sábado, 3 de novembro de 2012

Resgatando Cidadania atende Casa Amarela e Itamaracá.




Resgatando Cidadania atende Casa Amarela e Itamaracá
 Com o objetivo de promover uma maior interação entre os órgãos do governo e a população, além de facilitar o acesso a serviços públicos, possibilitando o exercício pleno da cidadania e fortalecendo a prevenção social, a Secretaria de Defesa Social - SDS, por meio da Gerência de Prevenção e Articulação Comunitária – GPAC, em parceria com o Instituto de Identificação Tavares Buril – IITB e a Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos – SDSDH, realizou na manhã deste sábado (03), mais uma ação do Resgatando Cidadania no bairro de Casa Amarela e na Ilha de Itamaracá.
 Em Casa Amarela, a ação foi realizada na Igreja Batista do Alto Santa Izabel, onde durante toda a manhã, a SDS beneficiou a comunidade com a emissão de 100 carteiras de identidade, além de emissão de carteira de trabalho e certidão de nascimento. A atividade também contou com o apoio da Igreja Batista, que promoveu curso de culinária, corte de cabelo, limpeza de pele, aferição da pressão arterial, teste de glicemia, dentre outros serviços.
 A estudante Raphaella Andreza, de 16 anos, aproveitou a oportunidade para tirar a 2ª via da carteira de identidade.  Moradora do Alto Santa Izabel, ela se mostrou bem satisfeita com a ação e falou da importância desse tipo de serviço ser oferecido a população. “Quando tirei pela primeira vez minha carteira de identidade tinha cinco anos, por isso, quando soube dessa atividade aqui hoje vim tirar não apenas a 2ª via, mas também, a carteira de trabalho que são documentos importantes e todo cidadão deve ter”, disse.
 A aposentada Maria de Lourdes Santana, de 74 anos, trouxe o neto, João Lucas, de 16, para emitir a 1ª via da carteira de identidade e também aproveitou para aferir a pressão e verificar a taxa de glicose. “Estou muito satisfeita com a ação. Isso facilita a vida de quem não têm condições de retirar os documentos e principalmente para mim, que tenho dificuldades em me locomover. Com essa ação, pude ver como está minha pressão e glicose e ainda trazer meu neto para tirar a identidade sem precisar sair do meu bairro”, falou.
 No mesmo momento, a comunidade da Ilha de Itamaracá, também recebeu a ação na Escola Alberto Augusto Morais Pradines, que fica no Pilar, onde foi oferecido aos moradores a emissão de 200 carteiras de identidade, 100 carteiras de trabalho, a emissão do registro de nascimento, foto 3X4, além de palestra do Corpo de Bombeiros Militar – CBM, sobre prevenção de acidentes e primeiros socorros.
Da: SDS/PE.