segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Pernambucana Bruna representará o Brasil no Mundial do Peru.


 Para o primeiro dia da competição está agendada a Jeep Long Distance, num percurso de 24Km dentro da baía de Paracas.


 Pernambuco estará no Campeonato Mundial de Windsurf que será entre os dias 17 e 22 de dezembro, em Paracas, no Peru. A representante do estado será a velejadora Bruna Martinelli, do Iate Clube de Itamaracá/TopFit, que disputará pela classe Formula Experience. 

 Bruna já tinha desistido de concorrer o Mundial, por falta de patrocínio para a viagem apesar de várias tentativas em busca de apoio financeiro junto ao governo do estado e entidades privadas.

 Porém, para sua surpresa, quando enviou a mensagem ao Peru dizendo que não poderia ir por falta de apoio financeiro, a organização do campeonato se sensibilizou com o fato de uma das maiores estrelas da classe Formula Experience não poder ir ao Mundial e mandou as passagens para ela.

 Os windsurfistas peruanos se destacam na classe, a peruana Carolina Bultrich já foi campeã mundial em 2010 e o peruano Nicolas Scherier já conquistou o título máximo por 3 vezes. O Brasil, contudo, está bem representado com a pernambucana Bruna Martinelli, Tricampeã Sul-Americana, certamente uma das favoritas ao título mundial, e o paulista Paulo dos Reis, também atual Campeão Sul-Americano.

 A raia de Paracas é bem tradicional no iatismo peruano e já foi sede do campeonato sul-americano de 2010. As condições de vento esperadas são entre 10 e 25 nós, temperatura média de 24o C e temperatura da água entre 20e 22o C, condições excelentes para as regatas. 

 Paracas é uma baía com águas tranquilas e é uma reserva ambiental totalmente preservada. Local de treinamento e de várias competições locais, sem dúvida será um desafio a mais para os estrangeiros dos vários países participantes superar os atletas peruanos na sua raia.

 Para o primeiro dia da competição está agendada a Jeep Long Distance, num percurso de 24Km dentro da baía de Paracas. A maratona continua nos quatro dias seguintes, com a programação de fazer mais 15 regatas para definir a melhor e o melhor velejadores do mundo da classe Formula Experiene One Design.

Do: Superesportes.

Jovem é morto a facadas em campo de futebol, no bairro de Arthur Lundgren I.


 Vítima aparentava 25 anos e não portava nenhum documento de identificação.


Área é bastante conhecida pela população, sendo ponto de tráfico de entorpecentes
 Um homem, de aproximadamente 25 anos, foi assassinado, na manhã desta segunda-feira (17), no bairro de Arthur Lundgren I, em Paulista, na Região Metropolitana do Recife. A vítima foi encontrada no meio de um campo de futebol na comunidade, conhecido como Bacia.


 De acordo com policiais do 17º BPM, o rapaz foi encontrado por populares, por volta das 5h30, que acionaram as equipes ao local. 

 O crime indica requintes de crueldade e luta corporal, sendo executado com a utilização de uma faca artesanal conhecida popularmente como Xuxu, confeccionada em unidades prisionais. 


 De acordo com peritos criminais do Instituto de Criminalística (IC), o rapaz provavelmente brigou com o algoz e levou golpes na região da cabeça. Ainda segundo o órgão, o executor desceu a calça da vítima para imobilizar os pés, além de comprimir tórax e rosto na água, para que ela não respirasse.

 O local já é de conhecimento da polícia como ponto de tráfico de entorpecentes. As investigações do crime serão realizadas pela delegacia de Paulista. O corpo do jovem, que não portava nenhum documento de identificação, foi recolhido para o Instituto Médico Legal (IML), localizado no bairro de Santo Amaro, área central do Recife.

Da: Folha PE.

Ciclista morre após ser atropelado em Caetés.


 Condutor da moto apresentava sinais de embriaguez e foi encaminhado à delegacia.


Ciclista morre após ser atropelado por moto em Caetés  Um ciclista morreu após ser atropelado por uma moto preta, sem placa, conduzida por Tarcísio Ferreira do Nascimento, de 23 anos. O acidente aconteceu na noite deste domingo (16), na avenida Governador Nilo Coelho, em Caetés I, Abreu e Lima, Região Metropolitana do Recife (RMR).
 Segundo a polícia, a vítima, Roberto Fonseca, 48, estava atravessando a pista quando foi atropelado. Os agentes também informaram que o condutor do veículo não tinha habilitação e apresentava sinais de embriaguez. Ele acabou detido e levado para a Delegacia de Paulista, onde prestou depoimento. Antes ele foi encaminhado para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) para cuidar de alguns ferimentos.
 O corpo de Roberto Fonseca foi encaminhado ao Instituto de Medicina Legal (IML), no bairro de Santo Amaro, na área central do Recife.
Da: Folha PE.

Policiais trocam tiros com adolescentes em Pau Amarelo na noite de domingo.


 Foram apreendidos cinco jovens, com idades entre 16 e 17 anos, e um revólver.


Adolescente de 16 anos foi apreendido por portar e usar revólver com três munições deflagradas
 Durante rondas de rotina, policiais militares foram recebidos à bala, na noite deste domingo (16). O caso aconteceu na rua Petróleo, no bairro de Pau Amarelo, em Paulista, na Região Metropolitana do Recife (RMR).
 Policiais da Companhia Independente de Policiamento com Motocicletas (CIPMotos) estavam passando pela via quando se aproximaram de um grupo de adolescentes, que estavam em uma casa de show de brega, e foram surpreendidos pelos disparos. 
 Os militares do Grupo de Apoio Tático Itinerante (Gati), do 17º Batalhão de Polícia Militar (BPM) deram apoio à guarnição da CIPMotos e conseguiram deter os suspeitos.
 Os suspeitos fugiram, mas a polícia conseguiu apreender cinco adolescentes, sendo uma garota, de 16 anos. O restante do grupo tinha entre 16 e 17 anos. Com um deles a polícia encontrou um revólver calibre 38 com três munições deflagradas. O grupo foi detido e encaminhado à Delegacia de Paulista.
 Um adolescente, de 16 anos, dono da arma e responsável pelos disparos, foi autuado em flagrante por ato infracional correspondente a tentativa de homicídio. Após prestar esclarecimento ao delegado de plantão, o suspeito foi encaminhado à Unidade de Atendimento Inicial da Funase, onde permanecerá à disposição do Ministério Público de Pernambuco (MPPE).
Da: Folha PE.

Vigilante de rua é morto ao abordar empresário após confusão em Boa Viagem.


 Suspeito teria se envolvido em discussão em um bar por conta de ciúmes.


 O vigilante Kleibson Beltrão do Nascimento, de 32 anos, foi assassinado na manhã deste domingo (16) em Boa Viagem, Zona Sul do Recife. Ele foi atingido por um disparo de arma de fogo na região do tórax. Minutos após, policiais do 19° Batalhão de Polícia Militar (BPM) que faziam ronda pelo local, abordaram Abraão do Nascimento, de 23 anos, que estava com um revólver. De acordo com informações levantadas pela polícia, tudo começou após uma confusão com a qual se envolveu o suspeito. Ele teria atirado após ser abordado pelo vigilante.

 De acordo com o delegado Flavio Pessoa, da Força-Tarefa do Departamento de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP), Abraão estava acompanhado de sua companheira em um bar quando entrou em conflito por conta de ciúmes. Ainda segundo o delegado, o suspeito teria ido à sua casa buscar a arma durante a confusão. Abraão, que teria demonstrado arrependimento, já responde a um processo por estelionato.

 A esposa da vítima Kleibson comentou apenas que o marido estava atuando naquele ponto de Boa Viagem há cerca de 15 dias e que era uma pessoa de bem. O corpo do vigilante foi recolhido para o Instituto de Medicina Legal (IML).
André Nery/Folha de Pernambuco

Vítima trabalhava na localidade há 15 dias.

Da: Folha PE.

PMC é aprovado por unanimidade pela Câmara de Vereadores de Itamaracá.


7 dos 9 Vereadores da Ilha estavam presentes na sessão

 O dia 10 de Dezembro de 2012 sem dúvidas é um marco histórico para a Cultura de Itamaracá. Durante a ultima sessão da Câmara desta legislatura, os Vereadores da Ilha aprovaram o Projeto 15/2012 de autoria do Prefeito Rubinho Catunda (PT) através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, que cria o Plano Municipal de Cultura (PMC), que prevê iniciativas, investimentos, ações e projetos relevantes para o desenvolvimento e avanço da cultura Itamaracaense para os próximos 10 anos.

 Mais de 60 pessoas lotaram o plenário da Câmara Municipal para acompanhar a votação atentamente, entre políticos, lideranças, membros do setor cultural, funcionários da Secretaria e a população em geral. Nomes como o Presidente do Conselho Municipal de Cultura, Nivaldo Jorge, o Secretário Executivo de Cultura Edvaldo Júnior, a Consultora Juana Albuquerque e várias lideranças, também acompanharam de perto toda a sessão. Mesmo com as ausências nada bem-vindas dos Vereadores, Germano Andrade (PR) e F Macedo (PPS), a sessão prosseguiu com a leitura dos relatórios das comissões parlamentares. Com parecer favorável da Comissão de Justiça e Cultura e a de Finanças e Serviços Públicos, que reconheceram de forma coerente a importância da matéria para o avanço sociocultural do nosso município, sem qualquer indício de inconstitucionalidade.

 Com o projeto colocado em discussão no plenário, o Vereador Billy (PSB) parabenizou a equipe da SECULT e destacou o esforço e empenho da equipe para a efetivação das ações culturais em Itamaracá. Billy também afirmou que era um orgulho para ele, como Vereador em fim de mandato, para participar desse momento de democratização da cultura.

 O Vereador Islan Honorato (PSB) parabenizou Nivaldo Jorge (Presidente do Conselho Municipal de Cultura), Edvaldo Júnior (Secretário Executivo de Cultura) e todos os artesãos e artistas que fazem a cultura da Ilha. Islan desejou que o projeto dê certo e siga no rumo do desenvolvimento de Pernambuco, destacando a relevância do projeto e assegurando o seu apoio e do Prefeito eleito Paulo Batista (PTB).

 O Vereador Chicão (PT) também destacou a importância da elaboração e aprovação do PMC, que segundo Chicão, foi discutido junto com a sociedade, valorizando ainda mais o projeto. O edil petista parabenizou a todos os envolvidos e a sociedade, desejando sucesso na execução do Plano.

 O Vereador Manoel Marinho Neto (PSDB) destacou a importância da cultura, que na sua ótica, significa alegria, diversão e vida para o povo, renovando a cidade. Mostrou-se feliz em participar do momento de aprovação do PMC, que ajudará na construção de um futuro melhor para a cidade, repensando e valorizando a cultura. Neto declarou apoio total a cultura e agradeceu o empenho da população e da equipe da cultura no projeto.

 O Vereador Paulo Galvão (PMDB) ressaltou a importância do momento histórico para o desenvolvimento da cultura e para a aproximação do nosso povo e da nossa cultura. Destacou a riqueza cultural da Ilha e a vasta cultura popular da nossa cidade, simbolizada por Lia de Itamaracá, expoente da Ciranda e da nossa cultura, parabenizando os edis e a equipe da cultura por ter contribuído para a consolidação desse momento.

 Por último, o Presidente da Câmara Municipal, Vereador Murilo da Colônia (PT) mais uma vez mostrou-se um homem público de visão em seu pronunciamento, parabenizando novamente o trabalho de toda a equipe da cultura da Ilha, destacando a luta e a importância da aprovação do PMC para a cultura de Itamaracá, que será mais um instrumento de fortificação e capitação de recursos financeiros para a nossa cultura. Murilo também destacou a singularidade da iniciativa do PMC em Pernambuco, nascido de uma proposta consistente, ouvindo as necessidades da população e do setor, a fim de enaltecer a história, a cultura e o valor desse povo, que precisam ser divulgados amplamente.

 Após estas discussões, o projeto de lei nº 15/2012 para a criação do Plano Municipal de Cultura (PMC) foi aprovado por unanimidade dos presentes, sendo motivo de grande comemoração para todos os presentes, num marco histórico para nossa cultura. A aprovação do PMC é um grande passo para o fortalecimento da nossa tradição e cultura popular, assegurando as conquistas que já tivemos e preparando o terreno para novas vitórias.
 Os Vereadores, que se despediram de seus mandatos na mesma sessão, gravaram os seus nomes na história de Itamaracá, como aqueles que deram a sua contribuição na construção de um cultura sólida e reconhecida para a nossa gente. A equipe da Cultura e sobretudo, o Prefeito Rubinho Catunda (PT) mostraram inumeras vezes o seu amor por Itamaracá e sua competência na construção do PMC. Estamos todos de parabéns! A vitória é de todos nós! Estamos no aguardo. (R. A.)


Cidadãos de diversos seguimentos se fizeram presentes
na sessão de aprovação do PMC

Cerca de 60 pessoas lotaram o plenário da Câmara Municipal




Do: Pura Política.


Inscrições para futuros músicos.

 A Escola de Musica Heitor Villa Lobos esta com inscrições abertas até o final de dezembro / 2012 para os jovens de 08 a 17 anos.
 As inscrições podem ser feita na sede da instituição localizada na Rua Barbosa Lima, por traz da Câmara Municipal de Igarassu.
A Escola de Musica Heitor Villa Lobos esta com inscrições abertas até o final de dezembro / 2012 para os jovens de 08 a 17 anos. As inscrições podem ser feita na sede da instituição localizada na Rua Barbosa Lima, por traz da Câmara Municipal de Igarassu.

Do: Fernando Melo.