segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

PMC é aprovado por unanimidade pela Câmara de Vereadores de Itamaracá.


7 dos 9 Vereadores da Ilha estavam presentes na sessão

 O dia 10 de Dezembro de 2012 sem dúvidas é um marco histórico para a Cultura de Itamaracá. Durante a ultima sessão da Câmara desta legislatura, os Vereadores da Ilha aprovaram o Projeto 15/2012 de autoria do Prefeito Rubinho Catunda (PT) através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, que cria o Plano Municipal de Cultura (PMC), que prevê iniciativas, investimentos, ações e projetos relevantes para o desenvolvimento e avanço da cultura Itamaracaense para os próximos 10 anos.

 Mais de 60 pessoas lotaram o plenário da Câmara Municipal para acompanhar a votação atentamente, entre políticos, lideranças, membros do setor cultural, funcionários da Secretaria e a população em geral. Nomes como o Presidente do Conselho Municipal de Cultura, Nivaldo Jorge, o Secretário Executivo de Cultura Edvaldo Júnior, a Consultora Juana Albuquerque e várias lideranças, também acompanharam de perto toda a sessão. Mesmo com as ausências nada bem-vindas dos Vereadores, Germano Andrade (PR) e F Macedo (PPS), a sessão prosseguiu com a leitura dos relatórios das comissões parlamentares. Com parecer favorável da Comissão de Justiça e Cultura e a de Finanças e Serviços Públicos, que reconheceram de forma coerente a importância da matéria para o avanço sociocultural do nosso município, sem qualquer indício de inconstitucionalidade.

 Com o projeto colocado em discussão no plenário, o Vereador Billy (PSB) parabenizou a equipe da SECULT e destacou o esforço e empenho da equipe para a efetivação das ações culturais em Itamaracá. Billy também afirmou que era um orgulho para ele, como Vereador em fim de mandato, para participar desse momento de democratização da cultura.

 O Vereador Islan Honorato (PSB) parabenizou Nivaldo Jorge (Presidente do Conselho Municipal de Cultura), Edvaldo Júnior (Secretário Executivo de Cultura) e todos os artesãos e artistas que fazem a cultura da Ilha. Islan desejou que o projeto dê certo e siga no rumo do desenvolvimento de Pernambuco, destacando a relevância do projeto e assegurando o seu apoio e do Prefeito eleito Paulo Batista (PTB).

 O Vereador Chicão (PT) também destacou a importância da elaboração e aprovação do PMC, que segundo Chicão, foi discutido junto com a sociedade, valorizando ainda mais o projeto. O edil petista parabenizou a todos os envolvidos e a sociedade, desejando sucesso na execução do Plano.

 O Vereador Manoel Marinho Neto (PSDB) destacou a importância da cultura, que na sua ótica, significa alegria, diversão e vida para o povo, renovando a cidade. Mostrou-se feliz em participar do momento de aprovação do PMC, que ajudará na construção de um futuro melhor para a cidade, repensando e valorizando a cultura. Neto declarou apoio total a cultura e agradeceu o empenho da população e da equipe da cultura no projeto.

 O Vereador Paulo Galvão (PMDB) ressaltou a importância do momento histórico para o desenvolvimento da cultura e para a aproximação do nosso povo e da nossa cultura. Destacou a riqueza cultural da Ilha e a vasta cultura popular da nossa cidade, simbolizada por Lia de Itamaracá, expoente da Ciranda e da nossa cultura, parabenizando os edis e a equipe da cultura por ter contribuído para a consolidação desse momento.

 Por último, o Presidente da Câmara Municipal, Vereador Murilo da Colônia (PT) mais uma vez mostrou-se um homem público de visão em seu pronunciamento, parabenizando novamente o trabalho de toda a equipe da cultura da Ilha, destacando a luta e a importância da aprovação do PMC para a cultura de Itamaracá, que será mais um instrumento de fortificação e capitação de recursos financeiros para a nossa cultura. Murilo também destacou a singularidade da iniciativa do PMC em Pernambuco, nascido de uma proposta consistente, ouvindo as necessidades da população e do setor, a fim de enaltecer a história, a cultura e o valor desse povo, que precisam ser divulgados amplamente.

 Após estas discussões, o projeto de lei nº 15/2012 para a criação do Plano Municipal de Cultura (PMC) foi aprovado por unanimidade dos presentes, sendo motivo de grande comemoração para todos os presentes, num marco histórico para nossa cultura. A aprovação do PMC é um grande passo para o fortalecimento da nossa tradição e cultura popular, assegurando as conquistas que já tivemos e preparando o terreno para novas vitórias.
 Os Vereadores, que se despediram de seus mandatos na mesma sessão, gravaram os seus nomes na história de Itamaracá, como aqueles que deram a sua contribuição na construção de um cultura sólida e reconhecida para a nossa gente. A equipe da Cultura e sobretudo, o Prefeito Rubinho Catunda (PT) mostraram inumeras vezes o seu amor por Itamaracá e sua competência na construção do PMC. Estamos todos de parabéns! A vitória é de todos nós! Estamos no aguardo. (R. A.)


Cidadãos de diversos seguimentos se fizeram presentes
na sessão de aprovação do PMC

Cerca de 60 pessoas lotaram o plenário da Câmara Municipal




Do: Pura Política.


Nenhum comentário:

Postar um comentário