sábado, 11 de abril de 2015

Homem é assassinado com 15 tiros após ter casa invadida em Igarassu.

A vítima assistia televisão com a esposa e um bebê quando
 os suspeitos chegaram atirando.


Reprodução/TV Jornal
Um homem foi executado a tiros dentro de casa na Vila Miguel Arraes, em Igarassu, no Grande Recife, na noite desta quinta-feira (9). Anderson Cleyton de Oliveira Manso, 31 anos, estava assistindo televisão com a esposa e um bebê quando dois rapazes arrombaram a porta e efetuaram cerca de 15 disparos. A mulher e a criança foram poupados. De acordo com a polícia, um dos suspeitos estava encapuzado.

As investigações apontam para crime de acerto de contas. Segundo o delegado Humberto Ramos, a vítima teria pego uma motocicleta emprestada e sofrido um acidente. Por não ter arcado com o reparo do veículo ele pode ter sido executado. Familiares contaram que Anderson é ex-usuário de drogas, mas estava se curando e frequentando a igreja.



Da: TV Jornal.

CPRH aponta 27 pontos impróprios para o banho no litoral de Pernambuco.


Em Itamaracá, a praia do Forte, importante cartão postal, foi apontado como ponto crítico / Foto: divulgação
Em Itamaracá, a praia do Forte, importante cartão postal, foi apontado como ponto crítico  Foto: divulgação
No litoral de Pernambuco, 27 das praias com maior movimento de cidadãos e turistas são consideradas impróprias para o banho, de acordo com a classificação da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH). O levantamento divulgado na sexta-feira (10) traz praias de municípios como Olinda, Recife, Paulista, Itamaracá, Goiana e Ipojuca entre as mais poluídas. A classificação das praias vale desta sexta até o próximo dia 16 de abril.

Destaque para a praia de Boa Viagem, na Zona Sul do Recife, que, diferente de outros estudos da CPRH, não foi citada entre as impróprias para o banho. No total, 50 pontos em 11 municípios são avaliados semanalemte quanto à sua balneabilidade. O Programa de Monitoramento da Qualidade das Praias de Pernambuco é feito pela agência desde 1974. Confira os pontos considerados impróprios para o banho e prática de esportes náuticos:


» Em Itamaracá:
- Praia do Forte, em frente ao Forte Orange.
- Praia de Pilar, em frente à Igreja do Pilar.
- Praia de Jaguaribe, em frente à Rua Santina de Barros.
Do: NE 10.

Exportação de animais marinhos de Itamaracá para o Caribe gera polêmica.

Cinco mamíferos devem ser enviados na próxima semana para as ilhas de Guadalupe.


Bruno Campos/Arquivo Folha
Batizados como Netuno, Xuxa, Sereia, Marbela e Toquinho, animais têm de 5 a 29 anos
A exportação de cinco espécimes de peixes-bois marinhos que encontram-se em Pernambuco para as ilhas de Guadalupe, território da França no Caribe, vem causando polêmica. A iniciativa, prevista para a próxima semana, é do Governo Federal. Atualmente 19 animais podem ser encontrados no Centro de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Aquáticos (CMA), localizado em Itamaracá, a 48 km do Recife. O projeto tem encontrado resistência de ambientalistas e pesquisadores, que reforçam o perigo de extinção e elaboraram uma nota técnica na tentativa de derrubar a decisão.

Até agora foram colhidas 1.500 assinaturas em uma petição que deve resultar no ingresso de uma Ação Civil Pública. Contudo, de acordo com o Ibama e o Ministério Público Federal, todo o procedimento é considerado dentro da legalidade. “Estamos diante de argumentos pouco embasados, que colocam em risco todos os esforços concentrados na reintrodução da espécie na costa brasileira. A chegada nas águas caribenhas pode ser vista como uma ameaça, já que as duas populações são bem distintas, podendo resultar em doenças e anomalias genéticas”, explicou o pesquisador e médico veterinário João Carlos Borges, a frente da Fundação Mamíferos Aquáticos.
Segundo o especialista, o animal ainda é considerado o mais ameaçado de extinção no País, com estimativas para o tamanho da população entre 500 e mil espécimes. “A perda de habitats é agravada pela expansão urbana no litoral e a ocupação das zonas costeiras. Já registramos um total desaparecimento em estados como o Espírito Santo, Bahia e Sergipe. Por aqui, ainda são encontrados poucos exemplares nativos, a exemplo de Goiana e Ipojuca”, acrescentou.
Em documento encaminhado ao Ministério Público Federal, os especialistas elencaram os motivos desfavoráveis à transferência destes animais. Os elementos destacam a importância para pesquisas, justificando a manutenção em cativeiro natural, além de um programa de melhoramento genético. Ainda conforme o movimento contrário, uma carta manifestando preocupações também foi remetida ao Ministério do Meio Ambiente e ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). “Percebemos um notório desinteresse pela fauna nativa em nosso País e precisamos convocar toda a sociedade para evitar um prejuízo ainda maior”, concluiu Borges.
Os peixes-bois selecionados para o repovoamento em Guadalupe já estariam em fase final de avaliação clínica e laboratorial para seguir viagem. “Trata-se apenas de um empréstimo, sem motivos para alardes. No momento em que houver qualquer necessidade, os animais serão trazidos de volta com totais garantias”, minimizou a coordenadora do CMA, Fábia Luna, lembrando que o cálculo de retorno é de cerca de dez anos. “Os mais velhos já reproduziram e seus filhotes já foram inseridos na natureza. Por estarem muito tempo presos, os músculos estão atrofiados e eles não sobreviveriam se não fossem acompanhados de perto”, acrescentou. Segundo a gestora do espaço, que funciona há 25 anos em Itamaracá, os animais batizados como Netuno, Xuxa, Sereia, Marbela e Toquinho, com idades entre 5 e 29 anos, já não possuem função ecológica. 
Da: Folha PE.