sábado, 2 de maio de 2015

Faça o Teste.


Qualificação em Itapissuma

O novo formato do Qualifica Itapissuma contará também com

 ações de reforço escolar e oficinas de orientação profissional.


Nova edição do programa conta com o reforço do Governo do Estado  / Foto: Divulgação

Nova edição do programa conta com o reforço do Governo do Estado

Foto: Divulgação

A Secretaria da Micro e Pequena Empresa, Trabalho e Qualificação (Sempetq) anunciou o relançamento do programa Qualifica Itapissuma, com o intuito de fortalecer as ações de capacitação profissional na cidade e entorno. 

Inicialmente lançado em 2013, o programa ofertou durante seis meses cursos voltados para o setor dos empreendimentos já em atuação no município ou com inauguração prevista, com foco principalmente na indústria de bebidas. O programa agora conta com o apoio do governo do Estado, parceria incentivada pelo sucesso da edição passada e pela chegada de novas empresas de grande porte à cidade, como parte do polo automotivo e do setor de produtos de limpeza.

O novo formato do Qualifica Itapissuma, além da captação de demandas dos contratantes, conta também com ações de reforço escolar, com foco no raciocínio lógico, português e matemática, para ampliar a inserção dos jovens no mercado de trabalho e combater a evasão, além de oficinas de orientação profissional, focadas principalmente no âmbito industrial.

Também estarão disponíveis ações de qualificação para micro e pequenos empreendedores locais, que incluem orientações de acesso ao crédito pela Agência de Fomento do Estado de Pernambuco (Agefepe), como forma de incentivar o empreendedorismo. “O programa é pioneiro. Queremos fazer um planejamento para transformar a cadeia produtiva de Itapissuma, com mão de obra qualificada, e aumentar a quantidade de micro e pequenas empresas formalizadas, o que vai se refletir no crescimento do número de carteiras de trabalho” afirmou o secretário executivo de Trabalho e Qualificação, Paulo Muniz. O secretário afirma, ainda, que estão sendo realizadas reuniões com empresas demandantes de mão de obra e entidades ligadas à educação profissional para constituição de planejamento de ações, banco de dados e montagem de cronograma de cursos. 

Do: JC Online.

Praias impróprias para banho.

Semanalmente, a CPRH disponibiliza, no seu portal, as praias pernambucanas que estão consideradas impróprias para o banho.

Período: de 01 a 07 de maio 2015.


Em Itamaracá:
Praia de Pilar, em frente à Igreja do Pilar;

Praia de Jaguaribe, em frente à Rua Santina de Barros.


Classificação

A classificação das praias e rios está baseada nas normas estabelecidas pela Resolução CONAMA nº 274, de 29 de novembro de 2000, que revoga os artigos de nº 26 ao 34 da Resolução Conama nº 20 (18/06/86) e define os padrões de qualidade da água destinada à balneabilidade.    


Segundo essa Resolução, as águas doces, salobras e salinas, destinadas à recreação de contato primário, podem ser classificadas em quatro categorias: excelente, muito boa, satisfatória ou imprópria. O critério de enquadramento, nessas categorias, baseia-se nas concentrações de coliformes fecais ou totais, em um conjunto de amostras de cinco semanas consecutivas. As categorias excelente, muito boa, satisfatória podem ser reunidas em uma única categoria, denominada própria.

Segundo o laboratório de análise da CPRH, uma praia considerada imprópria não está necessariamente infectada por doenças, porém os riscos de contaminação são considerados significativos. A CPRH aconselha aos banhistas que guardem uma distância mínima de 100 metros dos pontos e extremidades das áreas divulgadas como medida preventiva. 

Da: CPRH.

Adolescente morta a facadas em Itamaracá.

Principal suspeito do crime é o ex-companheiro da vítima. A

 jovem levou 28 facadas.


Uma adolescente de 15 anos, agredida com 28 facadas, na Ilha de Itamaracá, Litoral Norte do Estado, morreu, na noite desta sexta-feira (1º), no Hospital Miguel Arraes (HMA), em Paulista, Grande Recife. Maria do Carmo Correia do Nascimento deu entrada quinta-feira à noite na Unidade Mista de Itamaracá. Por conta da gravidade dos ferimentos, foi transferida para o Miguel Arraes, porém não resistiu e morreu cerca de 24 horas depois do ocorrido.

Familiares da vítima prestaram depoimento no posto policial do HMA. A polícia informou que o principal suspeito do crime seria o ex-companheiro da adolescente, Anderson José da Silva, cuja idade não foi revelada. O casal havia se separado há duas semanas, porque a jovem não suportava ser agredida com frequência e nem concordava com o envolvimento do ex-marido com o tráfico de drogas.

Maria do Carmo morava com a mãe, no Sítio Poço do Cobre, localizado na comunidade Baixa Verde. Ela foi agredida quando saiu da sua residência para ir à casa da avó. A vítima deixou dois filhos. O suspeito está foragido. 

Do: JC Online

Dia do trabalhador

Lixo, desordenamento e insegurança tomam conta da praia de Jaguaribe.

Apesar de um belo sol, a praia de Jaguaribe apresentava um movimento fraco para um feriadão, a ilha já não atrai mais tantos visitantes como antigamente.

Demos uma volta na praia de Jaguaribe e vimos que o lixo toma conta da praia e o desordenamento dos comerciantes e ambulantes pela praia é muito grande, a praia suja, a falta de locais para estacionar são problemas que o poder público ainda não conseguiu resolver.

Comerciantes reclamam da falta de turistas na ilha, o que vem causando prejuízos constates, a falta de segurança também, os mesmos citaram os assaltos que ocorrem a qualquer hora do dia, o tráfico e o consumo de drogas também tem afastado visitantes; motoristas reclamaram da ação de flanelinhas que os abordam cobrando por um estacionamento que deveria ser de graça ou regulamentado pela prefeitura da ilha.












Do: Itamaracá em foco.

Presos em Paulista três homens acusados de falsidade ideológica.

Grupo foi encontrado com várias carteiras de identidade e de habilitação falsas.


Divulgação
Homens foram autuados em flagrante e levados ao Cotel
A Polícia Civil desarticulou, na última terça-feira (28), uma quadrilha suspeita de cometer estelionato e falsidade ideológica. Foram presos Gleison Souza da Silva, de 36 anos; Jose Alexandrino de Melo Junior, de 49; e Emerson Joaquim da Silva Nascimento, 26.

Eles foram autuados na Delegacia do Cordeiro, na Zona Oeste do Recife, e encaminhado para o Centro de Observação e Triagem Everardo Luna (Cotel), em Abreu e Lima. Os suspeitos foram abordados em Pau Amarelo, Paulista, portando várias carteiras de identidade e de habilitação falsificadas. 
Da: Folha PE.