sexta-feira, 10 de abril de 2015

Moradores de Itamaracá se unem para monitorar número recorde de ninhos de tartaruga na Ilha.

Sem apoio de instituições, grupo faz o que pode para preservar área.



Grupo de moradores acompanhou a eclosão do primeiro de oito ninhos de tartaruga na Ilha de Itamaracá.FOTO: Sérgio e Rose Ramo/Arquivo Pessoal

 Com um número de ocorrências sem registro anterior, um trecho da Ilha de Itamaracá foi transformado em berçário de tartarugas. A faixa de pouco mais de um quilômetro entre a Enseada dos Golfinhos e o Pontal chegou a abrigar oito ninhos, dos quais somente um eclodiu até aqui. Entusiasmados com o que encaram como um fenômeno, moradores empenhados na preservação ambiental decidiram não apenas dar as boas vindas aos filhotes, como também começaram a elaborar um projeto de monitoramento e conservação da área para garantir um habitat saudável para eventos futuros.Tartarugas escolhendo a ilha como ponto de desova não é algo inédito. Atualmente, funcionária da prefeitura de Itamaracá, a aposentada Elódia Negromonte se deparou com um ninho assim que mudou para a região, em 1987, e desde então, ela e outros moradores vêm acompanhando as desovas regularmente. Mas entre o fim de janeiro e o início de fevereiro, o grupo observou um crescimento espantoso nos registros. “Estamos tratando como um fenômeno. Ninguém nunca tinha visto tantos nichos num trecho de praia tão pequeno. Em 1,1 km de praia, foram oito”, descreveu.
Sem apoio de qualquer instituição, Elódia contou com a colaboração de outros moradores para monitorar as desovas e acompanhar a evolução do ciclo. Como moram numa área próxima ao Pontal, o educador ambiental Sérgio Ramos e sua esposa, a jornalista Rose Ramos, se voluntariaram para acompanhar o período de eclosão. “Quando chegamos ao local, no dia 3 de abril, notamos os rastros de mais de 40 tartaruguinhas que iam na direção do mar. Para nossa surpresa, pouco depois, algumas retardatárias começaram a deixar o ninho”, contou Rose. Na ocasião, o engenheiro de pesca Alexandre Almeida, outro integrante do grupo, registrou no vídeo (abaixo) os primeiros passos e as primeiras “braçadas” de um dos filhotes.


Grupo de moradores faz o que pode para preservar os ninhos, mas sem apoio, a condição não é a ideal. FOTO: Celso Ishigami/DP/DA Press


Falta apoio

 Elódia explica que as condições de isolamento e sinalização dos ninhos não são as ideais – uma vez que falta verba e pessoal para isso – mas acredita que essa situação pode começar a mudar com o eventual suporte do poder público. “Atualmente, ocupo o cargo de diretora de desenvolvimento ambiental da Ilha e comecei a articular o apoio da prefeitura”, destacou. “Além disso, entrei em contato com um biólogo ligado ao CPRH e ele vai dar uma contribuição muito importante. Nossa ideia é montar um banco de dados, pois até agora, não foi feito nenhum registro de atividades anteriores de tartarugas na Ilha”, concluiu.


Do: Diário de Pernambuco (DP).

Um comentário: