terça-feira, 18 de novembro de 2014

Sesi e Senai abrem 775 vagas para cursos técnicos gratuitos.

  São 14 cursos no programa de Educação Básica e Educação Profissional.

  Programa permite que aluno curse ensino médio com graduação técnica.


  O Serviço Social da Indústria (Sesi) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) abrem, a partir desta segunda-feira (17), inscrições para 775 vagas no programa de Educação Básica e Educação Profissional (Ebep). O programa gratuito dá a chance para que o estudante curse o ensino médio simultaneamente a uma graduação técnica. As inscrições seguem até as 19h do dia 10 de dezembro e são feitas exclusivamente nas unidades do Sesi listadas no edital.
 Os candidatos podem optar entre 14 cursos técnicos: administração, eletromecânica, eletrônica, eletrotécnica, fabricação mecânica, informática, logística, manutenção automotiva, mecânica, química, rede de computadores, refrigeração e climatização, segurança do trabalho e vestuário. Cada um dos cursos é oferecido em uma escola técnica diferente.
  Para se inscrever é preciso ter 17 anos em 31 de dezembro deste ano e apresentar documento que comprove a conclusão da 8ª série ou 9º ano do ensino fundamental. As inscrições acontecem nas unidades do Sesi em Casa Amarela, Ibura, Camaragibe, Cabo, Paratibe (em Paulista), e noRecife, na Região Metropolitana; Caruaru, no Agreste; Escada e Goiana, na Zona da Mata; eAraripina e Petrolina, no Sertão do estado,
    As provas serão aplicadas no dia 21 de dezembro, das 14h às 17h, contendo 20 questões de português e 20 de matemática. O gabarito definitivo deve ser divulgado no dia 23 do mesmo mês, com resultado previsto para sair no dia 5 de janeiro, nos sites do Sesi e do Senai.
Do: G1/PE.

Homens são presos com 75 quilos de maconha em Igarassu e Goiana.

Droga estava dividida e escondida em casas nas duas cidades.
Um dos suspeitos tem 61 anos e foi preso em Igarassu.


Maconha foi encontrada em Igarassu e Goiana. (Foto: Polícia Militar/Divulgação)Maconha foi encontrada em Igarassu e Goiana. (Foto: Polícia Militar/Divulgação)







 Dois homens foram presos com 75 quilos de maconha no distrito de Cruz de Rebouças, emIgarassu, Região Metropolitana do Recife. De acordo com o 17º Batalhão da Polícia Militar (BPM), parte da droga foi apreendida ainda durante a manhã do domingo (16), com a prisão de um homem de 61 anos que estava com o entorpecente em uma casa em Igarassu. No final da tarde, o restante da droga foi encontrado em Goiana, na Mata Sul, e outro homem, de 32 anos, foi detido em Igarassu.
 Segundo a polícia, a apreensão aconteceu depois de um levantamento do serviço de inteligência do 17º BPM. A ação foi feita em parceria com o Grupo de Apoio Tático Itinerante (Gati) e uma equipe do Malhas da Lei. O batalhão informou que o caso será acompanhado pela delegacia de Paulista, no Grande Recife. Os homens foram levados para o Centro de Observação e Triagem Professor Everardo Luna (Cotel), em Abreu e Lima.
Do: G1/PE.

Litoral de Pernambuco recebe projeto Verão Ambiental.


  O litoral de Pernambuco está recebendo, dede o ia 11 de novembro, a 5ª edição projeto Verão Ambiental: Esta é nossa praia! As atividades foram iniciadas no litoral sul e chegaram em Itapissuma, no litoral norte, capacitando para o desenvolvimento de ações em educação ambiental nos municípios costeiros.


  O trabalho é feito anulamente pela equipe de Educação Ambiental (UEAM) da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH),com o objetivo de sensibilizar a população sobre a importância da preservação das áreas litorâneas, sobretudo no período de veraneio.



  As ações começaram no município de Barreiros em encontro com os alunos da Escola Estadual Professor Joaquim Augusto de Noronha Filho, onde 78 alunos do 2° ano do ensino médio participaram de um vídeo-debate seguido de uma oficina de leitura onde foram trabalhadas as cartilhas do projeto Verão Ambiental. Na oportunidade, os estudantes puderam discutir as problemáticas ambientais das zonas costeiras trabalhadas no projeto.



  Em Rio Formoso, também no litoral sul do estado, 68 alunos do 1° ano do ensino médio da Escola de Referência em Ensino Médio Wilson de Andrade Barreto, refletiram, no dia 13 de novembro, sobre a importância de exercerem o papel de cidadãos contribuindo no processo da gestão ambiental do município com foco na minimização de problemas ambientais. Neste mesmo dia, em Itapissuma, litoral norte pernambucano, sessenta alunos da Escola Zélia Maria, participaram da capacitação promovida pela UEAM.



  A equipe também visitou o município de Sirinhaém, onde o projeto foi trabalhado com 56 alunos do 3° ano do ensino médio da Escola de Referência em Ensino Médio Dr. Eurico Chaves. Na ocasião, foram destacadas as problemáticas ambientais das zonas costeiras trabalhadas no projeto.



  Os municípios de Goiana e Tamandaré também serão alvo das ações do projeto que atenderá, duas Unidades de Conservação Estaduais: a APA de Guadalupe, no litoral norte e APA de Santa Cruz, no litoral sul.

Do: DP.

Itamaracá firma TAC para revitalizar o Conselho Tutelar.

  O Conselho Tutelar do município de Itamaracá, Região Metropolitana do Recife, que se encontra em condições insatisfatórias, deve sofrer uma reestruturação. Nesta sexta-feira (14), o prefeito Paulo Batista de Andrade firmou um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Ministério Público de Pernambuco (MPPE), se comprometendo a adotar uma série de medidas para garantir o respeito aos direitos da criança e do adolescente.

   De acordo com o documento, entre as principais atitudes necessárias estão a fiscalização da jornada de trabalho diária dos conselheiros tutelares, de modo a garantir o controle da assiduidade e evitar a prática de regime de trabalho em revezamento, o fornecimento, até o dia 10 de cada mês, de vales-refeição correspondentes aos dias úteis e de plantão trabalhados, a disponibilização de um carro e um motorista para atender às necessidades de deslocamento dos conselheiros durante a execução de suas atividades, a disponibilização de um guarda municipal e de um auxiliar de serviços gerais para trabalharem, respectivamente, na segurança e na limpeza da sede do conselho.

   A administração terá um prazo de 20 dias para, então, precisar fornecer todo o material de escritório e de limpeza solicitado pelo Conselho. Já a manutenção estrutural da sede, com o conserto dos encanamentos do banheiro, das portas e a realização de pintura do imóvel deve ser realizada em até 90 dias. Até o mês de abril de 2015, o órgão ainda deve receber um computador, uma máquina fotográfica, uma impressora e a instalação de acesso à internet. O TAC ainda determina que, no prazo de 120 dias, a administração disponibilize uma equipe interprofissional composta, no mínimo, por um psicólogo e um assistente social, para dar maior qualidade à prestação do serviço.

  Por fim, o prefeito deverá encaminhar à Câmara dos Vereadores um projeto de lei concedendo aos conselheiros tutelares os mesmos direitos dos servidores públicos municipais, como pagamento de 13º salário e férias remuneradas.

Do: DP.