sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Acidentes com eletricidade assustam moradores do Grande Recife.

   Em Olinda, mulher teve queimaduras no pé após pisar em caixa da Celpe.

  Recomendação da companhia é ligar para ouvidoria em situações de risco.


   O número de pessoas vítimas de choque elétrico nos últimos anos preocupa quem anda nas ruas da Região Metropolitana doRecife. Postes em situação de risco, inclinados, rachados e cheios de fios soltos representam perigo e um alerta para a população. Nos últimos seis anos, a média de mortes causadas por descargas de rede elétrica é de quase 19 pessoas. Só em 2011, foram 31 casos fatais registrados, como mostrou o NETV 1ª Edição desta sexta (14).
  Um dos casos mais recentes foi em Olinda, quando a agente de viagens Cinthya Araújo recebeu uma descarga elétrica após pisar em uma placa de ferro da rede elétrica da Celpe. Com o pé imobilizado, ela vai processar a companhia por perdas e danos, já que vai ficar sem trabalhar durante o Carnaval, maior evento turístico do estado.
  A turismóloga caiu no chão após a descarga elétrica. Com queimaduras de terceiro grau, os médicos não descartam a chance de operação. “O médico disse que era uma queimadura por choque de terceiro grau, profunda, e que há a possibilidade de fazer uma cirurgia. Eu estava de sapatilha de borracha, então de alguma forma diminuiu a potência elétrica, porque poderia ter sido fatal”, afirmou.
   Como trabalha com agência de viagens, Cinthya ganha por produção. Além do prejuízo à saúde, ela vai ter que ficar sem trabalhar durante a folia. “As perdas e danos, o que ela vai deixar de aferir nesse período, a gente vai buscar da Celpe, para que ela arque com as consequências”, afirmou o advogado de Cinthya, Ricardo Carvalho.
  Segundo o presidente da Associação dos Engenheiros Eletricistas de Pernambuco, Aluísio Maluf, a tampa da caixa onde os fios ficam embutidos em que a mulher pisou apresentava vazamento de corrente elétrica. “Aqui no Sítio Histórico houve uma ação para embutir os cabos elétricos; eles são internos, subterrâneos, ficam nas caixas de expressão. Deve ter acontecido um vazamento e quando a pessoa passou, levou um choque. Teria que ter um sistema de proteção eficaz para que, quando tivesse um vazamento, fosse desligado imediatamente”, aponta.
   A situação é constantemente fiscalizada, de acordo com o diretor de Regulação Econômica da Agência de Regulação de Pernambuco (Arpe), Hélio Lopes Carvalho. “Tem uma programação de fiscalização pela gestão comercial, como a qualidade e manutenção do sistema, então fazemos isso através de fiscalização periódica, com aplicação de multa”, afirmou. A Arpe ainda informou que está investigando os casos de choque elétrico que ocorreram esta semana. Em casos de acidentes, a ouvidoria da Arpe pode ser acionada pelo telefone 0800 727 0167.
  A assessoria da Celpe informou que no caso relatado, os profissionais têm verificado a rede subterrânea constantemente para não haver reincidência. A assessoria ainda afirmou que, na média nacional, 51% dos acidentes envolvendo rede elétrica são oriundos da interferência de construção e manutenção civil, número que cai para 44% em Pernambuco. Outra parcela dos acidentes está relacionada à intervenções na rede, como as ligações clandestinas.
  No caso de ver um fio caído no solo, a Celpe recomenda se afastar do local e notificar a companhia pelo telefone 0800 081 0196.

http://g1.globo.com/pernambuco/noticia/2014/02/acidentes-com-eletricidade-assustam-moradores-do-grande-recife.html
Do: G1/PE.


Pernambuco ganhará primeira Área de Proteção Ambiental Marinha em seu litoral.

  A Consulta Pública contou com a presença de várias organizações e pesquisadores.


  Um encontro realizado no Centro de Convenções de Pernambuco nesta quarta-feira (12), reuniu organizações governamentais e não-governamentais, pesquisadores e associações de pescadores para a apresentação da proposta de criação da primeira Área de Proteção Ambiental (Apa) Marinha de Pernambuco. A Consulta Pública foi promovida pela Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade do Estado (Semas) e Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH).
  A Unidade de Conservação (UC) terá 148 mil hectares e vai abranger o litoral desde o limite com o estado de Alagoas aos estado da Paraíba. Na área proposta estão integrados os municípios de Goiana, Itapissuma, Itamaracá, Igarassu, Abreu e Lima, Paulista, Olinda, Recife, Jaboatão dos Guararapes, Cabo de Santo Agostinho, Ipojuca, Sirinhaém, Rio Formoso, Tamandaré, Barreiros e São José da Coroa Grande. São nessas cidades onde estão localizados os estuários dos rios Goiana e Megaó, rio Itapessoca, Canal de Santa Cruz, rio Jaguaribe, Rio Timbó, rio Jaboatão e Pirapama, rios Jaboatão e Pirapama, rios Ipojuca e Merepe, rios Sirinhaém e Maracaípe, rio Formoso, rio Carro Quebrado e rio Una.
   Segundo o projeto, depois da criação da Apa de Preservação Marinha de Pernambuco um zoneamento será realizado e um grupo gestor para cada área será criado.De acordo com o secretário Sérgio Xavier, a implantação da Unidade de Conservação utilizará recursos da compensação ambiental, principalmente o Complexo Portuário de Suape. A proposta também será apresentada nesta quinta-feira (13) na reunião do Conselho Estadual de Meio Ambiente (Consema), juntamente com a proposta de criação de outras cinco unidades de conservação.
Da: Folha PE.

Kombi pega fogo em Cruz de Rebouças.

  O motorista, Emerson Santos, de 35 anos, que trabalha em

 Natal, Rio Grande do Norte, tinha acabado de abastecer o

 veículo, quando o incêndio começou.


 / Foto: Diego Nigro/JC Imagem

Foto: Diego Nigro/JC Imagem

  Uma Kombi pegou fogo na BR-101, no bairro de Cruz de Rebouças, Igarassu, na Região Metropolitana do Recife, na tarde desta quinta-feira (13). O motorista, Emerson Santos, de 35 anos, que trabalha em Natal, Rio Grande do Norte, tinha acabado de abastecer o veículo, quando o incêndio começou.

  Emerson estava junto com outro homem no veículo de placa MZG-4346, de Natal - RN, no momento em que abasteciam no Posto Supragás, na BR, no sentido Recife. Após dar a partida no carro, eles escutaram gritos de pessoas dizendo "Tá pegando fogo!" e desceram da Kombi. 

  O veículo andou por 10 metros sozinho, até bater em um cesto de lixo e parar. As pessoas que estavam no local jogaram baldes de água durante 10 minutos, até controlar o fogo. O motorista e o outro homem ficaram no local para avaliar os prejuízos.

Do: JC Online.

Projeto Nas Ondas da Leitura.


Projeto Nas Ondas da Leitura - Na última terça, (11/02), contação de histórias e distribuição de kits de leitura aos alunos e professores do município, no Espaço Nordeste.








Da: Prefeitura.

Festival Socioesportivo da Juventude.



  Nesta sexta, (14/02) a Secretaria de Juventude de Itamaracá está organizando um dia de prática de esportes e lazer para os jovens da ilha de Itamaracá. 

 O Festival Socioesportivo da Juventude acontecerá na Praia de Piedade em frente ao Restaurante Alvarenga (próximo ao GGE). 

 A secretaria informa que restam apenas algumas vagas e os interessados devem comparecer na secretaria e realizar sua inscrição. Praça do Pilar, horário de funcionamento 7h30 às 22. Segue programação abaixo. 

PROGRAMAÇÃO
8h às 12h
14h às 17h

  Durante a manhã e a tarde acontecerá oficinas de futebol de areia, vôlei de areia e handebol de areia (acontecendo ao mesmo tempo) em três arenas esportivas montadas no evento. Ocorrerão rodízios nas modalidades esportivas para que tenham conhecimento de todas.

Cada participante irá receber um kit com camisa, boné, bolsa e garrafa squeeze.

Durante o evento será distribuído almoço, lanche e água mineral aos participantes.

Da: Prefeitura.

17º BPM realiza apreensão de máquinas caça-niquel no Janga.

  Ação do 17º Batalhão da Polícia Militar de Pernambuco resultou na apreensão de 12 máquinas de jogos de azar, cuja operação aconteceu na avenida Carlos Gueiros Leite no bairro do Janga, em Paulista – RMR. 

  O flagrante foi registrado ontem (12), após denúncias informarem à unidade sobre a existência de um estabelecimento com máquinas caça-níqueis que ficava em uma galeria.

   Duas pessoas estavam no local e foram encaminhadas para prestarem depoimentos na delegacia, sendo os equipamentos entregues à Polícia Civil.

Da: PMPE.

Dois detentos morrem em rebelião na Penitenciária Agroindustrial São João.

A rebelião já foi controlada pelo Batalhão de Choque.


 / Foto: Diego Nigro/JC Imagem

Foto: Diego Nigro/JC Imagem

  Dois detentos morreram e um ficou gravemente ferido após terem sido baleados em uma rebelião na manhã desta quinta-feira (13) Penitenciária Agroindustrial São João (PAISJ), em Itamaracá, no Grande Recife. Os dois presos foram socorridos pelo Samu e Corpo de Bombeiros, mas chegaram à UPA de Igarassu já sem vida. O terceiro, que ficou ferido, deu entrada no Hospital Miguel Arraes e está passando por cirurgia. Outros três presos ficaram feridos, mas o estado deles não é grave. Estes estão no Hospital da Restauração (HR). A rebelião teve início por volta das 7h30 e foi controlada pelo Batalhão de Choque às 9h.

  A informação oficial da Secretaria Executiva de Ressocialização é de que 10 presos ficaram feridos no confronto com agentes penitenciários no início da manhã. Alguns nomes de feridos foram divulgados: Jailson Souto Maior de Assis, Edmilson Ferreira, Gleidson Marques da Silva, Marcelo Jose da Silva e Sidnei Correia.

  Os três presos levados ao HR não correm risco da vida. Um sofreu agressão e os outros dois foram atingidos por disparos de arma de fogo.

  A rebelião foi causada pela insatisfação dos presos com a atual direção do presídio. Eles

 reclamam que o atual diretor da unidade, Ricardo Luiz Pereira, trata mal presidiários e

 familiares, oferece alimentação de péssima qualidade e não permite a entrada de comida

 trazida por parentes. Familiares comentaram que os presos já chegaram a pagar a quantia

 de R$ 0,50 para utilizar o banheiro. Um efetivo de 50 policiais do Batalhão de Choque foi ao

 local. Com a chegada do BP Choque, o clima da manifestação foi amenizado, mas ainda

 está sendo negociado o fim do tumulto. O CB informou que quatro viaturas foram enviadas

 para Itamaracá e uma pessoa já foi socorrida.

  Do lado de fora do presídio, era possível ouvir os manifestantes gritarem palavras de ordem, como: Fora o diretor! Fora o diretor! Alguns detentos subiram no telhado da penitenciária, armados com pedaços de madeira. Familiares dos presos já estão na portaria, mas não foi permitida a entrada de ninguém.

GALERIA DE IMAGENS

Batalhão de Choque organiza Penitenciária Agroindustrial São João, após rebelião
Legenda
Anteriores
  • Foto%3A%20Diego%20Nigro/JC%20Imagem
  • Foto%3A%20Diego%20Nigro/JC%20Imagem
  • Foto%3A%20Diego%20Nigro/JC%20Imagem
  • Foto%3A%20Diego%20Nigro/JC%20Imagem
Próximas





  O secretário executivo de ressocialização, Romero Ribeiro, declarou que será aberta uma sindicância para apurar como os detentos se feriram. Agentes penitenciários informaram aos familiares a identidade dos presos feridos, para aliviar a preocupação. Apesar da maior reivindicação do movimento ter sido a saída do atual diretor, o secretário não revelou nenhuma posição do governo sobre o assunto.

  A PAISJ é um presídio de regime semiaberto que possui capacidade para 650 pessoas, mas comporta 1.870 detentos, dos quais 450 saem todos os dias para trabalhar, com uma tornozeleira de monitoramento. O promotor da vara de execuções penais de Pernambuco, Marcelus Ugiette, também confirmou a situção complicada em Itamaracá. "Um tumulto em um presídio semiaberto já é uma situação estranha, porque é um regime menos rígido. Estão confirmados os feridos, mas ouvi que podem ter quatro mortos", disse Ugiette.

  O promotor também informou que os presos destruíram partes da unidade, como o refeitório. Ele disse que algumas coisas foram queimadas e bancos de concreto foram quebrados.

Do: JC Online