quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Serviço Geológico dos EUA erra e registra forte terremoto em Itamaracá.


 O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS na sigla inglês), que monitora tremores de terra ao redor de todo o mundo, apontou em sua página na internet que um sismo de 5,8 graus na escala Richter teria ocorrido na costa pernambucana na noite de segunda-feira. 
 O abalo, no entanto, aconteceu na Indonésia, por volta das 22h22 UTC (19h22 no horário de Pernambuco).
 De acordo com especialistas do Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, a agência americana pode ter se confundido ao analisar os dados do terremoto ocorrido na Indonésia, de magnitude 5,9.
  "Acabaram interpretando algumas fases (...) como sendo fases de um evento próximo a Recife que teria ocorrido às 22h34 UTC (19h34 hora local)", explicaram os especialistas no blog do laboratório.
 "É evidente que esse tremor não ocorreu, pois não foi sentido em Recife, João Pessoa, Natal, etc. Nem muito menos foi registrado pela estação de Riachuelo (RCBR) a aproximadamente 290 quilômetros do presumido epicentro", detalharam.
 Segundo a entidade americana, o sismo teria acontecido a uma profundidade de 15 quilômetros, no Oceano Atlântico, a 93 quilômetros de Itamaracá, a 112 quilômetros de Recife e a 117 quilômetros de João Pessoa.
Do: tribuna Hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário