terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Duas quadrilhas de assaltantes de bancos são apresentadas pela polícia.

Foram apresentadas esta terça-feira (28), na sede operacional da Polícia Civil, duas quadrilhas de assaltantes de bancos e estabelecimentos comerciais presas em duas operações distintas que envolveram as Polícias Civil, Militar, Federal e Rodoviária Federal. Um dos grupos criminosos foi responsável pela ação contra o Banco Santander, no bairro de Parnamirim, na última sexta-feira (24). Já segunda quadrilha acabou detida na BR-101 quando se deslocava para mais uma investida criminosa no interior do estado.

No total, 12 pessoas envolvidas com roubos a agências bancárias foram tiradas de circulação no mesmo dia pelos órgãos de segurança que atuam em Pernambuco. De acordo com o delegado Antonio Barros, que chefia o Departamento de Repressão aos Crimes Patrimoniais (Depatri), mais de 60% das ocorrências de roubos em Pernambuco este ano tiveram a participação de algum dos acusados detidos nas ações. “Das 12 ocorrências, sete já estão esclarecidas. A nossa meta é a resolução de 100% dos casos”, informou.

A prisão do grupo que assaltou a agência do Banco Santander, em Parnamirim, ocorreu em razão da troca de informações entre as Polícias Civil e Militar. Segundo o Coronel Vanildo, comandante do 11º BPM, responsável por parte da Zona Norte do Recife, um alerta da Delegacia de Roubos e Furtos sobre um possível assalto ajudou na prisão dos suspeitos. “Recebemos a informação do Ciods repassada pela delegacia. Colocamos nossas equipes nos principais corredores bancários”, informou.
Antes da chegada da PM, os suspeitos renderam os seguranças com uma arma de brinquedo. Na saída, os policiais militares conseguiram prender cinco dos sete integrantes da quadrilha. Após troca de tiros, quatro assaltantes foram atingidos, vindo um a óbito no local do crime. Em seguida, agentes da Delegacia de Roubos e Furtos efetuaram a prisão de mais duas pessoas envolvidas no assalto. Ângelo Marcos da Silva, de 19 anos, é apontado como líder do grupo. Ele foi encontrado quando se passava por cliente no supermercado próximo a região da ocorrência.

Os policiais apreenderam quatro armas de fogo (3 revolveres e 1 pistola). As armas foram tomadas de vigilantes e de um policial militar em assaltos anteriores. Todos os criminosos acabaram autuados em flagrante por roubo qualificado, tentativa de latrocínio, porte ilegal de arma e formação de quadrilha.

Já a segunda quadrilha detida também na última sexta-feira (24), planejava executar um assalto a algum estabelecimento comercial na cidade de Garanhuns, no Agreste do estado. Policiais civis e federais investigavam o grupo quando uma informação sobre a localização dos suspeitos desencadeou numa operação, que contou com o apoio da Polícia Rodoviária Federal.

Os cinco membros do grupo acabaram abordados com ajuda da PRF na BR 101, no bairro de Tejipió. Entre os assaltantes um menor de 16 anos foi apreendido. Todos já tinham passagem pela polícia por roubo, formação de quadrilha ou porte de armas. Com os assaltantes foram encontrados dois revólveres cal. 38 que também pertenciam a seguranças de agências bancárias. O grupo irá responder pelos crimes de porte ilegal e formação de quadrilha. Com exceção do menor infrator, os demais criminosos seguiram ao Cotel. O adolescente acabou recolhido na unidade da Funase de Abreu e Lima.
Fonte: PCPE.

Estelionatário detido em Boa Viagem, usando foto de ator americano na identidade.


Um homem que usava documentação falsa para abrir uma conta numa agência bancária no bairro de Boa Viagem, acabou de ser preso.

Ricardo Sergio Freire de Barros, de 41 anos, foi detido no interior do estabelecimento bancária por agentes da Polícia Civil e conduzido para a sede da Delegacia do bairro.

O delegado Erivaldo Guerra realiza neste momento a ouvida do suspeito, que deverá responder pelos crimes de uso de documento falso e falsificação de documento público.

 Com ele foram apreendidas várias carteiras de identidade (RG) em nome de outras pessoas. Um dos documentos usados por Ricardo, trazia a foto do ator norte-americano Jack Nicholson. Ainda hoje, o acusado segue para o Centro de Triagem, em Abreu e Lima, no Grande Recife.
Fonte:PCPE.

Paulista, oferece cusos profisionalizantes gratuitos.

  O Centro Profissionalizante de Artes na Comunidade (Cepac) da Secretaria de Educação inicia nesta quarta-feira (29.02) o processo de inscrições para diversos cursos gratuitos.
 
 
 
 
 Existem cerca de 150 vagas disponíveis para diversas modalidades. Há oportunidades nas áreas de cabeleireiro, confeitaria, bolos e tortas, depilação e renascença.
 
 
 Os interessados devem ir munidos de Carteira de Identidade e uma foto 3X4, comparecer ao Cepac, que fica na Rua 22, n.º 5, Maranguape I. Outras informações pelo fone: 3437.5779.
Fonte: Prefeitura.

Em paulista, alunos e professores conhecem vestígios arqueológicos

<><> <> <><> <>
  Um ônibus-museu do projeto “Expondo Cultura: Patrimônio Arqueológico de Pernambuco” estará em Paulista entre os dias 29 de fevereiro e 02 de março.

Na unidade móvel, alunos da rede municipal de ensino poderão conferir vestígios arqueológicos que são resultados de escavações de sítios históricos do Estado e um pouco mais sobre a história e a cultura pernambucanas.

Na área externa do ônibus haverá apresentação de vídeos, jogos interativos e exposição de maquetes de aldeias indígenas e engenhos de açúcar.


Na quarta-feira (29), o ônibus-museu ficará em frente à Escola Municipal Governador Miguel Arraes de Alencar, no Janga, das 9h às 17h, e nos dias 01 e 02 de março na área interna do Clube Municipal de Paratibe, das 9h às 18h.

O programa é desenvolvido pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) em parceria com a Petrobrás, Fundação Apolônio Salles e com apoio da Secretaria de Educação de Paulista. Participarão do projeto 600 alunos, professores e coordenadores de área de 12 escolas municipais.
Fonte: Prefeitura.

Prefeitura de Igarassu, realiza 1ª Conferência da Transparência.





  A Prefeitura de Igarassu realizará entre os dias 28 e 29 de fevereiro, na Secretaria de Educação, a I Conferência da Transparência e Controle Social, cujo objetivo é promover a transparência pública e estimular a participação da população no acompanhamento e controle da gestão pública, contribuindo para um controle social mais efetivo e democrático.

Participarão do debate, diversos setores da sociedade civil, gestores públicos e membros de conselhos municipais.

A Conferência vai trabalhar quatro eixos temáticos:
Promoção da transparência pública e acesso à informação e dados públicos;
Mecanismos de controle social, engajamento e capacitação da sociedade para o controle da gestão pública;

Atuação dos conselhos de políticas públicas como instâncias de controle;
Diretrizes para a preservação e o combate à corrupção.

PROGRAMAÇÃO

Terça 28

17h - Credenciamento
18h - Solenidade de abertura
18h30 - Assinatura dos Convênios / CONDICA
18h45 - Painel de contextualização do tema
18h55 - Leitura do Regimento da Conferência da Transparência
20h30 - Encerramento

Quarta 29

8h - Abertura
8h30 - Divisão de grupos
12h40 - Almoço
14h30 - Plenária
17h30 - Eleição dos delegados
18h - Encerramento.
Fonte:prefeitura.

 No Grande Recife, estudante pode solicitar carteira pela internet.

Sistema 'Carteira Fácil' visa facilitar processo de produção dos documentos.
Carteira estudantil, que custa R$ 9, fica pronta em 30 dias.

 


    Os estudantes da Região Metropolitana do Recife, matriculados na rede de Educação Infantil, nos ensinos Fundamental, Médio, Profissionalizante e Pré-Vestibular podem solicitar a Carteira de Estudante 2012 pela internet. A requisição, chamada de Carteira Fácil, é um novo sistema criado para facilitar o acesso dos estudantes aos formulários e agilizar o processo de produção dos documentos, que até o ano passado era feito de forma manual. Com isso, espera-se economizar tempo e diminuir a burocracia na emissão.

3.009 escolas públicas e privadas da Região Metropolitana estão no cadastro do Consórcio Grande Recife. Com o novo serviço, o aluno pode fazer sozinho o pedido da carteira. No ano passado, foram emitidos 395 mil documentos estudantis. Este ano, a expectativa é de que haja um aumento de 10% a 20%.

Antes, o aluno preenchia os dados e entregava à secretaria da escola. A instituição de ensino encaminhava para o Consórcio Grande Recife. Isso dava margem a atrasos e erros no formulário. Por conta disso, sempre era necessário prorrogar a validade da carteira antiga porque a do ano anterior nunca saía a tempo.

Pelo novo sistema, o aluno entra na página do consórcio, clica no espaço “Carteira Fácil" e preenche o nome dele, o nome da mãe e data de nascimento. Se os dados estiverem corretos e o cadastro também, vai aparecer a foto dele. Em seguida, basta imprimir o boleto bancário, que custa R$ 9. A divulgação está sendo feita só agora, mas o processo informatizado está funcionando desde 30 de janeiro. 3.149 alunos já concluíram o pedido e fizeram o pagamento.

De acordo com o presidente do Consórcio Grande Recife, a carteira fica pronta em 30 dias. "O aluno não vem ao Grande Recife buscar. Quem vai é o representante da escola ou o diretor, que vão pegar as carteiras aqui. Ele [estudante] tem que fazer a pressão junto ao diretor ou à escola para vir aqui pegar a carteira", afirmou o presidente do Grande Recife Consórsio de Transporte, Nelson Menezes.

Ao fim do prazo, as carteiras estarão à disposição das escolas na Gerência Comercial do Grande Recife, na Avenida Agamenon Magalhães, 143, no bairro do Derby, área central da capital pernambucana. A tramitação das informações e documentação é feita entre o Grande Recife e as instituições de ensino, cabendo aos alunos solicitar a documentação, via internet, e confirmar se os dados estão corretos.

Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 0800 081 0158 ou pelo site do Grande Recife.
Fonte:G1/PE.

Em Itamaracá, uma nova forma de cuidar.


 
   Uma nova forma de cuidar é o novo espaço de atendimento de Saúde Mental do município. Mais uma vez o Prefeito Rubem Catunda, demonstra seu compromisso com a saúde pública na Ilha de Itamaracá.

Com a inauguração, prevista, para o mês de março, o Centro de Atenção Psicossocial - CAPS I, Uma nova forma de cuidar, atenderá pessoas com transtornos mentais e com necessidades decorrentes do consumo de álcool, crack e outras drogas.

De acordo com a Coordenadora de Saúde Mental do Município, Shirmena Mônica, há dois anos o município vinha trabalhando para implantar o CAPS I na Ilha. "Agora é uma realidade, graças ao Prefeito, que abraçou a responsabilidade dos serviços de saúde mental no município, sem seu comprometimento, nada disso estaria acontecendo", explicou.

O CAPS I, Uma nova forma de cuidar, pretende oferecer tratamentos especializados aos portadores de transtornos psíquicos graves e persistentes, bem como dependentes químicos, por meio de procedimentos que possibilitem aos usuários/pacientes estarem em constante processo de acompanhamento, de forma sistemática desde a admissão até a sua alta.

Os processos de acompanhamento serão realizados por uma equipe multiprofissional formada de: Psicólogo, terapeuta ocupacional, psiquiatra, enfermeiro, psicopedagogo, assistente social e educador físico, que têm como objetivo acolher, recuperar e reintegrar o paciente ao convívio de sua família e na sociedade.

O Centro funcionará de segunda a sexta-feira, das 08h às 18h, na Rua Senador Paulo Pessoa Guerra, nº 171, Bairro Novo.

Crianças e adolescentes, entre 07 e 16 anos, terão atendimentos exclusivos nas quartas-feiras, das 13h às 17h.

O Centro de Atenção Psicossocial - CAPS é um serviço comunitário que tem como objetivo cuidar de pessoas que sofrem com transtornos mentais, em especial os transtornos severos e persistentes no seu território de abrangência, substituindo os serviços de internações em hospitais psiquiátricos.

Os trabalhos serão desenvolvidos, por meio de:
  • Acompanhamento;
  • Triagem;
  • Consultas médicas;
  • Grupos operativos;
  • Grupos de atividades físicas;
  • Grupo com profissional de Psicopedagoga;
  • Atendimento individual;
  • Grupo de Medicação;
  • Grupo de Família;
  • Grupo de atividades culturais;
  • Oficinas Terapêuticas;
  • Estímulo a prática de atividades esportivas e culturais;
  • Investimento na reabilitação psicossocial;
  • Atividades extra-muro;
  • Projeto terapêutico individual - PTS;
Fonte:Prefeitura.

Em PE, começa convocação dos selecionados para o CNH Popular.

Serão chamados os primeiros 5.570 candidatos a uma das 18 mil vagas.
Aprovados terão até o dia 30 de março para validar suas inscrições.



  A partir desta terça-feira (28), o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PE) convoca os primeiros 5.570 candidatos que concorrem a uma das 18 mil vagas para o Programa CNH Popular 2012. Os selecionados irão receber uma carta em casa e devem comparecer às unidades do Detran para apresentar os documentos, informados no site do órgão, que comprovem as declarações feitas na internet. Se o candidato não levar os documentos necessários, a vaga é automaticamente destinada ao próximo colocado do ranking que conseguir comprovar as informações.

Os candidatos aprovados devem priorizar suas datas específicas de atendimento e terão até o dia 30 de março para validar suas inscrições. Nesta primeira etapa, serão convocados 2.728 candidatos da Região Metropolitana do Recife (RMR) e 3.042 candidatos do interior do estado. Quem receber a correspondência e morar na capital deve comparecer a sede do Detran. Já quem reside no interior deve ir a uma das 23 Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans) especiais.

Este ano, serão investidos R$ 12 milhões no programa CNH Popular pela Secretaria Estadual das Cidades. O programa, criado em 2008, já beneficiou mais de 37 mil pernambucanos. Uma Carteira Nacional de habilitação (CNH) custa entre R$ 800 e R$ 1.300, valor que inclui as etapas de realização de exames médico e psicológico, aulas e provas teóricas e práticas, além da emissão do documento. Este ano, 237.843 mil pessoas se inscreveram, mas 25% dos pedidos (59.937) foram invalidados por erros de preenchimento no formulário.

A listagem com nomes, datas e local de comparecimento dos convocados está disponível no site do Detran.
Fonte: G1/PE.