sexta-feira, 10 de abril de 2015

BiblioSesc aporta em Itamaracá nos dias 16 e 30 deste mês.

Moradores da cidade de São Lourenço da Mata, Região Metropolitana do Recife, poderão participar do projeto BiblioSesc nesta sexta-feira (10). A ação, que é composta por um biblioteca móvel que circula em um caminhão baú oferecendo gratuitamente consulta e empréstimos de livros a população, acontecerá na unidade do Sesc Ler, das 9h às 15h.

Os interessados em pegar livros precisarão apresentar apenas uma foto 3x4, um documento de identificação e um comprovante de residência. Após 15 dias, o projeto retornará para recolher os livros emprestados e disponibilizar novas opções. O acervo é composto por cerca de cinco mil livros e abrange temáticas variadas, com títulos para crianças a partir dos três anos, até temas gerais, como culinária e primeiros socorros.

O objetivo do BiblioSesc é promover a inclusão social e incentivar a leitura entre o público de todas as idades. Durante este mês, também recebem o projeto os municípios do Cabo de Santo Agostinho (13 e 27), Igarassu (14 e 28) e Itamaracá (16 e 30).

Serviço:
O que: BiblioSesc
Onde: Unidade do Sesc Ler - Avenida das Pêras, n° 56, distrito de Tiúma.
Quando: Sexta-feira (10) - Das 9h às 15h

Do: DP.

Caminhão derruba muros de dois imóveis e atinge carro em Paulista.

Acidente ocorreu na terça (7), em Maranguape 1, Paulista.
Caminhão estava carregado de papelão; ninguém ficou ferido.


Motorista perdeu controle e atingiu muro de dois imóveis (Foto: Gabriel Gonzaga/ Acervo pessoal)Motorista perdeu controle e atingiu muro de dois imóveis em Paulista (Foto: Gabriel Gonzaga/ Acervo pessoal)

Um caminhão atingiu os muros de dois imóveis e um carro na tarde da terça-feira (7), em Maranguape 1, em Paulista, na Região Metropolitana do Recife. Moradores contaram que o motorista perdeu o controle do veículo na descida de uma ladeira e, para não atropelar uma mulher, subiu a calçada.

O caminhão tinha placa de Garanhuns, no Agreste do estado, e estava carregado com caixas de papelão. Os moradores contaram que, por volta das 17h45, o veículo atingiu o muro de uma residência e, depois, o muro de uma academia. Em seguida, chocou-se contra o carro do proprietário da academia. Ninguém ficou ferido.

Caminhão tinha placa de Garanhuns e estava carregado com papelão (Foto: Gabriel Gonzaga/ Acervo pessoal)Caminhão tinha placa de Garanhuns e estava carregado com papelão (Foto: Gabriel Gonzaga/ Acervo pessoal)
  •  
Caminhão também atingiu carro do propritário da academia (Foto: Gabriel Gonzaga/ Acervo pessoal)Caminhão também atingiu carro do propritário da academia (Foto: Gabriel Gonzaga/ Acervo pessoal)Do: G1/PE.

Polícia de PE prende três suspeitos de homicídios e tráfico na Região Metropolitana.

Segundo polícia, grupo é suspeito de comandar tráfico de drogas na cidade.
Eles também teriam matado concorrentes e praticado assaltos.


A Polícia Civil desarticulou uma quadrilha suspeita de praticar homicídios e comandar o tráfico de drogas na cidade do Paulista, no Grande Recife. Os três suspeitos de participarem do grupo foram presos na manhã desta quinta-feira (9) na operação Coliseu, como mostrou o NETV 1ª edição. De acordo com a polícia, a quadrilha ainda contava com um quarto integrante, que já havia sido preso anteriormente.
Os três suspeitos que ainda estavam soltos foram presos no início da manhã nas cidades do Paulista, Abreu e Lima e Igarassu. O diretor metropolitano da Polícia Civil, Joselito Amaral, explicou que os oficiais chegaram aos acusados investigando o tráfico de drogas do Paulista. Segundo Amaral, os presos teriam planejado a morte de outros traficantes, concorrentes na disputa pelo comando da venda de drogas da Região Metropolitana do Recife. A quadrilha é acusada de pelo menos seis homicídios, além de roubos e assaltos a bancos em Igarassu, Itapissuma e Abreu e Lima.
Além de cumprir o mandado de prisão dos quatro suspeitos, a polícia executou sete mandados de busca e apreensão na manhã desta quinta. Na casa do preso apontado como chefe do grupo, foram encontradas quatro pistolas -- três .40 e uma .9 milímetros -- que podem ter sido usadas na prática dos crimes. A polícia ainda apreendeu um colete à prova de balas que seria usado pelos suspeitos.
Os presos nesta quinta-feira foram levados para a sede do Grupo de Operações Especiais (GOE), no bairro do Cordeiro, no Recife. Todos prestaram depoimento e foram encaminhados para o Centro de Triagem Professor Everardo Luna (Cotel), em Abreu e Lima.
Do: G1/PE.

Moradores de Itamaracá se unem para monitorar número recorde de ninhos de tartaruga na Ilha.

Sem apoio de instituições, grupo faz o que pode para preservar área.



Grupo de moradores acompanhou a eclosão do primeiro de oito ninhos de tartaruga na Ilha de Itamaracá.FOTO: Sérgio e Rose Ramo/Arquivo Pessoal

 Com um número de ocorrências sem registro anterior, um trecho da Ilha de Itamaracá foi transformado em berçário de tartarugas. A faixa de pouco mais de um quilômetro entre a Enseada dos Golfinhos e o Pontal chegou a abrigar oito ninhos, dos quais somente um eclodiu até aqui. Entusiasmados com o que encaram como um fenômeno, moradores empenhados na preservação ambiental decidiram não apenas dar as boas vindas aos filhotes, como também começaram a elaborar um projeto de monitoramento e conservação da área para garantir um habitat saudável para eventos futuros.Tartarugas escolhendo a ilha como ponto de desova não é algo inédito. Atualmente, funcionária da prefeitura de Itamaracá, a aposentada Elódia Negromonte se deparou com um ninho assim que mudou para a região, em 1987, e desde então, ela e outros moradores vêm acompanhando as desovas regularmente. Mas entre o fim de janeiro e o início de fevereiro, o grupo observou um crescimento espantoso nos registros. “Estamos tratando como um fenômeno. Ninguém nunca tinha visto tantos nichos num trecho de praia tão pequeno. Em 1,1 km de praia, foram oito”, descreveu.
Sem apoio de qualquer instituição, Elódia contou com a colaboração de outros moradores para monitorar as desovas e acompanhar a evolução do ciclo. Como moram numa área próxima ao Pontal, o educador ambiental Sérgio Ramos e sua esposa, a jornalista Rose Ramos, se voluntariaram para acompanhar o período de eclosão. “Quando chegamos ao local, no dia 3 de abril, notamos os rastros de mais de 40 tartaruguinhas que iam na direção do mar. Para nossa surpresa, pouco depois, algumas retardatárias começaram a deixar o ninho”, contou Rose. Na ocasião, o engenheiro de pesca Alexandre Almeida, outro integrante do grupo, registrou no vídeo (abaixo) os primeiros passos e as primeiras “braçadas” de um dos filhotes.


Grupo de moradores faz o que pode para preservar os ninhos, mas sem apoio, a condição não é a ideal. FOTO: Celso Ishigami/DP/DA Press


Falta apoio

 Elódia explica que as condições de isolamento e sinalização dos ninhos não são as ideais – uma vez que falta verba e pessoal para isso – mas acredita que essa situação pode começar a mudar com o eventual suporte do poder público. “Atualmente, ocupo o cargo de diretora de desenvolvimento ambiental da Ilha e comecei a articular o apoio da prefeitura”, destacou. “Além disso, entrei em contato com um biólogo ligado ao CPRH e ele vai dar uma contribuição muito importante. Nossa ideia é montar um banco de dados, pois até agora, não foi feito nenhum registro de atividades anteriores de tartarugas na Ilha”, concluiu.


Do: Diário de Pernambuco (DP).