sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Aparelhos eletrônicos e eletrodomésticos queimaram? Saiba como proceder.


Cristiana Dias/Arquivo/Folha de Pernambuco
 O apagão que atingiu todo o Nordeste na madrugada desta sexta-feira (26) pode ter ocasionado muitos prejuízos a população, sobretudo, quando se trata de equipamentos eletrônicos e eletrodomésticos danificados. A recomendação era para que os aparelhos fossem desligados da tomado até a energia ser normalizada, evitando que, a oscilação de corrente, queimasse os aparelhos. No entanto, se os aparelhos foram danificados, saiba como agir.

 De acordo com o coordenador geral do Procon Pernambuco, José Rangel, as pessoas que tiveram o bem danificado devem fazer orçamentos do conserto e, posteriormente, levá-lo a empresa de energia, com os dados pessoais e especificações do aparelho danificado com data e horário do ocorrido. A empresa deve conferir o aparelho e depois emitir o laudo. Segundo o Procon, esta resolução deve ser no máximo em 30 dias.

 Ainda segundo Rangel, outra opção seria a pessoa fazer dois orçamentos, optar por um e efetuar o conserto – só em caso de eletrodoméstico de alta necessidade, como geladeira -, depois procurar a administração da empresa de energia para o ressarcimento. “Caso esse laudo não seja positivo, a pessoa deve procurar o Procon ou o Juizado Cível”, afirmou Rangel. O Procon alerta que os consumidores têm até 90 dias para formular a queixa junto ao órgão. 

 Vale salientar que essas empresas, que vão emitir os laudos, devem ser legalmente constituídas, com CNPJ, CGC e outros registros. 

 A falta de energia também pode ocasionar danos morais. “Como, por exemplo, uma pessoa que tem o trabalho no computador e a falta de energia ocasionou a queima do eletrônico e, por causa disso, não poderá entregar o trabalho. Ou o doente que respira com ajuda de aparelhos e, por causa do ocorrido, faleceu”, exemplificou Rangel. “Isso é passível de indenização por danos morais e materiais. Nestes casos, a pessoa deve procurar a Justiça comum”, completou.

 A Companhia Energética de Pernambuco (Celpe), por meio de nota, avisa que quem se sentir prejudicado e achar que os aparelhos queimaram por conta do apagão deve registrar a reclamação por meia do site, do telefone 0800.081.0120 ou nas agências de atendimento da Celpe. A empresa alerta que os clientes não devem consertar o aparelho antes da vistoria.

Site da Celpe
 
Da: Folha PE.

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