quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Seminário discutirá enfrentamento da violência contra mulheres lésbicas e bissexuais.

  A Secretaria Estadual da Mulher promove durante os próximos dois dias (13 e 14) o Seminário de Aplicabilidade da Lei Maria da Penha para as Mulheres Lésbicas e Bissexuais, dentro da estratégia de enfrentamento da violência contra estes segmentos de mulheres. 
   O evento será realizado no Hotel Jangadeiro, em Boa Viagem e a programação prevê a realização de mesas redondas com palestras, debates e formação de grupos de trabalho, com a participação de representantes dos movimentos de Lésbicas, Gays,  Bissexuais e Travestis –LGBTs, entre  outros. 
   A abertura do evento ocorrerá a partir das 09h30, e será realizada pela Secretária Cristina Buarque. Foram convidados para o seminário, o Secretário de Defesa Social, Wilson Damásio,  a representante da Secretaria de Políticas para as Mulheres, Lurdinha Rodrigues, o promotor de Justiça do Ministério Público, Westei Conde, o assessor especial de Diversidade Sexual do estado, Rildo Veras,  o Coordenador do Centro Estadual de Combate a Homofobia de Pernambuco, Rhemo Guedes e a integrante do Comitê Interinstitucional Pró-Mulher Lésbica e Bissexual, Iris Silva.
  A primeira mesa redonda do evento será realizada ainda pela manhã. O tema abordado será Gênero e Diversidade e terá como coordenadora da mesa a representante do Fórum LGBT, Ana Marta.  A palestra será proferida pela representante do Coletivo de Lésbicas Negras Feministas – Candaces (PR), Heliana Hemetério. 
   A segunda mesa destacará o tema do Direitos das Mulheres Lésbicas e o Enfrentamento da Lesbofobia e terá como coordenadora da mesa a representante do Coletivo de Mulheres Lésbicas, Ana Carla Lemos. As expositoras serão as representantes da Marcha Mundial das Mulheres (SP), Cinthia Abreu e do Conselho Nacional de Saúde, Verônica Lourenço. 
  Já a programação da tarde prevê a realização da palestra sobre o tema Aplicabilidade da Lei Maria da Penha para Mulheres Lésbicas e Bissexuais, tendo como coordenadora da mesa a representante da Marcha Mundial das Mulheres, Josilene Carvalho e como palestrante a representante da SPM/PR, Lurdinha Rodrigues. 
  Ainda, a tarde será realizada a palestra sobre a atuação dos órgãos de defesa dos direitos da diversidade sexual e do poder executivo no combate à violência contra a mulher lésbica e bissexual. A coordenação da mesa ficará a cargo de Nanci Feijó, da Associação Pernambucana das Profissionais do Sexo. 
   Participarão como expositoras, a diretora de enfrentamento da violência contra as mulheres, Fábia Lopes, Rhemo Guedes, do Centro Estadual de Combate a Homofobia, Rildo Veras, da Assessoria Especial da Diversidade Sexual do estado e João Maria Rodrigues Filho, promotor de Justiça do Núcleo de Apoio à Mulher. Já Rivânia Rodrigues, Comitê Interinstitucional Pró-Mulher Lésbica e Bissexual e Manoela Alves, da Organização não Governamental Leões do Norte serão as debatedoras deste painel.   
   Em seguida, as participantes do evento serão divididas em  dois grupos de trabalho :  o de Identificação, ação e medidas a serem tomadas contra a violência e, o de Lesbianidade e Segurança Pública. 
SERVIÇO –
O QUE - Seminário de Aplicabilidade da Lei Maria da Penha para as Mulheres Lésbicas e Bissexuais,
QUANDO -  DIAS 13 E 14 DE SETEMBRO
HORÁRIO – A PARTIR DAS 9H30
LOCAL – HOTEL JANGADEIRO EM BOA VIAGEM
Da: Secretaria da Mulher.

Ong promove passeio ciclístico em Itamaracá

  A Ong Amigos da Praia de Itamaracá, está promovendo passeios ciclísticos na Ilha de Itamaracá todas as terças e quintas, os participantes se encontrarão na Praça do Pilar, no Centro, a partir das 20:00 horas e sairão em direção ao Forte Orange, retornando para o mesmo local de início.

  Além de ajudar a melhorar a saúde dos participantes, também vale salientar que o percurso está recheado de belas paisagens, desde já a Ong Amigos da Praia convida a todos a participarem deste grande passeio.


Do: Itamaracá em foco.