sábado, 9 de março de 2013

Igarassu comemora 478 anos da chegada de Duarte Coelho em Pernambuco.

 Evento comemorativo acontece neste sábado, a partir das

 10h.
Ilhota da Coroa do Avião será um dos pontos visitados no city tour. Foto: Prefeitura de Igarassu/Divulgação
Ilhota da Coroa do Avião será um dos pontos visitados no city tour. Foto: Prefeitura de Igarassu/Divulgação.

  No dia 9 de março de 1535, o Capitão Donatário Duarte Coelho Pereira, acompanhado de sua esposa, Brites de Albuquerque, e de algumas famílias do norte de Portugal, aportou no Brasil. 

 Junto a essa trupe, vieram, também, judeus que trabalhariam na montagem de engenhos de açúcar e feitores com experiência nas plantações de cana-de-açúcar na ilha da Madeira e em São Tomé. Estes viriam a Pernambuco, uma vez que a localidade tem clima quente e temperado, sem grandes variações de temperatura e chuvas regulares, sendo um lugar propício para a cultura da cana. 


 Onde eles aportaram? Duarte Coelho entrou em Pernambuco pela barra da Ilha de Itamaracá, desembarcando no rio Igarassu. Há 478 anos. Em homenagem ao acontecimento, neste sábado (9), a partir das 10h, o município de Igarassu, no Litoral Norte do estado, comemora a data. A prefeitura realizará um city tour especial com concentração na secretaria de Turismo e Cultura, localizada no Sítio Histórico.


 De lá, o passeio segue até o Marco de Pedra, local em que o descobridor teria chegado pela primeira vez em Pernambuco. Em seguida, os convidados seguirão de catamarã até a ilhota da Coroa do Avião, onde haverá o hasteamento da bandeira de Igarassu.

  Finalizando o tour nas margens do Canal de Santa Cruz, haverá um almoço no restaurante Porto do Vasco. De quebra, será apresentada a nova marca de turismo da cidade.

Do: Pernambuco.com.