quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Acusado de participar de chacina preso em Abreu e Lima.

Um dos acusados de participar da chacina ocorrida na véspera de Natal, do ano passado, no bairro da Macaxeira, foi preso , no último sábado (14) , por policiais da Delegacia de Roubos e Furtos. Alain de Souza Maciel, conhecido por Sula, de 32 anos, foi preso em cumprimento de mandado de prisão pelo crime de homicídio em um barzinho, no bairro de Caetés I, Abreu e Lima, no Grande Recife. Após a prisão, ele prestou depoimento no Departamento de Homicídios e Proteção a Pessoa (DHPP).
Na chacina foram mortas cinco pessoas. Segundo as investigações, quatro pessoas chegaram de carro e duas numa moto no bar do Guaiamum localizado no Alto do Buriti a procura de um homem que teria matado um traficante, irmão de um dos integrantes do grupo. Não encontrando o alvo, eles sem nenhum motivo executaram as pessoas que estavam no local.
Os policiais chegaram até o acusado após constatarem que ele estava envolvido com tráfico de drogas e roubos cometidos em Caetés. Alain já foi preso outras duas vezes. Em 2002, acusado de roubo de carro no Estado de São Paulo. Em 2005, foi preso por porte ilegal de arma. Ele foi encaminhado ao Centro de Triagem (Cotel), em Abreu e Lima. A polícia já identificou os outros responsáveis pela chacina.
Fonte:PCPE.
Unidade da PM apreende arsenal e prende assaltantes, em Paulista.

 foto-noticia



ARSENAL foi encontrado em terreno na Zona Rural


 Policiais militares da Companhia Independente de Policiamento do Meio Ambiente (Cipoma) conseguiram prender em flagrante delito três assaltantes de carro, na noite desse domingo (15), na PE-15 em Paulista, no Grande Recife.
Eles interceptaram o veículo que havia sido roubado no bairro do Janga, também em Paulista. Os acusados são Jailson Souto Maior de Assis, de 22 anos; Enoque Nascimento da Silva, 23, e Artur Dias de Oliveira, 21, que estavam com um revólver calibre 38 usado no assalto.
De acordo com a vítima, o trio o abordou com a arma em punho na rua Humberto Pimentel Costa levando o seu carro, um Gol vermelho. O proprietário compareceu à delegacia e reconheceu os três homens detidos como sendo os autores do assalto.
Já uma operação conjunta da companhia com o 22º Batalhão resultou na apreensão de seis armas de fogo, sendo duas pistolas 380º e uma 635; além de um revólver calibre 22; duas espingardas e um rádio transmissor.
A ação aconteceu durante o final de semana no município de Surubim e o armamento recuperado pelos PMs foi encontrado em um terreno, na Zona Rural da cidade, após uma denúncia anônima. A Polícia Civil vai investigar o caso.

Fonte: CIPOMA/CPE/PMPE

Suspeito de tentativa de homicídio é preso no centro de Igarassu.

Homem ainda é investigado por três homicídios e por comandar tráfico.
Segundo a polícia, suspeito vinha sendo investigado há dois anos.

Um homem de 26 anos acusado de tentar cometer um homicídio em novembro do ano passado foi preso nesta quarta-feira (18) em uma rua no centro de Igarassu, no Grande Recife. Segundo informações da Polícia Civil, o homem ainda é investigado por participação em três outros homicídios, todos no Loteamento São Marcos, também em Igarassu.

“Ele já estava sendo investigado há dois anos. Inclusive ele também é suspeito de comandar o tráfico de drogas na região do Loteamento São Marcos. A comunidade já estava esperando a prisão dele”, disse o delegado responsável pelo caso, Adyr de Almeida.

O suspeito foi encaminhado para a Delegacia de Igarassu para prestar depoimento. Ainda nesta quarta, ele será levado para o Centro de Triagem de Abreu e Lima, o Cotel, no Grande Recife.
  Fonte: G1/PE.

Carga de cerveja tomba no Giradouro de Olinda.

Curiosos tentaram saquear a carga, mas não conseguiram
A carga de um caminhão da empresa Nova Schin tombou na manhã desta segunda-feira (17), no Giradouro do Complexo Salgadinho, em Olinda, Região Metropolitana do Recife (RMR). O acidente deixou o trânsito lento, mas ninguém ficou ferido.
De acordo com o motorista do veículo, Jessé Pedro da Silva, 41 anos, o cinturão que segurava as grades de cerveja não aguentou com o peso da carga e acabou tombando. “Estava transportando cerca de três a quatro toneladas de bebida. Quando eu percebi que as grades estavam tombando eu parei o caminhão” explicou.

    Jessé acredita que o tempo de uso do cinturão foi o motivo. De acordo com ele, curiosos tentaram saquear a carga, mas não conseguiram devido a chegada da Polícia Militar.

    Segundo o Cabo Edson, que estava no local, os motoristas devem evitar passar pelo Giradouro. A rota alternativa é seguir pela avenida Pan Nordestina, fazer o retorno em frente ao quartel da Marinha e pegar a avenida Olinda. De acordo com o agente, o trânsito deve demorar para ser normalizado, já que a empresa enviará um caminhão para remover a carga e posteriormente serão retirados os cacos de vidros espalhados pelo local.



Fonte: Leia já.


Dois homens são presos suspeitos de assaltar pastor em Igarassu.

Empresário do ramo de beleza foi rendido quando abria estabelecimento.
Bandidos ainda dispararam contra o pastor, que não foi atingido.


Um pastor evangélico foi assaltado na manhã desta quarta-feira (18) quando chegava à sua empresa, localizada em Cruz e Rebouças, na cidade de Igarassu, no Grande Recife. Após a polícia ser a acionada, os agentes conseguiram efetuar a prisão de dois homens no início da tarde e recuperar o carro e todos os objetos da vítima.

Segundo informações da Polícia Civil, o pastor também era empresário do ramo de beleza e foi rendido por dois assaltantes na hora em que abria seu estabelecimento. Os suspeitos levaram o carro, além de uma maleta com notebook e documentos e alguns produtos de beleza. A vítima resistiu e conseguiu evitar ser levada como refém. Os bandidos ainda dispararam contra o homem, mas ele não foi atingido.

Os suspeitos foram encontrados com o veículo e os objetos do pastor na Estrada de Mangue Seco, também em Igarassu. Os dois suspeitos presos tinham 21 anos e foram encaminhados à Delegacia de Cruz e Rebouças. Eles seguem ainda nesta quarta para o Centro de Triagem de Abreu e Lima, o Cotel.
Fonte:G1/PE.

'Operação Ressaca' prende mulher suspeita de falsificar bebida no Recife.

Ela montou uma fábrica clandestina na Zona Sul para falsificar uísque.
Junto com a suspeita, foram apreendidas 120 garrafas e outros objetos.


Uma mulher de 50 anos foi presa suspeita de falsificar uísque, no bairro de Jardim Jordão, na Zona Sul do Recife, na Região Metropolitana do Recife, nesta terça-feira (17). Os resultados da "Operação Ressaca Zero", que procura combater a venda e a fabricação de bebidas falsas, foram apresentados pela Delegacia de Crimes contra a Propriedade Imaterial (DEPPRIM) nesta quarta-feira (18).

Na terça, os agentes também fecharam a fábrica artesanal que falsificava uísque utilizada pela suspeita há quatro anos. Ela foi presa em flagrante quando tentava vender a bebida falsificada.
Ela transferia conteúdo para garrafas de uísques importados para nacionais e depois vendia a bebida.  (Foto: Divulgação/Polícia Civil )Ela transferia uísque nacional para garrafas de
importados. (Foto: Divulgação/Polícia Civil )
Com a mulher, foram apreendidos 120 garrafas e centenas de broches e selos usados na falsificação. De acordo com a polícia, a suspeita comprava uísque nacional a sete reais e vendia como importado por 35 reais cada garrafa. Ela adquiria uísques nacionais, transferia o conteúdo para garrafas de uísques importados, colava, lacrava, selava e depois vendia a bebida. De acordo com a polícia, a dona do estabelecimento contou que aprendeu a fazer a falsificação com o marido, que foi preso ano passado.

A suspeita foi encaminhada para a Colônia Penal Feminina Bom Pastor, no bairro da Iputinga, na Zona Oeste do Recife. Segundo a polícia, se for condenada, ela pode pegar pena de até cinco anos.
Fonte: G1/PE.

Suspeito tenta agredir policiais com uma pá ao ser preso em Paulista.

Segundo delegado, suspeito sairá do regime semiaberto para o fechado.
Prisão aconteceu no bairro de Pau Amarelo, em Paulista.

  Um homem de 24 anos que estava foragido da Penintenciária Agrícola de Itamaracá (PAI), no Grande Recife, foi preso nesta quarta-feira (18) no bairro de Pau Amarelo, em Paulista. O suspeito tem três processos criminais na justiça por assalto à mão armada, porte ilegal de arma e lesão corporal.

Segundo informações da Polícia, o homem foi encontrado trabalhando em um canteiro de obras de um prédio em construção. "Os agente chegaram para efetuar a prisão e ele se armou com uma pá para tentar bater nos policiais, mas sem sucesso", disse o delegado responsável pelo caso, Davi Medeiros.
O suspeito teria, inclusive, praticado alguns assaltos contra policiais militares. O homem foi encaminhado ainda nesta quarta para a Penitenciária Barreto Campelo, também em Itamaracá. "Através de pedido, ele sairá do regime semiaberto, na penitenciária agrícola, e vai pro regime fechado, com segurança máxima", concluiu o delegado.
Fonte: G1/PE.

Pedreiro paraibano é preso após abusar sexualmente de menino de 13 anos em Itapissuma.

  Um pedreiro paraibano foi preso depois de abusar sexualmente de um menino de 13 anos, na cidade de Itapissuma, Grande Recife. De acordo com a família da vítima, o pedreiro havia oferecido brinquedos, roupas e comidas para que a criança fosse à sua casa. No último final de semana, o garoto disse que ia visitar uma tia e desapareceu. A família só descobriu a história quando o menino voltou chorando para casa. Na delegacia, o acusado negou tudo e disse que não conhecia ninguém na cidade, já que é de João Pessoa. Confira os detalhes na matéria:

Fonte: NE 10.
 

Fonte jorra água vermelha e intriga moradores de Goiana.

Técnicos foram ao local colher amostras para desvendar 'mistério'.
Moradores falam em milagres e pensam até em promover romarias ao local.

Água avermelhada intriga moradores (Foto: Divulgação/ Aqui Goiana)Água avermelhada intriga moradores (Foto: Divulgação/ Aqui Goiana)
Uma água de coloração avermelhada que mina, desde segunda-feira (16), de uma fonte no sítio Chã de Alegria, no distrito de Tejucupapo, no município de Goiana, Mata Norte de Pernambuco, está deixando moradores da região intrigados. Por causa da cor semelhante à do sangue, muitos falam em milagres e pensam até em promover romarias ao local.
Técnicos foram ao local colher amostras para desvendar 'mistério' (Foto: Divulgação/ Aqui Goiana)Técnicos foram ao local colher amostras para
desvendar 'mistério' (Foto: Divulgação/ Aqui Goiana)
Na manhã desta quarta-feira (18), técnicos da 1° Gerência Estadual de Saúde (Geres) foram ao olho d'água e colheram amostras. O material foi enviado ao Laboratório Central de Pernambuco (Lacen), no Recife, onde serão realizados exames fisico-químico e bacteriológicos. O resultado deve sair dentro de uma semana.

A recomendação é de que as pessoas não consumam a água da fonte, que já foi interditada. "Um exame já revelou a presença de coliformes fecais no local. Outro olho d'água, que também fica dentro do sítio, mas que não está com a cor vermelha, teve amostras colhidas por precaução", disse o secretário de Saúde do município, Ernani Miranda Paiva. Segundo ele, o abastecimento das famílias que residem no local está sendo feito através de carros-pipa.

De acordo com coordenador da Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária da 1° Geres, Roberto Coelho, o terreno do sítio tem um barro avermelhado. "Esse barro pode estar contaminando o olho d'água, além da manipulação feita pela população. Não há indústrias perto do povoado", falou.
Fonte: G1/PE.

Mulher estuprada, no Forno da Cal

A vítima, uma mulher de 18 anos, residente no Forno da Cal, passou a noite bebendo com seu companheiro e com seu tio, conhecido por EFO, já pela madrugada, seu tio aproveitando-se que a vítima estava dormingo, praticou sexo com a vítima, que durante o estupro, a vítima acordou e conseguiu empurrar o acusado, que fugira do local, tomando destino ignorado.
Fonte: PCPE.

Abertas as inscrições para o edital de apresentações culturais no Carnaval 2012, em Itamaracá.












 A Secretaria de Educação e Cultura da Ilha de Itamaracá publicou o I Edital de Convocatória de Propostas para o Carnaval 2012. O objetivo é criar um banco de propostas de apresentações culturais que poderão ser utilizadas para compor a grade de programação do Carnaval Multicultural da Ilha de Itamaracá 2012, que será realizado entre 17 e 21 de fevereiro.

Os interessados deverão inscrever suas propostas até o dia 20 de Janeiro de 2012, de segunda a sexta-feira, durante o horário das 08 às 12 horas, no protocolo geral da sede da Secretaria de Educação e Cultura - SEC. Serão também admitidas inscrições via Correios.
As propostas deverão, obrigatoriamente, ser entregues em 01 (uma) via impressa do formulário padrão, em envelope lacrado e com a designação expressa da Área Cultural desejada (Cultura Popular, Música, Teatro e/ou Circo), de acordo com a seguinte orientação:
Pessoa Física - Apresentação obrigatória dos seguintes documentos:
  • Formulário de inscrição (ANEXO I desta convocatória e também disponível na sede da SEC) em uma via devidamente preenchida e assinada pelo proponente ou seu representante legal;
  • Comprovante de residência (cópia de conta de luz, água etc.);
  • Histórico / Release (Currículo) da Pessoa Física e do grupo ou agremiação;


Pessoa Jurídica - Apresentação obrigatória dos seguintes documentos:
  • Formulário de inscrição (ANEXO I desta convocatória e também disponível na sede da SEC) em uma via devidamente preenchida e assinada pelo proponente ou seu representante legal;
  • Comprovante de residência (cópia de conta de luz, água etc.);
  • Histórico / Release (Currículo) da Pessoa Jurídica;


Como critério de desclassificação, as propostas na área de música devem incluir em seus anexos material de áudio (CDs) e/ou vídeo (DVDs). As demais também devem incluir materiais como fotos, CDs e/ou DVDs.


INFORMAÇÕES:
Inscrições: até 20 de janeiro de 2012
Secretaria de Educação e Cultura - SEC
Rua Padre Machado, 269, Pilar, Ilha de Itamaracá - PE CEP: 53.900-000. 

Telefone: (81) 3544 1145



Baixe Aqui:


Começa nesta quinta-feira as matrículas dos aprovados na SiSU.

Foram mais de 3 milhões de inscrições. Destes, mais de 190 mil eram de Pernambuco.

As matrículas para os aprovados na primeira chamada do Sistema de Seleção Unificadas (SiSU), estarão abertas a partir desta quinta-feira (19) e vão até a sexta-feira (20). Os aprovados na primeira opção de curso serão automaticamente retirados do sistema. Caso não façam a matrícula na instituição, perderão a vaga.

Para os calouros da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), as matrículas serão realizadas no bloco de salas de aula do campus Petrolina Sede, no horário das 8h às 11h e das 14h às 17h. O número de classificados é de 650 candidatos, em 15 cursos com entrada neste primeiro semestre. Este ano, os mais concorridos foram os tradicionais, medicina, administração e Educação Física.

O Sisu recebeu 3.411, 111 inscrições, feitas por 1.757,399 candidatos para as 108.552 vagas em 3.327 cursos de 95 instituições públicas de ensino superior. Aqui em Pernambuco, o Sisu registrou 193.652 inscrições este ano.

Os procedimentos para matrícula e outras informações estão disponíveis na página eletrônica da Secretaria de Registro e Controle Acadêmico (SRCA), no link abaixo.
Fonte: folha pe.

Homem é assassinado em Abreu e Lima.

Welington Bezerra chegou a ser levado para o Hospital Miguel Arraes.

Um homem foi assassinado com quatro tiros, na madrugada desta segunda-feira (16), no Centro de Abreu e Lima, Região Metropolitana do Recife. Welington Bezerra, 22 anos, ainda foi socorrido para o Hospital Miguel Arraes, em Paulista, no Grande Recife, mas já chegou a unidade de saúde sem vida.

O corpo da vítima foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) e a motivação do crime ainda está sendo investigada.
FOnte: Leia Já.

Corpo carbonizado é localizado em Igarassu.

Sexo não foi identificado devido ao estado da vítima.

Foi localizado pela Polícia Militar, na última terça-feira (17), um corpo totalmente carbonizado, no Lote 1366, na Uzina São José, em Igarassu, Região Metropolitana do Recife (RMR).  Devido ao estado do corpo não foi possível identificar o sexo da vítima.
O crime está sendo investigado e o responsável ainda não foi identificado
Fonte: Leia ja.

Carro capota e bate em poste na PE-15.

Um Corsa (placa GWW-2401/Recife) capotou na PE-15, nas proximidades dos Bultrins, em Olinda, Região Metropolitana do Recife. O automóvel acabou atingindo um semáforo no local, que acabou sendo arrancado com a força do impacto. O acidente aconteceu na manhã desta quarta-feira (18)

Quatro pessoas saíram levemente feridas e foram socorridas pelo SAMU. As vítimas são o motorista Daniel Rodrigues de Oliveira e outros três passageiros, Cleison Gomes do Nascimento, Ubiracir Aragão e Andrea Barbosa de Oliveira.
Segundo o Batalhão de Polícia Rodoviária Estadual (BPRv), um guincho se dirige ao local para retirar o veículo e desafogar a PE-15 na altura do viaduto.
Fonte:NE 10 e G1/pe.

Carro capota e vai parar no canteiro central da PE-15 (Foto: Vanessa Bahé/G1)Carro capota e vai parar no canteiro central da
PE-15 (Foto: Vanessa Bahé/G1)

Casal é preso no Sertão do Estado acusado de estuprar filha de 13 anos.

Um casal foi preso em flagrante na madrugada de segunda-feira (16) acusado de estuprar a filha de 13 anos. Após uma denúncia, policiais civis da 25ª Área Integrada de Segurança em Cabrobó detiveram os suspeitos na casa da família, localizada numa fazenda na zona rural de Belém de São Francisco, no Sertão do Estado.
De acordo com a polícia, a menina era abusada há pelo menos dois anos. Os acusados  foram autuados por estupro de vulnerável. A mãe seguiu para a Cadeia Pública Feminina de Verdejante e o pai para a Cadeia Municipal de Cabrobó, onde ficarão à disposição da Justiça.
Fonte: Jornal do Comércio.

Gastos sem licitação crescem e chegam a R$14 Bilhões.

Governo da presidente Dilma Rousseff manteve a tendência do antecessor de priorizar gastos públicos feitos sem licitação, opção criticada pelos órgãos de controle interno e que limita a competição entre fornecedores. Segundo os dados mais recentes do Ministério do Planejamento, as compras e contratações de serviços com dispensa ou inexigibilidade de licitação cresceram 8% em 2011, atingindo R$ 13,7 bilhões na administração federal, autarquias e fundações.

A assinatura de contratos com empresas escolhidas sem concorrência nos dez primeiros meses de gestão de Dilma atingiu 47,84% do total, quase metade do orçamento dessas despesas, a maior fatia desde 2006. No último ano de mandato de Luiz Inácio Lula da Silva (2010), as compras sem licitação corresponderam a 45,25% do total.

Desde o início do segundo mandato de Lula, a dispensa e inexigibilidade de licitação vêm crescendo mais do que outras modalidades de gastos. No primeiro ano do governo Dilma, os gastos feitos sem procedimento licitatório foram 94% maiores do que em 2007. Ao mesmo tempo, o governo de Dilma reduziu o uso de outras modalidades previstas na Lei de Licitações que permitiram maior competição: a tomada de preços e a concorrência, por exemplo.

A título de comparação, enquanto os gastos sem licitação cresceram 8% houve um aumento de 4% nas licitações por pregão, uma modalidade que foi defendida pelo ex-presidente Lula como uma das mais transparentes e menos sujeitas a fraudes.

Em 2005, o petista regulamentou o uso de pregão eletrônico, modalidade em que os competidores apresentam as suas propostas em um sistema na internet, visível a todos.

A opção do governo por diminuir o uso de procedimentos públicos de competição contrasta com as promessas da presidente Dilma Rousseff de melhorar a gestão e dar maior transparência às ações da administração pública federal.

Legislação. A dispensa e a inexigibilidade de licitação estão previstas na Lei de Licitações, de 1993. Grosso modo, o governo pode descartar a concorrência quando o valor for tão baixo que custaria mais fazer todo o processo licitatório. Já a inexigibilidade ocorre quando somente um fornecedor pode apresentar o serviço ou o produto, como medicamentos patenteados.

Também há dispensa de licitação em contratações emergenciais, quando não há tempo de realizar todo o processo de concorrência pública, como obras de reparação após desastres naturais, como consertos de pontes e rodovias, por exemplo. O controle dos gastos é feito pelo Tribunal de Contas da União e pela Controladoria-Geral da União (CGU).

Descontrole. Para o ministro José Jorge, do TCU, o menor uso de licitações favorece o descontrole de gastos, além de irregularidades em contratações, como o conluio entre empresas.

“É preocupante, porque o grande fator de controle, tanto de preços quanto da qualidade, é a licitação. Toda vez que se foge dela, a probabilidade de haver problemas é maior”, afirmou José Jorge, acrescentando que os contratos sem licitação exigem mais fiscalização do tribunal.

A lei também estabelece outras modalidades de contratação, como o convite ou consultas técnicas antes de uma concorrência. Na modalidade de tomada de preços um ministério faz pesquisa no mercado, identifica o valor de venda de determinado produto e essa lista serve como referência para compras.

No primeiro ano do governo Dilma, além do aumento de gastos por dispensa de licitação, também houve queda no uso de outras modalidades da lei. Os contratos feitos por concorrência foram 14% menores; tomadas de preço caíram 26%.

Ministérios. A prática de dispensa de licitação também contamina a Esplanada dos Ministérios no governo Dilma.

Dados do Ministério do Planejamento mostram que o Ministério da Cultura aumentou em 83% a dispensa e inexigibilidade de licitação no ano passado. Também apresentaram forte aumento desta modalidade as pastas de Minas e Energia (63%), Trabalho (58%), e de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (45%).
Fonte: Blog implicante.