quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Dois homens são assassinados na zona rural de Igarassu.

 Algumas testemunhas teriam relatado à polícia o nome dos possíveis assassinos.

Dois homens foram assassinados na noite desta terça-feira (20), numa área conhecida por Sítio dos Marcos, localizada no município de Igarassu, Região Metropolitana do Recife (RMR). 

 De acordo com as investigações iniciais, os amigos Ednaldo Agostinho da Silva, de 23 anos, e Mário André Monteiro, 34, teriam sido mortos por dois suspeitos que se aproximaram deles em uma motocicleta. Os corpos dos rapazes foram encaminhados ao Instituto de Medicina Legal (IML) do Recife, no bairro de Santo Amaro.

 Segundo o Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), Ednaldo teria chamado o amigo para irem verificar o andamento da obra da casa dele, em um terreno que fica em Igarassu. 

 Os dois seriam moradores do Córrego do Viana, na cidade de Camaragibe, RMR. Algumas testemunhas teriam relatado à polícia o nome dos possíveis assassinos. Até o momento a motivação dos homicídios e a localização dos suspeitos é desconhecida. As investigações ficarão a cargo da Delegacia de Paulista. 

Da: Folha PE.

 

Mãe procura filhos levados pelo pai.

 Yohan e Yan saíram com o oficial de Justiça Antônio Galvão no último dia 10 e não voltaram para casa. 

Fotos dos meninos e do pai circulam nas redes sociais.

 (Reprodução/Facebook)


 O desaparecimento de duas crianças há 11 dias deixa os recifenses em alerta. A dona de casa Juliana Accioly, mãe de Yohan, de 6 anos, e Yan, 5, entregou os dois filhos para o pai, o oficial de justiça da Paraíba Antônio Augusto de Brito Guerra Galvão, 35, no último dia 10. 

 O casal é separado há seis anos e o ex-marido tem o direito judicial de ficar com as crianças no final de semana a cada 15 dias. No entanto, os meninos não voltaram para casa. O desespero da mãe com a ausência dos filhos só é proporcional aos compartilhamentos em busca de notícias dos pequenos na rede social Facebook. 

 A investigação policial tem como aliada os olhos da população que, assim como os familiares, divulgam as fotos de Yan e Yohan na web tentando informações sobre o paradeiro dos pequenos.

No desabafo que circula pela internet, a mãe informa que os meninos saíram com o pai no carro dele, um Celta, de cor prata, duas portas, de placas NPR-3244, da Paraíba. Ainda segundo ela, Antônio Augusto abandonou o emprego há três meses e se mudou dos endereços conhecidos pela família, além de não atender os telefones. 
 
 "Peço que me ajudem nesta busca, pois a Justiça no nosso país é lenta e as autoridades exigem milhares de burocracias para prosseguir (calmamente) com as investigações. É uma mãe desesperada que clama", desabafou.

Em busca dos filhos, Juliana Accioly registrou queixa na Delegacia de Boa Viagem e foi encaminhada para a Gerência de Polícia da Criança e do Adolescente (GPCA). Segundo a polícia, apesar da comoção social que o caso ganhou, não se trata de rapto, sequestro ou mesmo desaparecimento. Os meninos saíram com o próprio pai, que tem o direito de estar com eles, trata-se de uma contravenção penal, o descumprimento da decisão judicial que permitia que ele estivesse com as crianças apenas nos finais de semana. 
 
 O principal suspeito do sumiço responderá em liberdade, se for comprovado que estava com Yan e Yohan, pois não cabe prisão em flagrante nestes casos. O inquérito que investiga o paradeiro das crianças será repassado na tarde desta quarta-feira (21) para a Delegacia de Boa Viagem e o caso ficará sob responsabilidade do delegado Paulo Berenguer.

 As crianças moram com a mãe no bairro de Setúbal, mesmo local em que vivem os pais de Antônio Augusto. Mas os avós informaram não ter notícias do filho há um mês. As crianças saíram de casa apenas com a roupa do corpo e chinelos. Na procura pelos meninos, Juliana Accioly foi para João Pessoa, na Paraíba, onde o pai das crianças vivia e entregou panfletos com a foto dos meninos.

 Quem tiver informações que possam auxiliar na busca pelos meninos pode entrar em contato diretamente com a polícia através do número 190.
 
Do:Pernambuco.com.
 

Polícia prende suspeitos de estuprar promotora na Bahia.

 Foram presos na madrugada desta quarta-feira quatro pessoas suspeitas de estarem envolvidas no sequestro-relâmpago de uma promotora baiana e de uma juíza na última quinta-feira. 

 Ao apresentar nesta tarde à imprensa dois dos presos, o Secretario de Segurança Pública da Bahia, Maurício Barbosa, lamentou o que chamou de "banalização da violência" que levaria jovens como os acusados a cometer crimes graves para obter dinheiro, usado na compra de drogas, tênis e outros objetos de consumo. 

 É o que teria motivado Bruno Sousa dos Santos, 21 anos, e sua companheira Taís Barbosa da Silva, 19, e dois menores (um de 15 e outro de 16 anos, também detidos) a realizar o sequestro-relâmpago das duas autoridades na semana passada.

 Com o bando, a polícia encontrou um revólver calibre 38, cartões de crédito, celulares e outros pertences das vítimas. Bruno e os dois menores, além de praticaram o sequestro e o roubo, estupraram a promotora. Taís foi presa por receptação dos objetos roubados. Eles não reagiram à prisão e confessaram o crime. 


 A juíza e a promotora foram rendidas pelos dois menores quando estacionavam o carro na Rua Amazonas, bairro da Pituba, orla de Salvador, na noite de quinta-feira passada. A dupla obrigou as duas a seguirem até onde se encontrava Bruno, que assumiu o comando do sequestro. 

 Rodaram por Salvador e realizaram saques com os cartões de crédito das vítimas. Depois, resolveram soltar a juíza e levaram a promotora até uma casa na periferia de Salvador onde ela foi estuprada, sendo liberada pelo bando na manhã da sexta.

Os suspeitos foram presos por equipes do Centro de Operações Especiais da Polícia Civil do Estado da Bahia (COE) e encaminhados ao Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), para serem interrogados.

A promotora de justiça, que é de uma comarca do interior do estado, foi agredida fisicamente e estuprada, após ser vítima de um sequestro-relâmpago, na noite da última quinta-feira, em companhia de uma juíza. A magistrada, de acordo com informações da Polícia Civil, é de outro estado.

A polícia identificou e localizou os integrantes da quadrilha monitorando os celulares das vítimas que passaram a ser usados pelos criminosos.

- As pistas deixadas e as evidências conseguidas pela nossa equipe fizeram com que elucidássemos esse crime de forma rápida, assim como outros casos que não chamam tanta atenção da opinião pública - disse o secretário.

Ele lamentou a banalização da "prática criminosa", disse que a sociedade precisa "repensar" os valores humanos ou do contrário as autoridades de segurança e o Estado brasileiro não teriam como conter essa escalada da violência.


Do: Pernambuco.com.



Dois adolescentes detidos com mais de 20 pedras de crack em Abreu e Lima.

 Na tentativa de fuga, jovens ficaram feridos, mas passam bem.

 Mais de 20 pedras de crack e quatro cachimbos utilizados para consumo da droga foram apreendidos na noite desta terça-feira (20), no Centro de Abreu e Lima, na Região Metropolitana do Recife (RMR). Os policiais do Grupo de Apoio Tático Itinerante (Gati), do 17° Batalhão de Polícia Militar (BPM) flagraram quatro adolescentes com o material.

 Eles foram levados para delegacia, mas dois, um de 14 e outro de 17 anos, foram autuados por participação no crime. Os outros dois foram ouvidos e liberados em seguida.

 No momento da abordagem houve troca de tiros e os dois jovens detido foram feridos e levados a uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), mas passam bem. Ainda segundo informações da polícia, o local é ponto de venda e consumo de entorpecentes.

 Após prestarem esclarecimento à delegada de plantão, os suspeitos foram encaminhados à Unidade de Atendimento Inicial da Funase, onde permaneceram à disposição do Ministério Público de Pernambuco (MPPE).

Da: Folha PE.

Aproveite compras online com segurança.

 Conheça dicas para evitar problemas ao comprar em lojas online.

Compre com facilidade pela web com segurança.

 O Brasil possui um grande número de pessoas que compram em lojas virtuais. Segundo dados do site E-commerce Brasil, no país já existem 37 milhões de consumidores que optam pelo e-commerce na hora de fazer compras. 

 Porém, alguns usuários ainda não estão familiarizados com o ambiente virtual de compras, o que pode acabar gerando problemas devido à exposição de dados indevidos ou a má escolha de uma loja online. 

 Grandes sites de varejo eletrônico possuem um certificado de autenticidade e sistemas de segurança para garantir que não haverá problemas nem roubos de dados do usuário.

 Atualmente, também existem dois tipos de selos: os que monitoram a qualidade do serviço e os prazos prometidos pelo site, e também o modelo SSL (Secure Sockets Layer), que atesta a autenticidade do domínio e cria entre o usuário e o servidor do portal um canal de criptografia. 

 Um grande evento que acontecerá na próxima sexta-feira (23) no e-commerce brasileiro será o Black Friday, onde diversas lojas online e empresas darão descontos especiais, que vão até 90%. (Saiba mais aqui).

 Conheça abaixo algumas dicas básicas de segurança para não enfrentar problemas na hora de aproveitar os descontos do Black Friday brasileiro ou do e-commerce no restante do ano. 

- Pesquisa: 

 Na internet há diversos sites com ferramentas de comparação de preços de produtos nas lojas online. Caso você descubra uma loja com um bom preço, verifique se a loja é conhecida e pesquisa a opinião dos usuários sobre ela. Serviços como o site Reclame Aqui e até mesmo o Twitter podem dar pistas sobre a qualidade de uma loja. 

 Também é importante desconfiar de preços muito abaixo do mercado e lojas recém-criadas, principalmente na época de fim de ano. 

- Verifique: 

 Caso você tenha acesso a a uma oferta interessante de um site, mas ainda desconfie da sua procedência, há maneiras de verificar sua validade. Caso o mesmo tenha um endereço terminado em ".br", no site Registro.Br e inserir o endereço na loja. O site informará o CNPJ em que o endereço do site está registrado. 

 No site da Receita Federal, também é possível verificar a inscrição da empresa, e informações como data de registro, situação cadastral e endereço. 

- Segurança no site: 

 Lojas online e outros sites que fazem transações envolvendo dinheiro ou outros dados importantes possuem um símbolo de um cadeado no endereço de destino. O símbolo é a garantia de que o site oferece um ambiente seguro para que a compra seja efetuada. 

 Selos de segurança também devem ser motivos de atenção. Empresas costumam exibir em seu site informações como o nível de segurança e prêmios com forma garantir a qualidade. 

- Use um dispositivo seguro:

 É importante manter seu computador seguro, principalmente quando é necessário acessar algum serviço de Internet Banking ou fazer compras online. 

 Preferencialmente utilize computadores em que você confie para efetuar suas compras, evitando computadores públicos, como os de cibercafés e lan houses. Também é preferível evitar comprar através de gadgets utilizando uma rede Wi Fi pública. 

 (Conheça outras dicas de como garantir a saúde do seu computador no link).
 
Do: Leia Já.

Incêndio em caminhão interdita a BR-101 Norte, em Igarassu.

 Compartimento de carga do veículo estava vazio e motorista não se feriu.


 Trânsito na rodovia ficou interditado por aproximadamente 30 minutos.


Caminhão pega fogo na BR-101, no Grande Recife (Foto: Kety Marinho / TV Globo)
Chamas destruíram caminhão na BR-101 Norte.
(Foto: Kety Marinho / TV Globo).
 
 Um caminhão do tipo baú ficou destruído em um incêndio na manhã desta terça-feira (20), na BR-101 Norte, em Igarassu, no Grande Recife. O compartimento de carga do veículo estava vazio. O motorista seguia para João Pessoa, na Paraíba, onde ia buscar um carregamento de fita crepe. O trânsito na rodovia ficou interditado por cerca de 30 minutos.

 De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o acidente ocorreu no quilômetro 25 da BR-101 Norte, próximo à Vila de Botafogo. O condutor relatou que trafegava normalmente, quando percebeu que o veículo estava muito quente. Ao olhar pelo retrovisor, notou que a lateral do caminhão estava pegando fogo.

 O motorista parou o caminhão e ainda tentou, sem sucesso, conter as chamas com o extintor. Por conta do perigo de explosão, a rodovia precisou ser bloqueada. O veículo foi totalmente consumido pelo fogo e o trecho da BR-101 já foi reaberto ao tráfego, de acordo com a PRF. Uma perícia vai identificar as possíveis causas do incêndio no caminhão.

Caminhão pega fogo na BR-101, no Grande Recife (Foto: Kety Marinho / TV Globo)
Rodovia precisou ser interditada devido ao risco de explosão do veículo. (Foto: Kety Marinho / TV Globo).
 
 
Do: G1/PE.

Mostra da CPRH apresenta resultados e ações previstas de monitoramentos.

 A Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) realiza, de hoje até quinta-feira a I Mostra de Projetos de Pesquisas. O evento acontece na sede da agência, no bairro de Casa Forte, para socializar informações sobre monitoramento ambiental.

 Durante a mostra, serão apresentados os primeiros resultados e as ações previstas de monitoramentos nas áreas de gestão costeira, recursos hídricos, produtos químicos perigosos e qualidade do ar, que estão em andamento no Estado. 

 Os projetos incluem coleta de dados, estudo e acompanhamento contínuo e sistemático das condições dos recursos naturais, que permitem subsidiar medidas de planejamento, controle, recuperação, preservação e conservação do meio ambiente.

 O primeiro dia da Mostra traz o projeto Monitoramento Ambiental Participativo da Orla (Mapa Da Orla), desenvolvido na Ilha de Itamaracá, litoral norte do Estado. Na quarta-feira serão apresentados projetos de monitoramento na área de recursos hídricos, abrangendo os reservatórios do Estado e as bacias hidrográficas dos rios Capibaribe e Ipojuca. 

 O último dia  apresenta o projeto de monitoramento da qualidade do ar para o Complexo Industrial e Portuário de Suape e o andamento do mapeamento das áreas de risco de acidentes ambientais com produtos químicos perigosos na Região Metropolitana do Recife. 

Do: Diario de pernambuco.

UPE divulga informativo geral sobre o Vestibular 2013.

 A Universidade de Pernambuco (UPE) divulgou nesta terça-feira o informativo sobre o Vestibular 2013 da instituição. Um total de 3.470 vagas para os 52 cursos de graduação estão sendo oferecidas, sendo: 2.776 no vestibular e 694 no Sistema de Avaliação (SSA). O número de inscritos este ano é 41.551, superior ao do ano passado, quando 39.346 feras se inscreveram para a seleção.

 O cartão informativo pode ser emitido até o dia do início do exame, marcado para o dia 25 de novembro de 2012, no site http://processodeingresso.upe.pe.gov.br. O cartão deve ser apresentado no local de prova, junto com o documento de identidade original ou algum outro documento que possua foto e assinatura recentes e, ainda, de caneta esferográfica azul ou preta. Em hipótese alguma será admitida a Carteira Nacional de Estudante.

 Provas – As provas serão realizadas no domingo (25/11), na segunda (26/11) e terça-feira (27/11/2012), das 8h15 às 12h45. Os portões serão fechados, impreterivelmente, às 8h, não sendo permitida a entrada após esse horário. O candidato só poderá sair da sala de prova três horas depois.

 A prova será escrita e composta por redação e 148 questões distribuídas em conjuntos de 16 questões as disciplinas de Língua Portuguesa, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), Matemática, Física, Química, Biologia, Geografia, História; 10 questões para Filosofia e Sociologia.

 Cada conjunto de questões por disciplina: (Língua Portuguesa, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), Matemática, Física, Química, Biologia, Geografia, História, Filosofia e Sociologia) será composto de questões de múltipla escolha que terão 05 alternativas de “A” a “E”, das quais uma será correta.

 Na prova do primeiro dia será realizada a redação e mais a prova escrita composta de 32 questões nas disciplinas de Língua Portuguesa e Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol). A redação, constante da prova do primeiro dia, deverá ser desenvolvida sobre um dos temas propostos pela Comissão Permanente de Concursos Acadêmicos, devendo o candidato optar por um deles. O texto de natureza dissertativo- argumentativa deve conter, no mínimo, três parágrafos e ser desenvolvido entre 20 e 30 linhas.

 No segundo dia os candidatos do vestibular 2013 responderão a 58 (cinquenta e oito) questões distribuídas entre as disciplinas de Matemática, Biologia, Geografia, e Filosofia.No terceiro dia os feras responderão a 58 questões distribuídas entre as disciplinas de Historia, Química, Física e Sociologia.
Quanto aos locais de prova, 71 prédios foram destinados para a seleção, distribuídos nas cidade de Recife, Olinda, Camaragibe, Paulista, Itamaracá, Jaboatão dos Guararapes, Nazaré da Mata, Caruaru, Garanhuns, Arcoverde, Salgueiro, Petrolina, Palmares e Serra Talhada.

 Cotas – Para cada curso oferecido será reservada a cota de 20% para estudantes egressos de escolas públicas que tenham cursado integral, exclusiva e regularmente os anos finais do Ensino Fundamental (correspondentes da 5ª a 8ª séries ou 6º ao 9º ano) e Ensino Médio em escolas da rede pública estadual ou municipal, localizadas em Pernambuco.

 A medida atende à Resolução CONSUN Nº 10/2004, alterada pela Resolução CONSUN Nº 015/2010 e também beneficia os candidatos egressos de projetos públicos de inclusão de alunos para conclusão do Ensino Fundamental, Ensino Médio- incluindo o Projeto Travessia (exceto supletivo), desde que tenham cursado integral, exclusiva e regularmente todos o Ensino Fundamental- anos finais (as antigas 5ª a 8ª séries- atuais 6º ao 9º ano) e Ensino Médio em escolas da rede pública estadual ou municipal, localizadas no Estado de Pernambuco.

Do: Pernambuco.com.

Compesa faz manutenção preventiva em Paulista.

 A Compesa realiza hoje o serviço de manutenção preventiva no poço que abastece Vila da Conceição, em Paulista. A vila e as localidades ao redor ficarão sem água durante a intervenção. A previsão de conclusão é de 16 horas.

 Desde a sexta-feira da semana passada os serviços vêm sendo realizados em oito poços distribuídos por Olinda, Paulista, Igarassu, Itamaracá e Recife. A equipe está fazendo vistorias elétricas e hidráulicas para prevenir problemas nos motores, bombas, bem como evitar vazamentos de água.


 Já foram finalizadas as manutenções nos poços localizados na 1ª etapa de Rio Doce, Olinda; Baixa Verde, Itamaracá; e Alto da Bondade, também em Olinda. 


 Amanhã será a vez do poço do bairro do Janga, também em Paulista. A população da área também terá a distribuição de água suspensa no período de execução do serviço. 


 Na sexta-feira a manutenção acontece no poço de Cruz de Rebouças, em Igarassu, onde os moradores ficarão desabastecidos para o trabalho da Compesa.


 No dia 27, o poço do Largo Dom Luiz, em Casa Amarela, receberá a ação para garantir o abastecimento durante a Festa do Morro da Conceição. Nessa área apenas a população que reside na parte mais alta ficará sem água no período em que a Compesa estará executando a manutenção.


 Por último, a Compesa também irá realizar serviços de manutenção no poço do bairro de Pau Amarelo, em Paulista. Nesta localidade não haverá falta de água, já que outros poços reforçam o abastecimento da área.

Do: Pernambuco.com

Acusado do assassinato de Ox Bismarchi nega participação no crime.


b0e8a388dee8c561eb289407f998b65d.jpg
Ox foi assassinado em dezembro de 2002, no Rio de Janeiro
Foto: divulgação

 
 Um dos acusados do assassinato do cirurgião plástico Ox Bismarchi, João Marcelino de Lima, 33 anos, prestou depoimento na tarde desta terça (20), na Delegacia de Goiana, onde negou participação no crime. Na época, o acusado era caseiro do cirurgião e durante a interrogação, declarou que "só fugiu do local do crime porque foi obrigado pelos outros participantes".
Polícia prende suspeito de matar cirurgião plástico Ox Bismarchi
 "Durante o depoimento, ele não falou muito sobre o crime e foi evasivo. Afirmou que não se apresentou depois do assassinato porque ficou com medo da grande repercussão do caso", destacou o delegado Salatiel Patrício. Ainda de acordo com o policial, o ex-caseiro chorou durante a interrogação e falou que se arrependeu de ter fugido.

 Durante esses 10 anos que o caseiro passou foragido, ele passou dois deles em São Gonçalo, no Rio de Janeiro e depois seguiu para Igarassu, onde estava trabalhando como pedreiro. O crime aconteceu em dezembro de 2002, no Rio de Janeiro.

 Ele seguiu para o Centro de Observação e Triagem Prof. Everardo Luna (Cotel), em Abreu e Lima, no Grande Recife, onde vai esperar decisão da justiça do Rio de Janeiro.

Do: NE10