quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Assistencialista, Irmã Iolanda é a mais votada de Paulista, que há duas décadas não elegia uma mulher.


  Iolanda Maria da Silva, 40 anos, solteira e sem filhos. Já foi feirante, mas hoje é desempregada. Cria dois sobrinhos e mora com o pai, que sustenta a casa. Esta é a vereadora mais votada de Paulista, na Região Metropolitana do Recife.

  Eleita pelo PCdoB, a evangélica da Assembleia de Deus obteve seu mandato sem ajuda da igreja, que apostou num outro postulante, que não se elegeu. Mesmo sem verba, Irmã Iolanda foi eleita em grande estilo. Com 3.969 votos, 2,57% do total, foi a candidata mais votada da cidade, com números superiores aos de candidatos a prefeito. "Um milagre de Deus", de acordo com ela.


  O segredo da futura vereadora é o assistencialismo. Ela tem um trabalho social que já dura 12 anos. Difícil é descrever a atividade.


  "A irmã desenrola. Ela resolve as broncas da gente", afirma uma colega. Irmã Iolanda é o que podemos chamar de "quebra-galho". Com a ajuda de familiares e amigos, ela sustenta o CENASP (Centro de Assistência Social de Paulista), um espaço humilde onde recebe a população para receber as "broncas" a resolver.


  Marcos, que tem uma venda ao lado do CENASP, não recebeu com bons olhos a reportagem do
Blog. É praticamente um cão de guarda voluntário de Iolanda, amigo e defensor ferrenho da Irmã, que já resolveu uns problemas judiciais dele.

  As "broncas" recebidas - e resolvidas - por Iolanda são as mais diversas. Desde marcação de cirurgias e consultas médicas, passando por previdência, retirada de documentos ("2ª e 3ª via grátis") e até casamentos. Tudo ela faz de graça. "Eu gosto de ajudar os outros", afirma.

 
Marcos, o segurança particular voluntário da Irmã Iolanda (Foto: BlogImagem)

  A ideia de criar o CENASP começou depois de trabalhar com um vereador, há cerca de 15 anos. Ela gostava de trabalhar com o assistencialismo, mas não ficava satisfeita em só ajudar as pessoas em período pré-eleitoral. Irmã Iolanda colocou isso em prática na Feira de Rio Doce, em Olinda, onde manteve uma banca de verduras paralelamente ao trabalho na Câmara.


  "Eu tirava o meu lucro e depois distribuía as verduras para a população da Favela do Rato, que fica próxima à feira. Mas eu não tinha pretensão de me candidatar", afirma.


  Depois veio a ideia de quebrar o galho da população. Passou a receber em sua casa as pessoas que precisavam de alguma ajuda. A quantidade de visitas foi aumentando e ela precisou alugar uma casa - em frente á sua, para não deixar de cuidar da mãe. Foi quando recebeu a sugestão, de uma tia, de se candidatar a vereadora.


  "Eu estava revoltada com a política, porque o vereador que eu ajudava havia perdido. Rejeitei a ideia, mas aquilo ficou na minha mente", lembra. Em 2004, largou a feira para se lançar pela primeira vez, pelo PTC, e já obteve mais de mil votos. Na segunda tentativa, em 2008, já enfrentou dificuldades para encontrar uma sigla.


  "Os partidos pequenos não me queriam, porque sabiam que só iriam fazer um ou dois vereadores e que eu poderia ter mais voto que eles. Então os donos do partido não me aceitavam e acabei indo para o PTN [sigla que, na cidade, tem certa expressão]."


  Este ano, já com três CENASPs instalados no município, atendendo a população de domingo a domingo, Irmã Iolanda enfrentou ainda mais dificuldades para encontrar um partido. Quem lhe abriu as portas foi Jorge Carreiro (PCdoB), que se elegeu vice-prefeito no pleito deste ano.


  "Ela foi se tornando uma liderança notada no município. E nos interessava fortalecer o partido a nível municipal e investir na questão do gênero. Ela tem um papel relevante não só eleitoralmente, mas politicamente, com seu trabalho próximo à população", afirma.


  A parceria rendeu bons frutos para os dois. A grandeza do PCdoB não neutralizou a candidata, que foi a mais votada. E seu excesso de votos contribuiu para eleger outros dois vereadores.


  A festa da vitória foi grande. De acordo com Irmã Iolanda, havia mais de mil pessoas na rua da sua casa. Ela foi carregada numa caminhada pelas ruas do seu bairro, Torres Gavão, onde foi suprema nas urnas. Mas essa festa toda não passou na tv. A entrevista ao
Blog de Jamildo é a primeira da vida de Iolanda.

  "Eu tinha certeza que seria eleita, mas não com tantos votos", afirma. "Me deparei com muita gente de dinheiro. Mas consegui vencer. "Os políticos vêm nas eleições e vão embora. Eu não. Perdi, mas continuei junto do povo, ajudando como pude. E esse meu mandato veio pela força de Deus e do povo. Esse meu trabalho é sustentado por Jesus e pelos meus amigos".


 MULHER
- O município de Paulista não elegia uma mulher há 20 anos. As últimas (três) foram eleitas em 92, mas não se reelegeram no pleito seguinte. De lá para cá, apenas uma mulher passou pela Câmara: Matilde (PSL), suplente de um então vereador que se elegeu deputado. Mas em 2004 ela não renovou o mandato.

  Apesar do simbolismo, Irmã Iolanda mostrou não conhecer tanto de políticas para as mulheres. Destacou apenas um ponto que o poder municipal dexa a desejar: o atendimento às vítimas de violência doméstica. Este serviço, aliás, ela já presta no CENASP, oferecendo psicólogos e/ou advogados às vítimas.


  Ela destaca que se dá bem com o prefeito eleito, Júnior Matuto (PSB), além do seu vice, Jorge Carreiro, que é do mesmo partido da Irmã, o PCdoB. Ela prometeu cobrar. "Vou cobrar muito deles. Precisamos de muitas creches aqui em Paulista", avisa.


  Na despedida, fica um recado para os dois. "O povo já pede que eu seja candidata a prefeita".


  Veja a ficha de registro de candidatura da Irmã Iolanda, junto com sua declaração de bens.



Do: Vinícius Sobreira para o Blog do Jamildo.

Em Itapissuma, Jovem é assassinado com nove tiros.

Segundo peritos, o crime tem características de execução.

 Um jovem foi assassinado a tiros, na tarde desta quarta-feira (17), numa área isolada e sem iluminação, localizada nas imediações do antigo casarão da Fazenda Mulata, no município de Itapissuma, na Região Metropolitana do Recife. 

 Segundo a polícia, Robson Ribeiro da Silva Filho, de 18 anos, chegou ao local acompanhado de mais duas pessoas, que ainda não fora identificadas.

  Peritos do Instituto de Criminalítistica (IC) estiveram no local e identificaram nove perfurações de arma de fogo, distribuídas na cabeça, peito e membros superiores, o que para eles, caracteriza uma execução. Familiares informaram aos agentes que o rapaz não tinha envolvimento com drogas ou com rixas. 


 O caso será investigado por policiais da Delegacia de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP). O Corpo de Robson Ribeiro foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML), na área Central do Recife.

Da: Folha PE. 

 

Após briga, mulher tentar matar marido em Itapissuma.

Roberto e Aldilene estava bebendo quando a confusão começou.

  Expedito Lima/Folha de Pernambuco

Casal estava bebendo quando a confusão começou.
 
 Uma discussão de casal por pouco não termina em morte, na noite da última terça-feira (16), na rua São Miguel, no município de Itapissuma, na Região Metropolitana do Recife (RMR). Aldilene da Silva Santos, 30 anos, é suspeita de ter quebrado uma garrafa e desferido vários golpes contra o companheiro, Roberto Gomes de Souza. De acordo com a polícia, o casal estava bebendo quando a confusão começou.

  O casal foi socorrido. Roberto deu entrada na emergência do Hospital da Restauração (HR), com várias lesões pelo corpo. Enquanto Aldilene foi conduzida à Unidade de Prontoatendimento (UPA) da Imbiribeira. Após ter tido alta médica, a mulher foi levada para o Departamento de Homicídio e de Proteção a Pessoa (DHPP), onde foi autuada em flagrante por tentativa de homicídio e levada para a Colônia Penal Feminina do Recife. O Departamento segue com as investigações.


Da: Folha PE.

Comissário suspeito da morte da professora Izaelma é preso em Olinda.

Eduardo Moura Mendes não aceitava o fim do relacionamento com Izaelma.

Foi preso, na noite desta quarta-feira (17), em uma ação articulada pelo Grupo de Operações Especiais da Polícia Civil de Pernambuco (GOE), no bairro da Cidade Tabajara, em Olinda, o ex- comissário Eduardo Moura Mendes, de 50 anos, acusado de alvejar, com cinco tiros, a professora Izaelma Cavalcante Tavares, de 36 anos, em dezembro de 2011.

O crime aconteceu no Bairro Novo, em Olinda, onde Eduardo teria agredido a vítima, após uma forte discussão, por não aceitar o fim de um relacionamento amoroso. Após a ação, o suspeito fugiu levando o filho do casal, de apenas 5 anos. A criança permaneceu desaparecida até o mês de março deste ano, quando foi localizada na casa da avó, em meio a várias informações desencontradas.


Em desfavor do policial existia um mandado de prisão expedido e ele permaneceu sendo procurado desde a época do crime. Eduardo Moura foi localizado na residência da ex-sogra, onde o seu filho mora com parentes.


O suspeito presta depoimento na sede do GOE, localizado no bairro do Cordeiro, Zona Oeste do Recife e, após os devidos procedimentos, incluindo um exame traumatológico, junto ao IML, pode seguir, ainda hoje, para o Centro de Observação e Triagem Professor Everaldo Luna (Cotel), em Abreu e Lima.

Da: Folha PE.

Acidente mata motorista e deixa duas pessoas feridas na BR-101, em Igarassu.

 Veículo teria se chocado violentamente com um poste de iluminação pública.

 Um acidente, no início da noite desta quarta-feira (17), levou a morte de uma pessoa e deixou outras duas feridas na BR-101 Norte, em Igarassu, na Região Metropolitana do Recife. Segundo informações, um veículo Fiat Siena, cor preta, de placas JPL 3807, teria realizado uma manobra brusca na via e colidido frontalmente com um poste de iluminação pública.

  O motorista do veículo, ainda não identificado, não resistiu à gravidade dos ferimentos e veio a óbito de imediato no local, tendo o seu corpo preso às ferragens do automóvel. O jovem André Felipe, de 20 anos, que também seguia no carro, foi socorrido por equipes do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu), para o Hospital Miguel Arraes, localizado em Paulista. Ainda não foi possível obter mais informações sobre a terceira vítima.

  Equipes do Corpo de Bombeiros realizam o trabalho de retirada do corpo das ferragens e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) permanece no local, para tentar reorganizar o fluxo do trânsito na rodovia. Com a colisão, parte da rede elétrica foi danificada e a área se encontra às escuras.

Da: Folha Pe. 

"Foi um erro ignorar minha gestão"

 João da Costa afirma que a derrota do PT só confirmou que ele estava correto no debate interno pré-eleitoral.

 / Foto: Priscila Buhr/JC Imagem

Foto: Priscila Buhr/JC Imagem

 A derrota do Partido dos Trabalhadores no Recife e em outras importantes cidades do Estado, a exemplo de Paulista, Itamaracá e Igarassu, soou aos ouvidos do prefeito João da Costa (PT) como uma confirmação de que ele estava correto quando alertou para as disputas internas no partido, especialmente a que o impediu de disputar a reeleição. em entrevista à Radio JC/CBN, nessa terça-feira (9), o prefeito afirmou que foi um erro estratégico ignorar sua gestão e buscar um enfrentamento com o governador Eduardo Campos (PSB).

 “No PT se cometeu erros demais. Se quer acertar daqui para frente é preciso reconhecer que existiram erros. Para não querer mais erros, é preciso baixar a bola. A eleição acabou e o resultado foi dado. Agora é bola para frente. Quem tem interesses públicos tem que deixar a vaidade e os desejos pessoais de lado, refletir sobre o futuro e dar contribuição. Os ouvintes vão entender quem é que estava certo”, falou o prefeito do Recife.

 João da Costa voltou a afirmar que sofreu uma “sabotagem” do próprio partido durante os quatro anos de sua gestão. “Isso me trouxe prejuízos na administração e na política. Com o tempo, tirando a paixão política, talvez a cidade me dê razão”, decretou. 

O gestor negou que estivesse se sentindo “vingado” com a derrota sofrida por seus adversário internos no Recife. “O processo de escolha do candidato afrontou a democracia interna do partido. Foi uma imposição. Diria até, de certa forma, que foi uma violência. E a cidade não aceitou. Vi dezenas de simpatizantes que sempre votaram no PT, mas disseram que não iam votar no PT para protestar”, avaliou.

 Depois que deixar a Prefeitura do Recife, João da costa pretende lançar um blog para manter a comunicação com a sociedade ou ainda uma consultoria para atender empresas. “Temos uma equipe para nos ajudar”, esclareceu.
Do: JCONLINE.

 

 

Poluição do Marisco

 A população precisa ficar em alerta para a procedência dos mariscos comercializados no litoral norte de Pernambuco. 

 Tamanha é a quantidade de esgoto domestico e lixo despejado nas praias, nos rios e nas áreas de mangue. 

 O marisco é bastante consumido pela população, entretanto o cidadão deve procurar saber o local de origem onde foi coletado.


Do: Fernando Melo/Igarassu

Padaria Gourmet em Igarassu deve seu sucesso à Feira do Empreendedor.

Estimular o empreendedorismo. Esse é um dos objetivos da Feira do Empreendedor, que acontece de 17 a 20 de outubro, no Centro de Convenções de Pernambuco. Promovido pelo Sebrae, o evento oferece palestras, seminários, oficinas e cursos de capacitação para quem deseja abrir o primeiro negócio ou ampliar o que já está dando certo. Para quem procura ajuda, o resultado é positivo. Prova disso são os acúmulos de sucesso da Campo Fertile Padaria Gourmet, que segue as dicas oferecidas na feira há dez anos. 

A Campo Fertile existe desde 2000, mas funciona há oito anos no município de Igarassu, Litoral Norte do Estado. Aberto seu negócio, o proprietário da padaria, Marcos Gugel, decidiu procurar ajuda na Feira do Empreendedor de 2002 para guiar da melhor maneira sua empresa. Os serviços utilizados pelo empreendedor na feira foram cursos de capacitação, orientação para financiamento e criação da sua logomarca. “Sem a ajuda do Sebrae eu não teria obtido informações importantíssimas para a minha empresa”, afirma Gugel.

A partir das orientações e cooperações do Sebrae, a Campo Fertile só acumula conquistas. Em 2007, ganhou o Selo Ouro de Qualidade pelo Propan/Sebrae; em 2009, levou dois prêmios na 3ª Copa Bunge de Panificação: o primeiro lugar, na categoria panificação, com o  Pão de Batata com filé de siri e o terceiro lugar, na categoria confeitaria,   com o bolo Delícia de Igarassu; em 2011, ficou entre as 100 melhores padarias do Nordeste, eleitas pela Revista Brasileira de Panificação; também conquistou o Prêmio MPE 2011, com destaque em inovação e responsabilidade social. 

Com originalidade e cuidado na elaboração de cada receita, a Campo Fertile oferece mais de 20 tipos de pães artesanais, 20 opções de tortas, 30 tipos de biscoitos finos, mais de 20 salgados e 50 bolachas diferentes. Para este ano, a padaria pretende oferecer tapiocas e crepes e investir em receitas que remetam à época colonial do município, detentor de um rico patrimônio religioso e cultural.

Para 2013, a meta é exportar seus produtos para o continente africano, iniciar as vendas online a partir de seu site, que está em construção, já visando a Copa do Mundo de 2014. A padaria também pretende se tornar a primeira indústria de panificação do Norte/Nordeste a fabricar cerveja artesanal com sabor exclusivo. 

“Através do Sebrae nos qualificamos, até adquirimos crédito em banco. O Sebrae nos abriu as portas para o mercado e para o mundo dos negócios. Hoje podemos dizer que somos empresários de sucesso graças às orientações que tivemos. Por isso, afirmo que a feira é uma oportunidade de nós, empresários, nos atualizarmos. Este evento é de grande importância para mostrar os primeiros passos que o pequeno empreendedor deve seguir”, conclui Gugel. 


Da: Dayane Albuquerque.

Condutor de moto bate em cavalo e fica ferido na BR-101.

 O motorista acabou batendo no animal, que estava parado na rodovia.

 Um acidente na BR-101 Norte, no bairro de Jardim Paulista, em Paulista, na Região Metropolitana do Recife (RMR), deixou uma pessoa ferida na madrugada desta quarta-feira (17).

  Rinaldo Silva Rocha, de 36 anos, conduzia uma moto de placa não divulgada, quando bateu em um cavalo na rodovia. De acordo com o Corpo de Bombeiros, o homem sofreu uma fratura, além de escoriações pelo corpo. O motorista não conseguiu desviar do animal e acabou colidindo.

 Os bombeiros prestaram o atendimento à vítima e encaminharam ao Hospital Miguel Arraes, também no município de Paulista. A central de atendimento do Corpo de Bombeiros registrou ainda um total de 94 ocorrências até esta manhã (17).

Do: Leia Já.

Homem é preso em Igarassu com armas e cartões do Bolsa-Família.

 Josias de Manuel de Fonte Irmão foi preso em flagrante em casa, no centro de Igarassu. Polícia também investiga envolvimento do filho em esquema de agiotagem.

 Um homem foi preso na tarde desta quarta-feira (17), em casa, no Centro de Igarassu, Região Metropolitana do Recife, com duas espingardas, uma calibre 12 e outra calibre 20, um revólver 38 e seis cartões do Programa Bolsa-Família. De acordo com informações da delegacia do município, Josias Manuel de Fonte Irmão, 54 anos, partipava de um esquema de agiotagem junto com o filho.

 Além dos cartões e das armas, foram encontrados com Josias R$ 1050 em espécie, cheques, documentos de carro e moto e cerca de 10 promissórias, que seriam entregues como garantia para o caso do não pagamento da dívida no esquema de agiotagem. No momento da abordagem, Josias disse que todo o material encontrado seria de seu filho, que está foragido.

 Josias Manuel de Fonte Irmão foi autuado em flagrante por posse ilegal de arma e irá responder também pelo crime de agiotagem. Somando as duas penas, ele poderá pegar até seis anos de prisão.

Do: Ne 10.

Bradesco do Janga sofre segundo assalto em outubro.


b2a0d9f59c97f14d61f96e247851dda2.jpg
A agência seguirá fechada durante esta quarta (17)
Foto: Éverson Teixeira/Rádio Jornal

 
 Pela segunda vez neste mês de outubro, a agência do Bradesco, situada no bairro do Janga, em Paulista, sofreu novo assalto. Por volta das 13h, três homens entraram na agência e renderam os dois vigilantes. Eles chegaram a levar os dois revólveres calibre 38 dos seguranças e pertences dos presentes no banco, como celular e relógio. Da agência, eles conseguiram levar R$ 26 mil.

Há 12 dias atrás, segundo informou o Sindicato dos bancários de Pernambuco na rede social Twitter, a mesma agência sofreu uma investida.
 O cabo do 17º Batalhão da Polícia Militar (BPM), Maximiliano Ferreira, informa que a causa do novo assalto pode ser devido a falta de segurança do banco. "A agência não possui porta giratória e isso acaba facilitando a investida dos meliantes", avisa.

  Um quarto suspeito ficou em frente à agência, vigiando a entrada de pessoas. Os quatro assaltantes fugiram em duas motos.

A agência seguirá fechada durante esta quarta (17).

Do: Ne 10.

Nem só de foguetes e satélites vive a Agência Espacial Brasileira.

 Confira mais um capítulo da série que investiga o que o Brasil tem feito nesta área.


reprodução
terra espaço planeta


 Nessa terça-feira, 16, lançamos no Olhar Digital uma série sobre o Programa Espacial Brasileiro, criado em 1994 para capacitar o país em tecnologias que beneficiem a sociedade. No texto de ontem, explicamos o que rege o trabalho de exploração e controle espacial e como o setor tem se estruturado ao longo dos anos.

  Hoje vamos falar sobre alguns dos projetos gerados pela Agência Espacial Brasileira, mantenedora do programa. Em 18 anos de atuação, foram colocados em órbita dois Satélites de Coleta de Dados (SCD1 e SCD2) e outros três - do modelo CBERS - derivados de uma parceria de 10 anos firmada com a China, cooperação inédita no setor mundial. Um quarto satélite já ‘está no forno’ e deve ser lançado em breve, ainda sem previsão.

  De acordo com a AEB, o foco da atuação espacial permanece na criação e desenvolvimento de foguetes de sondagem, usados em pesquisas e testes, e em spin-offs (tecnologias desenvolvidas no campo espacial que encontraram aplicações em outros setores industriais). E é este o caso dos exemplos abaixo.

  Selecionamos seis projetos que vão além do estereótipo ao qual um centro espacial está normalmente atrelado, ou seja, foguetes e satélites. Descobrimos que lá também são fabricados instrumentos para decomposição de combustível, forno para crescimento de ligas, metais e semicondutores e até brocas odontológicas.

Confira: 

 Minitubo de calor: Este dispositivo é réplica do testado na “Missão Centenário”, em 2006. O experimento enviado à Estação Espacial Internacional continha dois minitubos de calor. A principal função de um tubo deste é transportar o calor concentrado em uma região mais quente para uma região mais fria, de forma a manter o controle de temperatura sobre toda a superfície. Ele é um eficiente meio de transporte de calor para controle térmico de equipamentos em ambiente espacial.  A aplicação desta tecnologia, no cotidiano, é a utilização de tubos de calor na construção de fornos mais eficientes para padarias. Além disso, ela permite a construção de fornos energeticamente mais econômicos e com temperatura mais homogênea diminuindo desta forma a perda de matéria prima na indústria petrolífera.

 Desenvolvimento: Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

 Radiômetro: Os radiômetros medem a radiação solar global e foram construídos para serem utilizados em Plataformas de Coleta de Dados (PCDs). O principal elemento do radiômetro é a célula solar, cuja tecnologia foi desenvolvida no âmbito do Programa Espacial. Atualmente, esta tecnologia é aplicada na medição da radiação ultravioleta (UV), em equipamentos urbanos que indicam o nível de radiação no local. Servem de alerta à população para possíveis danos causados pela exposição excessiva aos raios solares.

  Desenvolvimento: Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Laboratório de Microeletrônica da Universidade de São Paulo(LME-USP).

 Catalisadores: São materiais responsáveis pela decomposição do combustível. A maior parte dos satélites em órbita utiliza o sistema de propulsão a propelente líquido para operações de correção de órbita e posicionamento. Os catalisadores de Irídio, Rutênio e Ir-Ru suportados em aluminas especiais foram desenvolvidos no Brasil para uso no Programa Espacial. A pesquisa permitiu a criação de novas tecnologias empregadas em capturas de CO2 e de catalisadores para redução de outros elementos poluentes causadores do efeito estufa e de mudanças climáticas.

   Desenvolvimento: Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Petrobrás

 Pinos, buchas e sistema de abertura de painéis solares dos satélites: No ambiente espacial, os satélites não podem operar com o uso de lubrificantes e graxas convencionais devido à sua evaporação nas condições de alto vácuo.  Pesquisadores brasileiros estudaram as propriedades do diamante, em especial, o Diamond-Like Carbon (DLC), que apresenta baixíssimo coeficiente de atrito, e a solução encontrada foi utilizá-lo como lubrificante sólido para abertura de painéis solares dos satélites.

  Desenvolvimento: Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Empresa Fibraforte

 Brocas Odontológicas: Resultado direto do desenvolvimento e pesquisa para novos materiais aplicados para abertura dos painéis solares dos satélites, essas brocas odontológicas de ultra-som são, hoje, peças presentes nos consultórios odontológicos de todo o País.

  Fabricante: Empresa CVDentus

 Forno Multiusuário para Solidificação:  Um forno de solidificação multiusuários para crescimento de ligas, metais e semicondutores com pontos de fusão de até 800oc, testado em voo suborbital, no foguete VSB-30 fabricado pelo Instituto de Aeronáutica e Espaço do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (IAE/DCTA). O forno voou nas missões Cumã I e II e levou em seu interior um experimento piloto para solidificação em microgravidade de uma liga semicondutora com importantes aplicações tecnológicas, como detectores para a faixa do infravermelho termal (como as ondas emitidas pelo corpo humano), usados em câmeras de satélites meteorológicos.

Desenvolvimento: Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe)


Do: Olhar Digital.

Governo entrega novas viaturas e cria cargos de diretorias.

                                        Governo entrega novas viaturas e cria cargos de diretoriasDentre os cargos, foi criado o da gestora do Laboratório de Perícia e Pesquisa em Genética Forense. 

 Em mais uma ação do Pacto Pela Vida, o governador Eduardo Campos, entregou nessa terça-feira (16), no Centro de Convenções, em Olinda, 227 viaturas dessas, 20 Nissan Frontier 4x2 que irão reforçar a frota do Estado. Os demais veículos dentre motos, Pálios e Paratis foram para substituir os veículos que estavam em circulação há dois anos - conforme determina a cláusula contratual de locação.

 Além das viaturas o governador criou através de Decreto 44 novos cargos comissionados para diretores, gestores, coordenadores e assessores para o Corpo de Bombeiros, Policiais Civis, Militar e Científica. O objetivo da criação dos novos cargos é oferecer maior dinamismo aos trabalhos realizados pelas policiais no Estado. “A criação desses cargos visam inovar a estrutura funcional das policiais e do Corpo de Bombeiros e dar maior dinamismos as ações”, explicou Eduardo Campos.

 Além dos 44 novos cargos o governo também criou através da Lei n° 14.787 de 1 de Outubro, 320 gratificações para o Grupo de Apoio Tático Itinerante – GATI. Os investimentos na área de segurança assim como o recomplemtamento do efetivo fazem parte dos preparativos para a Copa 2014. “Pelos nossos estudos a expectativa é de que chegaremos a uma copa de 2014 como um dos estados mais seguros do Brasil”, garante Eduardo.

 O secretário de Defesa Social, Wilson Damázio, agradeceu mais uma vez o olhar diferenciado que o governador tem tido desde o início da sua gestão para a segurança pública do Estado. “Essas viaturas para o Gati, senhor governador, é de extrema importância - o Gati tem contribuído sobremaneira com a redução da criminalidade pela sua operacionalidade com uma pronta respostas nas áreas críticas”, explicou.

Investimentos - Na locação das viaturas foram investidos R$ 520.460,00 mensal. Desde o início da gestão do governador foram locadas 2.609 viaturas e adquiridas 1.032 novos veículos, inclusive helicópteros.

 Foram criados 10 cargos para a Polícia Civil, 17 para a Polícia Militar , 10 para o Corpo de Bombeiros sendo os diretores das áreas Metropolitana, Interior I e II e Especializado. A polícia Científico ganhou 07 cargos de gerentes técnicos para os instituto de Medicina Legal, Tavares Buril e de Criminalística. Também foi criado o cargo de gestor do Laboratório de DNA, que estará funcionando provisoriamente no próximo mês no bairro de Prazeres, na área do 6° Batalhão.

 Dentre os nomeados estão: o Delegado Luiz Andrey , da Polícia Civil, assumindo o cargo de Diretor Integrado Metropolitano. Da Polícia Militar de Pernambuco - Coronel Paulo Cabral, como Diretor Integrado Metropolitano. O Corpo de Bombeiros Militar - o Coronel Daniel Ferreira assumindo o cargo de Diretor Integrado Metropolitano e a Polícia Científica, para o IML – Médica Legista Joyse Breenzinckr no cargo de Gerente Técnico do Instituto de Medicina Legal e a Perita Criminal Sandra Santos, no cargo de Gestora do Laboratório de Perícia e Pesquisa em Genética Forense.

 Participaram da solenidade o Secretário Executivo da SDS Alessandro Carvalho, o Secretário de Gestão Integrada, Alciomar Goersch, os comandantes da PM coronel Luis Aureliano, do Corpo de Bombeiros coronel Casa Nova, o chefe da Polícia Civil Osvaldo Morais, dentre outras autoridades civis e militares.

Da:SDS/PE.