segunda-feira, 23 de abril de 2012

Homem assassinado dentro de escola em Itapissuma.

Um homem de nome Lenivaldo Juvino da Silva, conhecido por "parafuso", com 40 anos de idade, residente na Rua L, nº 336, Vila Botafogo, em Itapissuma, foi morto no dia 21/04/2012 as 22:20 horas, segundo informaçlões a vítima era viciada em crack e aterrorizava a vizinhança praticando roubos, extorquindo e ameaçando as pessoas daquela localidade, a vítima foi alvejada por diversos  disparos de ama de fogo, dentro da escola Senador José Ermírio de Moraes, lá mesmo em Botafogo, as investigações serão feitas pela Delegacia de Itapissuma.
Fonte: PCPE.

Furto na Secretaria de Municipal de Saúde

Uma funcionária da Secretaria de Saúde de Itamaracá, foi a Delegacia para prestar queixa, informando que o seu aparelho celular foi furtado de dentro de sua sala de trabalho.
Fonte:PCPE.

Estupro de vulnerável na Biquinha

Uma menor de 09 anos, contou a familiares que seu padastro a bulinou, colocou seu membro na vagina da menor e tentou colocá-lo em seu ânus, depois se masturbou na sua frente, ainda segundo a menor seu padastro, mostrou-lhe uma arma de fogo para intimidá-la e não contar para ninguém, o fato se deu na Biquinha.
Fonte: PCPE.

Aconteceu! Curso sobre Meio Ambiente em Itamaracá.

O curso sobre Meio Ambiente promovido por Joana Albuquerque aconteceu na Câmara Municipal da Ilha de Itamaracá, reunindo vários estudantes interessados pela matéria. 
Joana, preocupada com as questões do meio ambiente e não conseguindo apoio financeiro, realizou o curso com o apoio de voluntários.
 Joana Albuquerque e Lúcia da Rádio Ilha Mulher.

Lúcia com Luiz Paulo, 16 anos e Isabela, 15 anos, alunos do Pradinis.
Lúcia e Lilian Vieira, 16 anos, estudante do Colégio Pradinis

Estudantes atentos ao discurso do palestrante. 
Fonte: Blog IlhaMulher.com

Esquema de fabricação de cosmético e receptação é desmontado em PE.

Quatro pessoas foram presas envolvidas em revenda de carga roubada.
Desinfetantes, sabonetes e bronzeadores eram produzidos ilegalmente.


Produtos roubados eram receptados por quadrilha (Foto: Wanessa Andrade / Globo Nordeste)Produtos roubados eram receptados por quadrilha
(Foto: Wanessa Andrade / Globo Nordeste)
A Polícia Civil apresentou nesta segunda-feira (23) o caso de uma quadrilha que fazia parte de um esquema de revenda de carga roubada e de fabricação ilegal de produtos cosméticos em Olinda. As investigações começaram com a queixa de um roubo de carga de produtos de limpeza, no mês de março, na cidade de Escada, na Zona da Mata Sul de Pernambuco. Quatro pessoas foram presas, entre os dias 4 e 19 de abril deste ano.

“A Vigilância Sanitária já tinha informações de que havia uma possível fábrica de cosméticos ilegais, que já tinham até causado danos a uma criança. Então, eles repassaram a informação para a polícia. Por fora, a gente vinha investigando o roubo dos produtos de limpeza. Soubemos que o material foi levado até Olinda e fomos até o local. De cara, percebemos que tinha mais do que apenas os produtos roubados”, contou o delegado Osias Tibúrcio, responsável pelo inquérito.

O depósito onde estavam guardados os materiais foi encontrado no último dia 4 de abril, no bairro de Peixinhos, em Olinda. No local, havia mais de 3 mil litros de amaciantes e desinfetantes. A fábrica clandestina também produzia produtos como sabonetes, colônia, bronzeadores, todos sem autorização da Vigilância Sanitária. Na ocasião, foi preso em flagrante um argentino, que seria químico e responsável pela fabricação dos cosméticos.

De acordo com informações da polícia, a quadrilha comprava embalagens, selos e usava códigos de barras para dar a impressão de que os produtos eram legalizados. “Eles vendiam por um preço menor a alguns estabelecimentos. Encontramos os produtos de limpeza em um mercadinho em Casa Amarela. Os cosméticos eram vendidos até em farmácias”, revelou o delegado.
Depósito funcionava como fábrica de cosméticos (Foto: Divulgação / Polícia Civil)
Depósito funcionava como fábrica de cosméticos
(Foto: Divulgação / Polícia Civil)
Ainda segundo Osias Tibúrcio, após dias de investigação, ele ouviu cerca de 30 pessoas e conseguiu o mandado de prisão contra mais cinco suspeitos envolvidos no crime. Três foram detidos, entre eles o dono do imóvel, um motorista e um responsável pela parte financeira do grupo. Dois suspeitos ainda estão foragidos.

Em relação à quadrilha que realizou o roubo da carga, a polícia continua as investigações para conseguir prender. O grupo apresentado nesta segunda também teria receptado uma carga roubada em Caruaru, de produtos eletrônicos, em setembro de 2011. A polícia não identificou a participação de funcionários de transportadoras nos assaltos.

“É importante alertar a população sobre atitudes suspeitas. Se virem movimento de carga e descarga durante a noite, no fim de semana, em feriados e em locais que não sejam um ponto de comércio, denuncie. Esse tipo de crime, como a receptação, não tem violência, mas é ela que alimenta o roubo”, alertou o delegado. Os quatro suspeitos presos foram encaminhados ao Centro de Triagem (Cotel), em Abreu e Lima. Todos serão indiciados por receptação qualificada e fabricação de produtos sem registro.
Fonte:G1/PE.

Polícia prende pedreiro suspeito de estrangular mulher em Araçoiaba.



Imagem: TV Jornal
Um pedreiro foi preso em Araçoiaba, na Mata Norte de Pernambuco, por suspeita de ter tentado estrangular a mulher com uma corda. Jadiel Mariano da Silva nega o crime e diz que Karolaine Francisca Tavares é que tentou se matar.
  
Jadiel foi encaminhado ao Cotel, enquanto Karolaine permanece internada, em estado grave, no Hospital da Restauração.


Fonte: TV Jornal

Projeto forma embaixadores do turismo em Pernambuco.

O projeto Embaixador do Turismo, estimulando jovens pernambucanos para o turismo no Estado, será lançado nesta terça-feira (24), no Hotel 7 Colinas, em Olinda, Grande Recife, às 8h. Depois de um concurso de redação, os participantes farão um vídeo sobre as belezas dos municípios onde moram.

Estudantes do 2º ano do ensino médio das escolas estudais de Recife, Itamaracá, Ipojuca, Olinda e Paulista, na Região Metropolitana do Recife; Nazaré da Mata, São Benedito do Sul e São José da Coroa Grande, na Zona da Mata; Caruaru, Salgadinho, Santa Cruz do Capibaribe, Garanhuns, Gravatá e Taquaritinga do Norte, no Agreste; além de Afogados da Ingazeira, Araripina, Arcoverde, Belém do São Francisco, Petrolândia, Petrolina, São José do Egito, Serra Talhada e Triunfo, no Sertão.

Os alunos receberão uma cartilha informativa sobre os pontos turísticos de 14 regiões de Pernambuco, além de explicações sobre oportunidades de trabalho na área. Os vídeos serão editados com apoio de uma equipe técnica e posteriormente exibidos em evento, também em Olinda, onde os jovens serão reconhecidos como embaixadores do turismo.

O projeto é do Governo do Estado, em parceria com a Fundação Assis Chateaubriand. Estarão presentes na cerimônia desta terça-feira os secretários estaduais de Turismo, Alberto Feitosa, e da Educação, Anderson Gomes, além de representantes da Empetur e da fundação.
Fonte: NE10.

Analisando Marco Maciel e Aristóteles, eis o desafio de governar Itamaracá.

 Já dizia o filósofo grego Aristóteles que, a política é a “arte das artes”: exige constância no preservar, destreza para perceber o escondido, atenta a curiosidade para desvendar o que ainda não está manifesto.

  Mas, sobretudo, a política encontra-se no desafio de converter palavras em programas, ações e, sobretudo, obras que promovam o desenvolvimento social, conforme a brilhante e singular analise do sempre Senador de Pernambuco, Marco Maciel (DEM). Na verdade, no que isso se encaixa na política da simplória Ilha de Itamaracá? Apesar de ser delicada como uma flor e bela como uma princesa, a Ilha de Itamaracá é muito mais complexa, sinuosa, problemática e trabalhosa do que realmente parece.

  A Ilha trás em sua trajetória, um grande déficit social e econômico, provocado acima de tudo, pelo o enfraquecimento do setor turístico de Itamaracá, bem como a instalação e permanência dos presídios, que vieram como um verdadeiro Presente de Grego há mais de quatro décadas assola o povo da Ilha. E este atraso, torna a missão de governar a Ilha Encantada, numa tarefa extremamente tortuosa. 

 São muitas as deficiências, dificuldades e problemas que cercam Itamaracá, seja no Pilar, Jaguaribe, Chié, Bode, PDS, Alto da Felicidade, Baixa Verde, Quatro Cantos, Forte Orange, Forno da Cal... Enfim, em toda a Itamaracá. E o Prefeito, seja quem for, tem que se virar nos 30 para administrar o município, promover o avanço, o progresso e o desenvolvimento social da cidade e fazer a mudança de verdade. 

 Nunca nada está bom, sempre é preciso calçar uma rua, ou fazer alguma obra. De fato, ainda há muito... muito mesmo por fazer e pra devolver Itamaracá ao caminho do crescimento. Estamos às portas de uma eleição, e é preciso que o cidadão Itamaracaense, analise todos estes relevantes fatores na hora do voto. 

 Seja Rubinho reeleito ou outro qualquer eleito, o compromisso deve ser o de cuidar bem do nosso povo e zelar pelo bem do município, sempre observando a “arte das artes” de Aristóteles, mantendo-se firme e constante em preservar o que já foi feito, utilizar-se da destreza e da perspicácia para perceber ás carências e aquilo que está escondido e estar sempre alerta e atento para desvendar aquilo que ainda não se manifestou. 

 Este deve ser sempre o desafio tanto do Prefeito Rubinho Catunda (PT), quanto de quem seja eleito. Este é o gestor de que a Ilha precisa, aquele capaz, de ser a mudança e ser desprendido de qualquer coisa, chegando até mesmo onipresente no governo. Finalmente, pode-se concluir que, governar este reino encantado, cantado por Reginaldo Rossi em sua música, repleto de simplórias 22 mil pessoas, é muito mais difícil do que parece ser. 
Fonte: blog Pura Política.

Lâmpada que dura 20 anos e custa US$ 60 chega às lojas nos EUA.

Uma lâmpada que dura 20 anos e custa US$ 60 (cerca de R$ 110) começou a ser vendida nos Estados Unidos nesta semana.


Lâmpada LED da Philips
Lâmpada LED da Philips venceu concurso em busca de tecnologia mais eficiente

Uma lâmpada que dura 20 anos e custa US$ 60 (cerca de R$ 110) começou a ser vendida nos Estados Unidos nesta semana.
O produto é fabricado pela multinacional Philips, que substituiu os tradicionais filamentos por diodos emissores de luz (LED, em inglês).
A tecnologia LED aumenta a vida útil das lâmpadas, mas também encarece a mercadoria. A Philips está oferecendo descontos a algumas lojas, para tentar popularizar o produto.

Com descontos, a lâmpada especial pode custar até US$ 20 (cerca de R$ 35). Os fabricantes argumentam que apesar do alto custo, a lâmpada pode trazer economias no longo prazo, já que consome menos energia elétrica para funcionar.

Eficiência energética

O produto venceu a competição Bright Tomorrow ("Amanhã brilhante", em português), promovida pelo ministério de Energia do governo americano, voltado para busca de alternativas mais eficientes à lâmpada comum, de 60 watts, com menor consumo de energia.

A Philips foi a única empresa que participou da competição. O seu produto passou por 18 meses de teste, até ser considerada vencedora.

Uma versão um pouco mais barata, porém menos eficiente, da lâmpada de LED da Philips já é vendida nos Estados Unidos e na Europa.

A principal concorrente das lâmpadas LED são as fluorescentes, que são quase tão eficientes, mas custam bem menos.

Governos de diversos países estão tentando incentivar a compra de lâmpadas eficientes, e acabar com a produção das incandescentes, com filamentos e alto consumo de energia.

As lâmpadas de 100 watts não são mais produzidas nos Estados Unidos e na Europa. As de 60 watts não são mais vendidas na Europa, e estão sendo abandonadas nos Estados Unidos. Até 2014, o governo americano pretende proibir a produção de lâmpadas de 40 watts.
 Fonte:BBC Brasil

Orca branca adulta é vista 'pela primeira vez' na natureza.

Orca Iceberg
Acredita-se que Iceberg seja a primeira orca branca adulta a ser vista na natureza.

Uma orca branca adulta foi vista pela primeira vez na natureza, segundo cientistas de universidades em Moscou e São Petesburgo.
O cetáceo macho, provavelmente albino, foi fotografado perto da costa de Kamchatka, na Rússia, e recebeu o apelido de Iceberg.
Ele parece ser saudável e vive em uma família com outras doze orcas.
Cetáceos brancos de várias espécies são vistos eventualmente, mas as únicas orcas conhecidas eram jovens, incluindo uma com um problema genético raro, que morreu em um aquário canadense, em 1972.

Nadadeira de 2 metros

O encontro com Iceberg aconteceu durante uma expedição de pesquisa com um grupo de cientistas e estudantes russos, co-liderada por Erich Hoyt, renomado cientista especializado em orcas, que agora faz parte da Sociedade de Preservação de Baleias e Golfinhos (WDCS, na sigla em inglês).
"Já vimos duas outras orcas brancas na Rússia, mas elas eram jovens, enquanto esta é a primeira vez que vimos um adulto maduro", ele disse à BBC.
Orca Iceberg"Ele tem a nadadeira dorsal de 2 metros de um adulto macho, o que significa que tem pelo menos 16 anos de idade. Na verdade, a nadadeira está um pouco desgastada, então ele pode ser um pouco mais velho."
Clique Clique aqui para ver um vídeo da orca Iceberg
As orcas - que também são conhecidas como baleias-assassinas, apesar de não serem tecnicamente baleias, mas animais da família Delphinidae, a mesma dos golfinhos - atingem a idade adulta aos 15 anos e os machos chegam a viver 50 ou 60 anos, apesar de 30 ser a expectativa de vida mais comum. 

"Iceberg parece estar bem socializado. Sabemos que essas orcas que se alimentam de peixes ficam com as mães a vida inteira e, pelo que podemos ver, ele está bem atrás da mãe com supostamente seus irmãos ao lado", disse Hoyt.

Moby Dick

Iceberg faz parte de um grupo de baleias, que incluiria sua mãe e irmãos
A causa da pigmentação incomum é desconhecida. A orca branca que vivia em cativeiro, Chima, sofria de síndrome de Chediak-Higashi, uma doença genética rara que causa albinismo parcial, assim como diversas complicações de saúde.

É possível que se tente fazer uma biópsia em Iceberg, mas os cientistas relutam em fazer isso a não ser que haja uma justificativa importante para a preservação da espécie. Eles esperam, no entanto, observar o animal mais de perto para, entre outras coisas, identificar a cor dos olhos do cetáceo.

O projeto co-liderado por Hoyt, o Far East Russia Orca Project (Ferop), foi o pioneiro no monitoramento visual e acústico nos mares de Kamchatka e produziu diversos estudos sobre a comunicação das orcas.
As pesquisas podem ajudar a entender melhor a complexa estrutura social das "baleias assassinas", que inclui clãs familiares matriarcais, grupos formados por diversas famílias ou até em "supergrupos".

Um projeto relacionado busca estudar e preservar o habitat para todas as baleias e golfinhos na costa da Rússia.

Nos últimos anos, uma baleia-jubarte branca apelidada de Migaloo gerou grande interesse na Austrália, enquanto a beluga do Ártico é naturalmente branca.

A mais famosa baleia branca, no entanto, é a cachalote ficcional Moby Dick, que levou o capitão Ahab à morte no livro de Herman Melville.
Fonte: BBC Brasil.

Fé mobiliza ação voluntária em Goiana.

Há um ano, homens e mulheres trabalham nos fins de semana para reformar Capela de São Gonçalo do antigo Engenho Ubu.

 A Capela de São Gonçalo do antigo Engenho Ubu fica escondida entre vales, na área rural de Goiana, e é praticamente desconhecida dos pernambucanos. Tanto é que o prédio entrou em ruína e está sendo restaurado sem alardes, a poucos metros da BR-101, na Zona da Mata Norte do Estado. O trabalho de recuperação do templo secular teve início em 2011 e é feito por moradores da Vila Ubu, de forma espontânea e voluntária. 

 Há um ano, homens e mulheres dedicam o fim de semana à reforma do imóvel. “É o tempo que a gente tem de folga”, explica João Antônio Nascimento, agricultor e líder comunitário. A primeira ação, diz ele, foi reforçar a estrutura do prédio. Depois, o grupo refez toda a coberta, instalou portas e janelas, consertou o piso que tinha afundado e as calçadas em volta.

 Com a ajuda de fotografias, os voluntários reconstruíram as duas torres laterais da capela, que tinham desabado. O projeto nasceu há seis anos, por iniciativa da líder comunitária de Ubu Elza Rodrigues. Um dia, ela reuniu as famílias e lançou a ideia da restauração do prédio. “Pedimos ajuda aos comerciantes de Goiana, Itapissuma e Igarassu, porque o engenho fica no limite dos três municípios”, conta João Antônio.

  A resposta chegou com a doação de cimento, tijolos, telhas, ripas e caibros. Mas era pouco. Quatro anos atrás, a campanha ganhou o reforço de um forró pé de serra, com a renda destinada à obra. A festa, todo mês de junho, agora é uma tradição. A próxima será dia 17, às 13h. Bingos e rifas completam a arrecadação de recursos, diz Vilma Lima de Souza Nascimento.
Fonte: Ne 10.