sábado, 2 de março de 2013

Polícia prende suspeito de roubar táxi.

 Veículo foi levado em Paulista e foi localizado no Córrego da Areia, no Recife.

Paullo Allmeida/Folha de Pernambuco
Moto desmanchada foi encontrada na casa de Isaias.
 De acordo com a polícia, o taxi estava com dois suspeitos que abandonaram o veículo e seguiram a pé. Isaias Barbosa da Silva Filho, de 18 anos, foi preso em flagrante.
 O outro suspeito conseguiu fugir. Os policiais foram até a casa de Isaias e encontraram uma oficina de desmanche de veículos. Uma motocicleta, que já estava desmanchada, foi apreendida. Ainda segundo a polícia, a moto foi tomada de assalto em Igarassu, também na RMR.
 Além disso, os militares acharam na residência do suspeito, 75 pedras de crack. Isaias foi levado para a delegacia e autuado em flagrante.

  O taxista compareceu à delegacia e reconheceu o suspeito. A vítima detalhou os momentos de aflição que passou nas mãos dos assaltantes.
 De acordo com ele, um casal entrou no táxi no Parque 13 de Maio e disse que iria para Paulista. Entretanto, antes passou no Córrego da Areia para pegar Isaias. Ao chegar em Paulista, o trio anunciou o assalto.
  Depois mandaram o motorista descer e levaram o carro. Aí, então, ele ligou para a polícia, que localizou o veículo cerca de 40 minutos depois.

 Após prestar esclarecimento ao delegado de plantão, Isaias Barbosa da Silva Filho foi autuado em flagrante. Em seguida, o suspeito foi encaminhado ao Centro de Observação e Triagem Professor Everardo Luna (Cotel), em Abreu e Lima, onde permanecerá à disposição da justiça de Pernambuco. A polícia está à procura da mulher que participou do assalto.
Da: Folha PE.

Moradores de Cruz do Rebouças buscam apoio do Deputado Ninho para ajudar a conter as ondas de estupros.

 Mais uma reunião promovida pelos moradores com o objetivo de ampliar os apoios a fim de combater a violência.







 Ainda sob forte clima de pavor, indignação e insegurança, frente aos fatos e boatos de casos de estupros acontecidos nos últimos meses no Bairro de Cruz do Rebouças e adjacência, moradores têm se organizado e buscado atenção e apoio das autoridades públicas do Estado e Município. Agora foi a vez do Deputado Federal e Ex-Prefeito da Cidade, Severino Ninho (PSB).




 O Deputado estendeu seu convite ao Comandante do 17º Batalhão da Polícia Militar, José Hamilton Arruda, e ao Delegado da Polícia Civil de Cruz do Rebouças, Roberto Geraldo, a fim de que esclarecessem à população, a verdadeira estatística dos casos e o que vem sendo feito para por fim a esse estado de pavor vivido pelos moradores. Também se fez presente a Vice-Prefeita da Cidade, Elcione (PTB).




 Ninho elogiou o trabalho das autoridades policiais e reafirmou sua confiança, no entanto, foi muito firme em suas palavras e solicitou das autoridades que todas as providências sejam tomadas.


 Coloquem a ROCAM nas ruas, intensifiquem as rondas e as investigações, aumentem as diligências... façam o que for preciso, contanto que prendam os meliantes que têm aterrorizado a população. Disse que lugar de bandido é na cadeia, e não livres nas ruas causando a desordem.




 Ainda em sua fala, Severino Ninho disse para os presentes que já cobrou maior atenção do Secretário de Defesa Social do Estado e também já participou dos fatos ao Governador Eduardo Campos, do qual solicitou também sua atenção e intervenção.




 O Comandante e o Delegado, após agradecerem o convite e falarem da admiração em ver tanto a população se mobilizando quanto o empenho do Deputado Federal Severino Ninho e os apoios da Prefeitura e dos Vereadores, disseram que estão fazendo o certo e que mais cedo ou mais tarde a situação será resolvida.


 Mas é de fundamental importância que a sociedade colabore. Não compartilhe boatos, ligue informando suspeitas, não se arrisquem andando distraidamente nem tarde da noite.




 Finalizando, a Vice-Prefeita justificou a ausência do Prefeito Mário Ricardo em todos os atos referentes a situação, mas que a Prefeitura de Igarassu em parceria com a Câmara dos Vereadores, têm incansavelmente buscado colaborar com as polícias.


Do: Jornal Pernambuco da gente.


Hospital está em busca de família de pernambucano internado em São Paulo.

desconhecido_400
Foto: divulgação.

 Um homem que passou oito meses internado em um hospital público de São José dos Campos, em São Paulo, afirma que morava em Itaíba, no Agreste de Pernambuco, e procura a família. José Valdir Tenório recebeu alta há quatro meses, não porta nenhum documento e afirma que foi ao Sudeste vender uma moto da família.
 
 Ele foi levado ao pronto socorro no dia 24 de junho do ano passado após ser encontrado gravemente ferido nas margens da Via Dutra. O suposto pernambucano começou a recuperar a memória aos poucos e teve paralisia parcial motivos pelos quais inspira cuidados.
 
 Atualmente ele está internado no Hospital de Clínicas Sul e a Secretaria de Saúde da cidade afirmou que nas pequenas recordações que teve, José Tenório disse ser peão e junto com o pai, José tenório de Souza, e com o filho Wagner, de 11 anos, cuidava de animais de rodeio e vaquejadas da região.
 
 Ele ainda lembrou que possui irmãos e os identifica como: Fabiano, Ivan, Walter, Luciele e Luciana.
A Polícia Civil de São José dos Campos ainda não recebeu contato de nenhum familiar ou alguém que reconheça Tenório e pede que as pessoas que tenham informações sobre ele, entrem em contato com o hospital onde ele está internado pelo número (12) 3932.1357.
 
Da: Rádio Jornal.

Pesca de caranguejo proibida.




 A caça e a comercialização de caranguejo esta proibida de fevereiro a abril deste ano, porque o crustáceo está em período de reprodução e não podem ser retirados do manguezal. 

 Entretanto em varias áreas de manguezal no litoral norte de Pernambuco existem pessoas capturando caranguejo e impedindo a reprodução da espécie. 

 Peço aos cidadãos que não consumam caranguejo neste período, para evitar a caça predatória da espécie.

Do: Fernando Melo.

Idoso é atropelado na BR-101, em Abreu e Lima.


 Homem, de 64 anos, foi atingido por um ônibus.
 Ele foi levado para o Hospital Miguel Arraes, em Paulista.

 Um idoso foi atropelado no início da tarde deste sábado (2), no km 51 da BR-101 Norte, em Abreu e Lima, na Região Metropolitana do Recife. O homem, de 64 anos, foi atingido por um ônibus.
 Ele foi encaminhado para o Hospital Miguel Arraes, em Paulista, no Grande Recife. 
 De acordo com o posto policial da unidade de saúde, a vítima teve fraturas no tornozelo e levou uma pancada na cabeça, mas não corre risco de vida.
Do: G1/PE.

Detran-PE adia para abril fiscalização direcionada para motofretistas.


 Categoria deve passar por capacitação e instalar itens de segurança na moto.


 Oito mil motoboys ainda não se matricularam no curso obrigatório.



 Foi prorrogado o prazo para adaptação dos motofretistas às novas regras determinadas pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran). 
 O início da fiscalização que vai punir os motoboys que circularem sem itens de segurança, que começaria neste fim de semana, foi adiado para o dia 4 de abril.
 Agora, os motociclistas terão cerca de um mês a mais para fazer o curso obrigatório para trabalhar com entrega de produtos e garantir a utilização dos equipamentos de segurança previstos por lei. 
 Até lá, o Detran vai fazer blitze educativas para lembrar que o prazo está se esgotando: segundo o Departamento, 8 mil motofretistas ainda não se matricularam no curso. Apenas 2 mil já concluíram os estudos e outros 3 mil estão nas fases finais.
 A partir do dia 4 de abril, as fiscalizações vão punir quem estiver fora das exigências, com o apoio da Polícia Militar, que vem sendo treinada pelo Detran há cerca de um ano. 
 De acordo com a presidente do Detran-PE, Fátima Bezerra, o número de fiscais é muito pequeno. "Diariamente, na rua, temos 100 fiscais de trânsito. 
 Estamos há quase um ano capacitando os PMs dos Batalhões de Trânsito do interior, de forma que esses policiais vão atuar legalmente como agentes de trânsito para que as fiscalizações aconteçam do Recife a Petrolina", afirma a presidente.
 De acordo com as novas exigências do Detran, os motofretistas devem usar capacete, colete sinalizado, cotoveleiras, joelheiras, luvas e sapato fechado, ter mais de 21 anos de idade, mais de 2 anos de Carteira de Habilitação na categoria A e o curso de capacitação. 
 A motocicleta precisa de antena corta-pipa, barras de segurança e placa vermelha, de categoria aluguel, como as do táxis.
 Anderson Bento já está em dia em quase todas as exigências e aprova as novas determinações: "Estou concluindo agora o curso. Ficou bem melhor, eu gostei bastante. 
 Não só para mim, mas também para os meus amigos que trabalham com moto", afirma o motofretista.
 Quem ainda não se matriculou no curso de capacitação, deve entrar em contato com o Sest/Senat e buscar informações pelo telefone (81) 2119.0200. O curso também pode ser feito pela internet.
Do: G1/PE.

Tartarugas em perigo.


 Desde janeiro de 2012 mais de 580 tartarugas marinhas foram encontradas mortas na costa de Pernambuco.

  As principais causas das mortes dos animais são porque se enroscam nas redes de pesca e morrem por não conseguirem respirar, outras morrem engasgadas ao engolir pedaços de plásticos e ainda muitas tartarugas são mortas por crueldade de pescadores. 

 Como não existe fiscalização aliada a atividades de educação ambiental esses crimes iram continuar. 

Do: Fernando Melo – Igarassu / PE.