sexta-feira, 19 de junho de 2015

Casos de leishmaniose preocupam moradores de Itapissuma.

Este ano, a doença atingiu três pessoas na área rural do município.
Nove casos foram confirmados no estado, informa Secretaria de Saúde.


Moradores de Itapissuma, na Região Metropolitana do Recife, estão preocupados com a leishmaniose ou calazar, uma doença transmitida pelo mosquito palha. Este ano, a doença atingiu três pessoas na área rural do município e uma delas teria morrido de leishmaniose.

De acordo com a Secretaria de Saúde de Igarassu, os casos foram registrados no assentamento Ubu, onde mora cerca de 50 mil famílias. Uma das moradoras que está com a doença é a filha do agricultor José Quirino, internada há 45 dias em um hospital no Recife. “Tava com frio e muita febre”, contou.



A dona de casa Josicleide Ferreira da Silva, que mora na mesma vila, mostrou o atestado do Hospital Miguel Arraes, onde a irmã dela, Severina Ferreira da Silva, 36 anos, morreu, no último dia 6 de maio, com a doença. Ela disse que os médicos demoraram dois meses para descobrir que Severina tinha leishmaniose.



“Os médicos só faziam estudar o caso dela. E ela de tanto tá sendo furada, optou por fazer o tratamento em casa. Eles ainda tentaram conseguir o remédio dela com o estado. Noventa ampolas, três por dia. Ela tomou com a enfermeira do posto. Só que no dia de tomar a última, ela estava muito fraca, debilitada e não aguento”, relatou Josicleide.


A leishmaniose é transmitida por um mosquito menor que o da dengue.  Ele costuma viver em lugares úmidos, escuros e onde há acúmulo de material orgânico. Um exemplo de criadouro seriam os galinheiros, comuns nesta região. Quando picados, os cães podem virar hospedeiros da doença.

De acordo com o governo do estado, nove casos foram confirmados em Pernambuco até o mês de abril. O caso de Dona Severina ocorreu em maio e, por isso, ainda não foi contabilizado. Os moradores estão assustados e alguns já sacrificaram cães antes da Secretaria de Saúde de Igarassu fazer o exame para saber se o animal está doente.

“O Estado disponibilizou uns kits rápidos para leishmaniose visceral canina. Só assim, com o resultado desse exame rápido, com o exame de sangue específico realizado no Lacen [Laboratório Central do Estado], é que a gente pode pegar os animais positivos e realizar o sacrifício. E assim evitar o sacrifício errado de animais que estão sadios. Já fizemos a ação de educação em saúde e vai ocorrer outras. Se mora em área onde há transmissão tem que fazer o exame mais específico”, afirmou Jaciara Santa, gerente de Vigilância Sanitária de Igarassu.
Morte sob investigação

Sobre a morte da paciente Severina Ferreira da Silva, a assessoria de imprensa do Hospital Miguel Arraes reforçou que ela não morreu no hospital e que vinha fazendo tratamento em casa e indo ao ambulatório da unidade para pegar remédios e fazer avaliação médica. A última vez em que esteve no hospital foi no dia 30 de abril, seis dias antes de morrer.


A assessoria também disse que Severina pode ter morrido de complicações provocadas por outra doença e explicou ainda que os médicos da unidade são capacitados para reconhecer e tratar da leishmaniose.



Já a Secretaria Estadual de Saúde informou que ainda está sob investigação a morte da paciente.

http://g1.globo.com/pernambuco/noticia/2015/06/casos-de-leshimaniose-preocupam-moradores-de-itapissuma-pe.html


Do: G1/PE.

Assaltos na passarela de pedestres em Igarassu.


Uma onda de assaltos aterroriza moradores das comunidades do Bela Vista, Novo Igarassu e Agamenon Magalhães. Segundo relatos de algumas pessoas, um individuo numa motocicleta vem fazendo assaltos aos pedestres que utilizam as passarelas na travessia da BR 101. varias pessoas inclusive foram assaltadas em frente ao quartel do bombeiro, localizado ao lado da passarela. Durante a noite, o local além dos assaltos, tornou-se ponto de venda de drogas. 

Do: Fernando Melo - Igarassu / PE.

Seminário debate turismo no Litoral Norte do Estado.

Evento da Secretaria de Turismo foi realizada ontem.


Divulgação/Secretaria de Turismo de Pernambuco
Trade turístico do Litoral Norte é debatido no evento
Divulgação/Secretaria de Turismo de Pernambuco
Começou ontem (18) mais uma rodada de debates do “Seminário Destino PE”, promovido pela Secretaria de Turismo de Pernambuco. O município de Itamaracá recebe o projeto que pretende discutir o trade turístico do Litoral Norte. A ação desta quinta acontece a partir das 13h30, no Centro Mamíferos Aquáticos (Projeto Peixe Boi). 
Até julho, 13 cidades pernambucanas serão visitadas com o intuito de estabelecer um panorama sobre as demandas do turismo estadual, além de identificar os atrativos de cada local. Para o seminário da ilha de Itamaracá, representantes dos municípios circunvizinhos, como Itapissuma, Itambé e Araçoiaba, foram convidados. 
De acordo com a Secretaria de Turismo, o encontro vai avaliar a estrutura dos equipamentos turísticos, a organização da cadeia produtiva do turismo, recursos, sensibilização e capacitação de recursos humanos e outros detalhes. De Itamaracá, o Seminário Destino PE seguiu para Nazaré da Mata, na Mata Norte do Estado, hoje (19). Ainda participarão da ação locais como Triunfo, São José do Egito, Tamandaré e Recife. 
Do: Leia Já.