Imagem do santo será transportada da Igreja Matriz de Itapissuma até a capela de São Paulo no Forte Orange, onde fica por uma semana.
A Festa de São Gonçalo do Amarante, uma das maiores do Litoral Norte, irá movimentar Itapissuma no próximo dia 13 de janeiro, com a Buscada de São Gonçalo, procissão realizada por via marítima, com a participação de dezenas de barcos. A tradição existe há 152 anos.
Antes disso, neste domingo, dia 6 de janeiro, é dia da Levada de São Gonçalo, quando a imagem do santo será transportada da Igreja Matriz da cidade, localizada na Praça Agamenon Magalhães, para a Capela de São Paulo, no Forte Orange. A concentração está marcada para as 10h, na Igreja Matriz.
A tradição teve origem a partir do surgimento da imagem de São Gonçalo do Amarante, nas proximidades da praia. Foi recolhida diversas vezes pelos pescadores da vila, e levada para uma capela mais próxima do lugar.
Os moradores relatam que duas a três vezes a imagem foi encontrada de volta ao local diante do mar. A partir daí, os devotos reuniram-se e ergueram naquela localidade uma igreja para São Gonçalo.
Do: Pernambuco.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário