sábado, 7 de março de 2015

Por onde nasceu pernambuco.


   Os livros escolares omitem inúmeras informações sobre a História do Nordeste Brasileiro, entre elas, o inicio do primeiro núcleo de povoamento em Pernambuco. Pois bem, nosso ponto de partida será a partir de 1516, quando os portugueses, através de Cristovão Jacques, fundaram em terras Igarassuenses, a Feitoria de Pernambuco, que ficava localizada as margens do Canal de Santa Cruz. 

  Essa feitoria era utilizada para armazenar as especiarias da região, entre elas o Pau-Brasil, que embarcaria para a Europa. O local tornou-se um dos mais conhecidos ancoradouros do litoral brasileiro e significativo ponto de contato entre ameríndios e europeus. Em 1534 o Rei de Portugal divide as terras brasileiras em 13 pedaços, chamadas de Capitanias Hereditárias, sendo a Capitania de Pernambuco doada a Duarte Coelho Pereira, que escolheu o local onde existia a feitoria para o seu desembarque. 

   No dia 09 de março de 1535, Duarte Coelho chega com sua comitiva, para tomar posse da capitania, e na ocasião assenta um marco de pedra, dando inicio ao processo de colonização das terras Pernambucanas. Igarassu é sem duvida um referencial na História de Pernambuco. 

Do: Fernando Melo – Igarassu / PE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário