domingo, 30 de junho de 2013

Esgoto corre "a céu aberto" há mais de 12 anos, em Ponta de Pedras.


  Moradores de Ponta de Pedras, Litoral goianense, denunciam o descaso do poder público. Segundo denúncia, o esgoto corre "a céu aberto" há mais de 12 anos, na Rua João Francisco (próximo ao Bar da Ana).

  Além de escorrer no meio da rua, o esgoto segue para o mar, infectando banhistas. “O problema existe a mais de 12 anos e ninguém faz nada. Os ratos fazem a festa. As crianças não podem nem brincar na rua. Será que ninguém ver esse absurdo?”, questionou o morador, Vandinho Ribeiro.

   Além disso, as tampas dos esgotos estão danificadas. Abertas elas são um risco para quem caminha na rua. “Vária pessoas já caíram nesse buraco. Quando chove então, não da pra ver os buracos. A noite fica ainda mais difícil”, completou o morador. 



As crateras da PE-75, em Goiana.


  É só o inverno chegar e os mesmos problemas começam a aparecer, na PE-75 – estrada que liga Goiana a Itambé – no trecho que fica em frente à Madeireira Gusmão, em Goiana. 

  Após as fortes chuvas, vários buracos se formaram na pista, deixando o trânsito complicado no local. Motoristas reclamam da falta de sinalização no local. 

  “À noite o motorista que não conhece isso aqui, passa direto. Isso acaba com a suspensão do carro”, disse o motorista Osvaldo Gomes.

Arquivo

  Há dois anos, o mesmo trecho passou por reparos por conta de uma cratera que havia estragado o asfalto. 

 Como se não bastasse, a PE-75 ainda possui três outras grandes crateras, que põem motoristas em risco, no trecho entre Goiana e Itambé. 

 A rodovia é de responsabilidade do Departamento de Estradas de Rodagem do Estado – DER.   





Do: Blog do Anderson Pereira.

Desempregado é assassinado em Carne de Vaca, Goiana.

 O desempregado, Ivanildo Argelino dos Santos, vulgo "Força", de 53 anos de idade, foi encontrado morto por volta das 20h30, desta segunda-feira (24), na Avenida Olinda, próximo da Favela Guachelo, na praia de Carne de Vaca, em Goiana, Mata Norte de Pernambuco.

 De acordo com a polícia, Ivanildo foi encontrado com três perfurações de disparo de arma de fogo, sendo duas nas costas e uma na cabeça. Ninguém soube dar informações sobre a autoria e a motivação do crime.

Segundo familiares, Ivanildo estaria envolvido com o tráfico de drogas.

O corpo foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML), no Recife.

 A 44ª Delegacia de Polícia de Goiana investiga o caso. Uma das linhas de investigação é de acerto de contas.



Do: Blog do Anderson Pereira.

Jovem é morto a facadas em Igarassu.

Vítima, que foi identificada apenas por “Sonic”, foi espancada e esfaqueada até a morte.


  O corpo de um jovem de aproximadamente 19 anos foi encontrado na manhã desta sexta-feira (28), em um terreno baldio da rua Indonésia, no Loteamento Agamenon, no município de Igarassu, Região Metropolitana do Recife (RMR). 
   De acordo com a polícia, a vítima, que foi identificada apenas por “Sonic”, foi espancada e esfaqueada até a morte, ainda durante a madrugada.
  Os agentes ainda não sabem a motivação e nem a autoria do assassinato. Polícias do Departamento de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP) iniciaram as investigações sobre o caso. 
  Nenhum morador do local repassou informações sobre o crime. O corpo do rapaz foi encaminhado para o Instituto Médico legal (IML), em Santo Amaro, área Central do Recife.
Da: Folha PE.

Briga na penitenciária Barreto Campelo deixa cinco presos feridos.

Conflito foi registrado durante o café da manhã, por volta das 7h.


  Cinco detentos da penitenciária Professor Barreto Campelo, em Itamaracá, Região Metropolitana do Recife (RMR), ficaram feridos após uma briga que aconteceu durante o café da manhã desta sexta-feira (28), por volta das 7h. A Secretaria de Ressocialização (Seres), ainda não tem o nome dos envolvidos.
   Todos foram socorridos ao Hospital Miguel Arraes, em Paulista, e segundo a assessoria de imprensa, quatro deles já teriam retornado à unidade prisional, enquanto o outro ainda deve permanecer internado por ter fraturado a perna. Os envolvidos no conflito são dos pavilhões B e C.
  Como de praxe, durante o café, eles se misturam, e foi este o momento em que tudo começou. A movimentação foi logo controlada pelos agentes penitenciários que já ficam de prontidão e o clima na Barreto Campelo é de normalidade.
   Ainda não se sabe o motivo da briga. Será aberta uma sindicância e o Conselho Disciplinar irá investigar o caso para aplicar as devidas punições. 
   O trabalho também será feito no intuito de identificar quem encabeçou a confusão para que então este seja transferido para outra unidade prisional do Estado.
Da: Folha PE.

Campanha cidades limpas














  A limpeza das cidades é um compromisso de todos: Atenção Prefeituras de Igarassu, Itamaracá, Itapissuma, Abreu e Lima, Goiana e Paulista vamos realizar a CAMPANHA CIDADE LIMPA. 

   É preciso reeducar a população para não se jogar mais lixo no chão, entretanto, o serviço de limpeza tem de funcionar adequadamente, atendendo a todo o território dos municípios.

  As ações devem acontecer em PARCERIA GOVERNO E SOCIEDADE, para erradicar o problema do lixo. Educação faz a cidade limpa. 

Do: Fernando Melo - Igarassu / PE



hospital em Paulista faz campanha para doação de sangue.

  Hospital Miguel Arraes pede ajuda para recompor banco de sangue.

 Mobilização acontece na quinta-feira (4), no auditório da unidade de saúde.


  Tradicionalmente, após o período junino o estoque dos bancos de sangue em Pernambuco cai devido à diminuição de doadores, segundo dados do Hemocentro de Pernambuco (Hemope). 

  Com isso, o Hospital Miguel Arraes, em Paulista, na Região Metropolitana do Recife, convoca as pessoas que podem doar a participar da mobilização na quinta-feira (4).


    Os interessados devem comparecer ao auditório da unidade de saúde entre 8h30 e 12h ou de 13h30 às 16h30. O processo todo de doação leva entre 30 e 40 minutos, sendo acompanhado por uma equipe multidisciplinar.


   Para doar, basta ter entre 16 e 67 anos, sendo que os menores de 18 anos precisam estar acompanhados do responsável legal. 
   Também é preciso ter mais de 50 quilos, estar alimentado e apresentar boas condições de saúde, mostrar um documento original com foto, como carteira de identidade, habilitação ou carteira de trabalho.
Do: G1/PE.

Advogado é preso com sementes e 1 kg de maconha em Paulista.

   Homem foi encontrado em carro com outro rapaz na sexta-feira (28).

 Os dois foram autuados por tráfico de drogas e encaminhados ao Cotel.


    Um advogado de 26 anos foi preso com um quilo de maconha sexta-feira (28), no bairro do Janga, em Paulista, Região Metropolitana do Recife. 
    De acordo com a polícia, além do quilo do entorpecente, o homem também estava com dez gramas de sementes de maconha.
    Ele foi encontrado por policiais em um carro com outro homem de 22 anos, que também foi preso. Os dois foram autuados em flagrante por tráfico de drogas e levados para o Centro de Triagem de Abreu e Lima (Cotel), também no Grande Recife.
Do: G1/PE.

Governo do Estado requalifica Orla de Jaguaribe, em Itamaracá.


  O secretário das Cidades, Danilo Cabral, lançou esse mês, o edital de licitação para as obras de requalificação e urbanização da Orla de Jaguaribe, na Ilha de Itamaracá. 

  O projeto prevê a implantação de quiosques, sanitários, Academia das Cidades e bares. Além da reconstrução do Centro cultural Ciranda de Lia e da Vila de Pescadores.O projeto terá investimento de R$ 9 milhões.


 A iniciativa irá requalificar os atributos naturais, urbanístico e paisagístico da orla, beneficiando os comerciantes locais, turistas e moradores da região. 

  Serão implantados 10 quiosques, divididos em 20 bares e 16 lanchonetes - medindo 25,26m² e beneficiando 36 comerciantes. As barracas de venda de bebidas e alimentos serão padronizadas, possibilitando maiores condições de higiene, conforto e melhoria do ordenamento e da estética da orla, o que contribuirá para a atratividade turística da região.

  Os pescadores também terão um espaço exclusivo. Serão construídos oito boxes individuais dispondo de espaço para comercialização do pescado e também do artesanato local; além de um salão para reuniões comunitárias, oficina para pequenos serviços de manutenção dos barcos e dois sanitários.


  Para o secretário das Cidades, Danilo Cabral, este projeto respeita e valoriza a identidade cultural da cidade. “Iremos, também reconstruir o Centro Cultural Estrela Lia de Itamaracá, que terá um espaço de 339 m², com capacidade para atender a 250 pessoas. No local será instalado um bar, dois sanitários e um depósito”, comemorou o secretário.

  O projeto também irá contemplar a implantação de mirantes; estacionamento e todo o mobiliário urbano (bancos, postes, guarda-corpos, coletores de lixo reciclável e comum), nos 62 Km de orla. Ao longo do espaço, também será construída uma Academia das Cidades que terá quadra de vôlei, pista de Cooper, mesa de jogos e equipamentos de lazer.

Binário da Orla de Jaguaribe – para facilitar a chegada até a orla de Jaguaribe, o Projeto também prevê a construção de um binário. A duplicação terá início na Avenida Benigno Cordeiro Galvão (na altura do imóvel Nº 963), segue pelo prolongamento da Rua Dona Dora, Rua Deodato V. de Carvalho, Rua Ana Lúcia Cabral e Rua E. J. de Albuquerque – um trecho de aproximadamente 680m. Para viabilizar a obra do binário será construída uma pista de rolamento com 4,5m.

Do: Informe-SECID.