sábado, 12 de janeiro de 2013

Pediu pra sair.

 O Secretário executivo de Cultura de Itamaracá, Mestre Barrão, entregou o cargo nesta semana e é o 1º membro do governo do Prefeito Paulo Batista (PTB) a deixar a gestão. Isso em menos de 2 semanas de governo. 


 Segundo informações encaminhadas ao Pura Política, o motivo da saída do artista, seria a falta de estrutura em sua pasta, ou seja, o atual governo não deu as devidas condições para que o então Secretário pudesse fazer o seu trabalho, e fazer a nossa cultura avançar. 

 As más (ou verdadeiras) línguas, falam na cidade que o estopim de tudo isso teria sido na ultima terça, quando ele precisou de uma ordem de combustível para ir ao Recife comprar materiais para a Secretaria e essa ordem de combustível foi negada. Com a saída de Barrão, quem deve acumular a função é o Secretário de Turismo da Ilha, Pepito Acevedo.

 Pelo visto, esse é o primeiro sinal de que com apenas duas semanas de um novo governo, a gestão já precisa de um grande ajuste no diálogo e no atendimento aos anseios das Secretarias, afinal de contas não se pode trabalhar sem estrutura e sem trabalho, não se pode construir a ILHA QUE O POVO QUER, certo? Estamos no aguardo. (R. A.)

Do: Pura Política.

Essa é a Ilha que o povo quer?



Lixo, sujeira e entulho tem sido a marca dos primeiros dias
do novo governo. (Foto no Lixão dos Quatro Cantos)


 Lixo, entulho e sujeira: esse tem sido o cenário da Ilha de Itamaracá nos últimos dias. Esquinas, portas de casas, terrenos baldios e vias publicas em vários trechos de vias publicas, estão sendo tomadas pelo o acumulo de lixo não recolhido pela a Prefeitura da Ilha. 

 Entre os moradores, só há reclamações e descontentamentos pelo o descaso da atual administração com o caso, a exemplo do pedreiro M.A.S de 34 anos, morador do bairro Quatro Cantos, que tem a esquina da sua casa tomada por lixo e galhos de árvores de toda rua: "Eu trabalho duro a semana toda e chego em caso e vejo isso! Muito lixo, fedor e moscas, que incomoda toda a minha família. É uma realidade insuportável. 

 Com o outro Prefeito a situação era diferente e esse Prefeito disse que ia ser diferente e não tá fazendo nada diferente [...]", afirmou. Já a dona de casa L.P.C de 43 anos, moradora do Rio Âmbar, afirmou estar indignada com a situação: "A gente até sabe que tem pouco tempo que esse novo Prefeito entrou, mas já era pra ele ter feito alguma coisa. A gente só vê os garis lá no Pilar, mas aqui só tem lixo e mosca. A gente não aguenta mais", falou a dona de casa, que afirmou ter votado no novo Prefeito Paulo Batista (PTB).

 O povo está desesperado com a situação calamitosa da limpeza urbana da Ilha, chegando ao ponto de sair tocando fogo nos montes monumentais de lixo que tem tomado conta da cidade, para acabar com o lixo e afastar os insetos e roedores de suas casas. Isso só comprova que os anseios do povo são maiores que as ações que estão sendo propostas por essa nova gestão. 

 De fato, estamos nos primeiros dias deste governo, que está ainda num processo de "adaptação", mas o povo tem necessidades primárias, que não podem esperar pela a adaptação do Sr. Prefeito e seus Secretários, e definitivamente, a coleta regular e digna do lixo é uma necessidade primordial da população, para que possamos viver com o mínimo de conforte e dignidade. Se no começo o governo está agindo assim em relação a este anseio do povo, imaginem mais a frente?! O povo paga seus impostos e tem direitos, que tem que ser respeitados.

Em meio a tudo isso, nos primeiros passos do Governo Paulo Batista, nos lembramos dos discursos proferidos por ele e seus aliados nos planques, prometendo mudança, dignidade, uma Ilha SEM LIXO... Enfim, que iria fazer a Ilha que o povo quer. Será que é essa a Ilha que o povo quer e sonha? Eu acho que não. Estamos no aguardo. (R. A.)










Do: Pura Política.



Praia do Sossego, uma das mais paradisíacas do Brasil

A praia do Sossego, em Itamaracá é escolhida como umas das dez praias mais paradisíacas pelos internautas do site Ego, confira no link abaixo.

 http://ego.globo.com/praia/fotos/2013/01/vc-no-ego-veja-imagens-das-praias-mais-paradisiacas-para-os-internautas.html#



Do: Ego.

Peça de teatro da CPRH chega a Itamaracá neste domingo.


 A praia do Jaguaribe, no município de Itamaracá, receberá uma das ações do Projeto Verão Ambiental da Agência Estadual do Meio Ambiente (CPRH), o cortejo ambiental, no próximo domingo (13), às 10h. 
 Será realizada uma atividade teatral, que sairá de Maceió do Jaguaribe até a igreja do Bom Jesus dos Passos alertando para questões ambientais. A ideia é abordar banhistas para falar sobre proteção dos corais, descarte irregular de lixo e animais de estimação na praia.

 Os três atores encenam uma tartaruga, a Tortuga, que luta contra os plásticos descartados na praia; Chico, o caranguejo fugitivo do mangue que vem até a praia em busca de um meio ambiente mais saudável e Eusébio, o banhista mal-educado que leva o cachorro para passear em plena faixa de areia.


 As atividades do Projeto Verão Ambiental, que está em sua terceira edição, ocorrerão até fevereiro. Os próximos cortejos ambientais confirmados serão nos municípios de Tamandaré (19/jan), Goiana (20/jan), Recife (03/fev). Contudo, a ação também será realizada em Ipojuca, Jaboatão dos Guararapes e São José da Coroa Grande.

Do: Pernambuco.com.

Policiais Militares apreendem máquinas caça-niqueis em Goiana.


foto-noticia

As máquinas foram apreendidas.












 Policiais militares da Rocam apreenderam na tarde dessa quinta-feira (10), dentro um estabelecimento que funcionava num beco próximo ao mercado público de Goiana, cinco máquinas caça-níqueis. 

 Na abordagem, os jogadores foram conduzidos para a Delegacia de Goiana.

 Na Delegacia de Goiana, foram autuados por contravenção, onde foi instaurado um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO), após a assinatura do Termo de Compromisso, foram liberados, ficando apreendido o material.

Fonte: PMPE. 

FOTO: 2º BPM

Paulista dará início a disciplinamento do comércio.


 Neste sábado (12), a prefeitura do Paulista deflagrará uma ação em caráter educativo para o disciplinamento do comércio local, a partir das 7h. 
 O trabalho ocorrerá inicialmente na área central da cidade. Um contingente de 80 homens do programa Agentes da Paz ficará encarregado de realizar a distribuição de panfletos educativos.
 O material informativo será entregue aos feirantes, ambulantes, além da clientela. A medida tem o objetivo de ordenar o comércio, liberar as calçadas, evitar a poluição sonora e criar práticas corretas de recolhimento do lixo. A operação contará com a participação de diversas secretarias municipais.
Da: Folha PE.

Quatro homens e uma mulher são detidos por tráfico e roubo.


 Foram apreendidas 80 gramas de crack e 22 pedras da droga pronta para o consumo.


 Quatro homens e uma mulher foram detidos na manhã desta quinta-feira (10) por policiais do Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate), do 17º Batalhão, após uma denúncia de que na Travessa do Eucalipto, no bairro do Planalto, em Abreu e Lima, havia uma casa que era usada como ponto de tráfico de drogas.
 Fernando Gomes de Araújo, de 30 anos, foi encontrado em casa, onde dormia com uma garota de programa. Lá foram apreendidos 80 gramas de crack, 22 pedras para consumo e algumas munições, além de uma espingarda.
 No momento em que saiam da casa do suspeito, a polícia se deparou com outros três homens que estavam com objetos furtados, e se dirigiam a casa de Fernando. Maurício Cardozo de Oliveira, de 20 anos, Lucas Vicente da Silva, de 18 anos, e José Weberson da Cruz Nascimento, 21 anos, foram encaminhados, juntamente com o casal, a Delegacia de Plantão de Abreu e Lima. O trio foi autuado por furto e Fernando por tráfico de drogas. Ele confessou tudo e a mulher foi liberada.
Da: Folha PE.

Jovem suspeito de tráfico de drogas preso na comunidade Ferro Velho, no Janga.


 Lucas Felipe de Oliveira foi detido com arma, cinco saquinhos de maconha e dinheiro.


 Em um local apontado pela polícia como ponto de venda de drogas, Lucas Felipe de Oliveira, de 19 anos, acabou sendo preso com um revólver calibre 38, cinco saquinho de maconha e R$ 225. O flagrante aconteceu, na noite desta quarta-feira (09), na comunidade do Ferro Velho, no Janga, em Paulista, na Região Metropolitana do Recife (RMR). Na ocasião dois adolescentes, de 16 e 17 anos, foram apreendidos e também levados para a delegacia.
Expedito Lima/Folha de Pernambuco
Suspeito negou a posse ilegal do revólver.

 O suspeito foi preso pelos policiais civis da 4ª Delegacia de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) que atuam no bairro do Janga. Segundo a polícia, o suspeito correu quando viu a guarnição – ele jogou a arma no telhado de uma casa, mas os agentes perceberam e o revólver foi apreendido. Lucas foi levado para o plantão da Delegacia de Paulista.
Como não tinha nada que provasse a participação dos adolescentes no esquema de venda de drogas, eles foram ouvidos e liberados em seguida. Já Lucas, afirmou que não sabia de quem seria a arma, mas que o dinheiro era seu e a droga seria para consumo próprio.
Mesmo negando a posse do revólver, o suspeito foi autuado em flagrante por porte ilegal de arma de fogo e tráfico de drogas. Logo que terminaram os procedimentos legais realizados na delegacia, Lucas Felipe de Oliveira foi encaminhado ao Centro de Observação e Triagem Professor Everardo Luna (Cotel), em Abreu e Lima.
DA: folha PE.

Servente de pedreiro preso suspeito de tráfico na comunidade Santa Luzia, no Janga.


 Cícero Junior de Moura Santana estava em um beco quando foi encontrado pela polícia.


 Realizando rondas de rotina os policiais do Grupo de Apoio Tático Itinerante (Gati), do 17º Batalhão de Polícia Militar (BPM) conseguiram prender um jovem suspeito de tráfico de drogas na noite desta quarta-feira (09). O servente de pedreiro Cícero Junior de Moura Santana, de 18 anos, foi detido no Janga, em Paulista, na Região Metropolitana do Recife (RMR).
Expedito Lima/Folha de Pernambuco
Foram apreendidos 31 saquinhos de maconha pronta para consumo, 10 pedras de crack e R$ 27.

 A equipe policial fazia rondas pela comunidade Santa Luzia quando entrou no beco da rua Honorato Fernando da Paz e se deparou com o suspeito. 


 Ao ver a guarnição, Cícero tentou correr e fingiu que estava urinando, mas os agentes o abordaram e encontraram 31 saquinhos de maconha pronta para o consumo, 10 pedras de crack e R$ 27.


 O caso foi parar no plantão da Delegacia de Paulista, onde o suspeito negou que estivesse traficando, mas assumiu que era viciado em drogas. Após prestar esclarecimento ao delegado de plantão, o suspeito foi autuado em flagrante por tráfico de entorpecente. 
 Em seguida, Cícero Junior de Moura Santana foi encaminhado ao Centro de Observação e Triagem Professor Everardo Luna (Cotel), em Abreu e Lima, onde permanecerá à disposição da Justiça.
Da: Folha PE.

Bandidos assaltam agência da Caixa Econômica Federal em Igarassu.


 Alguns dos assaltantes foram capturados momentos após o crime e levados ao Depatri.


 Um assalto a banco foi registrado, na manhã desta sexta-feira (11), em Igarassu, Região Metropolitana do Recife (RMR). Era por volta das 10h30 quando um grupo armado invadiu a agência da Caixa Econômica Federal e anunciou um assalto. Não houve feridos. 
 Segundo a polícia, 11 suspeitos, sendo nove homens, uma mulher e uma adolescente, foram capturados nos bairros de Maranguape 1, 2 e Jardim Maranguape. Alguns dos detidos chegaram a invadir um conjunto residencial antes de serem capturados. Na operação, foram apreendidas sete armas, sendo duas de brinquedo, além de uma quantia em dinheiro.
 Ainda de acordo com os agentes, a quadrilha já vinha sendo investigada pela participação em assaltos a bancos na RMR, sendo dois deles a uma agência bancária em Peixinhos e em Igarassú. 
 Todos os envolvidos foram encaminhados ao Departamento de Repressão aos Crimes Patrimoniais (Depatri), no bairro de Afogados, onde prestam depoimento. Nesta segunda-feira (14), os envolvidos deverão ser apresentados. 
Da: Folha PE.