaracá, realiza a festa em louvor ao Bom Jesus dos Passos.

Neste sábado, 07 de janeiro, haverá a buscada da imagem, às 15h, da Capela de São Paulo, no Forte Orange, com procissão até a Igreja do Bom Jesus dos Passos, em Jaguaribe. Em seguida, haverá uma missa no palco localizado na área externa.

Os festejos continuam com a apresentação de atrações musicais. Já na sexta, o Ministério de Música Ágape se apresenta no palco. No sábado, será a vez do Ministério Trinitários e Adilson Ramos. No domingo, Celso Pontes e Banda Dom da Paz e Lia de Itamaracá encerram a festa.
Fonte:Prefeitura.

Ilha de Itamaracá recebe o Globo Verão.




O Globo Verão vai desembarcar mais uma vez na praia de Itamaracá. A partir do dia 7 de janeiro, a casa vai estar aberta para a população durante os sábados e domingos deste mês.

Oficinas, atrações musicais, aulas de dança e ginástica, brincadeiras e desafios fazem parte da programação. Há também a arena esportiva, brinquedoteca, parede de escalada e muita diversão para todas as idades.
Aos sábados, será exibido na TV Globo, antes do NETV 1ª Edição, o Programa Globo Verão, transmitido ao vivo da Ilha de Itamaracá para todo o estado de Pernambuco.

A cada final de semana, um novo desafio vai ser proposto nas areias de Itamaracá. No dia 21, está prevista uma corrida de rua organizada em parceria com a Prefeitura de Itamaracá. Já no dia 28, haverá uma regata promovida junto com o Iate Clube de Itamaracá.

A casa fica perto do Forte Orange e funciona aos sábados e domingos, de 9h às 15h.
Fonte: Prefeitura.

Projeto Verão Ambiental orienta banhista neste sábado.

 





Neste sábado, 07 de Janeiro, a Ilha de Itamaracá recebe o Projeto Verão Ambiental: essa é a nossa praia! Nesta segunda etapa, serão realizados sessões de contação de histórias, cortejo ambiental com caminhada na beira mar dos Quatro Cantos a Jaguaribe e encenação de teatro de rua.

De forma lúdica e interativa, os agentes irão orientar os banhistas sobre as condutas inadequadas na praia, como levar animais, jogar bola, ouvir música alta e jogar lixo na praia.

Desenvolvido pelo Governo do Estado, através da CPRH, em parceria com a Prefeitura da Ilha de Itamaracá, o projeto visa sensibilizar a sociedade para a importância do seu envolvimento na proteção do meio ambiente através de ações de arte-educação ambiental.
Fonte:Prefeitura.

Duplo homicídio e capotamento na BR-101.

Carro foi baleado diversas vezes e ainda capotou durante a confusão. Os dois passageiros morreram.

  / Foto: Eduardo Machado/Especial para o JC 

Foto: Eduardo Machado/Especial para o JC

Duas pessoas foram assassinadas na manhã desta sexta-feira (6), na BR-101 sul, no Cabo de Santo Agostinho, Grande Recife. Por volta das 9h30, na altura do quilômetro 110,5, um veículo ainda não identificado emparelhou um carro modelo Ford Ka de placa KLR-2565 e o motorista efetuou vários disparos. O Ford Ka acabou atingido por vários disparos e ainda capotou na via durante a confusão.

Luciano Arlis Belizário da Silva, de 38 anos, que seria o alvo dos atiradores, dirigia o Ford Ka e morreu na hora. O cunhado dele, Ricardo José Silva Barros, 42, estava no banco do carona. Baleado, ele chegou a ser socorrido pelo Samu para o Hospital Dom Helder Câmara, mas não resistiu à gravidade dos ferimentos.
Segundo as investigações, Luciano já foi vítima de tentativas de homicídio. Ele tem uma empresa que vende estruturas de madeira. Pela manhã, a vítima saiu de Ribeirão, na Zona da Mata Sul, onde mora, para receber um carregamento. A Força Tarefa Sul do Departamento de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP) está investigando o caso.

TRÂNSITO - Por conta do duplo homicídio, um trecho do quilômetro 110,5 da rodovia ficou interditado no sentido Cabo-Recife, causando congestionamento na área. Agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) estiveram no local para orientar os motoristas. O fluxo já está normal.Ne 10.

Verão deve trazer mais de 1,4 milhão de turistas para Pernambuco.

Expectativa é de que o movimento de turistas no estado seja 8% maior.
Voos fretados devem pousar no Recife - já existem 21 com data marcada.

 O verão é considerado o melhor mês para o turismo em Pernambuco. Repleto de belas praias e com o sol brilhando na grande maioria dos dias, o estado espera a visita de mais de 1,4 milhão de turistas durante o período que vai de dezembro do ano passado até janeiro deste ano. Esse valor é 8% maior do que o movimento no mesmo período durante o último verão.

Grande parte destes visitantes chega ao estado de avião, no Aeroporto Internacional do Recife, no bairro da Imbiribeira, Zona Sul da cidade. “O Aeroporto do Recife tem esse conforto e hoje está preparado para receber grandes eventos no decorrer do ano tranquilamente”, disse Felipe Cavalcanti, gerente de operações da Infraero.

No aeroporto da capital pernambucana, muito dos voos que trazem os turistas são fretados, os chamados “chaters”. Em 2010, foram 688 voos desse tipo; no ano passado, 679. Neste ano, 21 já têm data certa para chegar em solo pernambucano. Um avião com 158 argentinos viajou quase cinco mil quilômetros até o Recife, inaugurando a temporada de charters em 2012. Os visitantes foram recebidos com muito frevo.

A Secretaria de Turismo de Pernambuco está investindo em novas estratégias para captar os turistas para o estado. Por conta da crise na Europa e nos Estados Unidos, a política do governo é investir em divulgação nos países da África, os que estão em desenvolvimento, e nos vizinhos da América do Sul. “Recentemente estivemos na Feira Internacional do Turismo, em Buenos Aires, na Argentina, onde fechamos os chaters: oito voos, em janeiro e fevereiro”, disse Marconi Mazzio, secretário executivo de turismo de Pernambuco.

Fonte: g1/pe.

Tradicional encontro de cavalos marinhos marca Dia de Reis em PE.


Tradicional encontro de cavalos marinhos marca Dia de Reis em PE

Oito grupos se encontram na Casa da Rabeca, nesta sexta (6).
Festa acontece há 17 anos na Cidade Tabajara, em Olinda.

Do G1 PE
Festa de Reis - Cavalo Marinho (Foto: Divulgação)Festa de Reis - Cavalo Marinho (Foto: Divulgação)
Para fechar o ciclo natalino, oito grupos de Cavalo Marinho vão se apresentar na Casa da Rabeca, no bairro de Cidade Tabajara, em Olinda, nesta sexta, a partir das 18h.
A apresentação de cavalo marinho, uma expressão cultural que mistura religiosidade, teatro e música, faz parte da tradição do ciclo natalino pernambucano, assim como a Festa de Reis, que encerra o ciclo, junto com a queima da lapinha. Há 17 anos, o já falecido Mestre Salustiano criou o Encontro de Cavalos Marinhos, em Olinda. A tradição foi passada para os filhos, que continuam a brincadeira e vão fazer uma verdadeira festa nesta sexta (6).
“Meu pai sempre ensinou a gente sobre a importância dessas manifestações culturais. Ele dizia que essa era a faculdade dele e que queria passar para nós”, lembra Pedro Salustiano, que está à frente da organização do encontro.
Entre as apresentações da noite, está a do Cavalo Marinho Boi Matuto, criado há mais de 40 anos pelo próprio Mestre Salustiano, que sempre declarou, acima de todas as preferências pela cultura popular, sua paixão pelo espetáculo do Cavalo Marinho. “Todo esse legado que ele deixou, nós filhos comandamos hoje. Não podemos deixar a tradição morrer”, defende Pedro.
Os cavalos marinhos Boi Brasileiro (Aliança), Estrela do Oriente (Camutanga), Boi Pintadinho (Olinda) e Mestre Batista (Aliança) também participam da festa dessa sexta. “É a chance de ver uma manifestação cultural autêntica. É para crianças e adultos, uma festa muito bonita”, afirma.
Serviço
17ª Festa de Reis - Casa da Rabeca
Rua Curupira, 340, Cidade Tabajara, Olinda
A partir das 18h
Entrada: franca
Fonte: g1/pe.

Em Olinda, 'Virgens de Verdade' terá novo percurso e nove trios elétricos.

 

Katherine Coutinho Do G1 PE
Organizadores pretendem repetir sucesso de 2011. (Foto: Divgulgação)Organizadores pretendem repetir sucesso de 2011.
(Foto: Divgulgação)
Nove trios elétricos vão comandar o desfile do “Virgens de Verdade Abraça Brasil”, em Olinda, no dia 5 de fevereiro. Este é segundo ano que o bloco Virgens de Verdade, que existe há 12 anos, se junta ao pessoal do Abraça Brasil. Com um novo percurso, que vem no sentido inverso do antigo, a festa promete trazer frevo, axé, forró, samba e pagode para a orla de Bairro Novo, em Olinda, a partir das 9h do primeiro domingo de fevereiro.
A banda Pinguim, que acompanha o bloco desde sua primeira edição, vai puxar o primeiro trio. Almir Rouche e André Rio vêm representando o frevo pernambucano, cada um comandando um trio na folia. André representando Recife e Almir, Olinda. Nonô Germano, Ed Carlos, Nena Queiroga e Gustavo Travassos completam o time de atrações locais.

Netinho é uma das atrações da festa. (Foto: Divulgação)Netinho é uma das atrações da festa.
(Foto: Divulgação)
Da Bahia, Netinho e É o Tchan foram convocados para colocar os pernambucanos para dançar muito axé. Do Norte do País, o suingue do Pará é representado pela banda Calypso, que promete trazer um repertório especial para o carnaval.

Ainda fazem a festa no corredor da folia Cavaleiros do Forró, com o forró elétrico de Fortaleza; e Molejo, representando o Sudeste do País, com muito samba e pagode. “Nós queremos realmente ‘abraçar o Brasil’, por isso trouxemos atrações de Norte a Sul do País”, explica Antônio Bernardis, que comanda o ‘Abraça Brasil’.
O novo percurso começa em frente ao hotel Samburá, na Avenida Ministro Marcos Freire, em Bairro Novo, e termina na Praça João Pessoa, no Carmo. Os 2,4 quilômetros serão percorridos em sentido oposto ao tradicional. “A gente vai ter que interditar menos ruas, além de ter um percurso livre de fios e sem curvas. Fora isso, vamos ter três camarotes. Eu estou muito feliz com o resultado”, afirma Edgar Paiva, da diretoria do bloco.
O guitarrista Chumbinha e a cantora Joelma, que formam a banda Calypso.  (Foto: Divulgação)Calypso também marca presença na folia em
Olinda. (Foto: Divulgação)
Outra novidade é a comissão de frente do bloco, que vai contar com passistas de frevo, bonecos gigantes, papangus de Bezerros, rainhas de baterias, mestres salas e portas bandeiras do Rio de Janeiro e São Paulo, além de ritmistas de baterias de escolas de samba de Pernambuco. “A ideia é poder fazer uma grande abertura com o  carnaval de todo o País”, explica Bernardis.
A expectativa dos organizadores é repetir o sucesso do ano passado, quando cerca de 1,2 milhão de pessoas circularam pela festa. “Esses são dados da polícia. Nós fomos surpreendidos pela festa, que foi um sucesso mesmo com chuva. Esperamos ter pelo menos um milhão de pessoas este ano”, aposta Bernardis, que convoca a população para comparecer fantasiada. “O carnaval de Olinda é conhecido por suas fantasias, essa é a nossa graça”, acredita.
Virgens
Apesar de todas as novidades, uma coisa não muda. As virgens, os homens que se vestem de mulher para brincar o carnaval, têm que estar presentes. Para quem quiser sair no abre-alas e concorrer aos prêmios para as melhores fantasias nas categorias grupo, luxo, originalidade, a mais sapeca, a mais tímida e a mais 'malamanhada', o pessoal da diretoria da a dica. “A gente vai vender o acesso por R$ 25 e a pessoa vai ter uma série de benefícios, além de concorrer ao prêmio”, avisa Paiva. A partir do dia 15 de janeiro, os interessados podem comprar a senha no restaurante Espigão, na beira-mar de Olinda.
Serviço
Virgens de Verdade Abraça Brasil
Domingo, 5 de fevereiro de 2011, de 9h às 18h.
Início: Hotel Samburá – Avenida Ministro Marcos Freire, 1551, Bairro Novo.
Término: Estação Maxabomba – Praça João Pessoa, Carmo.
Fonte: g1/pe.

Naná Vasconcelos comanda ensaio da abertura do carnaval do Recife.

Evento acontece neste domingo (8), pela primeira vez no Dona Lindu.
Dez nações de maracatu, com 300 batuqueiros, serão regidas pelo músico.

 


Do G1 PE
Naná Vasconcelos no Recife (Foto: Antônio Carneiro/AE)Naná Vasconcelos comanda 300 batuqueiros neste domingo.
(Foto: Antônio Carneiro/AE)
Começam neste domingo (8) os tradicionais ensaios da abertura do carnaval do Recife. A novidade fica por conta do local: pela primeira vez o palco do encontro de maracatus será o Parque Dona Lindu, em Boa Viagem, na Zona Sul. O músico Naná Vasconcelos rege dez nações de maracatu de baque virado, que começam aquecer os tambores para a folia.
O batuque começa às 17h e conta com convidados especiais, como o percussionista Lucas e a Orquestra dos Prazeres, o grupo Voz Nagô e o maestro Forró. O ensaio acontece no pátio do parque, aberto ao público.

Após este início no Dona Lindu, os ensaios continuarão nas sedes dos maracatus, na Rua da Moeda e no Marco Zero, no bairro do Recife, no centro, local que tradicionalmente abriga a cerimônia de abertura da folia.
Neste domingo (8), participam do ensaio os maracatus Aurora Africana, Encanto do Pina, Leão da Campina, Oxum Mirim, Raízes de Pai Adão, Estrela Brilhante, Porto Rico, Cambinda Estrela, Gato Preto, Encanto da Alegria. Sob o comando de Naná Vasconcelos, cerca de 300 batuqueiros, com suas alfaias e baquetas, ensaiam loas ao som do baque virado.
Maestro Forró comandou a Orquestra da Bomba do Hemetério (Foto: Poullainn Neuve)Maestro Forró leva o frevo para a festa
(Foto: Poullainn Neuve)
Para fazer um diálogo entre o maracatu e o frevo, Naná vai receber o maestro Forró, conhecido pela sua regência performática à frente da Orquestra Popular da Bomba do Hemetério.
Antes do ensaio com os maracatus, às 17h, a Orquestra dos Prazeres, liderada pelo jovem percussionista Lucas dos Prazeres, aquece o público com show percussivo. A apresentação acontece no Teatro Luiz Mendonça, com palco aberto para a esplanada do parque. Em seguida, sobe ao palco o grupo Voz Nagô, coro feminino formado por sete mulheres ligadas aos grupos de cultura afro-brasileira do Recife. Com acompanhamento da Orquestra dos Prazeres, as mulheres do Voz Nagô apresentam o ijexá, ritmo dos afoxés, e seguem cantando loas de maracatu.
Fonte: g1/pe.

Turistas podem 'mergulhar' em Fernando de Noronha sem se molhar.

Embarcação do Projeto Navi é uma das novidades para este verão.
Lente no fundo do barco permite ver a vida marinha, de dia e à noite.

 

Ana Clara Marinho Da Globo Nordeste
Projeto Natureza Viva - Fernando de Noronha (Foto: Divulgação)Com uma lente no fundo, embarcação do Projeto Natureza Viva permite a visualização da vida marinha em Noronha   (Foto: Divulgação)
 
  Quem vê de longe, logo se pergunta se é um aerobarco ou um submarino. A resposta mais aproximada: os dois. A embarcação Navi, do Projeto Natureza Viva, possibilita o passeio de barco no arquipélago pernambucano de Fernando de Noronha, com um extra: a visão do fundo do mar, repleto de peixes, tartarugas e, com um pouquinho de sorte, golfinhos rotadores e tubarões, através de uma grande lente de vidro no fundo do barco. É, literalmente, um mergulho a seco no mar do arquipélago. A embarcação promete ser o programa do verão desta temporada.
A partir deste mês, a hidronave vai dar início aos passeios noturnos. A embarcação tem quatro faróis, totalizando 1.200 watts de potência, o que é suficiente para iluminar 60 metros quadrados. Quem fizer a expedição à noite vai descobrir uma vida marinha diferente. “A luz vai atrair plânctons, que atrairão pequenos peixes e, consequentemente, cardumes de predadores como xaréus e tubarões”, informa Leonardo Veras, diretor do projeto, que é engenheiro de pesca e especialista em tubarão da espécie limão.

O serviço oferecido é uma expedição oceanográfica. Antes do embarque, o visitante recebe informações sobre o meio ambiente de um especialista, na sede do Museu dos Tubarões. “Nosso propósito é realizar educação ambiental aliada ao turismo, por isso disponibilizamos um biólogo, ou oceanógrafo, para interpretação do ambiente marinho que será visitado”, afirma Veras.
Projeto Natureza Viva - Fernando de Noronha (Foto: Divulgação)Formato do barco chama a atenção de quem passa
por Noronha (Foto: Divulgação)
 
  A hidronave é um barco com tecnologia militar russa, desenvolvida no período da chamada Guerra Fria. O Navi foi fabricado cidade de Yaroslav, e conta com uma lente de 3m x 2m , que possibilita a visão submarina e também aproxima o fundo em até três vezes. Já foram realizadas mais de 500 expedições, e na grande maioria, os turistas avistaram diversos peixes e até golfinhos. No mês de outubro, por exemplo, esses mamíferos foram vistos em 78% das expedições.

Apoio científico
O Projeto Natureza Viva está fechando parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), que acaba de instalar em Fernando de Noronha um marégrafo, equipamento responsável pela monitoramento do nível do mar. Os profissionais do Navi vão realizar manutenção do material e divulgar os dados coletados nas palestras realizadas no Museu dos Tubarões.

Serviço
Projeto Navi
Passeios diários, de uma hora e meia de duração
R$ 150,00, por pessoa
Vendas – (81) 3619 0230 /3619 1365
Local de saída – Museus dos Tubarões
Projeto Natureza Viva - Fernando de Noronha (Foto: Divulgação)Projeto Natureza Viva deve ser a 'sensação' deste verão em Fernando de Noronha (Foto: Divulgação)
Fonte: g1/pe.

Alunos de projeto de capacitação do Sesi-PE precisam confirmar matrícula.

Projeto visa capacitar 1.178 alunos para o Polo Automotivo de Goiana.
Candidatos devem ir ao local onde efetuaram a inscrição para garantir vaga.

 

 Os alunos selecionados para o projeto Reforço de Escolaridade, promovido pelo Serviço Social da Indústria de Pernambuco (Sesi-PE) em parceria com o Governo do Estado, estão sendo convocados até esta sexta-feira (6) para confirmar a matrícula no programa. O projeto pretende capacitar trabalhadores para o polo automotivo.

Para não perderam a vaga no programa de capacitação, os 1.178 candidatos precisam procurar o local onde fizeram a inscrição nos treze municípios contemplados com os cursos: Goiana, Abreu e Lima, Aliança, Araçoiaba, Camutanga, Condado, Ferreiros, Igarassu, Itamaracá, Itambé, Itapissuma, Itaquitinga e Timbaúba.

As aulas visam capacitar os alunos para atuarem no polo automotivo que será instalado em Goiana, na Mata Norte de Pernambuco, com a implantação da fábrica da Fiat. Os alunos, que possuem idade entre 18 e 50 anos, vão receber aulas de português e matemática, divididos em 62 turmas nos níveis fundamental I e II. Haverá aulas em treze escolas, com grade de 100 horas.

Segundo o Sesi-PE, os concluintes irão receber certificado comprovando a participação no projeto ao final do curso.

 Fonte: g1/pe.

Obras do Corredor Norte-Sul começam nesta sexta-feira.

   Serão iniciadas nesta sexta-feira (6) as obras do Corredor Norte-Sul, via exclusiva de Transporte Rápido de ônibus (TRO) da Região Metropolitana do Recife (RMR). Os trabalhos começarão com a restauração, reforço e substituição das placas de concreto do canteiro central de um trecho de 5 km da rodovia. A obra terá duração de 18 meses e conta com investimentos de R$ 151 milhões.

O corredor vai contar com 33 estações, indo do Terminal Integrado de Igarassu até o Terminal Integrado do Recife, no centro da Cidade, passando pela PE-15, pelo Complexo de Salgadinho e pela Avenida Cruz Cabugá. Será um percurso de 33,2 km deverá facilitar o transporte de mais de 146 mil passageiros de ônibus. Um viaduto e um elevado serão construídos nos Bultrins e outro elevado em Ouro Preto.

A construção do Corredor Norte-Sul está sendo executada pelas empresas consorciadas EMSA-ATERPA, ganhadoras da licitação. Para esse primeiro trecho, serão necessários cerca de R$ 6 milhões e 90 dias para conclusão. O Corredor Norte-Sul faz parte do pacote de obras para a Copa do Mundo 2014 no Recife.

Também faz parte do projeto de implantação do corredor Norte-Sul, a construção de quatro viadutos que vão cruzar a Avenida Agamenon Magalhães, entre a Ilha do Leite e o Parque Amorim.

O início das obras será acompanhado pelo governador Eduardo Campos às 8h desta quinta-feira, no km 42 da BR-101, em Cruz de Rebouças, em Igarassu.
Fonte: Pernambuco.com

Queima total das lojas Magazine Luiza gera filas.

Quantidade expressiva de clientes foi formada 24 horas antes da liquidação fantástica. 

Foto: Aldo Souto/LeiaJá Imagens A doceira Fabiana Figueirêdo Leal (de roxo) foi a primeira a chegar na loja, às 5h desta quinta (5)
 
  A liquidação fantástica que as 20 lojas da rede Magazine Luiza oferecerá aos pernambucanos, a partir das 5h desta sexta-feira (6), levantou cedo muitas pessoas dispostas a enfrentar longas horas de espera para abertura dos portões. A fila que começou a se formar no início da manhã desta quinta-feira, na unidade da Rua da Concórdia, já ultrapassava as 50 pessoas, muitas em pé, outras sentadas no chão e algumas em cadeiras.
Amontoadas, muitas aguardam a oportunidade de realizar a compra do seu sonho de consumo. A doceira Fabiana Figueirêdo Leal, 31, foi a primeira a formar a fila e estava bastante ansiosa. Assim como ela D. Zelha Maria, 50, também está na expectativa: “Espero poder comprar minha TV de 32 polegadas, a máquina de lavar, o sofá e o que meu dinheiro poder levar”. Os descontos chegam a até 70%.
Um dos gerentes da loja central da Loja Magazine Luiza, Silvio Farias, questionado sobre a segurança das pessoas que estão concentradas na calçada da loja, assegurou que haverá um esquema de segurança privada que a loja oferecerá aos clientes durante toda a madrugada. A unidade tratou de isolar a fila com alambrados para evitar a desordem. De acordo com Farias, a expectativa é de queima total do estoque.

O horário previsto para o encerramento das vendas nesta sexta-feira é às 13h.
Fonte: Leia Ja.