sábado, 3 de maio de 2014

Direito de Resposta - Joana Albuquerque‏ (Estelionatária que atuava na política é presa em Itamaracá após 10 anos foragida).

  O blog Itamaracá em foco é independente e não tem ligação política ou afetiva com ninguém, as matérias que são divulgadas neste Blog  são no intuito apenas de informar e esclarecer nossos Ilhéus, deixá-los mais críticos e não há interesse em favorecer A ou B, apenas informar.

 A assessoria jurídica de JOANA DARC DO ROSÁRIO CARNEIRO DE ALBUQUERQUE, juntamente com os seus familiares, vem a público através desta nota, trazer a verdade dos fatos, ora noticiados por veículos de imprensa do estado, sobre sua prisão ocorrida na Ilha de Itamaracá, na última segunda (28), por uma equipe de policiais da Delegacia Seccional de Vitória de Santo Antão, sob a acusação de estelionato. Aos pontos do fato:
1)   Do não conhecimento da busca e do processo
 Joana, conhecida como Juana Albuquerque (pronuncia-se Ruana), nunca teve conhecimento de que era procurada por qualquer setor da lei ou da justiça. Nunca esteve foragida por 10 anos, conforme o noticiado, tampouco mudou de nome várias vezes com a finalidade de esquivar-se da lei, muito menos, passou uma grande quantidade de cheques sem provisão de fundos, para prejudicar quem quer que seja ou “dar estouro no comércio”, conforme noticiou levianamente a imprensa. Seu nome sempre foi o mesmo, como assim é qualquer cidadão de bem.
   Em momento algum ela fugiu ou furtou-se de apresentar-se a lei, pois reafirma-se que, sequer ela tomou conhecimento de que estava sendo procurada pela lei ao longo dos anos, e se caso soubesse, certamente honraria a sua trajetória de lutas, de cidadania e de ética, ela mesma teria ido ao encontro da lei, a fim de prestar quaisquer esclarecimentos, como a cidadã ilibada, de bem, cumpridora da lei e que presta relevantes serviços a sociedade que é.
   A verdade é de que Joana viajou livremente e sem transtornos, por todo o Brasil (algo que não seria permitido a uma fugitiva da justiça). Nas suas viagens, desenvolveu consultorias empresariais, trabalhos em gestões públicas, trabalhos sociais e uma grande pesquisa sobre o turismo e cultura, que darão origem a um livro de sua autoria.
   É estranha a afirmação de que houve diligências, buscas ou vigilâncias a sua procura, até mesmo em outros estados, numa “operação aparentemente grandiosa”, mas que parece um grande factoide, uma vez que ela mantém em perfil na rede social “Facebook”, com mais de 4000 seguidores, constando em seu perfil que ela residia na Ilha de Itamaracá, qual a sua ocupação profissional, e que é constantemente atualizado, mostrando que poderia ter sido facilmente encontrada sem todo esse transtorno. Isso sem falar dos diversos vídeos de Joana com seus trabalhos sociais e atuação, postados na rede social YouTube.
2)   Por que Juana?
  Juana Albuquerque (pronuncia-se Ruana), é o seu nome artístico, oriundo dos seus tempos de juventude, quando teve uma exitosa carreira de modelo, manequim e consultora em moda nos anos 80 e 90, fato que pode ser facilmente comprovado com reportagens jornalísticas da época, em posse de seus familiares.
3)   Qual a ocupação profissional dela? Ela realmente trabalha na Prefeitura da Ilha de Itamaracá?
   Joana nunca trabalhou na Prefeitura Municipal da Ilha de Itamaracá ou coordenou/presidiu o Programa de Erradicação Infantil (PETI) como levianamente informou (ou desinformou) as matérias ora veiculadas, mostrando claramente que as matérias não averiguaram a verdade dos fatos, mas demonstram o descompromisso com o jornalismo certo, correto e imparcial. Joana é empresária, dona da Beauty Consultoria Ltda, empresa fundada em 1998, com sede fixa na Ilha de Itamaracá.
4)   Qual a verdade?
  Joana é natural de Recife-PE e toda sua família tem origem no Litoral Norte de Pernambuco. Foi criada na Ilha de Itamaracá desde os 5 meses de idade, onde muitos de seus familiares tem raízes fincadas. Seu pai, Bayard José, foi Diretor do Presídio da Macaxeira, na Ilha de Itamaracá, onde ele teve um trabalho exitoso e premiado internacionalmente, motivando desde cedo Joana, a ter os olhos voltados pra coletividade. Quando adolescente, em plena ditadura militar, fez parte do movimento estudantil e da luta por democracia e justiça social. Milita há 33 anos no mesmo partido, onde luta pela a educação, pelo meio ambiente, pela inclusão social, pela juventude, e tendo participação marcante nos movimentos sociais em defesa dos sem-terra, pela reforma agrária, direitos dos jovens e da capacitação profissional. Além disso, toca muitos projetos sociais com os menos favorecidos, com jovens em situação de vulnerabilidade social (PROJETO JUVENTUDE EM AÇÃO), além do PROJETO CONHECER E PRESERVAR de educação e preservação ambiental. Joana reside há cerca de 3 anos na Ilha de Itamaracá, porém, devido aos seus laços afetivos de infância com a cidade, sempre esteve presente na Ilha, isso sem falar que dois de seus irmãos tem casa na cidade, e ela sempre manteve casa de veraneio na cidade.
5)   Candidatura em Porto Seguro?
   Joana nunca foi candidata a Prefeita em Porto Seguro na Bahia, embora seu nome tenha sido fortemente cogitado, haja vista seu grandioso trabalho de inclusão social, ora realizado na localidade.
  Os trabalhos relevantes de Joana por justiça social, sempre foram notórios por onde passou e lhe gerou bons dividendos políticos, o que gera um certo incomodo político, por parte dos que nada fazem pelo social e militam por interesses próprios, em detrimento da coletividade. Assim é em Itamaracá.
6)   Joana é Ficha Limpa
   É importante citar que ela não tem condenações e que Joana é FICHA LIMPA, que está apta para exercer funções públicas e pleitear cargos eletivos, a exemplo de 2008 (quando supostamente estava sendo procurada), quando foi candidata a Vereadora na cidade de Igarassu, e apresentou 17 certidões negativas, mostrando mais uma vez sua idoneidade, requeridas pela Justiça Eleitoral no momento do registro da sua candidatura. Vale citar que a sua FICHA LIMPA pode ser facilmente comprovada em todos os órgãos da Justiça e suas instâncias, e em certidões negativas facilmente obtidas pela internet.
7)   Joana é vítima de perseguição política
   O prestígio, popularidade, força de trabalho, postura aguerrida de Joana, permite a sua ampla penetração entre as classes mais pobres, e isso gera incomodo e até mesmo desespero com a sua popularidade, por parte de certos políticos da cidade e região, gerando uma grande perseguição política contra ela e representando fatos repugnantes, como essa prisão infundada. Quem conhece Joana, ou a popular Juana, sabe que ela é uma pessoa de bem e que sempre defendeu os mais pobres e que nunca foi ou será uma marginal.
  Sendo assim, colocamos as verdades dos fatos para que todos tomem o devido conhecimento. Estamos à disposição para qualquer esclarecimento a sociedade para que assim, seja reafirmada a verdadeira conduta de Joana e não uma imagem criminosa montada pela mídia.
Assessoria Jurídica e Família de Joana Darc do Rosário Carneiro de Albuquerque.