quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Prefeitura do Recife aposta em Pacto Metropolitano de Turismo.

 Parceria entre 13 municípios da Região Metropolitana do Recife desponta como principal medida para fortalecer a cadeia turística local.

Itapissuma é um dos municípios contemplados pelo projeto municipal. Foto: Annaclarice Almeida/DP/DA Press.


   Nos primeiros 15 dias de 2015, a Prefeitura do Recife anunciou aquele que já figura como a principal medida voltada à cadeia turística local: o Pacto Metropolitano de Turismo. Em parceria com o Recife, outros 12 municípios da Região Metropolitana farão parte do projeto. São eles: Olinda, Jaboatão dos Guararapes, Paulista, Igarassu, Abreu e Lima, Camaragibe, Cabo de Santo Agostinho, São Lourenço da Mata, Itamaracá, Ipojuca, Moreno e Itapissuma. A ideia é trabalhar o turismo de forma unificada, considerando a RMR como um todo. Algo que vem sendo apontado pelo trade turístico como necessário há alguns anos.

  Firmado no dia 1º de abril de 2014 e publicado no Diário Oficial do Recife no dia 28 de junho, o acordo tem início com duas linhas de atuação: a criação do Olha! Metropolitano, expansão do projeto de sensibilização turística Olha! Recife, que incita a circulação por áreas vizinhas à capital; e a disponibilização de uma área específica para os municípios parceiros que quiserem montar um estande promocional durante o Recife Antigo de Coração, que acontece na Avenida Rio Branco, no último domingo de cada mês. No primeiro caso, a ideia é que a população vá ao município. No segundo, é o município que vai ao encontro das cerca de 50 mil pessoas que frequentam o evento. Inicialmente, o projeto tem validade de três anos.

  A primeira ação do grupo, no entanto, foi a produção de folheteria conjunta com informações sobre todos os municípios envolvidos. Exemplares já estão disponíveis nos Centros de Atendimento ao Turista (CAT) espalhados pela capital. Entre as ideias a serem postas em prática, estão a criação de roteiros integrados, o levantamento de locais devidamente adaptados a cadeirantes e uma pesquisa de opinião nas 13 cidades. "Recife como capital tem um papel claro. É por onde as pessoas chegam e é daqui que saem pra outras cidades de Pernambuco. Vamos manter esse papel, de reunir e pensar junto pra todos saírem ganhando", prometeu o prefeito do Recife Geraldo Júlio.

Do: DP.

CPRH orienta sobre período de proibição de captura do caranguejo-uçá.

  A Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), por meio da Área de Proteção Ambiental (Apa) de Santa Cruz, realizou no sábado (17), ação de conscientização ambiental, nos municípios de Itapissuma, Itamaracá e Goiana, no litoral norte do estado, com o objetivo de informar a população sobre o período de "andada" do caranguejo-uçá.


  Os locais de comercialização deste crustáceo (bares, restaurantes e mercados), assim como as comunidades pesqueiras, foram o foco da atividade que incluiu a distribuição de informativo com as datas de proibição para coleta e comercialização e de um "caranguejímetro"- uma espécie de régua que aponta o tamanho correto que o crustáceo deve apresentar para que possa ser coletado.

  De acordo com o gestor da Apa de Santa Cruz, Cosme de Castro Junior, "o crustáceo deve ter mais de seis centímetros de carapaça para que possa ser apanhado", destacou.  De acordo com a Instrução Normativa Interministerial nº 09/2014, a lei de crimes ambientais nº 9605/1998 e o Decreto nº 6514/2008, quem for flagrado pescando ou comercializando o caranguejo-uçá nas datas proibidas pode ser autuado com detenção de um a três anos e ser multado com valores que variam de 700 a 100 mil reais, além de ter que pagar 20 reais por cada unidade do caranguejo. Os animais também serão apreendidos.

  As pessoas físicas ou jurídicas que atuam nas capturas, manutenção em cativeiro, conservação, beneficiamento, industrialização ou comercialização da espécie, poderão realizar estas atividades durante o período de andada, exclusivamente, quando fornecerem, até o último dia útil que antecede o período de andada, a relação detalhada do estoque. Em Pernambuco, esta lista poderá ser entregue no Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) ou no Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).


Em 2015, os períodos proibitivos de pesca do caranguejo são:

1° Período: De 6 a 11 de janeiro, e de 21 a 26 de janeiro;
2° Período: De 04 a 09 de fevereiro, e de 19 a 24 de fevereiro;
3° Período: De 6 a 11 de março, e de 21 a 26 de março.

Mais informações:

Cosme Castro Junior - Gestor da Apa de Santa Cruz - (81) 9977 8367

Da: CPRH.

Campanha de solidariedade em favor dos animais.


  A Sociedade de Defesa da Vida Animal é uma entidade que mantém um abrigo de animais abandonados pelas ruas. Atualmente possui mais de 100 animais abrigados e necessita de 50kg de ração diariamente para alimentá-los. 

  Pedimos a colaboração de pessoas de bom coração que possam doar ração ou contribuição em dinheiro para compra desses alimentos. Contatos pelos tel:(81) 8508.1786/ 9641.4772/ 9496.2774 – As doação também podem ser feitas em deposito bancário: Banco Itaú, agencia 7474, conta: 09701-6. 

Do: Fernando Melo – Igarassu / PE.