terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Abertura do Carnaval 2014.

  A Prefeitura da Ilha de Itamaracá por meio da Secretaria Municipal de Turismo anuncia Oficialmente a Abertura do Carnaval 2014. 

  Este ano a Abertura será na Praia de Jaguaribe e contará com uma Manhã de Sol e apresentação da Banda Magnos - às 12 horas e Asas da América - às 15 horas.




Da: SETUR.

Dois cavalos morrem após levar choque perto de poste na PE-22.

  Incidentes ocorreram próximo à Alameda Paulista, no Grande Recife.
   Técnicos isolaram o local, mas abastecimento de energia está mantido.



Corpos dos dois cavalos continuavam no local na manhã desta segunda (Foto: Kety Marinho/TV Globo)Corpos dos dois cavalos continuavam no local na manhã desta segunda (Foto: Kety Marinho/TV Globo)

  
 Dois cavalos morreram depois de levar descargas elétricas na PE-22, próximo à Alameda Paulista, em Paulista, na Região Metropolitana do Recife. Um dos incidentes ocorreu no sábado à noite, o outro, no domingo. 
 Na manhã desta segunda-feira (10), técnicos da Companhia Energética dePernambuco (Celpe) isolaram o poste – apesar de constatar que os animais não haviam tocado nele, mas em algo caído no chão – para tentar identificar o problema. O fornecimento de energia está mantido.
  De acordo com moradores, o primeiro caso ocorreu por volta das 18h do sábado (8). Um rapaz vinha montado no cavalo quando o mesmo pisou em algo e desequilibrou. O pai do rapaz contou que ele conseguiu pular de cima do animal e não foi atingido pela descarga elétrica, mas está muito assustado com o ocorrido.
  O segundo cavalo morreu no domingo, mas o horário não foi registrado. Moradores da área pedem providências às autoridades.


  Em nota, a Celpe esclareceu que o poste foi instalado pela Prefeitura de Paulista e a manutenção é de responsabilidade da gestão municipal. O desligamento foi feito por questão de segurança, ainda na noite de domingo, após a constatação do vazamento de corrente, e só será retomado depois que as medidas de segurança forem tomadas pela prefeitura.

 A Prefeitura de Paulista disse que o poste é do Governo do Estado, mas confirmou que a manutenção é mesmo feita pela Prefeitura. O secretário de Serviços Públicos, Evanil Belém, explicou que se for confirmado que há vazamento de corrente elétrica, o reparo será feito. Ele também informou que no dia 30 de janeiro foi feita uma fiscalização em todos os postes da PE-22.

Do: G1/PE.

Lixo no mangue.




O lixo vem tomando conta do manguezal localizado no entorno da comunidade de Beira Mar I, em Igarassu. 

  A maioria da localidade é ocupada por pescadores e marisqueiras, e segundo moradores, existem pessoas sem educação, que não respeitam o meio ambiente e jogam o lixo no mangue. 

   Em alguns trechos a lama do manguezal está coberta pelos resíduos domésticos, causando um mal cheiro e a contaminação do ambiente. 

   A Cidade de Igarassu precisa implantar o Programa de Educação Ambiental nas escolas e nas comunidades. 

Do:Fernando Melo – Igarassu / PE.

Penitenciárias de Itamaracá também sofrem com superlotação.

OAB dá seguimento às vistorias das

 unidades prisionais do Estado. 

Dados farão parte de relatório,

 que será apresentado 

na primeira semana de março.


Barreto Campelo é uma das unidades prisionais com superlotaçãoBarreto Campelo é uma das unidades prisionais com superlotação

  Em seguimento ao cronograma de vistorias nas unidades
 prisionais do Estado durante o mês de fevereiro, 
a Órdem dos Advogados do Brasil seção 
Pernambuco (AOB/PE) esteve em Itamaracá, no
 Litoral Norte. Lá a equipe visitou as penitenciárias
 Barreto Campelo e Agroindustrial São João,
 onde foi constatada superlotação das unidades.
  Na quinta-feira (13), a comitiva, que conta com representantes
 dos direitos humanos, vai visitar a Colônia Penal Feminina
 do Recife, no bairro do Engenho do Meio, Zona Oeste da cidade.
 A programação será finalizada no dia 21 de fevereiro, com a
 vistoria do Presídio Dr. Rorenildo Rocha Leão, em Palmares.
 A comitiva já esteve no Complexo Prisional do Curado, onde
 também ficou constatada a superlotação e condições
 sub-humanas de sobrevivência.
  Os dados coletados farão parte de um relatório,
 que será apresentado à sociedade na primeira
 quinzena de março, e encaminhado aos setores
 competentes, para que possam pensar em soluções
 juntamente com a OAB-PE.
Do: Leia Já.
.

CIPOMA apreende cinco armas de fogo em Itamaracá.

CIPOMA APREENDE CINCO ARMAS DE FOGO EM ITAMARACÁ
  Material apreendido é geralmente utilizado para a caça irregular de animais silvestres
 Operação do Grupo Tático Ambiental - GTA, da Companhia Independente de Policiamento do Meio Ambiente – CIPOMA, da Polícia Militar de Pernambuco - PMPE, resultou na apreensão de cinco armas de fogo, na manhã desta sexta-feira (07.02), na mata São João, zona Rural da Ilha de Itamaracá, próximo à Lagoa Azul.
  Os objetos apreendidos foram uma espingarda calibre 32, uma espingarda calibre 36 e três espingardas do tipo artesanal “soca-soca”, além de alguns materiais para a carga e recarga das armas. As espingardas, geralmente, são utilizadas para a caça ilegal de animais silvestres, nas matas da Região Metropolitana do Recife – RMR. Todo o material apreendido foi conduzido para a 30º Delegacia de Polícia de Itamaracá.
  “Esta foi mais uma ação da equipe de ‘Cipomeiros’ que realizou levantamento próprio do crime e conseguiu fazer a apreensão”, destaca o comandante da CIPOMA, Major Gildo Tomé da Silva. Ele ainda reforça que as denúncias de delitos ambientais e entrega de armas poderão ser feitas pelo número (81) 3181 1700.
  O comandante da unidade, assim como o subcomandante Capitão Lúcio Flávio, destacam que as operações para combater os crimes ambientais contribuem para a diminuição dos crimes violentos contra a vida e o patrimônio em todo o território Pernambucano.

Da: SDS.

Idosa morre atropelada por caminhão em Igarassu.

  Segundo a PRF, a vítima iria atravessar a BR-101 quando foi

 atingida.


  Uma idosa de 69 anos morreu atropelada por um caminhão ao tentar cruzar a BR-101 Norte, em Cruz de Rebouças, Igarassu, na Região Metropolitana do Recife, na tarde desta segunda-feira. O motorista foi levado para a delegacia do município para prestar depoimento.

 De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a mulher, que não teve o nome divulgado, tentava atravessar o sinal, mas não foi informado se estava aberto para pedestres. O acidente ocorreu no quilômetro 46 próximo ao trevo de Cruz de Rebouças.

Do: JC Online.