domingo, 3 de junho de 2012

Mulher acusada de envenenar filhos de amante é presa em Água Preta.


Hilda Maria da Conceição, conhecida como Maria Fumaça, de 46 anos, foi presa nesta quinta-feira (31), por policiais civis da Delegacia de Água Preta, com apoio da equipe Malhas da Lei da Área Integrada de Segurança de Palmares. A prisão preventiva foi decretada pela Justiça da cidade alagoana de Porto Calvo. Hilda é acusada de matar por envenenamento um bebê de 1 ano e tentado matar a sua irmã, de 3 anos, no dia 1º de maio de 2005, em terras do Engenho Gravatá, no município de Jacuípe, em Alagoas.
De acordo com as investigações, a acusada era amiga dos familiares das crianças e mantinha um relacionamento amoroso com o pai delas. O crime foi motivado com o objetivo de atingir a mulher do amante e mãe das crianças. Hilda colocou veneno no leite das vítimas. O bebê de um ano morreu e sua irmã sobrevivido. A criança chegou a testemunhar que viu o momento em que a mulher colocou uma substância no leite. Após o ocorrido, Hilda fugiu de Jacuípe e passou a morar no município de Água Preta, onde foi encontrada pela Polícia Civil Pernambucana.
Hilda que responderá por homicídio qualificado e tentativa de homicídio foi encaminhada à Colônia Penal Feminina do Recife, no Engenho do Meio, onde aguardará recambiamento para o estado de Alagoas.
Da: PCPE.

PE 100 drogas realiza ação contra o crack no Paulista.


A instituição PE 100 Drogas realizou neste sábado uma ação contra o tráfico de drogas, em especial o crack. Uma caminhada aconteceu no bairro do Janga, na cidade do Paulista, Região Metropolitana do Recife. O grupo também realizou o cadastro de pessoas que são usuárias de drogas. O objetivo é viabilizar o tratamento contra a dependência química.
O repórter Julio Neto, da Rádio Jornal, esteve no local e conta como foi a movimentação no flash a seguir.
Da: Rádio Jornal.

Animais são disponibilizados para adoção no Parque de Exposições do Cordeiro.


A população que circular pelo Parque de Exposições do Cordeiro, na Zona Oeste do Recife, vai poder adotar cães e gatos que estão sendo expostos no local neste sábado. São cerca de 50 animais que foram resgatados nas ruas e que aguardam por um novo lar. A ação é promovida pela ONG Adote um Vira-Lata em parceria com a Secretaria de Saúde do Recife.
Saiba mais na reportagem de Julio Neto, da Rádio Jornal.
 Da: rádio Jornal.

Autoridades dizem que




 não




 há 






sobreviventes em acidente





 na





 Nigéria.


Oficiais afirmam que os mais de 150 a bordo da aeronave morreram. 

Avião chocou-se contra um prédio em Lagos neste domingo.



Aeronave fazia a rota entre a capital Abuja e Lagos. (Foto: Ilustração: Arte/G1)Aeronave fazia a rota entre Abuja e Lagos. (Ilustração: Arte/G1)
Não houve sobreviventes entre as mais de 150 pessoas que estavam a bordo do avião nigeriano que se chocou contra um prédio neste domingo (3) na cidade de Lagos, disseram autoridades locais.

O diretor do serviço de aviação civil do país, Harold Demuren, afirmou à agência AFP que todos os ocupantes da aeronave estão mortos.
Um oficial da agência nacional de gerenciamento de emergências da Nigéria também confirmou a informação à agência Reuters.
Autoridades locais disseram ainda que o acidente envolveu uma aeronave da companhia Dana, que fazia a rota entre a capital do país, Abuja, e Lagos.
"Era um avião da companhia Dana que vinha da capital, Abuja, para Lagos com 153 passageiros a bordo", disse  Demuren. O site da Dana informa que a companhia opera um Boeing MD-83 em viagens  na região do acidente.
Segundo o porta-voz da Polícia do estado de Lagos, Joseph Jaiyeoba, o avião caiu no bairro de Iju, no norte da cidade de cerca de 8 milhões de habitantes. Moradores da área disseram que ouviram um forte barulho e viram fumaça. Em seguida, caminhões de bombeiros e ambulâncias começaram a passar em alta velocidade rumo ao local do acidente.

"Nós ouvimos uma grande explosão, e inicialmente pensamos que fosse um botijão de gás", disse Timothy Akinyela, 50, um jornalista local que estava assistindo a um jogo de futebol com amigos num bar próximo do local do acidente. "Depois, houve diversas explosões e todo mundo saiu correndo. Foi assustador. Houve confusão e gritaria", continuou Akinyela.
Nigerianos tentam apagar incêndio em local onde ocorreu acidente aéreo, na cidade de Lagos (Foto: Akintunde Akinleye/Reuters)Nigerianos tentam apagar incêndio em local onde ocorreu acidente aéreo, na cidade de Lagos (Foto: Akintunde Akinleye/Reuters)
Moradores locais ouvidos pela AFP disseram que o avião, que voava em baixa altitude e fazendo um barulho ensurdecedor, bateu contra um prédio de dois andares. A aeronave "voou muito baixo durante cinco minutos, com um ruído infernal, e atingiu uma área residencial", disse uma testemunha. Outros habitantes contaram que o avião caiu com a parte dianteira voltada para baixo. Em seguida, diversas casas, prédios e veículos pegaram fogo. 
"Posso confirmar que que um de nossos aviões caiu hoje na periferia de Lagos", disse à AFP um porta-voz da Dana Air, Tony Usidamen. "Perdemos o contato com o avião. Vamos publicar um comunicado", continuou.
Usando apenas um balde, nigeriano tenta conter o fogo provocado pelo acidente aéreo na Nigéria (Foto: Jon Gambrell/AP)Usando apenas um balde, nigeriano tenta conter o fogo provocado pelo acidente aéreo na Nigéria (Foto: Jon Gambrell/AP)
Trata-se do segundo acidente de um avião nigeriano em menos de 24 horas. No sábado, uma aeronave de carga da Allied Air saiu da pista ao tentar aterrissar em Acra (Gana) e se chocou contra um ônibus, causando dez mortes.
Desde 1992, quando um avião militar nigeriano caiu perto de Lagos, causando a morte de 158 pessoas, o país sofreu seis catástrofes aéreas que deixaram entre 100 e 150 mortos. Entre outubro de 2005 e outubro de 2006, caíram no país três aeronaves que faziam voos domésticos, provocando a morte de ao menos 320 pessoas.
Soldados dispersam pessoas que observavam local do acidente em Lagos (Foto: Emmanuel Arewa/AFP)Soldados dispersam pessoas que observavam local do acidente em Lagos (Foto: Emmanuel Arewa/AFP)Do: G1.

Em PE, programa CNH Popular prorroga cadastro de alunos.

Inscrições continuam até a próxima sexta-feira, dia 8 de junho.
Estudantes podem enviar seus documentos por e-mail.


O cadastro de alunos da rede pública de ensino no Programa Popular de Formação, Qualificação e Habilitação Profissional de Condutores de Veículos Automotores (CNH Popular) foi prorrogado até o dia 8 de junho. O prazo terminaria nesta sexta-feira (1°), mas foi estendido porque mais de duas mil vagas ainda não foram preenchidas. Elas são voltadas para os estudantes que alcançaram as melhores notas de suas escolas no Enem 2011. Os candidatos devem se inscrever no site do Departamento de Trânsito (Detran-PE).

Passado o período de inscrição, os alunos vão ser orientados pelo setor de atendimento da CNH Popular, na sede do Detran, que fica na Estrada do Barbalho, no bairro da Iputinga, no Recife. Os estudantes que residem no interior do estado devem se dirigir à Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) mais próxima às suas residências. As orientações também mudaram de data, e agora acontecem de 11 a 15 de junho.

Os candidatos precisam ter mais de 18 anos, saber ler e escrever, possuir documento de identidade e Cadastro de Pessoa Física (CPF), comprovar domicílio em Pernambuco e não estar judicialmente impedido de tirar a CNH. Os alunos podem digitalizar seus documentos, bem como o comprovante com a nota do último Enem, e enviar para o e-mailcnhpopular@gmail.com.
Do:G1/PE.

Fragmentos da história da maçonaria brasileira.


Segundo a história oficial, a primeira Loja maçônica do Brasil foi fundada em 15.11.1815, no estado do Rio de Janeiro: a Loja “Comércio e Artes nº 001".
Todavia, outros registros históricos dão conta de que a maçonaria já havia se instalado no Brasil ao final do século XVIII, mais precisamente na cidade de Itambé, no interior de Pernambuco, a 90 Km de Recife, quando ali foi criado o Areópago de Itambé.
Veja o que deu no Boletim Institucional da Academia Piauiense de Mestres Maçons, edição de 25.05.12:
LOJAS “SELVAGENS”
Denominavam-se de Lojas “Selvagens” as agremiações maçônicas existentes no Brasil, no período precedido pela organização da Maçonaria, no país, com estrutura de Potência ou Obediência jurisdicional, conforme hoje se conhece (Grande Oriente e Grandes Lojas).
Por conta das perseguições impostas pela Inquisição e pelas autoridades imperiais, essas Lojas eram camufladas com os títulos de clubes, grêmios, associações, etc.
A primeira delas foi o Areópago de Itambé, criado em 1796, na pequena localidade Itambé (PE), na divisa com a Paraíba, por Manoel Arruda Câmara, ex-frade carmelita, botânico e médico, com doutorado na cidade francesa de Montpellier, ali iniciado na Ordem e de onde importou os ideais iluministas.
Ao retornar ao Brasil, juntou-se a outros intelectuais de Pernambuco, como os Irmãos Cavalcanti de Albuquerque, políticos e integrantes do clero progressista, com a finalidade de difundir o ideário de liberdade que tomava conta da Europa.
Não obstante a discrição com que desenvolviam as suas ações doutrinárias, mas em função do constante fluxo de pessoas importantes que passaram a transitar pela região, logo surgiram desconfianças da existência de uma conspiração em curso, culminando com denúncias ao Poder Imperial, o qual, em 1802, para ali enviou tropas da Guarda Nacional.
O Areópago foi fechado e vários maçons foram presos pela Guarda Nacional.
Aqueles que conseguiram fugir vieram a dar continuidade ao trabalho cívico em Cabo de Santo Agostinho, Recife, Igarassu e em outras localidades.
A REVOLUÇÃO PERNAMBUCANA DE 1817
Esses movimentos de ideologia maçônica foram os precursores da heróica Revolução Pernambucana de 1817, que tinha como objetivos finalísticos a Independência do Brasil e a Proclamação da República. Infelizmente, tropas portuguesas enviadas da Bahia pelo Sertão de Pernambuco, auxiliadas por uma potente força naval despachada pelo Rio de Janeiro, que bloqueou o porto de Recife, impuseram a rendição do governo provisório que ali se instalara, frustrando, assim, a realização dos sonhos de libertação nacional.
No entanto, a semente permaneceu hibernando em solo pátrio, no aguardo do momento propício para germinar.
Manuel de Arruda Câmara, lamentavelmente, não viu o Brasil independente. Morreu em 1810.
O Grande Oriente Independente de Pernambuco (COMAB) fundou, em 1980, a Loja “Areópago de Itambé nº 17” naquela cidade pernambucana, em homenagem ao histórico embrião da maçonaria brasileira.
 Do: 180 Graus.

MEC prorroga prazo para municípios de PE doarem terrenos ao IFPE.

Sete cidades vão ganhar unidades - mas só se doarem um terreno.
Apenas Paulista e Abreu e Lima cumpriram o prazo inicial.



O Ministério da Educação (MEC) prorrogou para o dia 15 de junho o prazo para que sete municípios de Pernambuco doem terrenos para a construção de novas unidades do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), com inauguração prevista para 2014. O prazo terminou nesta quinta-feira (31), mas só dois municípios conseguiram cumprir todas as exigências: Abreu e Lima e Paulista, ambos na Região Metropolitana do Recife. A doação é a contrapartida no acordo firmado entre as prefeituras, o MEC e o IFPE, que oferece cursos do ensino médio, técnico, superior e de pós-graduação em nove cidades pernambucanas atualmente.

Olinda, Igarassu e Cabo de Santo Agostinho apresentaram ao MEC uma justificativa e o cronograma pedindo novo prazo para doação dos terrenos. A Prefeitura de Jaboatão disse que tem cinco terrenos à disposição , mas o IFPE informou que as áreas não atendem às exigências do MEC. A direção do IFPE informou também que não recebeu nenhuma notificação da Prefeitura de Palmares.

Em março, as cidades selecionadas ganharam um prazo de 60 dias para formalizar a doação do terreno - que deveria ter, no mínimo, dois hectares - seguido de mais 20 dias de prorrogação concedida pelo Ministério da Educação. As cidades escolhidas para receber as unidades do IFPE têm mais de 50 mil habitantes: Abreu e Lima, Igarassu, Olinda, Paulista, Jaboatão, Cabo e Palmares – à exceção desta última, na Mata Sul, as demais ficam todas na Região Metropolitana.
Justificadas
De acordo com Rinaldo Malaquias Lima Filho, “em Olinda e Igarassu, o terreno escolhido e possível foi objeto de desapropriação. Então, eles estão dependendo do trâmite normal judicial. Eles correram atrás e estão trabalhando ativamente para resolver o problema”. A Prefeitura de Olinda informou que o terreno, que tem 25 hectares e fica em Casa Caiada, por trás do Conjunto Habitacional do Vaticano, já foi desapropriado e está sendo registrado em cartório para fazer a cessão da posse da área para o IFPE. A previsão é o final de junho, dependendo dos trâmites da Justiça.
O terreno disponibilizado por Igarassu fica na PE-14, a apenas um quilômetro da BR-101. “Desapropriamos 2,945 hectares e já tem uma lei na Câmara de Vereadores que autoriza a doação. Estamos apenas esperando transitar na Justiça a doação definitiva, conforme já informamos ao IFPE”, conta o secretário de Urbanização da cidade, Aroldo Beserra.

A situação do Cabo de Santo Agostinho deve ser resolvida nos próximos dias, acredita Rinaldo. “Acredito que não vamos ter problemas com o Cabo, eles estão já no processo de transferência do domínio. Acreditamos que nos próximos dias o documento seja resolvido, mas estamos aguardando justificativa com o cronograma de entrega”, avisa o coordenador. A área fica no engenho São Francisco e possui 13,8 hectares.
Dificuldade
Jaboatão dos Guararapes enfrenta mais alguns problemas para conseguir cumprir todas as exigências. O espaço, ao lado da Prefeitura, em Piedade, é cortado por um canal. “Eles [prefeitura] fizeram a proposta do terreno, mas ainda falta apresentar um cronograma viável de intervenções no terreno, como canalização do rio e a terraplanagem. Eles precisam documentar, apresentar as plantas, com as retificações que já foram acordadas”, diz Rinaldo.
O secretário de Desenvolvimento Social de Jaboatão, Jackson Rocha, explica que já estão cuidando dos detalhes ‘burocráticos’ do processo. “Falta a doação definitiva, que já está toda arquitetada, e acertar alguns ajustes técnicos. A gente considera que tudo que foi solicitado a Prefeitura já honrou, a gente está disposto a fazer o que for preciso para receber a escola”, defende Jackson.
O acordo determina que o terreno doado tem que estar pronto para o começo das obras. Terraplanagem, aterros e canalizações de rios, ou outras obras necessárias, ficam a cargo das prefeituras.
Todos os documentos entregues a partir de agora serão encaminhados para o MEC avaliar. “Todo o material vai para o MEC. Quem ainda não doou, precisa apresentar um cronogorama definitivo com todo o passo a passo para até a doação. Agora, não é apresentar mais para o IFPE e sim ao MEC”, detalha o coordenador.
Palmares
O terreno escolhido pela prefeitura de Palmares e aprovado pelo IFPE pertence à União e fica na antiga Escola Agrícola dos Palmares, contando com 7,1 hectares, segundo o secretário de Educação da cidade, Fábio Miranda. “Já entramos com um pedido na Superintendência de Patrimônio da União para que seja feita a transferência para o IFPE. Já fizemos os estudos pedidos também para deixar o terreno pronto. Acreditamos que até a segunda semana de junho tenhamos resolvido isso”, detalha Fábio.
Rinaldo lembra que, embora tenha sido informado que a cidade já fez os estudos pedidos sobre o espaço, é necessário entregar ainda o cronograma para o IFPE com todo o detalhamento do que precisa ser feito. “O terreno é uma área de encosta, é preciso obras para o prédio poder ser construído. É necessário que nós saibamos se eles têm condições de fazer dentro do tempo que temos”, deixa claro o coordenador.
Programa de expansão
Pelo programa de expansão do IFPE, sete novas unidades devem estar prontas até 2013. O governo federal investiria R$ 7,5 milhões na construção e bancaria toda manutenção e o quadro de funcionários. Para começar, cada uma das escolas teria três cursos e 240 alunos. As prefeituras deveriam ter feito a entrega até o dia 1º de março, mas só o município de Paulista cumpriu o prazo original.
DO:G1/PE.
 

Gás ecológico marca presença no Sertão nordestino.


Antônio Melcop/Divulgação

Projeto Dom Helder Camara atende seis estados do semi-árido do Nordeste
Thiago Silva

Obter gás a partir do esterco bovino. Esta é a ideia que o Projeto Dom Helder Câmara apresenta aos agricultores do Sertão nordestino. A iniciativa tem como objetivos promover a sustentabilidade e dar uma alternativa energética para a população do semi-árido. Tudo se dá através da construção de biodigestores, equipamentos que produzem biogás por meio da fermentação anaeróbica (sem a presença do oxigênio) do esterco bovino. O gás gerado é utilizado nas cozinhas dos moradores atendidos pela ação.

Para produzir o gás, o sertanejo necessita de apenas uma matéria-prima, o esterco bovino. A conta não é precisa, mas os sertanejos estimam que cerca de 35 quilos de esterco seja o necessário para que o biodigestor produza gás suficiente para atender a uma família de sete pessoas, em média. À título de curiosidade, uma vaca produz aproximadamente seis quilos de esterco a cada 12 horas.
Em posse do material orgânico, o agricultor elabora uma mistura com água e deposita no biodigestor, que faz todo o resto do trabalho. O produto, que é o gás, vai direto para o fogão dos agricultores através de um encanamento instalado durante o processo de construção do equipamento. O projeto do biodigestor acaba  evitando que o sertanejo queime a lenha e emita dióxido de carbono para a atmosfera. Além disso, a ação retira do ambiente o gás metano, produto oriundo da decomposição do esterco na natureza. 
A construção do biodigestor ocorre em parceria com as famílias. É uma espécie de contrapartida. O Dom Helder leva o biodigestor para as famílias que auxiliam na construção. Após a conclusão do equipamento, todo o conhecimento que envolve o biodigestor é repassado para os agricultores. "Nós não ficamos lá no Sertão depois que finalizamos o processo. Como as famílias nos ajudam na construção do equipamento, elas acabam assimilando todo o conhecimento do material. Eles mesmos que manejam e fazem a manutenção", diz Espedito Rufino, diretor do Projeto Dom Helder.

Segundo dados do Dom Helder, o projeto do biodigestor atende cerca de 15 mil famílias em seis estados do Nordeste: Ceará, Paraíba,  Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe. Em Pernambuco, a ação atinge o Sertão do Araripe e do Pajeú.
Os números não são exatos, mas o assistente da coordenação de produção e comercialização do projeto do biodigestor, Ricardo Blackburn, especula que praticamente todas as famílias beneficiadas com a iniciativa já deixaram de comprar o gás de cozinha tradicional. "Temos um balanço positivo muito grande. Além de tirar a pressão de carbono da caatinga, nós também ajudamos as famílias economicamente. O dinheiro que as famílias compravam o gás acaba indo para outros setores".
OUTROS BENEFÍCIOS - O biodigestor não só ajuda na preservação do meio ambiente como também traz outros benefícios. Os resíduos da produção do biogás, por exemplo, podem ser utilizados na adubação de plantas na agricultura. "O processo de produção do gás gera dois tipos de resíduos, um líquido e um sólido. O bom é que podemos utilizar ambos na adubação de plantas. Não existe nenhum problema para a saúde do consumidor. Acaba que no final tudo é aproveitado", explica Ricardo Blackburn.
MAIS INICIATIVAS - A produção do biogás não é a única iniciativa do Projeto Dom Helder Camara no Sertão do Nordeste. Há também outras ações voltadas para a população sertaneja. Os projetos são os mais variados. Eles vão desde o incentivo à construção de cisternas para o armazenamento de água até a criação de um comércio justo nas proximidades da cidades assistidas. "Nossa ideia é provar que pobreza não é um limitador para ninguém. Queremos sair daqui e deixar a população em um estágio melhor do que o que encontramos", finalizou Espedito.
   Do: NE10.

Caruaru reverencia Luiz Gonzaga na abertura do São João.


1aa3691b06a1fbc3f1a8d018152c571b.jpg
Eduardo Campos na festa, ao lado do prefeito José Queiroz e do vice-governador João Lyra Neto
Foto: Aluísio Moreira/Divulgação/SEI

Se alguém duvidava que Caruaru é a Capital do forró, essa dúvida foi dissipada na noite desse sábado (2), quando foi aberto o São João 2012 da cidade, localizada no Agreste de Peranmbuco. Milhares de pessoas se apinhram no Pátio de Eventos Luiz "Lua" Gonzaga, numa festa que entrou pela madrugada deste domingo.

No palco, artistas consagrados que, humildemente, prestaram homenagens a Luiz Gonzaga, reverenciado na festa deste ano junto com Azulão. Destaque para o show de Dominguinhos, que recebeu vários convidados, e para Elba Ramalho. Entre os convidados do músico, estava Joquinha Gonzaga, sobrinho do Rei do Baião e que havia aberto a noite.
A cantora paraibana Elba já é tradição na festa pernambucana e começou sua apresentação com "Sanfona branca", de Benito di Paula: "Aquela sanfona branca/Aquele chapéu de couro/É quem meu povo proclama/Luiz Gonzaga é de ouro..."

A partir daí, Frevo mulher, muito xote e muito baião entoados por Elba, que apresentou dois figurinos, ambos longos. Em seguida, já passando das 2h da madrugada deste domingo, subiu ao palco a banda Cavaleiros do forró.

O governador Eduardo Campos prestigiou a festa, ao lado da esposa, Renata; do vice-governador, João Lyra Neto; e do prefeito de Caruaru, José Queiroz.

EM TEMPO REAL - A abertura da festa teve transmissão ao vivo pelo NE10. Foram três horas de shows e muita interatividade - das 23h à 1h, a transmissão aconteceu simultaneamente com a TV Jornal. Depois, da 1h às 2h, a exibição foi exclusiva pela internet. A transmissão em tempo real vai ocorrer todos os sábados juninos, sempre começando às 23h.

Confira a programação completa do São João de Caruaru.
Do: NE 10.

Pernambucano presencia tumulto e troca de tiros em shopping canadense.


0d2e1cf5f85b2b5f6a8f4e6b4be6a8f5.jpg
Na saída do shopping, curiosos e clientes esperavam informações
Foto: David Targino


O pernambucano David Targino, de 30 anos, está fazendo intercâmbio no Canadá. Ele nunca imaginou vivenciar momentos de medo e insegurança no país, que tem uma das menores taxas de homicídio do mundo. Nesse sábado (2), quando estava no Toronto Eaton Centre com um amigo, por volta das 19h20 (horário de Brasília) foi surpreendido com um tumulto. No local, um jovem canadense de 25 anos morreu e várias pessoas ficaram feridas. Um homem abriu fogo em uma ampla zona de restaurantes do centro comercial. 

David Targino, formado em gestão de negócios, conta como tudo aconteceu. 

"Estávamos conversando quando percebemos um tumulto de pessoas olhando para o andar de baixo. A princípio, não parecia uma confusão ou algo que envolvesse perigo. Eu e meu amigo continuamos conversando por mais ou menos uns vinte minutos e as pessoas continuavam lá observando algo. Percebi que era algo sério quando comecei a ouvir gritos e um senhor que ia descer a escada rolante quase caiu ao tentar subir a escada de volta porque percebeu o tumulto lá embaixo. Foi depois disso que o sistema de som do shopping anunciou que todos os clientes deveriam evacuar o shopping imediatamente. Ao tentar sair, muita gente começou a demonstrar nervosismo e algumas pessoas choravam. Ainda cheguei a ver uma das vítimas no andar de baixo. Tinham muitos paramédicos e bombeiros ajudando no socorro e muitos policiais evacuando a área.
Depois disso, saímos do shopping e muitos curiosos estavam na rua já com muita gente da imprensa, muitos carros da polícia canadense e bombeiros. Ainda chegamos a ver a imprensa entrevistando um dos funcionários do Eaton. Ele estava sendo muito pressionado e dando várias entrevistas, mas acredito que não devia estar autorizado a fazer isso, porque cerca de trinta minutos depois a polícia interrompeu e ficou conversando com ele na frente do Eaton por aproximadamente dez ou quinze minutos. O clima foi bem tenso durante o ocorrido porque você não sabe bem o que está acontecendo, mas passado o susto me senti como num filme."
Toronto é a maior cidade do Canadá. No local, a taxa de homicídios varia entre 2 e 3 para cada cem mil habitantes.
COMO TUDO ACONTECEU Depois dos disparos, uma pessoa morreu e sete ficaram feridas. Segundo o chefe de polícia Bill Blair, os tiros no Eaton Centre tinham como alvo uma pessoa, mas vários inocentes foram atingidos.

Victor Kwong, outro oficial de polícia, informou que duas pessoas foram feridas gravemente, incluindo um menino de 13 anos e que um jovem de 25 anos atingido por um dos disparos morreu no local. Duas outras pessoas foram pisoteadas e empurradas, sendo uma delas uma mulher grávida que entrou em trabalho de parto, segundo Kwong.

"Muitas pessoas inocentes foram feridas e colocadas em risco", disse Blair. "Seremos implacáveis na busca pelo criminoso", acrescentou. Os investigadores já têm a descrição do suspeito. Kwong afirmou que a polícia está analisando as gravações das câmeras de segurança e disse que a busca dentro do shopping já foi concluída.

Testemunhas disseram que vários tiros foram disparados e que centenas de pessoas entraram em pânico e correram para as portas de saída. O shopping, que é popular entre os turistas, foi esvaziado.
Do: NE 10.

Senador Armando Monteiro visita Goiana e Igarassu.

O destino do presidente do PTB, o senador Armando Monteiro Netto, neste domingo, foi a Região Metropolitana Norte do Recife. Ele visitou a cidade de Goiana, onde participou do encerramento da primeira fase do Tribuna 14, uma série de debates com a população no sentido de organizar uma agenda sobre desenvolvimento econômico. O ato foi coordenado por Fred Gadelha, o conhecido Fred da Caixa, que é o pré-candidato do partido a prefeito.

Amanhã Armando Netto volta à região. Desta vez vai para Igarassu onde acompanha um ato do Movimento Vivo Igarassu que quer o município também seja beneficiado com a implantação de indústrias no local. O Movimento é coordenado pelo empresário Mário Ricardo, que deverá concorrer à prefeitura igarassuense pelo PTB. 

A agenda está prevista para começar às 20h na Câmara Municipal. deputado federal Jorge Côrte Real (PTB), presidente da Federação das Indústrias de Pernambuco (Fiepe). , Além do PTB integram o Viva Igarassu PPS, PSL, PHS, PRP, PRB e DEM.
Do: Pernambuco.com