segunda-feira, 25 de junho de 2012

Mulher traficante é detida com 5kg de crack em Igarassu.


O Departamento de Repressão ao Narcotráfico (Denarc) da Polícia Civil apresentou nesta manhã (25), a prisão de uma mulher que guardava 5kg de crack em casa, no bairro de Cruz de Rebouças, em Igarassu. Agentes do departamento investigavam a traficante Luciana Maria do Nascimento, de 27 anos, há dois meses. Ela acabou detida numa abordagem realizada na noite da última sexta-feira (22). A droga foi encontrada na cisterna da residência, envolvida em sacos plásticos. Os policiais apreenderam ainda 3 balanças de precisão no quarto da jovem, que morava com seus pais.

Para a polícia, a mulher tinha apenas a função de guardar o entorpecente para outros traficantes. No depoimento, ela não contou detalhes do esquema nem informou os nomes dos comparsas. De acordo com a delegada Thais Galba, responsável pela prisão, Luciana tem experiência com a prática do mesmo crime. "Na sua ficha criminal consta uma prisão em 2008, realizada pela Polícia Federal em Salgueiro. Ela estava em liberdade condicional desde setembro do ano passado", informou. A delegada explicou ainda que a droga que seria distribuída na Região Metropolitana Norte do Recife poderia render aproximadamente 25 mil pedras de crack.

Ela vai responder pelo crime de tráfico de entorpecentes. Após ser autuada em flagrante, Luciana seguiu para a Colônia Penal Feminina do Recife. As diligências da equipe do Denarc continuam para identificar e prender os outros envolvidos na quadrilha de traficantes.
Da: PCPE.

Tubarão: duas décadas de pesadelo no mar de Pernambuco.


Nesses 20 anos, 55 pessoas foram atacadas, mas há quem

 defenda que esse número pode chegar a 100. / Foto: Igo Bione/JC Imagem



Foto: Igo Bione/JC Imagem

Há duas décadas, Pernambuco entrava no mapa dos ataques de tubarão no mundo. Oficialmente, 55 pessoas foram atacadas de 1992 até hoje. Vinte delas morreram. Mas há quem acredite que esse número pode chegar a 100. A subnotificação das investidas do animal no litoral do Estado é o tema de abertura da série de reportagens Ataque de tubarão: 20 anos, que segue até quinta-feira (28), dia em que a morte de Ubiratan Martins Gomes, a primeira vítima oficial, completa duas décadas. Na segunda-feira (25), confira a história de um padre que morreu após ser atacado na década de 1940, na Praia de Piedade, em Jaboatão dos Guararapes.
Textos: Carlos Eduardo Santos e Verônica Falcão

"Corpo de identidade desconhecida encontrado na Praia de Piedade com mutilações.” Em 28 de junho de 1992, um ofício da 4ª Delegacia de Polícia Metropolitana enviado ao Instituto de Medicina Legal (IML) descrevia o cadáver de um homem que apresentava grandes ferimentos no antebraço esquerdo, coxa direita e nádegas. O laudo do médico legista constatou afogamento por asfixia e apontou que as lesões eram semelhantes às provocadas por “animais aquáticos”. O corpo era de Ubiratan Martins Gomes, considerado o primeiro registro oficial de ataque de tubarão em Pernambuco.

Na próxima quinta-feira (28), a morte de Ubiratan completa 20 anos. Nessas duas décadas, dezenas de novos ataques aconteceram. Oficialmente, são 55. Mas de 2004, quando o governo do Estado criou o Comitê de Monitoramento de Incidentes com Tubarão (Cemit) e começou a contabilizar os ataques, até hoje, essa contagem foi sempre marcada por polêmica. Há quem defenda que vários casos de afogamento foram provocados por investidas de tubarões e ficaram fora da lista oficial.

INFOGRÁFICO

Veja a lista oficial das pessoas atacadas por tubarão em Pernambuco
O mais emblemático é o do soldado da Aeronáutica Darlan dos Santos Luz, que morreu aos 20 anos quando tomava banho de mar em Boa Viagem, na Zona Sul do Recife, em 3 de setembro de 2006. O laudo do IML revela que o jovem faleceu dentro d’água em decorrência de choque hipovolêmico (perda de sangue). O caso de Darlan nunca constou como ataque de tubarão.


Para a médica-legista e pesquisadora de ataques de tubarão Sueli Arruda, o caso do soldado causou um “problema” no Cemit. “O laudo apontou choque hipovolêmico e os estudiosos do Cemit não consideraram ataque. Nós, médicos-legistas, nunca nos arvoramos em querer entrar na seara de outros especialistas. Você não vê no laudo do IML porque o tubarão atacou, se era cabeça-chata ou outro, mas o inverso não é verdadeiro. Os estudiosos da área aquática têm o hábito de dizer ‘aquilo não foi ataque’, ‘ele não estava vivo, estava morto’, com base em que eu não sei, porque eles não têm nem conhecimento para isso”, afirma a médica, que já integrou o comitê.

Em junho de 2004, quando o Cemit contabilizava 51 ataques com 19 mortes em 12 anos, Sueli apontava 56 vítimas mortas. Hoje, a médica-legista prefere não arriscar, mas o coronel reformado do Corpo de Bombeiros e pesquisador de ataques Neyff Souza defende que, nos últimos 20 anos, o número de investidas de tubarões no litoral pernambucano pode chegar a 100. “A minha forma de avaliar é diferente da deles (Cemit). Considero ataque, quando os corpos aparecem com lesões de tubarão. Eles (do Cemit) só consideram se houver evidências e relato de alguém que tenha presenciado o ataque. Daí essa diferença gigantesca”, ressalta o coronel reformado, que possui um arquivo com detalhes e dezenas de fotos e vídeos de todas as vítimas oficiais e suspeitas.
Do: NE 10.

Quatro polos animam Festas Juninas em Paulista.


Alceu Valença, Almir Rouche, Banda Santropê, Nádia Maia, Forró Chacal, Assisão, Fábio e Nando, Capital Do Sol, Banda Aquarius, Paulinho Leite, Banda Magnifícos, Genival Lacerda e Cylene Araújo são algumas das atrações que vão animar o São João de Paulista entre os dias 22 e 30 de junho.

Os shows começam sempre às 20h nos polos instalados nos bairros de Jardim Paulista Baixo, Janga, Maria Farinha e no tradicional polo do centro da cidade.

Programação:
CENTRO (Praça João Pessoa)
23/06 - Sábado
20:00h Nádia Máia
00:00h Forro Chacal
24/06 - Domingo
20h - Assisão e Banda
22h - Os Casseteiros do Forró
0h - Eli Vieira
26/06 - Terça
20h - Banda Pisada Sertaneja
22h - Alceu Valença
0h - Fábio e Nando
0h - Forrozão Kartucho
30/06 - Sábado
20h - Maria Forrozeira
22h - Banda Magníficos
0h - Banda Rapadura com Mel

JANGA (Comuniadade São Pedro)
28/06 - Quinta
21h - Aracílio do Forró
27/06 - Quarta
20h - Páblo e Manoel
22h - Banda Capital do Sol
0h - Banda Forro Duquesa
28/06 - Quinta
20h - Show Viva Lua, Genival Lacerda, Cylene Araújo e João Lacerda
29/06 – Sexta
20h - Paulinho Leite
22h - Banda Aquários
22h30 - Banda Muinho D’água
29/06 - Sexta
21h - Forrozão sem Fronteiras
22h30 - Belo Xis

MARIA FARINHA (Próximo ao Terminal da Balsa)
23/06 - Sábado
21h - Banda Vitrine
0h - Beijo de Novela
24/06 - Domingo
21h - Zeca do Rolete
22h30 - Banda Imagem
0h - Forró Mexe Brasil

JARDIM PAULISTA BAIXO - (Av. Tancredo Neves)
22/06 - Sexta
20h - Almir Rouche
22h - Marreta é Massa
0h - Banda Santropê
Da: Prefeitura.

Chuvas concentradas na RMR e Zona da Mata não geram ocorrências.


A cidade de Abreu e Lima registrou o maior acumulado de precipitações: 50,9 mm. Em Paulista , o acúmulo foi de 49,2 mm.


As chuvas registradas em Pernambuco nas últimas 12 horas, concentradas nos municípios da Região Metropolitana do Recife (RMR) e Zona da Mata não trouxeram maiores complicações, de acordo com o balanço atualizado da Coordenadoria de Defesa Civil de Pernambuco (Codecipe). Nenhum município sofre deslizamentos ou enchentes.

A cidade de Abreu e Lima registrou o maior acumulado de precipitações: 50,9 mm. Em Paulista , o acúmulo foi de 49,2 mm. Em Olinda, onde foi somado 36,1 mm, foi feito um pedido de colocação de lona plástica em área considerada de risco.

No Cabo de Santo Agostinho foram 27,0 mm; em Igarassu 26,9 mm; em Água Preta 26,7mm ; em Camaragibe 23,4 mm; em Jaboatão dos Guararapes 20,9 mm; em Palmares 20,5 mm; no Recife 17,0 mm; em Goiana 15,0 mm e em Barreiros 17,3 mm.

Do: Pernambuco.com

Fusca segue fazendo história.


Admiradores do famoso carro da Volkswagen celebram Dia 

Mundial do Fusca neste domingo.

Uma carreata será promovida com modelos antigos pela Ilha de Itamaracá, no Grande Recife / Foto: Guga Matos/JC Imagem

Uma carreata será promovida com modelos antigos pela Ilha de Itamaracá, no Grande Recife

Foto: Guga Matos/JC Imagem

Um dos maiores sucessos da indústria automobilística mundial recebeu uma série de homenagens pelo planeta na última sexta-feira (22) e hoje ganha um dia de festa no Brasil. Para celebrar o Dia Mundial do Fusca, colecionadores e admiradores do carrinho da Volkswagen em Pernambuco vão promover uma carreata com modelos antigos pela Ilha de Itamaracá, na Região Metropolitana do Recife.
A concentração do grupo acontece no Posto Texaco, na BR-101, em Igarassu, município vizinho, a partir das 9h. De lá, os participantes seguem em direção a Itamaracá. Os organizadores esperam reunir nesta brincadeira pelo menos 50 raridades, a maioria das décadas de 60, 70 e 80 que praticamente só deixam a garagem de casa em ocasiões especiais como reuniões do clube, exposições e encontros de autos antigos.

De acordo com o diretor do Clube do Fusca de Pernambuco (CPPE), Paulo Bompastor, o interessado em acompanhar o evento não precisa pagar nada ou fazer inscrição. A única exigência é que seja um verdadeiro admirador do Besouro, como o Fusca também é conhecido, e esteja no lugar da concentração no horário combinado.

Os organizadores do passeio lembram que a festa não é exclusiva para os fusquinhas e são bem-vindos todos aqueles carros chamados derivados como Karmann-Ghia, Kombi, Variant e Brasília, TL, TC, Zé do Caixão e outros que possuem a mesma mecânica do Fusca.
Do: NE 10.

Mulher acusada de homicídio e latrocínio é presa em Goiana.


Policiais civis da 1ª equipe de Repressão aos Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLI) da 11ª Delegacia Seccional juntamente com policiais da Delegacia de Goiana prenderam , nesta manhã (22), a foragida Natália Vanessa Oliveira de Araújo, de 19 anos, acusada de homicídio. Ela teria assassinado Carlos Antonio Pinho por dívidas de drogas, no último dia 23 de fevereiro, em Goiana, Zona da Mata pernambucana.

A prisão ocorreu em cumprimento a um mandado de prisão. Consta ainda contra a acusada um mandado de prisão temporária expedido pela Comarca do Cabo de Santo Agostinho, onde ela é investigada pelo crime de latrocínio ocorrido na semana passada. Segundo Natália, o crime foi praticado junto com seu irmão conhecido por Natan.
Fonte: PCPE.

Aumenta o número de queimados durante o São João.


Este ano, 35 pessoas foram atendidas no HR com 

queimaduras. No ano passado, com quatro dias de feriado, 

foram 29 feridos.


 / Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem

Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem

O número de queimados durante os festejos de São João aumentou em relação à festa de 2011. De acordo com Marcos Barreto, diretor do Setor de Queimados do Hospital da Restauração (HR), no Derby, área central do Recife, 35 pessoas deram entrada na unidade, este ano, com queimaduras pelo corpo em decorrência de problemas durante a festa junina. No feriado de 2011, que contou com quatro dias (o dia 23 caiu em uma quinta-feira), 29 pessoas foram levadas ao HR com queimaduras.

O próximo balanço será feito no dia 29 de junho, quando é comemorado o São Pedro. Juntando as duas datas festivas de 2011 (São João e São Pedro), 40 pessoas foram atendidas no HR. Apenas esse ano, depois do São João, o número já chega a 35 feridos.

GALERIA DE IMAGENS

Crianças que sofreram queimaduras durante o São João são atendidas no HR
Legenda
Anteriores
  • Foto%3A%20Bobby%20Fabisak/JC%20Imagem
  • Foto%3A%20Bobby%20Fabisak/JC%20Imagem
  • Foto%3A%20Bobby%20Fabisak/JC%20Imagem
  • Foto%3A%20Bobby%20Fabisak/JC%20Imagem
Próximas




Dentre os casos registrados no HR, 17 atendimentos de queimaduras foram feitos em adultos e 18 em crianças. Em um deles, uma criança de 1 ano brincava em casa quando tropeçou e acabou caindo dentro de uma fogueira. Em outro caso, uma adolescente de 15 anos queimou a mão quando foi soltar um rojão.

"Como choveu muito durante este São João, a utilização de madeira molhada nas fogueiras leva as pessoas a colocarem mais combustível, o que pode ter contribuído para o aumento de casos", disse Barreto. De acordo com o diretor, o número de feridos deve aumentar, não só por causa das festividades de São Pedro. "Muitas pessoas tratam as queimaduras incorretamente em casa. Quando o ferimento infecciona eles correm para o HR."
Do: Ne 10.

Moradores da Vila Velha querem regularização de moradias


Professora é morta e esquartejada pelo marido em Jaboatão.


Acusado não aceitava separação e disse que vítima o teria

ameaçado com uma faca. Desentendimento culminou no 

homicídio.


Casa onde o crime aconteceu, em Vila Sotave, Jaboatão (Foto: Reprodução/TV Globo)
Casa onde o crime aconteceu, em Vila Sotave,
Jaboatão (Foto: Reprodução/TV Globo)
Um homem foi capturado na manhã deste domingo (24) sob acusação de ter assassinado e esquartejado a esposa. Luiz Antônio dos Santos, 34, foi capturado e confessou que cometeu o crime na noite do sábado (23), na casa onde o casal vivia, no bairro de Sotave, em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife.




Segundo a polícia, o acusado informou que a esposa, a professora Mirtes Juliana Araújo Silva, 30 anos, queria se separar dele e o teria ameaçado com uma faca. Ele acabou espancando-a até a morte. Em seguida, ele esquartejou o corpo dela e acomodou as partes em sacolas plásticas.


Após cometer o delito, o acusado se dirigiu até o bairro de Vila Rica, também em Jaboatão, e abandonou o corpo da professora na Travessa Bom Jesus. A polícia informou que o local se tratava da residência da mãe do acusado, que acionou as autoridades ao ver conteúdo das sacolas.


Luiz Antônio foi preso por policiais do Departamento de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP) da Força Tarefa Sul e acabou confessando o crime. Ele foi encaminhado para o Centro de Triagem (Cotel), em Abreu e Lima, na Região Metropolitana, onde fica à disposição da Justiça.
Do: NE 10.