terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Adolescente é morto e outro fica ferido em Paulista.

Jovens foram alvejados por vários disparos de arma de fogo.

Talisson Gonçalves da Silva e Deivison Saraiva Xavier, ambos de 17 anos, estavam em frente a uma residência quando um homem desconhecido se aproximou e desferiu vários disparos contra os adolescentes. O crime ocorreu nessa segunda-feira (30) no bairro de Maranguape II, em Paulista, Região Metropolitana do Recife.
Segundo informações, os jovens chegaram a ser socorridos para a Policlínica Torres Galvão, no centro de Paulista, mas Talisson não resistiu aos ferimentos e morreu no local. Daivison foi atingido na orelha e atendido na unidade.
De acordo com a mãe de Talisson, o adolescente era usuário de drogas e durante um show no último domingo (30) se envolveu em uma briga. A investigação do caso ficará a cargo da Força Tarefa de Homicídios Norte.
Fonte: Leia já.

PMs trocam tiros com 5 homens na Cidade da Copa.

Grupo tentava invadir posto policial em São Lourenço da Mata.

Cinco homens tentaram invadir o posto policial da Cidade da Copa, em São Lourenço da Mata, Região Metropolitana do Recife, durante a madrugada desta terça-feira (31). De acordo com informações, ao avistarem os policiais militares, um dos acusados, armado com uma espingarda calibre 12, disparou contra os agentes, chegando a atingir a viatura em que os militares estavam.

Percebendo a situação, os policiais revidaram efetuando alguns disparos contra o grupo. Os homens conseguiram fugir e deixaram a espingarda utilizada. Até o momento, os acusados não foram localizados.
Fonte: Leia ja.

Policial preso por participação em esquema de CNH falsa.

Operação cumpriu três mandatos de prisão e nove mandatos de busca e apreensão.

Valor chegava até R$ 2 mil para obter CNH falsa.

Operação realizada pelas polícias Civil e Militar deflagrou na manhã desta terça-feira (31), um esquema de comercialização de carteiras de habilitação falsas (CNH) em várias cidades de Pernambuco. Intitulada de Operação Espelho, a ação cumpriu 03 mandados de prisão preventiva e nove mandados de busca a apreensão expedidos pela Comarca de Paulista.

A operação contou com mais de 100 policiais, entre civis e militares. Os três suspeitos com prisões decretadas foram capturados nos municípios de Jaboatão dos Guararapes, Escada e Feira Nova. A Delegacia de Crimes Contra a Administração e Serviços Públicos (DECASP) da Polícia Civil foi responsável pelas investigações que duraram aproximadamente seis meses.

Entre os presos estão dois mecânicos que faziam a captação de pessoas interessadas na fraude. Elas pagavam até R$ 2 mil para tirar o documento falsificado. Um terceiro envolvido apontado como chefe do grupo adulterava as habilitações. Ele dava entrada no Detran na inscrição do Registro Nacional de Carteira de Habilitação (Renach) e com a numeração verdadeira inseria os dados destas pessoas numa cédula de CNH falsa, prática conhecida como “espelho”.

Durante o cumprimento de um dos mandados de busca e apreensão na casa de um policial militar foi apreendida uma vasta documentação que relaciona o servidor com a fraude. Neste momento, todos os suspeitos estão na sede da Decasp prestando depoimento. Até o final do inquérito policial, todos serão indiciados pelos crimes de uso de documento falso, formação de quadrilha e falsidade de documento público.
Fonte: Leia Já.

Polícia prende suspeito de matar e atear fogo em ex-namorada, em Itamaracá.

A polícia apresenta, na manhã desta terça-feira (31), um homem suspeito de ser o responsável pela morte da adolescente Natália da Silva Pereira, de 16 anos. A jovem que desapareceu no dia 6 de janeiro, foi encontrada dois dias depois na Vila São João, em Itamaracá, onde residia. Os vestígios recolhidos pelo Instituto de Criminalística indicam que a jovem teria sido queimada antes de morrer. Na época, a polícia apontou como possível responsável pelo crime o ex-namorado da adolescente, identificado apenas pelo nome de Jair. No entanto, ainda não há confirmação se este é o homem indiciado pelo homicídio, cuja investigação ficou a cargo do delegado Ozias Tibúrcio.
Fonte: Pernambuco.com

Mototaxistas recebem certificado, em Goiana

A Prefeitura de Goiana, através da SESTRAN entregou, essa semana, em solenidade no cine teatro Polytheama, os certificados do curso de capacitação, oferecido a 50 mototaxistas. Os concluintes do curso receberam das mãos do prefeito, Henrique Fenelon, o certificado de conclusão. “Antes nossa categoria era discriminada e perseguida, nesse governo nós somos valorizados. Agora somos capacitados e legalizados, podemos trabalhar com dignidade”, disse emocionado, Geraldo Cavalcante, mototaxista há 60 anos. O curso foi realizado em novembro do ano passado, com base na Resolução nº 356/2010, atendendo as exigências do Contran (Conselho Nacional de Trânsito). Esta capacitação fez parte da Formação Continuada, versão 2011, e foi ministrada pelo Serviço Social do Transporte – SEST e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte - SENAT. O curso que custaria cerca de 160 reais para cada mototaxista, foi oferecido gratuitamente pela Prefeitura. O secretário de Trânsito e Transporte, Ilo Jore, ressaltou a importância da capacitação. “esse foi só o primeiro passo. Hoje capacitamos a primeira turma, mas nosso objetivo é capacitar todos os 350 mototaxistas cadastrados. Com isso melhoramos o trânsito e a segurança da população com profissionais mais preparados, mais capacitados oferecendo um serviço, que hoje é essencial, com mais qualidade”, disse. Os mototaxistas também foram capacitados com aulas práticas que aconteceram em um espaço em frente ao cemitério de Goiana. Eles foram testados com provas semelhantes às realizadas nas autoescolas. Todos os profissionais que participaram da ação da Prefeitura, ainda foram beneficiados com placas vermelhas (Aplicadas em veículos como táxis, ônibus, caminhões e lotações - os chamados “veículos de aluguel”), o que trás diversos benefícios para os profissionais como na compra de motos e descontos no IPVA. A próxima turma terá início no dia 29 de fevereiro. Nesta segunda etapa serão capacitados mais 60 mototaxistas. As aulas teóricas acontecem no auditório do Sinsepung.
Fonte: Prefeitura.

Novos eletricistas recebem seus certificados, em Goiana.

Num espaço totalmente lotado, um total de 114 concluintes do Curso de Formação Continuada de Eletricista de Instalações Prediais, realizado pela Prefeitura de Goiana, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, e em parceria com o Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Itep), receberam, na noite de ontem (26), os certificados de participação e conclusão do curso, em solenidade que aconteceu no auditório da Agência de Desenvolvimento de Goiana-AD Goiana. Realizado na sede do município e na povoação de São Lourenço, distrito de Tejucupapo, no período de 10 de outubro a 30 de dezembro passado, o curso teve carga de 176 horas. Em Goiana foram duas turmas de alunos, uma no Eremag e outra no Colégio Manoel Borba. Em São Lourenço uma turma freqüentou as aulas no Centro Vocacional Tecnológico (CVT). A secretária de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia de Goiana, Euma Tavares, destacou que a capacitação profissional abre as portas para as pessoas no mercado de trabalho. “Com qualificação vocês terão com certeza mais oportunidades. E a gente fica feliz por trazer capacitações como essa do Itep, que teve todo o apoio do prefeito Henrique Fenelon. Fiquem certos que faremos sempre ações de qualificação profissional para vocês, que hoje estão de parabéns”, disse Euma dirigindo-se à platéia. Em clima de festa, o professor Valdemir Lima, que ministrou aulas e se tornou bastante querido pelos alunos, foi ovacionado por todos os presentes. “Fico muito grato pelo reconhecimento, mas quero dizer que todos me surpreenderam, mostraram capacidade. As mulheres foram guerreiras”, voltando-se também para cerca de 30 mulheres que fizeram o curso. “Hoje é um momento histórico. O curso é muito importante para quem precisa trabalhar. Vocês são o futuro, o amanhã. Que Deus ilumine a todos”, falou em meio a aplausos. No curso os participantes tiveram aulas de como planejar serviços elétricos, realizar instalação de distribuição de alta e baixa tensão, montar e reparar instalações elétricas e equipamentos auxiliares em residências, estabelecimentos industriais, comerciais e de serviços, além de instalar e reparar equipamentos de iluminação de cenários ou palcos. O jovem Pedro Henrique, 18, morador de São Lourenço, fez o curso e já conseguiu emprego no Consórcio Advance, responsável pela construção e operação do Centro Integrado de Ressocialização (CIR) de Itaquitinga. “O curso me proporcionou uma experiência na área e já estou no mercado de trabalho”, afirmou feliz Pedro. O Curso de Eletricista de Instalações Prediais contou com a coordenação do Centro Vocacional Tecnológico (CVT) de Goiana.
Fonte: Prefeitura.

Pavimentação de ruas beneficiam a população de Igarassu.




A Prefeitura de Igarassu, por meio da Secretaria de Viação e Obras, vem realizando importantes obras de infraestrutura em diversos bairros do município. As intervenções têm proporcionado melhoria na qualidade de vida da população. As ações são realizadas com recursos próprios ou em parcerias com os Governos Estadual e Federal.  
Até o momento a atual gestão municipal já pavimentou cerca de 64 ruas, enquanto outras 40 já foram licitadas. De acordo com prefeito Gesimário Baracho, há projeto de realizar o serviço em mais 50 vias. "Esperamos chegar até o final de 2012 com mais de 150 ruas pavimentadas em quatro anos", disse o gestor.
No ano passado, as obras de pavimentação contemplaram as seguintes vias: Cecília Lima de Santana, trecho da Rua Santa Lúcia, J. Antônio de Santana, Nestor Pantaleão Câmara e Dolores Bederodes Ferreira (Beira Mar II); 1ª Travessa Rafael Leite (Centro); Trechos das Ruas Bulgária, California e Valdivino de Almeida (Posto do Monta); São José,  Janga - com drenagem, Pina, Líbia, Guiana Francesa,  Senega, Serra Leoa e Olinda (Agamenon Magalhães); Amapá, Amazonas e trecho da Ceará e complemento da São Pedro (Loteamento Santo Antônio).
Além disso, outras obras foram realizadas em beneficio da população, como a construção de bueiros, canaletas e muros de arrimo; drenagens de ruas; "Estas iniciativas vão minimizar os problemas causados pelas águas da chuva, principalmente no período de inverno, e darão mais tranqüilidade e segurança aos moradores", falou o secretário de Viação e Obras, Renato Fernando. Praças foram construídas e pavimentadas.
Fonte: Prefeitura.

Mais fiscalização e segurança nas praias da Ilha.



Uma ação integrada entre a Prefeitura da Ilha de Itamaracá e o Governo do Estado de Pernambuco está proporcionando mais segurança às pessoas que frequentam as praias da Ilha.

Três viaturas, sendo um buggy e dois quadriciclos estão reforçando o patrulhamento da Polícia Militar nos 17 quilômetros de praias, entre o Forte Orange e o Pontal da Ilha.  
  
De acordo com o secretário de Segurança Cidadã e Defesa Civil do município, Francisco Gomes da Silva, este reforço representa mais tranquilidade aos banhistas.

"A integração entre a Prefeitura e sua Guarda Municipal juntamente com o Governo do Estado por meio de seus órgãos operativos: Polícia Militar, Polícia Civil e o Corpo de Bombeiro vêm atuando de forma compartilhada para garantir um ambiente mais seguro para os veranistas, turistas e moradores da Ilha", explicou o secretário.
Fonte: Prefeitura