quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Gravado em Itamaracá, Céu lança clipe saudosista para faixa Retrovisor.

Texturas enve­lhe­ci­das nas ima­gens, efei­tos de dete­ri­o­ra­ção com o tempo, ves­tido de paetê e cená­rios deca­den­tes fazem parte da equa­ção de para o amor des­gas­tado da música. É neces­sá­rio regis­trar a bonita foto­gra­fia em todo o clipe.
O clipe foi gra­vado em um povo­ado da Ilha de Itamaracá cha­mado Vila Velha, Pernambuco e faz parte do pró­ximo disco da can­tora, Caravana Sereia Bloom.

Fonte:Ne 10.

Secretário de Transportes de PE é pego pela Lei Seca.




Muita gente duvida, mas às vezes a lei vale para todos. O secretário de Transportes de Pernambuco, Isaltino Nascimento (PT), foi multado pela Lei Seca.

 Isaltino teve o azar de ser parado numa blitz na madrugada de segunda-feira, em Boa Viagem, Zona Sul do Recife, e se negou a fazer o teste no etilômetro. Resultado: teve a CNH recolhida, vai pagar multa de R$ 957,70 e, certamente, terá a permissão para dirigir suspensa por um ano.

A notícia foi divulgada em primeira mão pelo Blog do Magno, num post da repórter Rivânia Queiroz. A De Olho no Trânsito tentou falar com o secretário, mas não conseguiu.

A assessoria de imprensa de Transportes e o Detran-PE não quiseram confirmar a autuação. Mas a coordenação da Lei Seca confirmou o fato.
Fonte: NE 10.

Confusão em jogo de futebol no Egito provoca 73 mortes.

Briga começou quando a torcida do Al Masry invadiu o gramado e agrediu os jogadores adversários.

Veja cenas no momento em que começa a confusão
Uma tragédia abalou o futebol egípcio nesta quarta-feira. Após vitória de virada por 3 a 1 sobre o Al Ahly, a torcida do Al Masry invadiu o gramado e agrediu os jogadores adversários. Segundo fontes de quatro hospitais da cidade de Port Said, o número de mortos já alcançou a marca de 73.

Mais cedo, o secretário-geral do Ministério da Saúde egípcio, Hisham Shiha, havia dito que pelo menos 25 pessoas acabaram mortas e outras centenas foram feridas. Segundo pessoas nos hospitais, a maioria das mortes aconteceram por esfaqueamento e a maioria dos mortos era composta por seguranças.

“Todos os jogadores foram brutalmente agredidos. Ficamos presos no vestiário, e o nosso técnico não está conosco agora”, disse o lateral-direito do Al Ahly, Ahmed Fathi em entrevista por telefone ao portal local Ahram Online.

Os feridos estão sendo ainda encaminhados aos hospitais da cidade de Port Said. Um brasileiro estava na partida. Fábio Júnior, revelado pelo Campinense e com passagens Inter, Flamengo e Vasco, abriu o placar para o Al Ahly.

Fontes no Egito dizem que vários jogos de futebol no país têm descambado para a violência após a revolução no país, no ano passado. “Neste vácuo de segurança que surgiu após a revolução, as forças policiais basicamente sumiram das ruas”, disse Rawya Rageh, repórter da Al Jazeera.

Torcedores do Al-Masry e do Al-Ahly têm um histórico de confusão entre si e, nos últimos anos, acabaram causando brigas. Astro do Al-Ahly e da seleção egípcia Mohamed Aboutrika atacou os acontecimentos. “Isso não é futebol. Isso é uma guerra, e as pessoas estão moreendo na nossa frente. Não houve nenhum movimento para impedir isso, nenhuma segurança e nenhuma ambulância. É uma situação horrível e este dia nunca poderá ser esquecido”, disse.
Fonte: Folha PE.

Há 15 anos, a voz ativista de Chico Science era silenciada.

Sua criatividade e poder de transformação são lembrados por seus parceiros.

 
De tempos em tempos surge uma figura que transforma em absoluto a realidade em que vive, às vezes de maneira tão profunda que não apenas modifica a dimensão cultural de seus amigos ou de sua Cidade, como parece fertilizar permanentemente um terreno artístico estagnado. Até mesmo os jovens de 20 anos, mesma idade do manifesto "Caranguejos com Cérebro", que apontou os caminhos do Manguebeat, esboçam uma lembrança respeitosa à figura de Chico Science, mentor do movimento que há 15 anos teve sua jornada tragicamente interrompida. Ele seguia para tocar na prévia do "Enquanto Isso na Sala de Justiça", quando seu carro se chocou a um poste na Rodovia PE-15, no Complexo de Salgadinho, divisa entre Olinda e Recife.

Nascido em Rio Doce, Chico cresceu em Olinda durante a década de 1970 frequentando bailes de periferia e desde então, passou a criar uma simbiose, chamada de "mangue", entre diferentes referências musicais, do hip hop ao maracatu, das batidas eletrônicas ao rock tipicamente inglês. O atual secretário de Cultura do Recife, Renato L., que ajudou na escrita do manifesto inicial e discotecava nas festas na época, comenta que "Chico era uma grande articulador e isso era uma característica presente não apenas na sua capacidade de reunir amigos, mas também estava presente na sua música, que articulava diferentes estratégias e gêneros musicais".

Antes da Nação Zumbi com quem gravou os discos "Da Lama ao Caos" e "Afrociberdelia" (depois foi lançado o 'ao vivo' "CSNZ"), Chico era um malungo da cena underground pernambucana, passou por bandas como Orla Urbe e Loustal, conhecendo o futuro parceiro musical, Fred Zeroquatro, no programa de rádio "Novas Tendências". "Muita coisa já foi dita sobre a personalidade dele, mas gosto de salientar coisas que fogem do lugar comum, de fato ele tinha uma intuição e criatividade acima da média, mas gosto de lembrar do seu lado ativista. Não bastava imaginar as coisas, ele precisava fazê-las, de forma que nunca se entregava ao conformismo. Era uma coisa contagiante", lembra o músico.

O circuito musical de Recife na década de 1990 era completamente diferente do de hoje. Não havia tanto apoio por parte dos governos municipais e estaduais, o axé dominava as festas e o gosto do público e também não existiam tantos festivais alternativos (o próprio Abril Pro Rock surgiu em 1993 e foi o grande 'debut' da cena Mangue), de modo que o ímpeto de Chico Science foi um dos responsáveis por mudar o panorama da cidade através de um discurso da diversidade e da flexibilidade cultural.

"Ele tinha tinha uma visão generosa de diálogo e troca, viajava e trazia um som novo para compartilhar, tinha uma pegada otimista sem ser uma 'Poliana' deslumbrada. Natural que ele marcasse a cena atravessando gerações", reflete Renato L. Sobre a discussão se existe ou não a estética "pós-mangue", Fred é enfático: "as duas teses podem estar certas, mas o fato é que qualquer garoto de 20 anos ou mais certamente cresceu numa cidade em transformação, em ebulição, de maneira que os frutos póstumos são consequência dessa realidade, assim como de outras mudanças, como o não tão simples fato de vivenciar a adolescência com a internet".

HOMENAGENS

Dentre as lembranças da data, a MTV exibirá amanhã o especial "Chico Science - 15 Anos Depois", apresentado por China, que veio ao Recife para conversar com parceiros artísticos de cantor. O programa vai mostrar também músicas inéditas em versão demo gravadas pelo músico antes da Nação Zumbi. Já no próximo sábado, toda programação da emissora será dedicada à obra do artista, contando com shows históricos, entrevistas e videoclipes.

A família, a Nação Zumbi e a Prefeitura do Recife preferem não lembrar a fatídica data, concentrando as comemorações durante o aniversário de nascimento do malungo (13 de março), com a realização da Semana Chico Science no Memorial dedicado a ele, localizado no Pátio de São Pedro. A coordenadora do espaço, Adriana Vaz, adianta que nesse ano a iniciativa vai contar com curadoria de Ricardo Brasileiro, focando através de seminários, oficinas, laboratórios e shows, a discussão sobre cultura digital e ativismo na internet.
Fonte: Folha PE.

Capitania dos Portos notifica 132 embarcações. Maioria por falta de habilitação.

 Um total de 132 notificações emitidas em mais de 870 embarcações fiscalizadas pela Capitania dos Portos de Pernambuco (CPPE) desde o dia 15 de dezembro do ano passado. Este é o balanço parcial da operação Verão 2011/2012, divulgado nesta quarta-feira e que segue até o dia 15 de março deste ano.

A maioria das infrações diz respeito a embarcações pilotadas por pessoas sem habilitação. Para estar no mar, qualquer condutor de embarcação, inclusive de jets skis, precisa portar o Título de Inscrição da Embarcação e a Carteira de Habilitação de Amador. Neste tipo de irregularidade, os proprietários são intimados a comparecer à Capitania para apresentar sua defesa prévia.

Ainda de acordo com os dados da operação, os pontos com maior número de irregularidades no estado foram as praias de Itamaracá, no litoral norte e Tamandaré, no litoral sul.

A ação, que envolve 120 militares, está realizando abordagens em barcos, lanchas e jet skis, onde são verificados itens como documentação da embarcação e do condutor, lotação de passageiros, existência de colete salva-vidas, extintores de incêndio e número de inscrição na Capitania.

Uma dos objetivos é combater o uso de bebidas alcoólicas pelos condutores, por meio do bafômetro. As pessoas também podem participar da operação, fazendo denúncias pelo telefone (81) 3424.7111, que atende 24 horas. Além disso, a Capitania também recebe denúncias por meio de fotografias ou filmagens que mostrem o número de registro ou nome da embarcação. As imagens podem ser envidas para o e-mail secom@cppe.mar.mil.br.

Fonte:Pernambuco.com

Feriado Municipal celebra o dia de Nossa Senhora do Pilar.



 
Nesta quinta-feira, dia 02 de fevereiro de 2012, é celebrado o dia de Nossa Senhora do Pilar, padroeira da Ilha de Itamaracá.

As comemorações iniciaram no dia 27 de janeiro com a procissão da bandeira e seguem até domingo (05/02) com missas diárias.

O ponto alto das festividades é a procissão marítima, conhecida como buscada, onde a imagem da santa retorna a Igreja Matriz, no Pilar. A buscada acontece sábado, às 16h30, saindo da Capela São Paulo Apóstolo, no Forte Orange.

Em virtude do feriado municipal, não haverá expediente na prefeitura nos dias 02 e 03 de fevereiro.
Fonte: Prefeitura.

Plano de Cargos e Carreiras dos servidores públicos da Prefeitura de Itamaracá, entra em vigor.



 
  A Prefeitura de Itamaracá concretizou mais uma conquista para os servidores municipais. Após 15 anos sem serem atendidos, entrou em vigor o reajuste salarial dos servidores de acordo com o Plano de Cargos e Carreiras aprovado pelo Prefeito Rubem Catunda.

A partir de hoje, 01 de fevereiro, os servidores já podem retirar o benefício com o valor atualizado nas agências bancárias. O salário base foi reajustado, ficando acima do salário mínimo definido pelo Governo Federal, e por cada dois anos de tempo de serviço, serão acrescidos 2% na remuneração.
O Plano de Cargos e Carreiras teve um impacto acima de 100 mil reais na folha de pagamento do município. Ao todo, mais de 210 servidores foram beneficiados com esta ação.
Fonte: Prefeitura.

Procissão marítima (Buscada) é alvo de campanha em defesa do meio ambiente.


 
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente está realizando a distribuição de sacolas plásticas gratuitamente para os proprietários de embarcações que participarão da procissão marítima de Nossa Senhora da Conceição do Pilar, padroeira da Ilha de Itamaracá.
A ação prevê a diminuição de lixos despejados no mar durante a tradicional buscada, que acontecerá no próximo sábado, dia 04/02. A entrega acontece das 8h às 13h, na sede da secretaria, localizada no Palácio Pedra Que Canta, na Av. João Pessoa, s/n.
De acordo com o Secretário de Meio Ambiente, Jean Carlos, "O objetivo é evitar qualquer dano ao meio ambiente, como por exemplo, levar a morte de tartarugas marinhas e outros animais da fauna marinha que confundem sacos e copos plásticos como seu alimento natural", explicou.
Fonte: Prefeitura.

Em Pernambuco, casos notificados de dengue em janeiro crescem 43,77%.

Nos primeiros 21 dias de 2012 foram 1.800 notificações, em 2011, 1.252.
Recife tem o maior número de casos, são 531 registrados apenas em janeiro.

Katherine Coutinho Do G1 PE
 

Secretário de Saúde do estado, Antônio Figueira, e o de Vigilância em Saúde, Felisberto (Foto: Katherine Coutinho/G1)
Secretário de Saúde do estado, Antônio Figueira,
e Eronildo Felisberto (Foto: Katherine Coutinho/G1)

O ano de 2012 começou com aumento no número de casos de dengue em Pernambuco. Segundo a Secretaria de Saúde, o estado registrou um crescimento de 43,77% na notificação de casos em janeiro, comparado com o mesmo período de 2011. Em todo o estado, foram notificados 1.800 casos em 72 munícipios, nos primeiros 21 dias do ano. Já com relação aos números gerais no Brasil, houve uma redução de 60%, segundo o Ministério da Saúde.

Somente no Recife, foram notificados 531 casos neste primeiro mês do ano, mas a situação é mais preocupante no Sertão do estado, conforme alerta Eronildo Felisberto, secretário executivo de Vigilância em Saúde. "Em Exu, são cerca de 658 casos [notificados] para cada 100 mil habitantes, o que é uma situação de alerta. Precisamos intensificar as ações e também ter toda a atenção das unidades de saúde para receber os doentes caso seja preciso", acrescenta Felisberto.

Embora haja um aumento nas notificações, o número de casos registrados caiu. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, em janeiro de 2011 foram confirmados 503 casos. Neste ano, nos primeiros 21 dias, foram 98.
Larvicida
Em alguns munícipios, há uma resistência do larvicida indicado pela Secretaria de Saúde. "Até o mês de março, nós pretendemos conseguir mudar o larvicida. O abastecimento de água é também um dos problemas que precisamos enfrentar, as pessoas acumulam água em casa, o que é um ambiente propício para as larvas do mosquito da dengue", alerta o secretário executivo.
A troca do larvicida deve ajudar a reduzir os casos. "Com o tempo, vamos percebendo que as larvas vão se tornando resistentes, como acontece com as bactérias e os antibióticos. Por isso, estamos fazendo a mudança. Acredito que até junho, todos os munícipios já devem estar com o novo", ressalta Felisberto.

Carpina, Limoeiro, Salgueiro e Afogados da Ingazeira também apresentam altos índices de incidêncida da doença para cada 100 mil habitantes, estando em situação mais crítica do que a capital pernambucana. "Já estamos reforçando as ações devido a alta incidência de casos de dengue nesses locais para evitar a epidêmia", diz Felisberto.

A participação da população nas campanhas é também uma das dificuldades encontradas no combate à dengue, segundo a Secretaria de Saúde. "Cerca de 90% dos casos estão nas casas das pessoas, a população precisa ser parceira do governo no combate, ou não vamos conseguir", pondera o secretário estadual de Saúde, Antônio Carlos Figueira.

As condições climáticas incomuns do começo de 2012 foram também apontadas como um dos principais motivos do aumento dos casos de dengue. "Foi um mês atípico, com chuva intercalada com sol, tendo aumentado assim o número de incidência da doença. Essa questão da dengue é um problema em toda a América Latina, devido a urbanização, a falta de fornecimento regular de água, falta de saneamento, entre outros", lembra Figueira.
Campanha contra a dengue será intensificada (Foto: Katherine Coutinho/G1)
Campanha contra a dengue será intensificada
(Foto: Katherine Coutinho/G1)

Para combater a epidemia, o governo do estado vai intensificar as ações. Neste ano, serão investidos mais de R$ 11 milhões, entre verba do Ministério da Saúde e da secretaria. "O primeiro passo tem que ser o trabalho de campo municipal. É a atenção básica que precisa identificar os casos simples. Nós vamos intensificar as capacitações e fiscalização", explica o secretário de Saúde.

O valor vindo do Ministério da Saúde vai ser também direcionado para os fundos de saúde municipais, voltados específicamente para a dengue. "Desse fundo, vai sair a verba para a contratação de funcionários. Nosso plano de contigência conta com vigilância dos casos e dos focos, assistência ao paciente, comunicação dos casos e gestão integrada do plano, com implantação de comitês nos munícipios, ou seja, uma parceria dos munícipios e do estado", detalha Eronildo Felisberto.

A Secretaria de Saúde também pretende adquirir novos veículos para fiscalização, realizar a capacitação de mais de mil profissionais, contratar mais 37 pela secretaria e divulgar semanalmente boletins epidemiológicos. "Além disso, vamos descentralizar o diagnóstico sorológico para o Sertão, de acordo com a necessidade", acrescenta o secretário executivo Felisberto.

Capital
A Prefeitura do Recife já informou que vai contar com um acréscimo de 17,6% de agentes de Saúde Ambiental, visando intensificar o combate ao mosquito da dengue. Com isso, os mais de 800 agentes devem inspecionar cerca de 560 mil imóveis por mês, enquanto a capacidade anterior era de 480 mil
Fonte: G1/PE.

Seis pessoas são espancadas dentro de casa em Buíque.

Seis pessoas de uma mesma família foram espancadas dentro de casa em Buíque, no Agreste de Pernambuco. Três homens encapuzados e armados invadiram a casa dizendo que queriam o dinheiro da venda de cabeças de gado.


Fonte: NE 10.

Itapissuma: homem é baleado em festa de bloco.

Jovem foi atingido no abdômen por desconhecidos e está na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

 Um homem foi baleado na tarde desta quarta-feira (1º) durante a festa do Bloco do Caranguejo, no Centro de Itapissuma, no Grande Recife. De acordo com o Posto Policial do Hospital Miguel Arraes, em Paulista, onde a vítima foi socorrida, desconhecidos dispararam duas vezes contra Sandro Dionísio de Souza, de 25 anos. O jovem foi atingido no abdômen e está na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Ainda não se sabe os motivos do crime.
Fonte: NE 10.

Deputado defende alteração na Lei Seca.

O governo federal pretende alterar a Lei Seca (Nº 11.705/2008) para que os motoristas que estiverem dirigindo alcoolizados possam ser processados mesmo que se recusem a passar pelo teste do bafômetro. O objetivo é permitir que testemunhos, imagens, vídeos e exames clínicos sejam admitidos como evidências possíveis para a comprovação do estado de embriaguez de um condutor.
Para o presidente da Comissão de Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa, deputado Fernando Hugo (PSDB), a proposta merece aplausos. "Como medida punitiva quanto mais rigorosa, mais eficaz", salientou.

O parlamentar defende ainda a mudança pretendida pelo governo na legislação, que inclue o aumento do valor da multa para quem for detido alcoolizado ao volante (dobraria: de R$ 957,65 para R$ 1.915,30). De acordo com Fernando Hugo, os recursos devem ser aplicados na educação de trânsito com a finalidade de evitar acidentes e salvar vidas.

Segundo o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, a ideia é que todas as provas admitidas pelo Direito possam ser usadas contra o infrator. De acordo com a Constituição, ninguém pode ser obrigado a produzir provas contra si mesmo, o que faz com que o teste do bafômetro para medir a dosagem de álcool no sangue seja burlado se a pessoa se recusar a fazer.

O ministro busca entendimentos com o Senado e com a Câmara para aprovar mudanças que impeçam os motoristas bêbados de se beneficiar dessa situação.
Fonte: www.jusbrasil.com.br