quarta-feira, 17 de junho de 2015

Enterrado no Recife universitário que morreu após acidente com ônibus.

Depoimentos sobre a morte de Harlynton dos Santos começam 5ª feira.
UFRPE vai pedir explicações ao Grande Recife Consórcio de Transporte.


Foi enterrado, na tarde desta quarta-feira (17), o corpo do estudante de biologia Harlynton Lima dos Santos, 20 anos, morto depois de um acidente envolvendo um ônibus no Cais de Santa Rita, noRecife. O enterro aconteceu no Cemitério de Santo Amaro, na área central da capital.
No velório, muitos colegas de sala e da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) foram se despedir do amigo. A reitora Maria José de Sena compareceu à cerimônia e informou que vai enviar ao Grande Recife Consórcio de Transporte, ainda esta semana, um documento cobrando explicações e pedindo melhorias no transporte público.
Delegado Newson Motta (Foto: Penélope Araújo/G1)
Delegado Newson Motta começa a ouvir

depoimentos na quinta (Foto: Penélope Araújo/G1)

Depoimentos começam quinta-feira

Durante a manhã, o delegado responsável pela investigação, Newton Motta, informou que os primeiros depoimentos serão tomados na quinta-feira (18). "A partir de amanhã nós já devemos intimar as testemunhas e fazer ouvidas. Nós vamos solicitar ao Instituto Médico Legal a perícia realizada no corpo da vítima e o Instituto de Criminalística também será envolvido nesse contexto, à medida em que vamos solicitar que o ônibus seja periciado", comentou.

No dia do aciente, a ocorrência foi registrada na Central de Plantões da Polícia Civil, mas agora o caso corre na Delegacia de Delitos de Trânsito. "[Na Central,] Foram ouvidos o motorista e uma testemunha. O motorista contradiz a versão que foi contada pela testemunha. A testemunha diz que o estudante bateu na porta tentando subir no ônibus e que o motorista não abriu e seguiu bruscamente o percurso. No entanto, o motorista alega não ter visto a vítima bater na porta e diz que também não realizou nenhuma manobra que pudesse provocar a queda e a morte desse passageiro", explicou o delegado.
Motta afirmou também que, de acordo com o depoimento da testemunha, o jovem teria se pendurado na porta onde bateu, pedindo para o motorista abrir, e o motorista teria inclusive subido a calçada ao arrancar com o veículo. No início das investigações, quatro testemunhas serão chamadas para depor. "Não descartamos a hipótese de ouvir novamente não só o motorista como também essa primeira testemunha. O cobrador não foi ouvido ainda, mas nós vamos ouvi-lo porque ele também é importante nesse contexto de informações", disse.
Harlynton Lima dos Santos morreu na manhã desta terça-feira (Foto: Reprodução / Facebook)
Harlynton Lima dos Santos morreu na manhã da terça-feira

(Foto: Reprodução / Facebook)

O delegado destacou também que a polícia ainda vai delinear melhor a dinâmica do acidente, podendo realizar novas diligências no local para verificar se há outras provas, como imagens de câmeras de videomonitoramento. 
O inquérito tem um prazo de 30 dias para ser concluído.

Empresa
A empresa Vera Cruz, responsável pela linha TI Tancredo Neves (Imip), envolvida no acidente que resultou na morte do universitário, afirmou por meio de nota que o motorista não viu a vítima tentando entrar no veículo. A empresa Vera Cruz informa também que o motorista é funcionário há mais de 15 anos e que passa regularmente por capacitações.

Entenda o caso
O acidente aconteceu na noite de segunda-feira (15), por volta das 23h. Segundo Jocely dos Santos, pai do estudante, o jovem estava esperando o ônibus para voltar para casa, após ter ido ao cinema. “Como o terminal é perigoso, ele ficou conversando com dois vigilantes enquanto o ônibus não chegava. Ele correu até a parada e, ao chegar lá, o motorista fechou a porta dianteira. Ele bateu na porta mas o motorista não abriu e arrancou, então ele se segurou na porta para não cair”, detalhou Jocely.

Harlynton caiu cerca de cinco metros depois, nas grades do terminal, e fraturou a bacia e a costela. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado e socorreu o jovem. A Polícia Militar foi chamada por populares e seguiu em busca do ônibus envolvido no acidente. De acordo com a nota divulgada pelo Real Hospital Português, o universitário foi submetido a cirurgia para conter sangramentos e estabilizar as múltiplas fraturas, mas não resistiu aos ferimentos e foi a óbito às 10h50 da terça (16), vítima de politraumatismo.
Segundo a PM, o motorista seguiu a viagem do ônibus, que fazia a linha TI Tancredo Neves (Imip), até o Terminal Integrado Tancredo Neves, no bairro da Imbiribeira. Em seguida, o condutor levou o veículo para a garagem da empresa Vera Cruz, onde foi encontrado pelos policiais e levado para prestar esclarecimentos na Central de Flagrantes.
Estudante da Rural que morreu após acidente no Cais de Santa Rita foi enterrado no Recife (Foto: Ronan Tardin / TV Globo)Estudante da Rural que morreu após acidente no Cais de Santa Rita foi enterrado no Recife (Foto: Ronan Tardin / TV Globo)

http://g1.globo.com/pernambuco/noticia/2015/06/enterrado-no-recife-universitario-que-morreu-apos-acidente-com-onibus.html

Do:G1/PE.

Polícia conclui inquérito sobre morte de menina em Itamaracá.

Peixe-boi encalha em Piedade.

Animal estava sendo monitorado via GPS pelo Projeto Peixe-BoiFoto: Marcelo Ferreira/PMJG
Um peixe-boi encalhou na manhã desta quarta-feira (17) na Praia de Piedade, em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife. 
O Corpo de Bombeiros foi acionado para auxiliar no resgate; o animal estava sendo monitorado via GPS pelo Projeto Peixe-Boi, que logo depois chegou ao local e avaliou as condições do mamífero. O  local que o animal foi encontrado fica em frente ao hotel Blue Tree Tower, também próximo ao Posto 5 dos Guarda Vidas.
O animal passa bem e teve ajuda para ser reintroduzido no mar. 
A equipe do Corpo de Bombeiros alerta as providências que devem ser tomadas caso a população se depare com esta situação:
Entre em contato com o Projeto Peixe Boi para avaliar o animal e tomar as devidas providências através dos números (81) 3544-1835 / 3544-1056; evite falar muito alto próximo ao animal; não alimentar; não dar água; não se aproximar.
Veja imagens do peixe-boi na praia de Piedade:
Do: JC Online.