sábado, 31 de março de 2012

MANGAS JASMIM DE ITAMARACÁ.




 
No ano de 1631, na capitania da Paraíba, vivia Antônio Homem de Saldanha e Albuquerque, natural dessa mesma capitania, que, encantado com a beleza e dotes de D. Sancha Coutinho, donzela de quinze anos, filha do abastado agricultor João Paulo Vaz Coutinho, senhor do Engenho Andirobeira, situado a uma légua de distância da costa, aspirava a honra de a receber por esposa.
 
 Dirigindo-se a seus pais e solicitando a sua mão em casamento, eles a isso tenazmente se opuseram. Saldanha e Albuquerque, assim desenganado e desesperado pela recusa que apagava todos os seus sonhos de felicidade e de amor, sem mais esperanças e ambições alista-se no exército e marcha para o campo da guerra, quando as forças holandesas invadiram as plagas de sua província natal.
 
            Saldanha e Albuquerque foi um dos heróis do célebre ataque do forte do Cabedelo. Passou-se para Pernambuco, e em 1633, na gloriosa defesa do Arraial do Bom Jesus, caiu como morto, ferido por uma bala.
 
             Em 1646, anos depois de suas desventuras, reaparece Saldanha e Albuquerque nessa província, mas trajando o hábito de sacerdote, sob o nome de Aires Ivo Corrêa. A chegada dele foi assim celebrada:
 
São treze anos passados,
E de Jesus ao mosteiro
Chega a Olinda em pobres trajes
Um sacerdote estrangeiro.
 
Traz o rosto macerado,
Que a dor o espr’ito lhe rende;
Nos olhos se lhe apagaram
As paixões que o mundo acende.
 
Em anéis d’oiro os cabelos
Pelos ombros se declinam;
Palavras qu’esse anjo solta
Só perdão e amor ensinam
 
     Dias depois, partiu o padre Aires para a Ilha de Itamaracá. Por esse tempo já não existiam os pais de D. Sancha Coutinho; e ela, triste, abatida, e ralada de saudades, aí vivia então, em casa de seu irmão Nuno Coutinho. Foi quando apareceu o padre em sua casa. Reconhecendo naquele humilde sacerdote o seu desventurado amante, ela morreu subitamente.
Quis ser ela a derradeira
Em ver o santo varão,
Mas pôr-lhe os olhos no rosto
“Ai, meu Deus!” e cai no chão.
 
     Sobre o sepulcro de D. Sancha Coutinho, plantou o padre Aires Ivo Correa uma mangueira, de cujos frutos provém as mangas de jasmim, tão celebradas pelo seu aroma e delicado sabor.
 
E no lugar do sepulcro
Uma mangueira plantou,
Onde o hálito de Sancha
Até morrer aspirou.
 
Visões que ela lh’ofr’ecia
Não são d’humano juizo;
A sombra que ela lhe dava
Era a sombra do pr’aiso.
 
Inda em torno da mangueira
Se vê um lindo jardim;
E as mangas do Padre Aires
São as mangas de jasmim.
 
 
Obs. 1 -: Este texto, de Luís da Câmara Cascudo, foi publicado em edição especial de Lendas Brasileiras, 1945, pela Cattleya Alba - Confraria dos Bibliófilos Brasileiros, vista por poucas pessoas. Edição numerada e personalizada, com 21 desenhos a carvão feitos por Martha Pawlowna Schidrowitz, impressos em offset nas cores cinza e negra.
 
Obs. 2 - Em 1859 D. Pedro II esteve na ilha de Itamaracá. Em 07 de dezembro ele visitou a capelinha do Bom Jesus Menino, lá existente, um lugar tranqüilo e rodeado de gigantescas mangueiras, uma delas com 42 metros de copa, da qual brotam as famosas mangas jasmins, que mereceu o seguinte registro do imperador, anotado em seu Diário:
 
“A povoação do Pilar vai crescendo por causa da passagem das barcas costeiras que aí tocam, e tem bastante casas. Cheguei já noite fechada, mas com belo luar, porque fui até a mangueira plantada no lugar da célebre mangueira jasmim, a que se liga a legenda amorosa de Maria e de Ivo, chamado o redivivo, sobre que o Soares d’Azevedo, do Ginásio, fez uma poesia que ficou de dar-me. Não é tão bonita como outras que a cercam, e se encontram, sendo o caminho pouco fácil; mas aprazível principalmente no palmar [coqueiral] que se atravessa antes de chegar a uma capelinha. Colhi algumas folhas de mangueira, às seis horas e três quartos aumentando o luar as saudades que o lugar me despertou”….

 
Este texto também foi publicado em www.efecade.com.br, site do próprio autor. Visite-o e deixe a sua opinião.

Itamaracá (PE): praias tranquilas, rastros holandeses e biodiversidade.

Itamaracá (PE)
Itamaracá apresenta praias pouco movimentadas / Foto: Wendley Souza

 Localizada a 47 quilômetros de Recife, a Ilha de Itamaracá conta com belas praias e construções históricas, que remontam à época das capitanias e da ocupação holandesa em Pernambuco.
A ilha, que começou a ser habitada em 1508, foi uma das primeiras capitanias hereditárias do Brasil. O local, que possuía grande quantidade de cana-de-açúcar, foi invadido pelos holandeses, em 1631, sendo ponto de partida para o domínio flamengo de parte da costa pernambucana.
Acessada por meio de barcos ou da Ponte Getúlio Vargas, a vila de pescadores apresenta praias tranquilas, com a natureza ao redor bastante preservada. A Enseada dos Golfinhos conta com muitos coqueiros e vasta vegetação de manguezais. A praia é famosa pela calmaria de suas águas.

Coroa do Avião, Itamaracá (PE)
Coroa do Avião é atração recente em Itamaracá
  
 Formado na década de 1980, o banco de areia denominado “Coroa do Avião” é outra atração imperdível. A ilhota conta com boa estrutura de restaurantes, propicia uma bela vista de outros locais da ilha e recebe a visita ilustre de diversas espécies de aves.
As praias do Pilar, do Sossego e do Forte também são destinos que valem a pena ser conhecidos.

Construções históricas

 Erguidas a partir do século 16, as edificações clássicas também são atrações da ilha. Sede da antiga capitania hereditária, a Vila Velha é repleta de casas históricas e conta com a Capela de Nossa Senhora da Conceição, uma das primeiras a serem construídas em Pernambuco.
Forte Orange, em Itamaracá (PE)
Forte Orange foi erguido pelos holandeses / Foto: Débora Costa e Silva

 Principal marca deixada pelos neerlandeses em Itamaracá, o Forte Orange é um dos pontos mais visitados do município. Inaugurada em 1631, a antiga base militar ainda preserva canhões e boa parte da sua estrutura original.

Peixe-boi

Peixe-boi em Itamaracá (PE)
Mamífero é objeto de estudo na ilha / Foto: Lauro Moura

 A ilha ainda conta com um espaço que visa preservar a espécie em extinção. O local possui três piscinas para o tratamento dos peixes-bois e sala de cinema, que exibe produções relacionadas ao mamífero marinho.

Fonte: Blog Brasil Imperdível.
   O manguezal de Itamaracá corre o serio risco de desaparecer da ilha, e a principal causa é a especulação imobiliária. Semanalmente mais uma área coberta de mangue é devastada e aterrada para a construção de empreendimentos imobiliários. 
   É bom lembrar que o manguezal é o local de reprodução de peixes e crustáceos protegido por lei, a sua destruição é um crime ambiental. Por onde anda a fiscalização? Será que ela existe? 
Fonte: Fernando Melo.

Prefeitura de Itapissuma polui a natureza.

 
 A cidade de Itapissuma continua despejando o lixo recolhido na limpeza urbana num terreno a céu aberto em meio ao canavial. No local existe um foco de reprodução de ratos e insetos. Além do mau cheiro e uma fumaça tóxica expelida pela queima dos resíduos, o lixão também estar contaminando um riacho e um açude próximo.
Fonte: Fernando Melo.

Falta d’água e lixo envergonham Itamaracá.



No dia 28 de Fevereiro de 2012, a população da Ilha de Itamaracá foi envergonhada perante todo o estado de Pernambuco. O Jornal do Commércio do dia estampou na capa, uma foto de uma bica que fica localizada no Forno da Cal, que é tomada por pessoas que tomam banho, pegam água e lavam suas roupas e o que é pior, o espaço ainda é divido com cavalos, e tudo isso, porque não há um abastecimento decente de água á população do município. E não para por aí.

Abrindo o cadeno CIDADES na página 4, a manchete “ITAMARACÁ SOFRE COM ROTINA DE FALTA D’ÁGUA” tomou a página inteira, numa matéria com uma verdadeira torrente de verdades. A rotina de falta de água em diversas localidades como Alto do Céu Azul e Forno da Cal, foi descrita em detalhes. Pessoas em casas de pau-a-pique, com latas d’água embaixo do telhado para coletar á água da chuva e carrinhos de mão repletos de garrafas PET, rumo á bica para poder coletar água para serviços essenciais, são um retrato da nossa realidade exposta no JC. Para boa parte das pessoas da Ilha, água jorrando da torneira em suas casas, é um privilégio momentâneo e para algumas, é um sonho bem distante. Mesmo com a vocação turística do município, onde está a principal atividade econômica da cidade, estes mesmo moradores, excluídos da sociedade pela COMPESA, preferem ver os veranistas e turistas bem longe, pois quando eles estão na Ilha, ai é que não tem água mesmo, e o tal carro-pipa fornecido, de nada adianta.

Pra completar, a informação de que Itamaracá passou pelo menos 2 dos 4 dias do carnaval sem água em algumas localidades, indignou os jornalistas responsáveis pela matéria. É simplesmente inadmissível que a COMPESA, um órgão que deveria levar água as nossas casas, penalizem a população de tal forma, nos privando de forma irresponsável de algo essencial á nossa vida, enquanto o Litoral Sul tenha uma ampla provisão de água. Eles estão esquecendo que Itamaracá tem gente, a não ser na hora de mandar uma continha astronômica no fim do mês para as nossas residências... Isso eles não esquecem. Isso é Justiça Social? Estamos vivendo num semi-árido em pleno Litoral Norte do Estado, á 30 km da capital!

Quanto ao Lixo, os moradores afirmam que até o dia 28, ainda tinha montanhas e montanhas de lixo do carnaval no meio da rua, proliferando um mau-cheiro insuportável, milhões de mosquitos e animais. Uma triste realidade, não é? Pode até ser que tenham coleta diária nas ruas principais da cidade, mais nas ruas secundarias, é coisa de semanas, pelo o que é visto e pelo o que a população fala. Podem acreditar. Ficam as perguntas: Por que isso acontece? É a tal falta de Infra-Estrutura? Onde NÓS estamos errando? Onde ELES estão errando?
Fonte: Purapolitica.blogspot.com

Mutirão oferecerá diversos serviços a população de Igarassu.







  A Prefeitura de Igarassu, por meio da Secretaria de Trabalho, Desenvolvimento Social e Cidadania, promoverá neste sábado (30), a partir das 8h, em frente à Escola Albert Stalin, em Cruz de Rebouças, o Igarassu com Cidadania. 

 Diversas ações beneficiarão a população neste dia, como a emissão de CPF, RG e carteira profissional. A Defensoria Pública participará do Igarassu com Cidadania, orientando a população em relação aos processos e documentos de registro cartorial.

 Já a Secretaria de Saúde oferecerá serviços específicos de tuberculose e Aids., Teste de Gilcose e Aferição de Pressão  Quem for ao local também poderá se inscrever para os cursos do Pronatec. Oficinas ensinarão como trabalhar com o artesanato.

 De acordo com a secretária Tereza Jacinta Cavalcanti, a ação beneficiará principalmente as de Cuerias, Três Ladeiras, Sítio dos Marcos e Escorregou Tá Dentro. A Prefeitura disponibilizará o transporte os moradores destes locais.

Fonte: Prefeitura.

Políticas Públicas voltadas às mulheres negras são discutidas em Igarassu.





 Na quinta-feira (29), a Coordenadoria da Mulher em parceria com os CREAS regional e municpal, realizou debate com o tema Políticas Públicas para a Mulher Negra. O encontro foi realizado no Convento Santo Antônio.  

 A abertura do evento foi realizada com a dupla formada pelos personagens Matheus e Catarina, cuja encenação se relacionou coma temática.

 A mesa de debatedores foi presidida pala Coordenadora da Mulher de Igarassu Clodomira Baracho. A composição foi completada pelo vice- prefeito, Hebert Beserra, pela coordenadora do CREAS Regional Metropolitana Norte e a de Igarassu, Luzia Dutra e Danielle Silva, respectivamente, pelo assssor de Assuntos Étnico-raciais do Governo de Pernambuco, Jorge Arruda, e pela presidente do Conselho municipal da Mulher de Igarassu, Pergentina Vilarim.
Fonte: Prefeitura.

 Casal é encontrado morto dentro de casa em Gaibu, no Litoral Sul de PE.

 Homem tem 55 anos e a mulher tem 40, de acordo com a PM.
Vizinhos ouviram tiros e viram carro suspeito na rua na noite da quinta.

 

  Um casal foi encontrado morto no início da tarde desta sexta-feira (30), em uma casa na Rua Águas Compridas, em Gaibu, no Cabo de Santo Agostinho, Litoral Sul de Pernambuco. A área é conhecida como Estrada Velha de Suape. Desconfiados pela falta de movimento na casa, vizinhos acionaram a Polícia Militar. Os agentes entraram na casa no início da tarde para fazer as primeiras investigações.

  Os corpos do homem de 55 anos e da mulher de 49 foram encontrados com tiros na cabeça, no sofá da sala. De acordo com a polícia, o crime foi praticado por volta das 21h da quinta-feira (29) - nesse horário vizinhos ouviram barulho de tiros e um carro azul foi visto parado em frente à casa. "Eu já estava quase indo dormir quando aconteceu isso. Ouvimos [os tiros], mas a gente não sabe dizer o que aconteceu na verdade. 

 Ao mesmo tempo, a gente ficou naquele impasse se eram ou não eles, mas ninguém sabe dizer. Foram quatro tiros. A gente ficou assustado", disse a vizinha das vítimas, a dona de casa Marleide de Andrade.

  Peritos do Instituto de Criminalística (IC) estiveram no local, tiraram fotos e realizaram a perícia. A delegada do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), Gleide Ângelo, divulgou as primeiras informações sobre o caso. "Segundo alguns populares que moram aqui, eles eram do Cabo e só vinham aqui passar final de semana. Eles bebiam e brigavam muito. Também há  comentários de que ele tinha envolvimento com drogas. A gente ainda vai apurar isso na investigação. O que se sabe é que por volta das 21h foram escutados barulhos de tiros, mas só encontraram os corpos hoje [sexta, dia 30]. Segundo a perícia, ele levou três tiros e ela dois", afirmou a agente.
Fonte: G1/PE.