domingo, 22 de abril de 2012

Apesar de preconceito ser crime, homens gays não podem doar sangue.

Entidades de defesa dos direitos dos homossexuais reclamam da restrição e querem reacender o debate. 

 Brasília - Motivado por uma campanha da empresa onde trabalha, em Belo Horizonte, o produtor cultural Danilo França, de 24 anos, decidiu doar sangue pela primeira vez. Junto com um grupo de colegas, seguiu as etapas previstas: preencheu a ficha de inscrição e foi para a entrevista com o médico do hemocentro. Na momento da conversa, França descobriu que não poderia doar sangue porque mantém um relacionamento homossexual. “Fiquei atordoado, sem graça. Fiquei chateado e me senti discriminado”, disse França.
Uma norma nacional considera inapto à doação qualquer homem que tenha se relacionado sexualmente com outro homem no período de 12 meses. O mesmo vale para heterossexuais que, no mesmo período, se relacionaram sexualmente com várias parceiras.

 Entidades de defesa dos direitos dos homossexuais reclamam da restrição e querem reacender o debate sobre o tema. “A cada fato novo, a gente tem que abrir a discussão. Se a pessoa usa preservativo e não tem comportamento de risco, não pode ser impedida de doar”, argumenta Toni Reis, presidente da Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABGLT).

 A regra do Ministério da Saúde, que vigora há mais de sete anos e vale para todos os hemocentros, foi baseada em estudos internacionais que apontam que o risco de contágio pelo vírus da aids (HIV) é 18 vezes maior nas relações entre homossexuais masculinos, na comparação com relações entre pessoas heterossexuais. O motivo é a prática do sexo anal, que aumenta o risco de contaminação por doenças sexualmente transmissíveis (DST). Foi essa determinação que fez com que a Fundação Centro de Hematologia e Hemoterapia de Minas Gerais (Hemominas) negasse ao produtor cultural a possibilidade de doar sangue.
 Em junho de 2011, o ministério baixou uma portaria que proíbe os hemocentros de usar a orientação sexual (heterossexualidade, bissexualidade, homossexualidade) como critério para seleção de doadores de sangue. “Não deverá haver, no processo de triagem e coleta de sangue, manifestação de preconceito e discriminação por orientação sexual e identidade de gênero, hábitos de vida, atividade profissional, condição socioeconômica, raça, cor e etnia”. Mas, na prática, os homossexuais masculinos ativos sexualmente seguem impedidos de doar sangue. Para as lésbicas, não há restrições.

 O coordenador de Sangue e Hemoderivados do ministério, Guilherme Genovez, alega que a norma brasileira é avançada quando comparada à legislação de outros países. Nos Estados Unidos, por exemplo, um homem que tenha tido, no mínimo, uma relação sexual com outro homem fica proibido de doar sangue pelo resto da vida. “Acima de tudo, está o direito de um paciente receber sangue seguro”, alega o coordenador, lembrando que os testes não identificam imediatamente a presença de vírus em uma bolsa de sangue.

 Desde o ano passado, o governo federal está implantando o NAT, sigla em inglês para teste de ácido nucleico, para tornar mais segura a análise do sangue colhido pelos hemocentros. O exame reduz a chamada janela imunológica, que é o período de tempo entre a contaminação e a detecção da doença por testes laboratoriais. Com o NAT, o intervalo de detecção do vírus HIV cai de 21 para dez dias. Até agora, 59% do sangue doado no país passam pelo NAT. A previsão é que a tecnologia chegue a todos os hemocentros até julho.
Fonte:Folha-pe

 

Ação de Cidadania divulga campanha “Arma Nem de Brinquedo”.

Ação de Cidadania divulga campanha “Arma Nem de Brinquedo”
O feriado de Tiradentes foi o momento perfeito para que a Secretaria de Defesa Social – SDS e a Gerência de Prevenção e Articulação Comunitária – GPAC iniciasse a divulgação da 2ª Campanha “Arma Nem de Brinquedo. A campanha visa promover uma cultura de paz e rejeitar a arma de fogo. No bairro de Santo Amaro – Área do Governo Presente- serão beneficiadas oito escolas estaduais e municipais.

Além do Recife a campanha será realizada nos municípios de Caruaru e Santa Cruz do Capibaribe. Segundo o coordenador da campanha, Elias Oliveira durante a divulgação está sendo distribuído folhetos da Campanha Nacional do Desarmamento. “Pretendemos incentivar as pessoas a entregarem suas armas de verdade e contribuir para a redução da criminalidade no nosso Estado”, afirmou.

Em Pernambuco cerca de 30 escolas serão beneficiadas. O lançamento em Recife aconteceu na Escola Poeta Jonatas Braga, Santo Amato. As crianças receberam a camiseta da campanha, patrocinadas pelo Shipping Tacaruna, enquanto a equipe da GPAC promovia a ação do Resgatando Cidadania com a emissão de Carteiras de Identidade e de Trabalho além Certidão de Nascimento, dentre outros serviços.

A dona de casa Valdilene Felipe Damázio, 41 anos falou da importância da Campanha Arma Nem de Brinquedo. ”É de fundamental importância esse trabalho. Na minha casa não entra nenhum brinquedo que lembre violência”, contou.

Serviços - Além do bairro de Santo Amaro, os moradores de Abreu e Lima, Paulista e Córrego do Jenipapo também foram beneficiados com diversos serviços. Cerca de 750 carteiras de identidade foram emitidas pelo Instituto de Identificação Tavares Buril – IITB e 300 Carteiras de Trabalho. Maria Ferreira da Silva, 68 anos aproveitou a oportunidade para retirar a terceira via da Identidade. “Esse trabalho realizado pelo governo do Estado é muito importante. Estou aproveitando para retirar meus documentos para dar entrada na minha aposentadoria”, contou.

O jovem Ray Luan Cabral, 18 anos, aproveitou a oportunidade para retirar sua primeira Carteira do Trabalho. “Estou procurando emprego e a primeira coisa que as pessoas pedem é esse documento. Essa foi a oportunidade que encontrei para solicitar esse documento”, disse.

 Maria do Carmo da Silva, 35 anos, compareceu à ação não para a retirada de documentos, mas para participar das palestras do Corpo de Bombeiros. Atenta as explicações se ofereceu para demonstrar aos demais que aprendeu como apagar um incêndio em um botijão de gás. “Aprendi coisas importantes para o nosso dia a dia. Esse trabalho promovido pela SDS é muito importante. Tomara que retornem outras vezes”, informou.

Também participaram a ação de cidadania a Secretaria Executiva de Justiça e direitos Humanos, com o Banco de Direitos e Casa da Cidadania além da Prefeitura do Recife também atuaram na ação de cidadania.
Fonte: SDS/PE

Servidores do Paulista em “pé de guerra” contra Yves.

  Não é só em Caruaru a bronca de servidores com a gestão. Em Paulista, em greve há 10 dias por tempo indeterminado, os  os funcionários da prefeitura declararam “guerra” ao governo Yves Ribeiro (PSB) e prometem uma manifestação de protesto nesta segunda-feira (23) pelas ruas da “Cidade das Chaminés”. 

  A categoria reclama que, a gestão do socialista ofereceu apenas 1% de reajuste salarial na rodada de negociação ocorrida na quinta-feira (19), entre  representantes do governo municipal e comissão de servidores.

  De acordo com o presidente do Sindicato dos Servidores Municipais do Paulista (Sinsempa), Genivaldo Ribeiro, o clima vai esquentar ainda mais, porque a categoria está sendo tratada com  desrespeito e mesquinhez pela Prefeitura. “ As  negociações  não avançaram até  hoje  por falta de habilidade e vontade política   da gestão municipal.  Por exemplo: há dois anos, os servidores da rede municipal de saúde  não recebem um reajuste salarial digno e acumulam perdas salariais históricas”, enfatizou.
Fonte:Blog da Folha.

Rodovia PE - 001, sem sinalização, colocando a vida de pedestres e motoristas em perigo.

Pista sem sinalização de trânsito, perigo constante principalmente na Estrada do Forte que tem várias curvas.
 
 
Fonte/foto: Mauro Felippin

Trenzinho da ilha, está precisando de reforma.

Prefeitura é a Grande Responsável para atrair turismo para Ilha, mas deveria também apoiar o Transporte Público, dando condições de financiamento para Renovar o Trenzinho e não permitindo reformas de remendo, já que muitos lembram deste transporte assim que se fala da Ilha de Itamaracá.

Paul: povo arretado.

Uma noite para sempre. Imagem: Gil Vicente/DP/D.A Press
Gil Vicente/DP/D.A Press

Assista ao vídeo
Show de Paul McCartney, no Recife


Numa noite histórica para Pernambuco, o show de Paul McCartney no estádio do Arruda, no Recife, foi tudo o que podia se esperar dele: um espetáculo para emocionar todas as gerações. Com uma pontualidade quase britânica, a apresentação teve início às 21h35 (com cinco minutos de atraso), com a música Magical Mistery Tour. A simpatia do artista foi um quesito à parte durante a apresentação. Entre uma canção e outra, dançava e cumprimentava o público.


Antes mesmo de cantar a primeira música, mesclando um português esforçado com o inglês, Sir Paul McCartney saudou o público. “Oi, Recife. Boa noite pernambucanos. Vamos ter um bom show”. Emocionados, alguns fãs passaram mal durante a apresentação e foram socorridos. “É bom estar de volta no Brasil”, disse o ex-beatle, antes de tocar Sing the changes.

O show seguiu o roteiro com Junior′s farm, do Wings, que recebeu muitos aplausos. Dois telões foram colocados no estádio e exibiam imagens dos Beatles e de Liverpool. Em certo momento, Paul McCartney retirou o paletó e, em tom descontraído, deixou claro que tentaria “falar um pouco em português” naquela noite. E depois disso emendou com Jet, do album Band on the run. Em outro momento, My Valentine, que, em bom portugês, disse ter feito para “minha lindíssima esposa”.


Durante a apresentação, Paul tocou Foxy Lady, de  Jimi Hendrix, uma outra lenda do rock. Ao cantar Here today, lembrou que ela foi composta para o também ex-Beatle, John Lennon. Todos os movimentos ou solos de guitarra mais prolongados resultavam em gritos efusivos da platéia, que lotava o estádio. Cerca de 50 mil ingressos foram vendidos para o primeiro dia. Percebendo a empolgação do público, em certo momento, recorreu a uma expressão bem nordestina: “Povo arretado”.


Sob o calor intenso do Recife, Paul chegou a dar sinais de cansaço durante o show. Mas nada que atrapalhasse a sua performance, emocionante até o fim do espetáculo. Entre os fãs, ninguém parecia arrependido de ter enfrentado o trânsito caótico para chegar ao estádio e, além disso, as cinco horas de espera pelo início do show. Para os dois dias de apresentação, foram colocados 120 mil ingressos à venda. A segunda ocorre hoje, também às 21h30.


A apresentação incluiu ainda sucessos como Sing the Changes e Got To Get You in my Life. Entre as músicas tocas, uma delas, That Night Before, dos Beatles, nunca tinha sido apresentada por Paul em espetáculos anteriores no Brasil. A cada sucesso cantado,  principalmente os mais conhecidos, o público se esforçava para cantar com o astro inglês.
Fonte: Pernambuco.com.