segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Policial perde controle de carro e causa morte de uma pessoa em Paulista.

 Adriano Correia da Silva alega que o veículo conduzido por

 ele teve problemas técnicos.


Carro bateu em uma serralheria, que teve a fachada destruída / Foto: Ricardo B. Labastier/JC Imagem

Carro bateu em uma serralheria, que teve a fachada destruída

Foto: Ricardo B. Labastier/JC Imagem.


  Um homem morreu, uma criança de 10 anos ficou levemente ferida e, outras três pessoas atingidas. Esse foi o resultado da perda de controle de direção do policial militar Adriano Correia da Silva, 28 anos, lotado no 17º Batalhão, que subiu uma calçada em Jardim Paulista, município de Paulista, Grande Recife, no início da manhã deste domingo (3), destruindo parcialmente a fachada de uma serralheria e atingindo cinco pessoas que aguardavam um ônibus de turismo sob uma marquise.

  O PM alegou que o carro, um Gol, teve problema técnico, ficou sem controle, e capotou antes de atingir as vítimas. O condutor ficou no local do acidente e fez o teste de alcoolemia, que deu negativo. Por isso, não foi preso. Parentes das vítimas acreditam que o PM, que largou do plantão momentos antes, tenha dormido ao volante.

  O segurança André Barbosa da Silva, 43 anos, ficou gravemente ferido com o impacto do veículo. Foi levado para a UPA de Paulista, mas não resistiu. Seu estado era grave e ele não chegou sequer a ser transferido para um hospital. No fim da manhã, teve morte cerebral decretada, segundo parentes.

  Ele ia com a família e vizinhos passar o dia numa praia na Paraíba e esperava o ônibus fretado, por volta das 6h, em frente ao número 56 da Avenida Ministro Marcos de Barros Freire (antiga Avenida C). O sepultamento será hoje no Cemitério da Muribeca, mas a família só irá confirmar o horário após a liberação do corpo pelo IML, que deve ocorrer pela manhã.

  Familiares contaram que, inicialmente, acharam que o PM estava alcoolizado. “Ele saiu do carro muito atordoado, parecendo estar sob efeito de álcool. Teve uma reação de indiferença diante do cenário. Aparentou estar mais preocupado com o carro e a arma dele, enquanto meu cunhado estava quase morto no meio das ferragens e da marquise que caiu”, criticou a cunhada da vítima, Kátia Maria da Silva.

  O PM foi levado para a Delegacia de Paulista e ouvido pela delegada de plantão, Viviane Santa Cruz. A policial informou que o teste de alcoolemia foi solicitado pelo próprio militar, que também fez questão que um parente da vítima acompanhasse o exame.

  “O motorista em momento algum fugiu do local do crime ou se negou a prestar socorro. Como o exame de alcoolemia deu negativo, é preciso ouvir mais testemunhas e aguardar as perícias no carro para saber se houve falha técnica ou o condutor dirigia acima da velocidade da via, que é de 40 quilômetros por hora”, explicou a delegada Viviane Santa Cruz.

Do: JC  Online.

Equipe Malhas da Lei de Paulista cumpre dois mandados de prisão.

  Policiais civis e militares integrantes da equipe Malhas da Lei da Delegacia Seccional de Paulista cumpriram dois mandados de prisão expedidos pela 1ª Vara Criminal da Comarca de Paulista, nos dias 22 e 25 de outubro passados.
  Jeiwison Vieira de Oliveira, conhecido “Quiquinho”, de 26 anos, suspeito de assassinar Laudeon Allan Lima da Silva, foi detido em sua residência localizada no bairro de Maranguape II, em Paulista, no Grande Recife.
  Tiago Ferreira de Lima, 22, foi detido em sua casa localizada na Rua Superior, no referido município. Ele é acusado juntamente com José Douglas da Silva Carmo e José Willams Galdinho dos Santos de tentar matar Édipo Mergulhão de Barros, em 2011.
   Eles foram recolhidos ao Sistema Penitenciário do Estado.

Da: PC PE.

Acidente envolvendo três caminhões e um carro complica trânsito na BR-101 Norte.

A Polícia Rodoviária Federal não informou como aconteceu o acidente.

  Um acidente envolvendo três caminhões e um veículo de passeio complicou o trânsito na tarde e começo da noite desta segunda-feira (4), na BR-101 Norte, em Abreu e Lima, no Grande Recife. 

   De acordo com informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), o acidente aconteceu por volta das 14h, no quilômetro 48 da via, próximo a Chesf. Uma das faixas da BR ainda está ocupada com os veículos envolvidos no acidente. Devido a isto, o trânsito no local continua apresentando retenções. 

  A PRF não informou como aconteceu o acidente. Duas pessoas ficaram feridas, uma delas, um jovem de 18 anos, sofreu fratura no braço direito e foi encaminhado para o Hospital Miguel Arraes. A outra vítima, um homem de 58 anos, sofreu escoriações e foi levado para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Cruz de Rebouças. 

Do: JC Online.

Crimes contra mulheres. Uma das vítimas foi assassinada com seis tiros pelo namorado.

  Duas mulheres foram assassinadas a tiros ontem, em Pernambuco. A primeira, no bairro de Brejo da Guabiraba, na Zona Norte do Recife, por volta das 19h. O Instituto de Criminalística do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa identificou a vítima como Jaqueline Maria de Aguiar.
  Outra mulher foi morta com três disparos em Araçoiaba, na Região Metropolitana do Recife, por volta das 20h30. O crime aconteceu na Comunidade Bom Jesus, próximo à fábrica de doces, e o nome da vítima não foi divulgado.
  Jaqueline -Na noite de ontem, Jaqueline Maria de Aguiar, de 41 anos, foi morta com seis tiros de arma de fogo. O principal suspeito é o namorado da vítima, de 38 anos, que está foragido. O crime aconteceu no bairro de Brejo da Guabiraba, Zona Norte do Recife. A arma usada no crime, um revólver calibre 38, foi apreendido e vai passar por exames no Instituto de Criminalística (IC).
  A polícia suspeita que o crime tenha sido motivado por ciúmes. A vítima tinha seis filhos e não morava com o namorado. O crime aconteceu na casa da cunhada do suspeito, por volta das 19h. Sem que o casal houvesse discutido, o agressor descarregou a arma na namorada, entregou o revólver à cunhada e fugiu do local.
Do: DP.

Pronatec oferece 80 vagas para cursos em Abreu e Lima.

  Capacitações são para ajustador mecânico e eletricista predial.
  
  Candidatos precisam estar cursando ou ter concluído ensino fundamental II.


  O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) oferece 80 vagas para o curso de ajustador mecânico e 40 para o de eletricista predial em Abreu e Lima, na Região Metropolitana do Recife. Interessados precisam estar cursando ou ter concluído o ensino fundamental II, antiga oitava série. A inscrição é gratuita.
 Para se inscrever, o candidato precisa de uma cópia da carteira de identidade, CPF, comprovante de residência na cidade, número do NIS para as famílias que recebem o bolsa-família, além de ter uma conta poupança na Caixa Econômica Federal. O curso paga R$ 2 por hora/aula, podendo chegar a uma bolsa de R$ 600, dependendo da carga horária.
  Desde abril deste ano, 779 pessoas se formaram no Pronatec. Alguns alunos saíram da sala de aula direto para o emprego com carteira assinada. “Nós conversamos com alguns empresários da região e firmamos um contrato com eles e a prefeitura, para que, ao término do curso eles levem o currículo para o banco de dados da prefeitura e lá sejam encaminhados e inseridos de acordo com a demanda da empresa”, disse a interlocutora do Pronatec, Ruth Maria Rodrigues.
Do: G1 PE.

Escolas da Rede Municipal podem parar as atividades.

  Prefeito durante a campanha eleitoral prometeu devolver IMEDIATAMENTE os 20% de gratificação retirados dos Professores. Agora apresenta a proposta de pagar 2% e os outros 18% parcelados até 2015.

  Na última sexta (1º), professores da Rede Municipal de Ensino da Cidade de Igarassu, reuniram-se em assembleia com o Sindicato dos Servidores Públicos. Na pauta, a discussão sobre os 50% de gratificação do exercício de Magistério, que foram retirados da Categoria. 

  O ex-prefeito Gesimário Baracho voltou a pagar 30%, faltando então os 20%. No entanto, o atual Prefeito Mário Ricardo (PTB), durante sua campanha eleitoral, prometeu que se eleito pagaria, de imediato, os 20% restantes. Sendo esta questão um dos 14 pontos compromissos do candidato com a Educação.



  O candidato foi eleito. Já se passaram 11 meses, mas parece que o "IMEDIATAMENTE" mudou de significado.

  Depois de muitas tentativas de negociação, o que a Categoria recebeu foi a proposta de ainda este ano 2%, e os outros 18% receberem parcelado até o ano de 2015.

  Não concordando com a proposta, os professores elaboraram uma contraproposta e estarão esta semana encaminhando para o Prefeito. Caso não se chegue a um resultado satisfatório, os professores poderão promover alguns atos de manifestação e até paralisar as atividades do ano
letivo.

Do: Pernambuco da Gente.