quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Alunos de Itamaracá participam da 2ª MACEP‏.


Na quarta-feira, dia 5/11, os alunos do 9° ano do ensino fundamental II e dos 1°, 2° e 3° anos do ensino médio da Escola Estadual Alberto Augusto de Morais Pradines realizaram a 2ª MACEP, Mostra Artístico Cultural da EREM Pradines.

 Os alunos expuseram seus trabalhos, por volta das 13h30, na Praça João Felipe, no Pilar. A população teve a oportunidade de ver exposição de quadros inspirados no impressionismo, fauvismo e no artista Romero Brito, produtos confeccionados com materiais recicláveis, apresentações culturais e de dança moderna, sarau de poesias, teatro musical, com a peça: “O amor está no Ar”, desfiles com roupas de jornais, confeccionadas pelos próprios alunos, grupo de gestos evangélicos entre outras atrações. 
  
“Esta é uma oportunidade de levar até a população o talento e as habilidades dos alunos da escola”, concluiu a professora de artes, Nielza Lopes. Os alunos, com autorização da prefeitura, também realizaram um bonito trabalho de revitalização dos postes de iluminação da Praça o Pilar, com suas pinturas. Contato: Nielza Lopes 8873-0705/ 8938-4223.


Da: Prefeitura.

Necropsia confirma que peixe-boi foi morto por disparo de arma de fogo.

“Fontinho” não tinha nenhuma enfermidade a não ser os ferimentos causados pelo disparo.

                                                                                          Foto: Divulgação
Relatório será entregue à PF
                         Relatório será entregue à PF

  Nesta terça-feira (4), o Instituto de Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) divulgou o relatório da necropsia do peixe-boi identificado como “Fontinho” realizada em 28/10 em Itamaracá-PE no Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Aquáticos (CMA).
  O animal tinha fraturas múltiplas no crânio, nas vértebras cervicais, na mandíbula, no maxilar, no úmero e em algumas costelas. As perfurações provocadas pelo ferimento de bala foram no pescoço e na região dorsal da cabeça.
  O relatório da necropsia, assinado pela médica veterinária Gláucia Pereira de Sousa do ICMBIO, conclui que o peixe-boi não apresentava nenhuma enfermidade além do que foi causado pelo disparo.
  Segundo o Instituto, “um objeto perfurou com grande impacto e velocidade a superfície dorsal da cabeça do peixe-boi, na região da base do osso occipital, a ponto de quebrar diversos ossos, provocando uma ruptura evaginante na pele, na parte ventral do pescoço”.
  A causa da morte, conforme o relatório do ICMBio, foi o tiro de arma de fogo que atravessou a cabeça do animal. O instituto considera o fato uma ação criminosa contra uma espécie ameaçada de extinção.
  O relatório, bem como as informações colhidas com populares da região da Barra de Santo Antônio, onde o animal foi encontrado sem vida, serão encaminhados para a Polícia Federal, responsável pela investigação do caso.
Do: Tribuna Hoje.

Ilha de Itamaracá continua abandonada.

  Falta transporte circular para levar pessoas aos pontos

 turísticos.


  Mais uma vez nós, moradores da Ilha de Itamaracá, gostaríamos que o prefeito Paulo Batista e seu irmão, o secretário de infraestrutura João Batista, esclarecessem à população sobre a dificuldade que a sua administração tem em desobstruir os acessos à praia, pois máquinas e homens existem; para esse serviço não é necessário licitação ou projeto.

  Das duas, uma: ou há falta de vontade ou é incompetência. O produto que a Ilha tem para oferecer e vender chama-se turismo e, se a ilha não oferece isso, como teremos uma cidade desenvolvida? Sem falar que não temos nenhum transporte circular para levar as pessoas aos pontos turísticos da Ilha, que são muitos.

Do: JC Online.