sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Pernambuco ganha duas unidades moveis para enfrentamento da violência contra a mulher na área rural.


  Uma parceria entre os Governos do Estado e o Federal vai permitir uma maior articulação para realização de ações enfrentamento da violência contra a mulher na área rural de Pernambuco. Neste sentido, será firmado um convênio entre a Secretaria Estadual da Mulher e a Secretaria Nacional de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR). 
  A cerimônia de assinatura do termo de compromisso será realizada na próxima quarta-feira, 06, a partir das 16 horas no salão de eventos da sede provisória do Governo, no Centro de Convenções, em Olinda, e contará com as presenças do Governador Eduardo Campos, da ministra Chefe da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR), Eleonora Menicucci, da Secretária da Mulher Cristina Buarque, representantes dos Organismos Municipais de Políticas para as Mulheres (OPMs), entre outras. 
  Na ocasião serão entregues duas unidades móveis, que vão ser utilizadas pela SecMulher para atender as vitimas de violência no campo e na floresta e também para disseminar campanhas e informações de enfrentamento da violência contra a mulher nestas áreas.
  Dos 184 municípios pernambucanos, apenas três não possuem área rural (Recife, Paulista e Camaragibe). A primeira campanha a ser veiculada após a cessão das unidades moveis será a “Violência Contra a Mulher não dá Frutos”, que objetiva sensibilizar e conscientizar a população rural de Pernambuco, no sentido de criminalizar o machismo,divulgando os mecanismos garantidos na Lei Maria da Penha (de nº 11.340) para a punição dos agressores.
  Também será difundida a Rede Pernambucana de Atendimento à Mulher em Situação de Violência.
  Nos locais visitados, equipes da Secretaria estarão promovendo palestras educativas sobre o fenômeno da violência contra a mulher e sobre a Lei Maria da Penha, distribuição de material educativo, incluindo a Rede de Atendimento e a Central Cidadã Pernambucana (0800.281.81.87) e atendimento individual.
Da: Sec. da Mulher/PE.

Lixo na praia.


  Aos poucos o lixo vem tomando conta da Praia do Capitão, localizada no distrito de Nova Cruz, em Igarassu. 

 Segundo informações de banhistas a limpeza é feita na orla pela equipe da Prefeitura Municipal, entretanto por traz dos coqueirais o acumulo dos resíduos fica invisível aos olhos do pessoal da limpeza. 

  Muitos frequentadores da praia também contribuem com a sujeira no local. A vegetação de restinga que embeleza a paisagem litorânea está perdendo espaço para o lixo. 

Do: Fernando Melo - Igarassu.

A riqueza do manguezal.


  O manguezal é um ambiente especial para a reprodução de peixes, crustáceos e moluscos. As suas águas apresentam um equilíbrio ideal que facilita o ciclo reprodutivo das espécies marinhas. 

 Todavia esse ecossistema vem sendo muito atingido pelas indústrias que jogam seus dejetos, assim como a população que despeja esgoto domiciliar e lixo no mangue. 

 Diariamente toneladas de entulhos também são utilizadas para aterros em áreas de mangue. As pessoas usam o manguezal como área extrativista, retirando uma enorme variedade de espécies, entretanto muitos ainda não despertaram para a importância da preservação desse ecossistema.

Do: Fernando Melo.

Polícia Comunitária oferece aulas de artes marciais para crianças carentes de Paulista.

 Nesta sexta-feira (08), o Núcleo de Polícia Comunitária do 17º Batalhão da Polícia Militar, com sede em Paulista, realiza a cerimônia de abertura do Projeto Arte Suave, que oferece aulas de artes marciais para crianças de comunidades em situação de vulnerabilidade social.

 O evento será no Clube Veloz, em Itapissuma, na Região Metropolitana do Recife, mesmo local onde as aulas serão realizadas. O projeto vai beneficiar cerca de 80 alunos de cinco escolas públicas municipais e uma estadual.

 O Arte Suave vem sendo realizado com crianças do município de Paulista, que vivem em situação de risco e apresentam problemas de comportamento, é coordenado pelo sargento Silvio Vasconcelos, do 17º BPM, onde as aulas são realizadas, semanalmente.

Do: DP.

Dupla é presa com arma e papelotes de maconha em Itamaracá.

Foto: Delegacia de Itamaracá/Divulgação
Foto: Delegacia de Itamaracá/Divulgação


  Uma dupla foi presa com armas e drogas nesta quinta-feira, em Itamaracá, na Região Metropolitana do Recife. Arcelino Cândido de Oliveira, de 42 anos, e Vanderson Manoel da Silva, 18, foram autuados em flagrantes por policiais da Delegacia de Itamaracá quando comercializavam drogas no bairro do Cobre. Com eles, foram encontrados 22 papelotes de maconha e mais 400 gramas da droga, um revólver calibre 38 e 18 munições.

  De acordo com a polícia, Arcelino Cândido já responde por quatro homicídios e dois latrocínios. Ele cumpriu 22 anos em regime fechado e estava em liberdade condicional. 

  Os suspeitos foram autuados pelo delegado Evaristo Neto. Arcelino Cândido deverá responder por tráfico de drogas, associação para o tráfico e posse ilegal de arma de fogo. Vanderson Manoel por tráfico e associação para o tráfico.

   Os dois foram encaminhados ao Centro de Observação Criminológica e Triagem Professor Everardo Luna (Cotel), em Abreu e Lima.

Do: DP.

Homem vai prestar queixa, mas acaba sendo preso após tentar furtar moto em delegacia.

Rapaz tentou levar o veículo que pertencia a um policial.


  Um fato inusitado aconteceu no início da tarde desta quinta-feira (07), na Delegacia de Paulista, no município de mesmo nome, na Região Metropolitana do Recife (RMR). Um homem, identificado como José Eduardo Mendes Leão, de 27 anos, se aproveitou de um momento de descuido dos agentes que trabalham no local e, por pouco, não furtou uma motocicleta que estava estacionada no pátio. Ele foi preso pouco antes de conseguir sair da delegacia com a moto.

  De acordo com a polícia, o suspeito chegou na DP para prestar queixa sobre o furto de um celular por volta das 13h30. Antes de realizar o Boletim de Ocorrência (BO), ele se dirigiu ao estacionamento, que fica na parte de trás da delegacia, e, com uma chave mestra, conseguiu ligar uma das motos, que pertencia a um funcionário. 

  Depois saiu empurrando o veículo até o pátio frontal, que dá para a saída. Foi nesse momento que os policiais notaram a astúcia do homem e o abordaram. Ele foi detido e autuado em flagrante por tentativa de furto qualificado. 

   Após prestar depoimento, José Eduardo será encaminhado para o Centro de Observação e Triagem Professor Everardo Luna (Cotel), em Abreu e Lima.

Da: Folha PE.