sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Pesquisa aponta que 50% dos motoristas usam o celular enquanto dirigem

1% dos condutores olham para o telefone a qualquer momento durante o percurso, o que aumenta a probabilidade de provocar acidentes

 

 De acordo com uma pesquisa conduzida pelo National Highway Traffic Safety Administration (NHTSA), cerca de 20% dos motoristas admitem que utilizam o celular enquanto dirigem.

Com base em obversações reais de funcionários do NHTSA, o estudo também constatou que os condutores com idades entre 21 e 24 anos são os que mais excedem os limites de velocidade nas rodovias.

Além disso, 50% desse grupo afirmam que enviaram mensagens de textos de seus respectivos telefones ao mesmo tempo em que precisavam prestar atenção no trânsito. Do total, 1% dos motoristas olham para o celular a qualquer momento durante o percurso.

Apesar dos testes terem sido realizados em anos passados e divulgados somente agora, os números, segundo os dados levantados pela Organização, têm aumentado em níveis alarmantes.

"Está claro que, a partir de todas as informações que coletamos durante a pesquisa, a distração dos condutores continua a ser um grande problema", explica David Strickland, administrador do NHTSA.

Os dados também apontam que usar o celular enquanto dirige pode provocar mais acidentes, além de infringir leis de trânsito. Para tentar conter essas infrações, especialistas de segurança de 35 estados dos EUA proibiram o uso de telefones nas estradas enquanto os carros estão em movimento. Em 2010, cerca de 3,1 mil mortes foram provocadas por veículos com motoristas que se distraíram nas estradas e rodovias.


Fonte: olhardigital.com.br