sexta-feira, 15 de junho de 2012

Adolescente infrator é apreendido por latrocínio em Goiana.


 A Equipe Malhas da Lei da Área Integrada de Segurança de Goiana, na Mata Norte do estado, efetuou a apreensão de um adolescente de 16 anos apontado como autor de um latrocínio ocorrido na cidade de Lagoa de Itaenga, no último dia 22. O menor foi encontrado na casa de parentes nesta quinta-feira (14), durante o cumprimento de um mandado de internação provisória expedido contra o ele.

 De acordo com as investigações, o adolescente praticou o delito em companhia de outro menor, que está foragido. Os dois abordaram a vítima José Manoel da Silva Filho na madrugada do dia 22 de maio com a intenção de roubar seus pertences. Num dado momento, eles resolveram efetuar disparos contra o rapaz que veio a falecer no local.

 Através de investigações, os agentes conseguiram chegar até um dos suspeitos, que também já responde por dois atos infracionais relativos à tentativas de homicídios anteriores e vários outros roubos praticados na cidade. O adolescente foi recolhido ao Centro de Internação Provisória (Cenip), no Recife.
Da:PCPE.
 

Programação do São João resgata as tradições juninas.




 Comidas típicas, fogueira, quadrilha e muito forró. O São João já está chegando, e a Prefeitura da Ilha de Itamaracá preparou uma típica festa junina para comemorar os 100 anos de Luiz Gonzaga, o rei do baião.
 
 A animação começa no dia 22 e segue até o dia 30 de junho. O autêntico forró pé de serra comanda os festejos do final de semana ao som de Maciel Melo, Forró do Kilo, Forrozão Simbora e outras atrações.

 Durante a semana, o São João continua com o Festival de Quadrilhas Juninas. Os grupos se apresentam a partir das 20h, no palhoção montado na Praça João Felipe de Barros, no Pilar.
Confira a programação completa:

Dia 22/06
Festival de Quadrilhas
Forró do Kilo
Forró Keto

Dia 23/06
Festival de Quadrilhas
Maciel Melo
Forró Maluco

Dia 24/06
Festival de Quadrilhas
Forró Chico Bala
Forrozão Simbora

Dia 25 a 29/06
Festival de Quadrilhas

Dia 30/06
Apresentação das Quadrilhas Campeãs.
Da: Prefeitura.



Trens do metrô do Recife se chocam na estação Coqueiral.

15dda3db17b680a86c6b3fd854ffc985.jpg
No momento a estação está fechada por causa da greve dos metroviários. O metrô volta a funcionar às 16h30


Dois trens do Metrô do Recife se chocaram por volta das 8h desta sexta (15) na estação Coqueiral, na Zona Oeste da capital pernambucana. Vidros foram quebrados e os passageiros ficaram assustados. Não houve morte. De acordo com Augusto Lima, inspetor da Polícia Ferroviária Federal, de 15 a 20 pessoas ficaram levemente feridas. Já o Corpo de Bombeiros, socorreu apenas três. A colisão entre trens foi a primeira desde que foi iniciada a operação do MetroRec, há 27 anos. Em período de não-greve cerca de 280 mil passageiros circulam por essa linha Centro-Sul.


De acordo com a passageira Ítala Alves, que estava no último vagão do trem que seguia de Camaragibe para o Recife, a informação que foi passada aos passageiros foi de que um trem estava ocupando a estação de Tejipió e, por isso, o trem em que ela se encontrava na estação Coqueiral precisou esperar que a próxima estação fosse liberada.  Nesse tempo de espera, um outro trem se aproximou e aconteceu a colisão.

Segundo a passageira, as pessoas começaram a dizer "Vai bater, vai bater" e houve o choque.  "Depois do choque, muitas pessoas começaram a andar sobre os trilhos, mas foram retiradas pela polícia", conta a passageira. Os feridos foram socorridos e a Polícia Ferroviária Federal já amenizou a situação.


De acordo com a assessoria de imprensa da Metrorec, o maquinista do trem que seguia sentido subúrbio-cidade parou na plataforma de Coqueiral para socorrer um usuário que passava mal. Nessa parada, o trem que vinha atrás promoveu "um acoplamento indevido".
A assessoria de imprensa do Metrô anteriormente havia informado outra versão sobre o fato. Um trem havia quebrado quando estava parado na plataforma da Estação Coqueira, e um segundo veículo seguiu para o local para engatar no trem quebrado e passar energia para o metrô com problemas. Na hora do engate, teria havido um barulho e um pequeno impacto, que assustou os passageiros que estavam na composição. Ainda de acordo com a assessoria, o impacto não foi forte. Essa versão foi posteriormente pela Metrorec.

Os trens já foram retirados da estação e a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) realizará perícia para investigar o ocorrido. O metrô volta a operar normalmente às 16h30.
Do: Ne10.

Escola pública de São Lourenço da Mata transforma papel descartado em álcool sustentável

Foto: Inês Calado | NE10
No laboratório de uma escola pública, alunos e professores já transformam celulose em etanol. O desafio agora é produzir álcool em gel
Inês Calado


O município de São Lourenço da Mata, localizado a 18 quilômetros da capital pernambucana, ainda não é muito conhecido além da Região Metropolitana do Recife. Ainda. Em 2014, a cidade com menos de cem mil habitantes será uma das sedes da Copa do Mundo de futebol. Enquanto não abriga a Arena da Copa, os holofotes não apontam para ela. Mas por isso mesmo, uma pequena iniciativa em uma escola pública da cidade, sem muitos incentivos, chama atenção. Dois professores e três alunos estão transformando em um laboratório artesanal papel picado em etanol. "É muito difícil produzir etanol celulósico em laboratório. É bastante desafiador e ambicioso também", destacou, quando soube do projeto, o pesquisador José Manuel Cabral, chefe de Transferência de Tecnologia da Embrapa Agroenergia (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária).

A Escola de Referência Ensino Médio Conde Corrêa de Araújo, com 527 alunos, é uma das 230 unidades do Estado que oferece ensino integral. Os alunos chegam no colégio às 7h e saem às 17h. As portas também estão abertas nos fins de semana. Para dar conta de tanto tempo, mantendo os estudantes motivados, é importante o desenvolvimento de projetos que envolvam a turma. Os professores Flávio Freire, de biologia, e Nelho Galvão, de química, resolveram unir conhecimentos para tirar (literalmente) do papel uma ideia que já vem sendo discutida no Brasil há pelo menos vinte anos: a produção de etanol a partir de celulose.
"A produção de etanol através da cana-de-açúcar é um processo bem estabelecido no Brasil, mas ainda existem diversas possibilidades de investimento em pesquisa, desenvolvimento e inovação para a produção desse biocombustível a partir de tecnologias de segunda geração (o etanol produzido a partir de lignocelulose, presente em resíduos de origem vegetal, é um exemplo)", explicou José Manuel Cabral. Açúcar (obtido principalmente da cana-de-açúcar), amido (grãos e tubérculos como a mandioca e o milho) e celulose (bagaço de cana e resíduos florestais) são, atualmente, as principais matérias-primas utilizadas para obtenção de etanol. No entanto, por questões econômicas, 100% do etanol produzido no País é oriundo da cana-de-açúcar.

O processo começa com a coleta do papel e a fragmentação em um liquidificador, usando pouca água, até formar uma papa (já no laboratório). Depois, esse papel é colocado em um recipiente com solução aquosa de ácido clorídrico e, sob agitação, é realizada a hidrólise para a quebra da celulose em moléculas menores, como a glicose, facilitando, assim, a atuação do fungo", explica o professor Nelho. Em seguida, o sistema é neutralizado com uma solução aquosa de hidróxido de sódio. Diariamente, os alunos têm a reponsabilidade de medir o pH da solução, que deve ser neutro, para a atuação do fungo (o usado na pesquisa é o Trichoderma Harzianum). Nesta missão, o grupo se reveza. "A aferição do pH é feita com o uso de um equipamento chamado pHmetro. Os produtos usados na experiência são simples: ácido clorídrico, hidróxido de sódio, fermento biológico, fungo encontrado no solo (cultura feita na UFPE), papel e água.
Foto: Inês Calado | NE10
De acordo com José Manuel Cabral, a produção de etanol a partir de biomassa lignocelulósica deve ser uma realidade nos próximos anos. Um dos entraves ainda é o preço da enzima usada para modificar a parede celular em plantas como a cana-deaçúcar. Atualmente, essa enzima é importada, mas no ano passado a dinamarqueza Novo Zymer instalou a primeira fábrica no Brasil, no Estado do Paraná. Em Alagoas, a Graal Bio será pioneira na produção de etanol em celulose, usando o bagaço da cana-de-açúcar em escala comercial. O pesquisador explica por que é importante investir nesta tecnologia: "Com o uso do bagaço, por exemplo, é possível aumentar a produção de etanol em até 40%. Isso sem aumentar a área cultivada. É uma vantagem ambiental e econômica muito grande. No Brasil, temos muitas fontes de energia, mas poucas de biocombustível. Se conseguirmos produzir energia através de outras fontes renováveis (como energia solar e eólica), podemos usar o bagaço para produzir etanol", avalia.
Bem distante das pesquisas de ponta realizadas pela Embrapa, em São Lourenço da Mata o objetivo do grupo coordenado pelos professores Flávio Freire e Nelho Galvão é o mesmo da Empresa Brasileira de Agropecuária: produção de álcool sustentável sem precisar desmatar para construir novos canaviais. "A utilização do papel para a produção de etanol evitaria novos desmatamentos. Como não existe uma produção em larga escala, a ideia é cultivar nos alunos a educação ambiental com noções de sustentabilidade", explica o docente de biologia. "Esse é um meio absolutamente viável e sustentável", ensina a aluna Nataly Cibele, de 16 anos.
DESAFIOS no Processo produtivo do etanol na Embrapa  
Foto: Internet 1. A primeira etapa é o pré-tratamento feito por processos físicos, químicos ou pela junção de ambos. A Embrapa Agroenergia trabalha com a junção dos dois métodos
2. A segunda etapa, a do desdobramento da celulose e hemicelulose pode ser realizada por métodos físicos, químicos ou biológicos. Na Unidade, os experimentos concentram-se nos processos biológicos, utilizando enzimas para degradar os polissacarídeos, transformando-os em pentoses e hexoses.
3. A terceira é a fermentação, onde leveduras selecionadas ou adaptadas consomem pentoses e hexoses, transformando-as em etanol.
4. Paralelamente à seleção e ao desenvolvimento de microrganismos, diferentes estratégias fermentativas têm sido estudadas para minimizar produtos inibidores e o número de etapas empregadas, visando aumentar o rendimento global do processo fermentativo.
O projeto também eleva a autoestima do grupo. Os alunos já multiplicaram o que aprenderam através da participação em feiras de conhecimento como a Ciência Jovem (Espaço Ciência e Universidade Federal de Pernambuco) e a Mostra de Inovação Pedagógica (Governo de Pernambuco). "É muito importante pra gente participar de um projeto como esse porque somos alunos de escola pública. Não temos nenhuma ligação com colégio particular. Além de adquirir conhecimento, colaboramos com o meio ambiente e abrimos portas no mercado de trabalho", acredita Josimar Oliveira, 17. A jovem Jéssica Roberta, 16, que sonha em cursar bacharelado em física, vai ainda mais longe. Em agosto, será a primeira aluna da Escola Conde Corrêa de Araújo a participar de um intercâmbio de seis meses nos Estados Unidos através do programa Ganhe o Mundo.
HIGIENIZAÇÃO - A ambição dos alunos da Escola de Referência Ensino Médio Conde Corrêa de Araújo não termina com a transformação do papel picado em etanol celulósico. O grupo ainda estuda a possibilidade de criar álcool em gel para ser usado na higienização da unidade de ensino. "Precisaríamos isolar o etanol, através de um processo de destilação fracionada. Teríamos que ter no laboratório equipamentos como aquecedores para controlar a temperatura e destiladores", lamenta o professor Nelho. No entanto, eles ainda não desistiram e, nesse caso, as horas dedicadas no laboratório poderão superar, mais uma vez, a falta de recursos.
PASSO A PASSO DO PROJETO NA ESCOLA DE SÃO LOURENÇO 

Foto: Inês Calado | NE10


1. Primeiro o papel é picado e colocado em um recipiente com água. Depois, o papel é colocado em outro recipiente com ácido clorídrico para a realização da hidrólise.




Foto: Inês Calado | NE10



2. Se o pH da solução não estiver em 7 (neutro), o papel é colocado em um recipiente com hidróxido de sódio. Os alunos precisam medir diariamente o pH da solução.



Foto: Inês Calado | NE10
3. A transformação da celulose em etanol pode ser feita de duas formas. No laboratório da escola, os alunos aprendem através da hidrólise enzimática e também da ácida. No primeiro caso, uma reação química é catalisada por uma enzima (hidrolase) que utiliza água para quebrar uma molécula em duas outras moléculas. Já a hidrólise ácida é feita com soluções de ácido clorídrico. O processo produz uma solução de glicose que é fermentada a etanol.



Foto: Inês Calado | NE10


4. Os produtos usados na experiência são simples: ácido clorídrico, hidróxido de sódio, fermento biológico, fungo encontrado no solo (cultura feita na UFPE), papel e água.



Do: NE 10.

Motorista se Irrita e Mata Adolescente Atropelado em Olinda.


Um adolescente de 15 anos foi arrastado e morto por um táxi na quinta-feira (14), no bairro de Casa Caiada, em Olinda, Região Metropolitana do Recife. O jovem estaria brincando com os amigos de tomar banho em um canal, cheio por conta das chuvas, quando um táxi parou no local e ficou observando a brincadeira. Segundo informações da polícia, o adolescente deitou em cima do carro e o motorista, de 18 anos, teria pedido para ele sair, mas o jovem teria se negado.

O suspeito, então, teria arrastado o táxi com a vítima em cima. A polícia informou ainda que o garoto caiu no chão e, de acordo com testemunhas, o motorista teria passado por cima dele. O jovem chegou a ser socorrido, mas não resistiu aos ferimentos.

O suspeito estaria dirigindo o táxi do irmão mais velho. Após atropelar o adolescente, ele se apresentou da Delegacia de Casa Caiada, em Olinda, onde foi autuado em flagrante por homicídio doloso, ou seja, quando há intenção de matar. O jovem foi encaminhado ao Centro de Triagem (Cotel), em Abreu e Lima.
Do: Litoral do Paulista.

Apreensão de armas em Abreu e Lima.

Policiais militares do Serviço de Inteligência do 17º Batalhão foram solicitados para prestarem apoio em uma ocorrência, uma vez que haviam detido um adolescente de 17 anos acusado por tentativa de assalto na tarde de ontem (14). O menor informou à Polícia Militar a localização de uma casa, onde estaria outro comparsa armado com duas espingardas.

Uma operação foi montada e foi descoberto o imóvel que fica localizado na avenida Eucalipto, no bairro da Matinha em Abreu e Lima. O suspeito ao ver a chegada da PM conseguiu fugir abandonando no local duas espingardas ambas calibre 20.

O infrator e as armas foram entregues à Delegacia de Abreu e Lima, que ficará responsável pelas investigações para a captura do criminoso, o qual conseguiu fugir.
Do:Litoral do Paulista.

Alunos finalistas de concurso de cartazes conhecem projeto em Itamaracá.

O IMA premiou com visita ao Centro de Mamíferos Aquáticos na Ilha de Itamaracá.
Os oito alunos finalistas do concurso de cartazes sobre o Complexo Estuarino-Lagunar Mundaú-Manguaba (CELMM), realizado pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA), conheceram essa semana a base do Projeto Peixe-boi Marinho na Ilha de Itamaracá, em Pernambuco. Eles foram premiados com a viagem e puderam aprender mais sobre as características dessa espécie ameaçada de extinção e sobre outras espécies de mamíferos aquáticos que também são encontradas na costa alagoana.


“Como Durante o mês do meio ambiente as crianças finalistas do concurso participaram de diversas atividades no Complexo Estuarino-Lagunar Mundaú-Manguaba e puderam conhecer mais sobre esse ambiente aquático de transição entre lagunas e mar, nada mais interessante do que premiá-las com uma visita a um centro especializado em cuidar de um animal típico desse habitat, mas que está ameaçado de extinção”, disse o diretor de Desenvolvimento e Pesquisa do IMA, Fernando Veras. Os estudantes fizeram a viagem no ônibus do IMA e foram acompanhados por cinco educadores e 19 funcionários do IMA.


IMA
No Brasil existem duas espécies de peixe-boi, que são o amazônico e o marinho. O primeiro habita apenas as águas doces da bacia dos Rios Amazonas e Orinoco. Já o segundo é encontrado em águas quentes de regiões costeiras e estuarinas. O peixe-boi marinho pode medir até 4,5 metros e pesar até 800 quilos. Eles possuem cauda em formato de remo, são arredondados e herbívoros, dessa maneira tornam-se responsáveis pela fertilização das águas.

O projeto peixe-boi marinho foi criado em 1980 para avaliar a situação em que se encontrava a espécie no litoral brasileiro. Segundo a bióloga Mariana Vasconcelos, a conclusão do levantamento realizado apontou que o animal está em extinção devido às ações antrópicas e ambientais como a caça predatória, a perda de profundidade dos rios através do processo conhecido por assoreamento e a poluição dos corpos hídricos. “Hoje, no Brasil, nós só encontramos peixes-boi marinho entre o Amapá e Alagoas, mas já existiu nos Estados de Sergipe, Bahia e Espírito Santo”, completou Mariana Vasconcelos.

 Atualmente, a base do projeto na Ilha de Itamaracá tem 24 peixes-boi, sendo que 13 estão em faze de reabilitação e 11 estão sendo mantidos em cativeiro por não conseguirem mais se adaptar ao habitat natural. O Centro de Mamíferos Aquáticos recebe em média 6.000 visitantes mensalmente na alta temporada e 3.000 na baixa temporada. Para Ariana Gaudêncio Alves, coordenadora pedagógica de uma escola municipal de Satuba, a oportunidade oferecida pelo IMA foi gratificante.

IMA


“Apesar de ser uma viagem muito longa, foi extremamente produtiva. Aprendi muito sobre os mamíferos aquáticos e como podemos fazer para continuar preservando os animais e o meio ambiente. Tirei muitas fotos e anotei bastante coisa. Vou pesquisar ainda mais e, juntamente com as alunas de Satuba finalistas do concurso, farei uma apresentação para os demais alunos da escola, que infelizmente não tiveram a oportunidade de viajar”, disse Ariana Gaudêncio.
  Do: primeiraedição.

Chegada da fábrica da Fiat muda a vida da população de Goiana.

A expectativa pela Fiat fez o mercado imobiliário disparar, cortadores de cana enveredarem pela construção civil, empresas grandes e pequenas investirem em novos negócios.


Máquinas ainda fazem terraplanagem, mas população já está se qualificando pensando em trabalhar na fábrica / Foto: Guga Matos/JC Imagem

Máquinas ainda fazem terraplanagem, mas população já está se qualificando pensando em trabalhar na fábrica

Foto: Guga Matos/JC Imagem

Na cidade da cana-de-açúcar, só se fala em indústria automotiva. A Fiat ainda não começou as obras de sua fábrica em Goiana, no Litoral Norte, mas já mudou a vida e o modo de pensar de milhares de pessoas no município, parte principal do novo motor econômico de Pernambuco. A expectativa pela Fiat fez o mercado imobiliário disparar, cortadores de cana enveredarem pela construção civil, empresas grandes e pequenas investirem em novos negócios e o principal: famílias acreditarem em um futuro melhor para os filhos do que cumprir a sina de pobreza de seus pais.

Desde quarta-feira (13), os principais executivos da Fiat e jornalistas de todo o Brasil estão no Recife, onde ficam até amanhã para lançar nacionalmente novos modelos da marca. É o primeiro grande evento comercial da montadora no Estado, desde o anúncio dessa indústria gigante, que vai empregar até 7 mil pessoas na construção da fábrica e 4.500 quando ela começar a funcionar, em março de 2014, sem falar nas dezenas de fornecedores.

O investimento italiano de R$ 4 bilhões é um novo marco de estrangeiros na história de Goiana, famosa pelas Heroínas de Tejucupapo, que, em 1646, evitaram que os holandeses saqueassem a cidade. Na linha de frente dessa nova história está a estudante Leandra de Santana dos Santos, 18 anos, filha de uma doméstica que sustenta a jovem e seus dois irmãos. Leandra estuda eletrotécnica no Programa Nacional de Acesso à Escola Técnica (Pronatec) Automotivo.

Do: Ne 10.

Programa Chapéu de Palha da Pesca em Itamaracá.


O Programa Chapéu de Palha da Pesca faz parte de um conjunto de ações do Governo do Estado de Pernambuco que promove e incentiva à CAPACITAÇÃO TÉCNICA E EMPREGABILIDADE de comunidades específicas.

Curso Profissionalizante

Público: Pescadores e pescadoras ou marisqueiras
Documentação necessária: CPF, identidade, comprovante de residência, cartão cidadão, NIS/PIS, carteira de sócio da colônia, associação ou ministério da pesca e carteira de trabalho (se maior de 18 anos)

Data das inscrições: de 14 de junho a 16 de junho de 2012

Benefício durante o período do curso: R$ 242,00

Local: Paróquia Nossa Senhora do Pilar
 Equipe do governo realiza atendimento aos interessados no curso profissionalizante


Cidadãos aguardam para se inscreverem no programa Chapéu de Palha da Pesca.


Lúcia de Paula, do Ilha Mulher, confere de perto a participação dos cidadãos no programa de incentivo do governo.

Veja matéria do JConline abaixo


AJUDA

Programa Chapéu de Palha irá beneficiar pescadores artesanais
Os selecionados irão receber um auxílio de até R$ 242 (complementar ao Bolsa Família)
Publicado em 07/06/2012, às 11h04
Do JC Online

Em 2012, o programa Chapéu de Palha, além de auxiliar os canavieiros e produtores da fruticultura irrigada, também será destinado para pescadores artesanais de 57 municipios de Pernambuco. O cadastro poderá ser feito em 91 polos e será dividido em duas etapas, sendo a primeira destinada para pescadores que vivem na Região Metropolitana do Recife e das Zonas da Mata Norte e Sul. As inscrição irão ocorrer entre os dias 13 e 16 deste mês. Em seguida, será a vez dos pescadores do Agreste e do Sertão pernambucano, de 18 a 21 de junho.

Quem for escolhido para participar do programa irá receber um auxílio de até R$ 242 (complementar ao Bolsa Família). Após receber o auxílio, o selecionado deverá participar de cursos de capacitação ou de qualificação profissional que serão oferecidos pelas secretarias de Educação; Trabalho; Qualificação e Empreendedorismo; Meio Ambiente e Sustentabilidade; Agricultura e Reforma Agrária e Mulher.

O valor do benefício será dividido em duas parcelas, onde a primeira será paga em julho (referentes aos meses de maio de junho) e a segunda em agosto ( correspondente a julho e agosto).
Para se cadastrar, é necessário que os pescadores artesanais tenham em mão os originais e cópias da Identidade, CPF, Carteira de Trabalho, comprovante de residência, Registro Geral da Pesca, que tenha sido emitido pelo Ministério da Pesca e Cartão do Cidadão ou da Bolsa Família (número do NIS e PIS). Quem não possuir esse registro do Ministério de Pesca, deverá apresentar, também, uma declaração da colônia de pesca ou associação de pescadores assinada pelo presidente e por mais três membros, relatando que o interessado pratica a pesca a mais de seis meses. Além disso, o candidato deve ser maior de 18 anos, não pode ser aposentado ou receber algum benefício do INSS.
Para outras informações a respeito de qual polo encontra-se mais próximo, o pescador deve ligar para 0800 282 5158.


» Confira os 57 municípios que fazem parte do Chapéu de Palha da Pesca:

Região Metropolitana do Recife (12 municípios) - Abreu e Lima, Cabo de Santo Agostinho, Igarassu, Ipojuca, Itamaracá, Itapissuma, Jaboatão dos Guararapes, Moreno, Olinda, Paulista, Recife e São Lourenço da Mata.

Zona da Mata Norte (04 municípios) – Carpina, Goiana, Lagoa do Carro e Paudalho.

Zona da Mata Sul (06 municípios) – Barreiros, Gameleira, Rio Formoso, São José da Coroa Grande, Sirinhaém e Tamandaré. 

Agreste Setentrional (06 municípios) - Cumaru, Feira Nova, Frei Miguelinho, Lagoa de Itaenga, Limoeiro e Surubim.

Agreste Central (07 municípios) - Belo Jardim, Bonito, Brejo da Madre de Deus, Panelas, Pesqueira e Riacho das Almas.

Agreste Meridional (03 municípios) - Águas Belas, Pedra e Venturosa.

Sertão do Moxotó (02 municípios) - Custódia e Ibimirim.

Sertão do Pajeú (03 municípios) - Afogados da Ingazeira, Iguaraci e Serra Talhada.

Sertão Central (02 municípios) – Parnamirim e Serrita.

Sertão do Araripe (03 municípios) - Araripina, Bodocó e Ouricuri.

Sertão do São Francisco (05 municípios) - Afrânio, Cabrobó, Lagoa Grande, Petrolina e Santa Maria da Boa Vista. 

Sertão de Itaparica (05 municípios) - Belém de São Francisco, Floresta, Itacuruba, Jatobá e Petrolândia.
Do: Ilha Mulher.

Denúncia: Rua Colômbia está um caos...

Mais uma vez a equipe do Ilha Mulher esteve visitando a Rua Colômbia e a situação, ao invés de melhorar, só piorou no último mês. E olha, que estamos apenas no começo do período de chuvas.
Os moradores daquela localidade estão passando por muita dificuldade para chegar e sair de suas residências. A lama e a água impedem qualquer acesso as casas. Parece que a tentativa em dar um "jeitinho" nas ruas da região, acabou transformando-se no maior tormento para os moradores.






 Lembram da matéria sobre esta caçamba que parecia estar jogada
 no lixo? Bem, agora ela está jogada na lama!



Em muitas cidades litorâneas, a localização da Rua Colômbia seria considerada área nobre. Mas aqui em Itamaracá ela encontra-se em área de risco e abandonada. 
Do: Ilha Mulher.

Tomara que não chova. Se vier chuva de verdade, será uma tragédia...

Os moradores não merecem tamanho descaso.
 
 
Ruas do Pilar, imediações da garagem da Prefeitura da Ilha de Itamaracá. Mesmo em ruas calçadas,raríssimas em nossa cidade, um pouquinho de chuva é mais que suficiente para transformar a vida do cidadão em um martírio.  São anos de promessas e nada feito.
 
Isso está errado!














Do: Ilha Mulher.