sexta-feira, 18 de outubro de 2013

CEDIM-PE SE REÚNE PARA CONVERSAR SOBRE SAÚDE DA MULHER NEGRA.

  As representantes do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher – CEDIM-PE se reuniram extraordinariamente essa semana para debater entre outros temas, a Saúde da Mulher Negra, com foco na anemia falciforme, que atinge em sua maioria essa população. A reunião contou com a participação da Secretária Estadual da Mulher e presidente do colegiado, Cristina Buarque. Na ocasião também foi apresentada a 2º versão do Plano Estadual para Prevenir, Punir e Erradicar a Violência contra as Mulheres, que define a política de enfrentamento da violência contra as mulheres em Pernambuco, dentro das estratégias do Pacto pela Vida. 
  O tema Saúde da Mulher Negra foi exposto pela Coordenadora de Atenção à Saúde da População Negra da Secretaria Estadual da Saúde, Miranete Arruda. Ela falou sobre as doenças da população negra; a política de atenção às pessoas com doença falciforme; além de um balanço com números sobre a doença em Pernambuco e um perfil epidemiológico com recorte racial da população pernambucana. Nele se registra que as experiências desiguais ao nascer, ao adoecer e morrer se expressam em categorias socialmente definidas, ou seja, estão relacionadas com a raça/cor por via de suas categorias de expressão social.
  Em seguida, a diretora Geral de Enfrentamento da Violência de Gênero da SecMulher, Fábia Lopes conversou  sobre detalhes da elaboração da 2º versão do Plano Estadual para Prevenir, Punir e Erradicar a Violência contra as Mulheres, destacando a a parte que trata das diretrizes do plano, para a qual solicitou a opinião das conselheiras. O plano. Em sua primeira edição, lista as ações na área de enfrentamento a violência a serem desenvolvidas no período de 2007 a 2016. 
  A Secretária Cristina Buarque comentou que a atualização do documento se fez necessária, devido ao aumento do número e da variedade de ações que precisam ser adicionadas ampliando o plano anterior, a exemplo da campanha para a área rural. Para a conselheira do CEDIM-PE, Eduza Pereira, o nível das discussões do colegiado está muito bom e num ritmo bem satisfatório. “Durante os encontros podemos discutir avaliar e deliberar ações importante para as mulheres”, registra a conselheira.
Da: Secretaria da Mulher PE.