sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Homem é preso em flagrante após estuprar e matar comerciante.

  Policiais civis prenderam em flagrante no início da tarde desta sexta (10), Francisco Domingos dos Santos, de 23 anos. Na madrugada de hoje, ele estuprou e matou enforcada a comerciante Luiza de Jesus Gomes, de 30 anos, em sua residência no centro da cidade de Dormentes, no Sertão do estado.

De acordo com os investigadores, após passar a noite bebendo num bar, Francisco se dirigiu a casa de Luiza, que morava sozinha. Ao entrar na residência da vítima, o suspeito passou a violentá-la sexualmente. Em seguida assassinou a mulher enforcada com o cadarço de um sapato. No início desta manhã, a amiga de Luiza sentiu sua falta no trabalho e acionou a polícia. O seu corpo foi encontrado minutos após.

A Polícia Civil iniciou os trabalhos de diligências policiais que resultaram na prisão do acusado quando tentava fugir num posto de combustíveis da cidade de Afrânio, distante aproximadamente 30km de Dormentes. Ele acabou confessando aos policiais o assassinato. Em depoimento Francisco relatou ser apaixonado pela vítima a cerca de quatro anos, mas não era correspondido.

No momento da fuga ele deixou cair ao lado do corpo da vítima um aparelho celular que foi aprendido para realização de perícia. O acusado foi conduzido a Delegacia de Plantão em Petrolina, onde está sendo autuado em flagrante. Ainda hoje ele deverá seguir ao Presídio Doutor Edvaldo Gomes, em Petrolina, para ficar à disposição da justiça.
Fonte: PCPE.

Chaminés de Paulista, entram para o patrimônio histórico estadual.

 
 O conjunto de chaminés das antigas fábricas de tecidos da família Lundgren, em Paulista, passa a fazer parte da lista do patrimônio histórico de Pernambuco. Nesta quinta-feira (09.02), às 17h, os monumentos serão oficialmente tombados pelo Conselho Estadual de Cultura.

  O acervo é formado por quatro torres da Companhia de Tecidos Paulista. Três delas estão na Fábrica Aurora e uma na Fábrica Arthur, ambas localizadas na área central da cidade. A solenidade será promovida no pátio da antiga Fábrica Arthur. A iniciativa tem a participação da ACLF Empreendimentos, Grupo Nilson Lundgren, Companhia de Tecidos Paulista, família Lundgren e Prefeitura de Paulista.
 
Fonte: Prefeitura

Conselho Tutelar realiza eleições para representantes.




Neste sábado (11/02), acontece a eleição para representantes do Conselho Tutelar da Ilha de Itamaracá. Podem votar os cidadãos que possuam título de eleitor do município. O voto não é obrigatório, mas a participação de todos é muito importante.

A votação será na Escola Estadual Reunidas, localizada próximo ao mercado público, no Pilar, das 7h às 17h.

Ao todo, 18 candidatos disputam as cinco vagas de conselheiro. A gestão é de três anos e os eleitos assumem o cargo já no dia 20 de fevereiro.

 O Conselho Tutelar da Ilha de Itamaracá tem nove anos de atuação e atende crianças e adolescentes de 0 a 18 anos incompletos, em situação de risco, que tenham seus direitos fundamentais ameaçados ou violados.

Através de ações de prevenção e conscientização, o conselho tutelar defende e promove os direitos das crianças e adolescentes, zelando pelos mesmos e fazendo com que a família, sociedade e governo, assumam a responsabilidade de respeitar esses direitos garantidos por lei: vida, saúde, alimentação, educação, profissionalização, cultura, dignidade, respeito, liberdade, lazer, convivência familiar e comunitária.

Informações:
Conselho Tutelar da Ilha de Itamaracá
Tel: (81) 3544 3384
Plantão 24h: (81) 9287 9893 

Fonte:Prefeitura.

Do frevo ao manguebeat, carnaval de PE conta com polos em todo o estado.


Este ano são 22 polos, que vão do litoral ao sertão, em 22 municípios.
Valorização dos cortejos de rua é um dos pontos de destaque.


Fernando Duarte defendeu importância dos cortejos de rua. (Foto: Katherine Coutinho / G1)Fernando Duarte defendeu importância dos
cortejos de rua. (Foto: Katherine Coutinho / G1)
A folia em 2012 promete ser ainda maior do que no ano passado em Pernambuco. O número de polos no carnaval do estado passa de 19 para 22, contemplando todas as regiões do estado - Trindade, Surubim e Arcoverde passam também a ser polos oficiais. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (10), em entrevista coletiva, no Recife.
Buscando contemplar todos os ritmos que fazem o carnaval em Pernambuco, a programação vai do frevo ao manguebeat, passando pelo maracatu, afoxé, coco e samba. "Dividimos com os municípios a responsabilidade de montar a grade do carnaval. Chamamos os prefeitos para discutir, buscando atender as vontades de cada cidade. Foi um exercício de construção da democracia mesmo", acredita o secretário executivo da Casa Civil, Marcelo Canuto.
Margareth Menezes (Foto: Divulgação)Margareth Menezes é uma das atrações da folia
no estado. (Foto: Divulgação)
Serão 276 atrações de palco, com nomes nacionais como Margareth Menezes, Dudu Nobre, Elba Ramalho, Dominguinhos, Fafá de Belém, Fundo de Quintal, Alceu Valença e Sandra de Sá, além de nomes locais como Patusco, André Rio, Silvério Pessoa, Geraldinho Lins, Orquestra Contemporânea de Olinda e Mundo Livre S/A. "Buscamos grandes nomes que pudessem engrandecer a nossa cultura e também atrações locais, atendendo aos pedidos das prefeituras", explica Fernando Duarte, secretário de Cultura do estado.
Um dos pontos que surpreendeu o secretário durante a confecção da grade de atrações foi a importância dada pelos municípios aos cortejos de rua. Serão 125 em todo o estado. "Reconhecer essas manifestações espontâneas tem uma importância artística fundamental. O carnaval de Pernambuco é um carnaval de rua, feito pelo povo, cabe a nós dar apoio e incentivar a renovação", defende Duarte.
Foram investidos aproximadamente R$ 20 milhões para fazer a folia de Águas Belas, Arcoverde, Belém de São Francisco, Bezerros, Catende, Goiana, Ipojuca, Itamaracá, Jaboatão dos Guararapes, Nazaré da Mata, Paudalho, Pesqueira, Petrolina, Surubim, Salgueiro, Tamandaré, Timbaúba, Trindade, Triunfo e Vitória de Santo Antão, além do Recife e de Olinda. "O carnaval é uma brincadeira, mas tem uma densidade cultural e uma preparação muito grande. É a oportunidade de conhecer o bloco que toca fado em Vitória e o de índios que arrasta quase 4 mil pessoas em Águas Bela", afirma o secretário de Cultura.
A expectativa para esse carnaval é repetir os bons números de 2011, em que a rede hoteleira atingiu 96% de ocupação e movimentou aproximadamente R$ 574 milhões, de acordo com a Secretaria de Turismo. "Manter esses números já vai ser um desafio para nós. Lógico que com o crescimento do consumo em todo o estado esperamos poder crescer um pouco a receita, mas se mantivermos já é um ponto positivo", acredita o secretário executivo de Cultura, Marconi Muzzio.
A possibilidade de o estado ter uma demanda maior de turistas devido às greves no Rio de Janeiro e na Bahia não preocupa Muzzio. "Nenhum turista vem para Pernambuco sem comprar um pacote na rede hoteleira. Já tivemos no ano passado 96% de ocupação, o máximo que pode acontecer é chegar a 100%. Além disso, temos atualmente 64 mil leitos, um pouco mais que no outro ano", explica Muzzio, que acredita que a situação nos outros dois estados deva ser resolvida até o carnaval.

A festa começa já neste sábado (11), em Águas Belas, com orquestra de frevo. No domingo (12), a festa começa em  Belém de São Francisco, com os desfiles de grupos culturais pelas ruas da cidade, e em Bezerros, com orquestras de frevo e cortejos. "Além dos grupos apoiados pelo Estado, existem pontos da programação que são patrocinados pelos munícipios", lembra Duarte.
Confira a programação completa de Itamaracá:
Palco: Praça do Pilar
Cortejos: Jaguaribe – Praça do Pilar
Sexta (17)
Cortejos
19h- Bonecos Gigantes de Pernambuco
Sábado (18)
Cortejos
19h - Maracatu de Baque Solto Leão da Serra, Tribo Indígena Carijós e Orquestra de Frevo Recife Band Show
Shows
17h – Banda Pinguim
18h30 – Maestro Duda
19h30 – Nena Queiroga
20h30 - Lia de Itamaracá
21h30 – Grupo Terra
Domingo (19)
Cortejos
19h - Maracatu Estrela Brilhante de Igarassu, Bloco Pierrot São José e Orquestra de Frevo Recife Band Show
Shows
17h30 - Alceu Valença
18h40 - Orquestra Garcia
19h30 – Spok Frevo Orquestra
21h30 - Capital do Frevo
Segunda (20)
Cortejos
19h - Afoxé Omô Nilê Ogunjá, Maracatu de Baque Virado Mulher e Orquestra de Frevo Recife Band Show
Shows
16h – Som Brasileiro
17h - Orquestra Raízes Pernambucanas
18h – Nonô Germano
20h – André Rio
23h - Bom Gosto
Terça (21)
Shows
17h - Orquestra Lima Neto
18h - Banda Pinguim
19h - Reginaldo Rossi
20h – Gustavo Travassos

Fonte:G1/PE.

Pagamento de IPTU da Ilha com desconto é prorrogado.















A Prefeitura da Ilha de Itamaracá prorrogou o pagamento do IPTU 2012 com desconto. Assim, o contribuinte tem mais tempo para se organizar e ficar em dia com o seu IPTU. Você contribui, a prefeitura trabalha e a cidade se transforma.

A tabela de desconto permanece. Para pagamento único, até o dia 29/02, o contribuinte recebe 20% de de desconto. Quem optar pelo pagamento parcelado, com vencimento no último dia útil de cada mês, recebe 5% de desconto.

Se você está com parcelas anteriores em aberto, aproveite as condições especiais: parcele em até 10 vezes, ou quite o seu débito e fique isento de todos os juros e multas do período.
Retire o seu carnê no Centro de Atendimento à População (CAP) ou clicando no banner localizado no lado esquerdo deste site.

Assim, você ajuda a prefeitura a realizar muito mais obras na cidade. Juntos, vamos reconstruir a Ilha de Itamaracá.
Fonte: Prefeitura.

Prefeitura de Igarassu convida para o lançamento do Carnaval 2012.




 A Prefeitura de Igarassu, por meio da Secretaria de Turismo, convida todo a população para participarem ma segunda-feira (13), às 13h, do Lançamento do Carnaval Igarassu 2012.

 O homenageado deste ano será o Maestro Spok, considerado um dos maiores músicos do Brasil. Nascido em Igarassu, Spock já se apresentou em diversos países do mundo. As orquestras Juventude, To Nervoso, Teimosinho, Sotifrevo, Nossa Terra e Igara Frevo animarão o evento.

Fonte:Prefeitura.

Prefeitura de Igarassu abre inscrição para contratação de médicos.




A Prefeitura de Igarassu, por meio da sua Secretaria de Saúde, abriu inscrições para a contratação de médicos. Os profissionais vão atuar nos regimes de diárias e plantões. Com isso, o município amplia a sua capacidade de atendimento, beneficiando os usuários do Serviço Público de Saúde.

Mais informações podem ser obtidas através dos seguintes telefones: 

9466.1497/9371.7740/88442262/87654801.

Vagas oferecidas:

13 Saúde da Família


02 Psiquiatria


02 Neurologista

*Salários a combinar
Fonte: Prefeitura.

Prefeitura realiza Caminhada de Alerta Contra a Dengue.






Para chamar a atenção de moradores e comerciantes da Ilha, equipes da Secretaria Municipal de Saúde, da Prefeitura de Itamaracá e Representantes da Sociedade Civil, saíram às ruas e avenidas, ao som de muito frevo, em uma grande Caminhada de Alerta Contra a Dengue.


A saída aconteceu em frente ao Palácio Pedra que Canta e tomou à Av. João Pessoa Guerra, chamando a atenção de quem trafegavam pelo local. Panfletos e cartazes foram entregues a população, alertando sobre os cuidados que se deve ter para combater o mosquito, Aedes aegypti, transmissor da dengue.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Dr. Marcos Pontes, o objetivo da caminhada é instruir a população sobre os cuidados básicos que se deve tomar para prevenir e combater o mosquito da dengue.   "Essa é uma ação de conscientização, é preciso envolver toda comunidade para que todos se sintam responsáveis no combate a dengue", explicou Pontes.

Além das ações de conscientização, a Prefeitura Municipal, está intensificando os trabalhos de combate nas comunidades, orientado os moradores a identificar e eliminar possíveis focos.
Fonte: Prefeitura.

Prefeito Rubem Catunda é premiado com medalha.











O Prefeito da Ilha de Itamaracá, Rubem Catunda, "Rubinho", foi premiado na manhã desta terça-feira (07/02), sob fortes emoções e muitos aplausos, com a medalha de Honra ao Mérito Administrativo.

A medalha foi concedida pela Fundação dos Municípios do Norte e Nordeste do Brasil e a Academia Brasileira de Pesquisas Científicas e Administrativas Delmiro Gouveia, pelos grandes desempenhos adquiridos nos diversos setores da gestão municipal, tendo como destaque as áreas da educação, saúde e assistência social.

A condecoração foi realizada pelo Presidente da Fundação dos Municípios do Norte e Nordeste do Brasil, Dr. Rogério Cavalcanti de Britto, ao prefeito Rubinho, que na ocasião se tornou o primeiro prefeito da Ilha de Itamaracá a receber a medalha, por seu modelo de administração pública.

"Itamaracá tem um FPM (Fundo de Participação dos Municípios) pequeno, más vem aplicando seus recursos de forma exemplar para muitos municípios do Brasil, respeitando os percentuais destinados para a educação, a saúde e a assistência social áreas importantes e prioritárias para a população", destacou Britto.

O Presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Murilo de Souza, parabenizou o prefeito e seus secretariados pelo o reconhecimento conquistado e o desempenho pelo o qual vem beneficiando à população. "Os recursos foram bem aplicados e os frutos conquistados por essa gestão. A Câmara estará sempre à disposição para legislar e fazer com quer os projetos "ande" da melhor forma para beneficiar o nosso povo", esclareceu Murilo.

Emocionado o prefeito Rubinho, agradeceu o reconhecimento e falou das dificuldades enfrentadas por sua gestão e da nova fase em quer Itamaracá se encontra, com o retorno dos turistas e das conquistas durante os três anos de mandato.   

O evento ocorreu, às 10h, no Auditório do Centro de Mamíferos Aquáticos (Projeto Peixe-Boi), e contou com a presença de populares, funcionários, lideranças políticas, secretários e vereadores municipais, que na ocasião manifestaram com muita alegria o reconhecimento conferido ao prefeito por sua gestão.  

Dos 185 municípios pernambucanos, apenas 54 foram contemplados com a medalha, e pela a primeira vez em sua história, a Ilha Itamaracá foi contemplada.

Fonte:Prefeitura.

Prefeito de Araçoiaba é afastado do cargo, mas mantém salário.

Sobrinho é suspeito de desvio de dinheiro da prefeitura da cidade.


O prefeito do município de Araçoiaba, Severino Alexandre Sobrinho (PMDB), foi afastado por tempo indeterminado do cargo por improbidade administrativa através de determinação judicial nesta quinta-feira (09). No entanto, continuará recendo seus vencimentos mensais. O juiz Marco Aurélio, da 2ª Vara da Comarca de Igarassu, no Grande Recife, expediu a decisão. Em seu lugar, o vice-prefeito Carlos Jogli irá assumir a Prefeitura.

Sobrinho é suspeito de desvio de dinheiro da prefeitura da cidade, e seu afastamento foi a pedido do promotor de Justiça Roberto Brayner Sampaio, do Ministério Público de Pernambuco (MPPE). As investigações começaram ano passado e o prejuízo ainda é desconhecido. 

O prefeito havia sido afastado em agosto de 2011 pelo mesmo motivo e reassumiu em dezembro por decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que cassou a liminar. "Ao todo são quatro ações que estão no judiciário, mas há outros processos que estão investigados pelas mesmas razões e por outras tão graves quanto", afirmou Sampaio.

O promotor destacou o trabalho conjunto desenvolvido pelo Tribunal de Contas do Estado, Polícia Federal (PF) e Controladoria Geral da União (CGU), no sentido de investigar as irregularidades e preservar o patrimônio público do município de Araçoiaba, que é um dos mais pobres da Região Metropolitana do Recife. Contudo, o prefeito poderá recorrer da sentença.
Fonte: Folha-PE.