segunda-feira, 30 de abril de 2012

Sindicato dos Policiais Civis, denuncia situação precária das delegacias de Polícia, em Pernambuco.

 O relatório sobre a situação precária das delegacias em todo o Estado têm sido alvo de elogios e apoio para o Sindicato dos Policiais Civis de Pernambuco (Sinpol/PE). Entidades, autoridades, e profissionais da área e de outros segmentos da sociedade têm manifestado apoio e enviado elogios à iniciativa de revelar as condições com que os policiais civis estão trabalhando no Estado. "Temos recebidos mensagens de solidariedade inclusive de outros Estados", diz Cláudio Marinho, presidente do Sinpol/PE.

 O Sinpol realizou um levantamento sobre a situação das delegacias na Região Metropolitana do Recife e no interior do Estado. Em 11 dias de trabalho, a diretoria visitou 120 imóveis e constatou uma série de irregularidades. Em resposta ao documentos e às imagens reveladas, o secretário de Defesa Social (SDS), Wilson Damázio, garantiu que todas as 251 delegacias civis do estado serão reformadas até 2014, fazendo um investimento de R$ 200 milhões em reformas.

 Com vários problemas em comum, os prédios das delegacias estão, em sua grande maioria, em péssimas condições estruturais, com paredes rachadas e tetos cedendo, há falta de xadrez, de banheiros, alojamentos inadequados, falta de equipamentos de trabalho, pouco efetivo, além da quantidade insuficiente de materiais essenciais de proteção como coletes à prova de balas (os poucos que se tem estão com prazo de validade vencido).


 Exemplos de pontos revelados no relatório: na Delegacia de Caruaru, por exemplo, há uma piscina desativada, oferecendo risco à proliferação do mosquito da dengue; na de Canhotinho, os agentes, homens e mulheres, usam o vaso sanitário da sela, o imóvel já sofreu uma interdienção do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), em 2011, diante da presença de morcegos defecando no local, e os animais continuam por lá; fiação exposta, mobília velha, material apreendido exposto na área externa da delegacia ou ocupando o espaço de trabalho,  agentes que fazem cota para pagar funcionários de limpeza e botijões de água mineral, delegacias com ordem de despejo, corte de luz e de energia, são problemas encontrados em várias unidades; Em Paudalho, na Mata Norte, por exemplo, o prédio é da Promotoria Pública, que já solicitou a devolução dele, e a delegacia "original" está a mais de três anos em reforma, além disso, o xadrez do prédio está inabitável. Sujo, com mofo na paredes e muito lixo. Sem qualquer segurança. 

 Completamente abandonado. Quando alguém precisa ser detido, é algemado em uma estante em uma das salas para não fugir. E há dois meses a delegacia está sem delegado titular. O antigo se aposentou e o titular do Curado está acumulando as duas funções. O efetivo conta com 19 policiais, mas o plantão é coberto apenas por um agente.
DO:Sinpol PE.

SDS anuncia obras.

 Por meio de nota ao Portal de notícias da Globo, o G1, a SDS mandou uma listagem sobre as obras atualmente em execução e as previstas para o orçamento de 2012. Neste ano, foi entregue o Departamento de Repressão aos Crimes Patrimoniais (Depatri) e estão em obras 13 delegacias e a Gerência de Polícia da Criança e do Adolescente (GPCA).

  O serviço na delegacia do Janga e Ponte dos Carvalhos está programado para este ano também. Obras em outras 19 unidades, entre delegacias de plantão, Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) e Departamento de Repressão ao Narcotráfico (Denarc), estão programadas no orçamento 2012.

  A previsão de reformas e construções para 2013 e 2014 só será informada após a conclusão do planejamento elaborado ano a ano pelas divisões de engenharia dos órgãos operativos da SDS. A secretaria informou que não teve tempo hábil para repassar os valores de cada obra e lembrou que a Unidade de Engenharia da SDS também executa as construções e reformas da Áreas Integradas de Segurança (AIS), onde funcionam Batalhões e Delegacias Seccionais juntas.


Clique Aqui e assista o vídeo com a matéria veiculada no NETV2 da TV Globo nesta sexta-feira (28/04)
Do: Sinpol PE. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário